![]() |
Elis Regina de Carvalho Costa |
Elis
Regina
17/03/1945, Porto Alegre (RS)
19/01/1982, São Paulo (SP)
17/03/1945, Porto Alegre (RS)
19/01/1982, São Paulo (SP)
Há 36 anos no dia 19 de janeiro, falecia Elis Regina. Estamos sem Elis Regina no plano físico, porém com Elis na memória e em nossos corações. Elis foi para mim a maior cantora brasileira de todos os tempos. A Pimentinha, como era chamada, era incomparável em técnica e garra.
Elis, é mãe de João Marcelo Bôscoli (fruto de seu casamento com o músico Ronaldo Bôscoli), de Pedro Camargo Mariano e Maria Rita, filhos do pianista César Camargo Mariano.
SAUDADES
10 Curiosidades sobre Elis Regina
O que falar de Elis Regina Carvalho Costa, mais conhecida como
Elis Regina ou para os críticos, “maior cantora brasileira”? Com
uma grande extensão vocal e uma dramaticidade incrível nos palcos,
Elis alcançou o estrelato após cantar o hino “Arrastão”, no
festival TV Excelsior, em 1965, e não parou mais.Praticamente uma camaleoa musical, a cantora de “Falso Brilhante” já cantou MPB, bossa nova, samba, pop, rock e até Jazz, ajudou a construir carreiras, como a do Milton Nascimento, Ivan Lins e João Bosco, que eram pouco conhecidos na época.
1- Tom Jobim disse “Não” para Elis durante a audição do disco “Pobre Menina Rica”, em 1964. 10 anos depois eles gravaram o histórico “Elis & Tom”.
2- Elis tinha diversos apelidos: Pimentinha, Furacão, Baixinha e Elis-cóptero, dado pela sua amiga Rita Lee.
3- Após sua morte, foi encontrada sua agenda de 1982, contendo anotações sobre o novo disco que a cantora preparava com músicas de Milton e Tom Jobim.
4- Ela tinha apenas 1,53 metros de altura.
5- A tour do álbum “Falso Brilhante”, de 1976, teve 257 apresentações com um total de 280 mil pessoas, gastos de 560 milhões de cruzeiros e bilheteria de 8 bilhões de cruzeiros. Tudo isso em apenas 14 meses em cartaz. Dados impressionantes para a época.
6- Elis foi a homenageada da noite na oitava edição do Prêmio da Música Brasileira, em 1995!
7- Após se apresentar no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, em 1979, Elis ficou conhecida entre os críticos europeus como “a nova Ella Fitzgerald”. Apelido que emocionou muito a cantora, que tinha Ella como uma das suas maiores inspirações.
8- Milton Nascimento revelou que Elis era sua maior musa inspiradora e que só fazia músicas pensando nela. Após sua morte, Nascimento revelou que sonhou com a cantora todos os dias durante um tempo.
9- A conceituada cantora Björk revelou que Elis foi uma das suas grandes inspirações e até escreveu uma canção para ela, intitulada de “Isobel”. Quando veio ao Brasil, a islandesa chorou ao conhecer o filho de Elis.
10- Em 1976, quando Rita Lee foi presa por porte de maconha, Elis enviou uma carta para ela, destruindo todos os rumores de rivalidade entre as cantoras. O engraçado da história é que as duas não se conheciam ainda, mas após o ocorrido elas cantaram juntas no especial da TV Bandeirantes, no mesmo ano, a convite de Elis.
http://www.premiodamusica.com.br/10-curiosidades-sobre-elis-regina/
Sensacional momento artístico. Muita emoção conhecer ainda mais a musa inspiradora dos melhores da MPB. Elis Regina - Águas de Março - É Pau, é pedra... é o fim do caminho. Tudo lindo! Sempre aprendendo por aqui. Parabéns!!! Amei o vídeo
ResponderExcluirNão ia publicar nada hoje, mas achei que poderia diversificar um pouco. Elis faleceu no mês de janeiro, assim como Etta James, musa do Blues&Jazz americano. Vou preparar uma homenagem à Etta James e publicar ainda esse mês. Minha proposta inicial foi sempre diversificar. Um abraço Beta.
ExcluirDiversificar as temáticas e publicações é uma excelente iniciativa, o leitor tem a chance de acompanhar os diferentes olhares no blog. Parabéns! Um abraço Jorge.
ExcluirElis...Elis Regina musa inspiradora de muitos. Pequena no tamanho, mas considerada um monstro da MPB, de voz e ternura. Parabéns Jorge pela lembrança! Ótimo vídeo...
ResponderExcluirSempre arrasando nas ilustrações. Linda e merecida homenagem a rainha da MPB. Parabéns Jorge! Amei tudo...
ResponderExcluir