domingo, 24 de dezembro de 2017

As Casas Astrológicas I e II




CASA I -  Ascendente (Áries).  Regente Marte

A Casa I representa o mundo do Eu. O caráter do sujeito. O modo como se comporta perante os outros e em relação a si mesmo. A primeira casa astrológica traz o sentimento básico do “eu existo” e o desejo de entrar na vida com o impulso de conquistar, com autoafirmação e iniciativa. É aqui que podemos ler os símbolos relacionados à natureza da alma de uma pessoa, representados pelos planetas e pelo signo que estão nesta casa. Tratando da sua identidade, a casa 1 está ligada ao “eu sou” e ao sentimento interno da existência. Ela representa a aventura que travamos em busca de nós mesmos e da nossa própria vida, no momento em que passamos a nos entender enquanto seres independentes.
Se a sua relação com você mesmo e a sua autoestima não estiverem bem, por exemplo, o problema pode ser identificado em seu mapa astrológico dentro deste setor prático, através da posição de algum planeta ou de um aspecto vindo de outros setores da carta celeste. O trabalho da Astrologia é orientar em relação às formas de você aumentar os potenciais do seu temperamento, que estão simbolizados nesta casa, e superar as dificuldades. Como cada pessoa e única, a resposta para estas questões não pode ser generalizada

Frase chave: EU SOU.  “Eu sou”: sua personalidade exterior

Aspectos positivos: coragem, autoridade, dinamismo, sinceridade, vitalidade, espontaneidade, determinação, iniciativa, competição e energia.


Aspectos negativos: covardia ou temeridade, autoritarismo, agitação, grosseria, cansaço, agressividade, impaciência, impulsividade, rivalidade, raiva.


CASA II - Posses (Touro).  Regente Vênus

A Casa II representa o mundo do ter; o dinheiro, a fortuna pessoal do sujeito e, em particular, o que é adquirido pelos seus próprios meios.
A casa II não se resume apenas a ganhos no sentido concreto e tangível, há muito mais a ser analisado. Nessa segunda etapa prática da vida, vamos construir nosso ganho, nossa segurança emocional. O Planeta que estiver ali, sinalizará a maneira com a qual vamos concretizar essa segurança. Touro, o signo natural relacionado à Casa II, vai nos falar de como concretizar e objetivar a emoção, para assim, construirmos um patrimônio emocional, fazermos uma reserva, um estoque para os momentos de tempestades. Estamos falando da questão do apoio, da muleta, do abrigo em meio às intempéries da vida. Ao longo da vida vamos vendo o que pode ser feito, como podemos construir esse abrigo emocional, além do nosso abrigo físico, pois essa Casa é a da feitura emocional, nossa segurança em nível material. Precisamos nos abrigar para poder responder a tudo isso, mesmo que não se trate de uma riqueza, de uma opulência, mas de um mínimo onde ela teria que acontecer.
Às vezes, fazemos esforço emocional para ou por alguém. Pode ser que você tenha reservas suficientes e isso seja bom, mas se você sente uma fadiga emocional, então está gastando o que não tem. Não se deve fazer essa extravagância, pois mais tarde vai sentir falta. É hora de perceber o porquê de bancarmos “o bonzinho”, o que estamos querendo ganhar com isso, que forma de “segurança” estamos construindo para nós mesmos, com esse tipo de comportamento.

Segunda casa astrológica – Todos os tipos de valores da pessoa: morais, espirituais, filosóficos, materiais etc. Dons inatos. Como se ganha e como se gasta o dinheiro. Situação financeira. Analogia com o signo de Touro. Planeta regente: Vênus. Pescoço, garganta, laringe, faringe, nuca e tireoide.


Frase chave: EU TENHO. Dinheiro e bens materiais


Aspectos positivos: praticidade, senso estético, gratidão, negócios, valorização pessoal, preservação, produtividade, busca do prazer, conforto, amor prazeroso.


Aspectos negativos: resistência às mudanças, ganância, lentidão, preguiça, ciúmes, passionalidade, rancor, gula, avidez, possessividade.

Um comentário:

  1. Muito bom navegar nessa temática tão interessante. Conhecer as Casas Astrológicas I e II, sem dúvida adquiri novos conhecimentos. Quero saber mais sobre gêmeos. Parabéns pelo show de blog.

    ResponderExcluir