sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

SAUDADES

Elis Regina de Carvalho Costa


Elis Regina
17/03/1945, Porto Alegre (RS)
19/01/1982, São Paulo (SP)


Há 36 anos no dia 19 de janeiro, falecia Elis Regina. Estamos sem Elis Regina no plano físico, porém com Elis na memória e em nossos corações. Elis foi para mim a maior cantora brasileira de todos os tempos. A Pimentinha, como era chamada, era incomparável em técnica e garra.
Elis, é mãe de João Marcelo Bôscoli (fruto de seu casamento com o músico Ronaldo Bôscoli), de Pedro Camargo Mariano e Maria Rita, filhos do pianista César Camargo Mariano.



SAUDADES

10 Curiosidades sobre Elis Regina 
O que falar de Elis Regina Carvalho Costa, mais conhecida como Elis Regina ou para os críticos, “maior cantora brasileira”? Com uma grande extensão vocal e uma dramaticidade incrível nos palcos, Elis alcançou o estrelato após cantar o hino “Arrastão”, no festival TV Excelsior, em 1965, e não parou mais.

Praticamente uma camaleoa musical, a cantora de “Falso Brilhante” já cantou MPB, bossa nova, samba, pop, rock e até Jazz, ajudou a construir carreiras, como a do Milton Nascimento, Ivan Lins e João Bosco, que eram pouco conhecidos na época.
1- Tom Jobim disse “Não” para Elis durante a audição do disco “Pobre Menina Rica”, em 1964. 10 anos depois eles gravaram o histórico “Elis & Tom”.

2- Elis tinha diversos apelidos: Pimentinha, Furacão, Baixinha e Elis-cóptero, dado pela sua amiga Rita Lee.
3- Após sua morte, foi encontrada sua agenda de 1982, contendo anotações sobre o novo disco que a cantora preparava com músicas de Milton e Tom Jobim.
4- Ela tinha apenas 1,53 metros de altura.
5- A tour do álbum “Falso Brilhante”, de 1976, teve 257 apresentações com um total de 280 mil pessoas, gastos de 560 milhões de cruzeiros e bilheteria de 8 bilhões de cruzeiros. Tudo isso em apenas 14 meses em cartaz. Dados impressionantes para a época.
6- Elis foi a homenageada da noite na oitava edição do Prêmio da Música Brasileira, em 1995!
7- Após se apresentar no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, em 1979, Elis ficou conhecida entre os críticos europeus como “a nova Ella Fitzgerald”. Apelido que emocionou muito a cantora, que tinha Ella como uma das suas maiores inspirações.
8- Milton Nascimento revelou que Elis era sua maior musa inspiradora e que só fazia músicas pensando nela. Após sua morte, Nascimento revelou que sonhou com a cantora todos os dias durante um tempo.
9- A conceituada cantora Björk revelou que Elis foi uma das suas grandes inspirações e até escreveu uma canção para ela, intitulada de “Isobel”. Quando veio ao Brasil, a islandesa chorou ao conhecer o filho de Elis.

10- Em 1976, quando Rita Lee foi presa por porte de maconha, Elis enviou uma carta para ela, destruindo todos os rumores de rivalidade entre as cantoras. O engraçado da história é que as duas não se conheciam ainda, mas após o ocorrido elas cantaram juntas no especial da TV Bandeirantes, no mesmo ano, a convite de Elis.


http://www.premiodamusica.com.br/10-curiosidades-sobre-elis-regina/

 

5 comentários:

  1. Sensacional momento artístico. Muita emoção conhecer ainda mais a musa inspiradora dos melhores da MPB. Elis Regina - Águas de Março - É Pau, é pedra... é o fim do caminho. Tudo lindo! Sempre aprendendo por aqui. Parabéns!!! Amei o vídeo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ia publicar nada hoje, mas achei que poderia diversificar um pouco. Elis faleceu no mês de janeiro, assim como Etta James, musa do Blues&Jazz americano. Vou preparar uma homenagem à Etta James e publicar ainda esse mês. Minha proposta inicial foi sempre diversificar. Um abraço Beta.

      Excluir
    2. Diversificar as temáticas e publicações é uma excelente iniciativa, o leitor tem a chance de acompanhar os diferentes olhares no blog. Parabéns! Um abraço Jorge.

      Excluir
  2. Elis...Elis Regina musa inspiradora de muitos. Pequena no tamanho, mas considerada um monstro da MPB, de voz e ternura. Parabéns Jorge pela lembrança! Ótimo vídeo...

    ResponderExcluir
  3. Sempre arrasando nas ilustrações. Linda e merecida homenagem a rainha da MPB. Parabéns Jorge! Amei tudo...

    ResponderExcluir