segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Baú das Recordações



Começo hoje uma seção que chamarei “Baú das Recordações”. Lembranças que tenho juntado no transcorrer de minha existência atual. 

Essa primeira lembrança, reporta-me para início de 1986. No mês de janeiro daquele ano, quando uma colega de trabalho, também médica, encaminhou uma jovem de 17 anos para consulta médica. Uma mulher linda, no esplendor de sua juventude. Entrou no consultório, toda sorridente, com seus belos cabelos pretos e longos, todo em volta do pescoço. Aquela postura me alertou. Eu como jovem médico não entendia porque mulher tão linda tinha que estar com os cabelos todos do mesmo lado.
Antes de qualquer pergunta, pedi-lhe para por os cabelos para trás; ela estranhou um pouco mais assim o fez. Meu coração gelou, minha alma ficou aflita. Quase paralisado lhe pedi para sentar. Em minha frente, com seus 17 anos, uma jovem trazia em seu pescoço um Linfoma de Hodgkin. Início dos anos 80, tumor ainda fatal. Por dois longos, e intermináveis, anos brigamos contra a doença. Ela nos venceu.
O cartão postado, abaixo, foi enviado por Rosana Valverde, minha paciente, em Dezembro de 1987, ela veio a falecer dois anos após a primeira consulta, um mês após ter me enviado o cartão.

4 comentários:

  1. Um texto lindo e muito emocionante. Vivências que hoje ganham vida, experiências que de alguma forma se eternizaram em sua memória. E fazem parte do seu Baú das Recordações. Amei ler-te. Lágrimas marcam meu rosto, mas a Paz visita seu cantinho do saber. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Fazendo minha visita do dia. Bela e emotiva lembrança. Parabéns jorge!

    ResponderExcluir
  3. Triste, mas muito bem escrito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maciel, a vida tem que ser bem escrita, mesmo sendo triste. Mais uma vez obrigado.

      Excluir