sábado, 3 de fevereiro de 2018

A Cor da Vida




Jimmy Nelson

Jimmy Nelson
Foram divulgados os nomes dos vencedores do IV Concurso Literário Internacional Justiça e Igualdade Social. O certame é promovido pela escritora e advogada Marise Andreatta e conta com
apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Os classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar receberam, por meio dos Correios, placa e medalha, além da antologia Justiça e Igualdade Social – edição 2017.
 Esta é a quarta edição do evento e este ano a proposta foi trazer uma análise da sociedade, permitindo uma reflexão sobre o ser humano, o direito e a justiça social. As obras inscritas podiam falar sobre ética, direitos humanos, direito da mulher, da criança e do adolescente, do idoso e das minorias.
O evento recebeu o apoio do TJ/MS, da OAB/MS subseção Dourados, da Academia Douradense de Letras, da Academia de Teófilo Otoni de Minas Gerais e do Instituto dos Advogados de Dourados.
 Confira abaixo os vencedores do concurso:
 1º LUGAR: SOLIDÃO… A TORTURA DOS EXCLUÍDOS
Texto de Adail Alencar Taveira
Funcionário Público aposentado 
Dourados-MS
 2º LUGAR: A VIDA TEM A COR QUE SE PINTA
Texto de Maria Elisabete da Silva Leite Barbosa
Recife-PE
 3º LUGAR: ÀS VEZES
Texto de Nileildes Rodrigues
Pojuca/BA
http://www.zerouminforma.com.br/conheca-os-vencedores-do-iv-concurso-literario-internacional-justica-e-igualdade-social/


Maria Elisabete S. L. Barbosa
 
A VIDA TEM A COR QUE SE PINTA

Pinte sua vida com a cor do coração
Escute atento o som de seu interior
Pratique todas as edificantes lições
Deixem os sentimentos fluírem, o Amor...

A vida é uma aquarela de diversos tons
Com belos sonhos construa o seu castelo
Coloque música lá dentro, de vários sons
Edifique as paredes com o Sol, o amarelo...

Traga o brilho, a luminosidade para o seu dia
Faça o alicerce com o verde da Esperança
Já a cobertura com o azul do Céu, da alegria
Aproveite todos os momentos de Bonança...

Ponha a Fé e o Amor, na porta, de sentinela
Protegendo a entrada do castelo, a sua vida
De certo serão a força, as grades das janelas
Elas trarão de volta toda Esperança perdida...

Observe a beleza da sua construção capaz
Pinte com as cores do arco-íris todo seu dia
Encha as arestas vazias com o branco da Paz
Agora aproveite para tecer uma linda poesia.

IV Concurso e Antologia “Justiça e Igualdade Social”

Wodaabe people. Gerewol, Chad, Africa © Jimmy Nelson

Himba people. Mysterious Hartmann Valley, Namibia © Jimmy Nelson/Before They Pass Away

Todas as fotos foram tiradas de:



 




 

9 comentários:

  1. Espetacular ficou a página Jorge, estou muito emocionada, sem palavras para definir esse sentimento que domina o meu coraçáo, a emoçáo envolveu minha alma. Um sonho realizado e sonhar é viver. Jorge, um compartilhamento de mestre. Devo adimitir e dizer: dois sonhos realizados. Amei tudo! Agradecida, feliz e realizada. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Também emocionado com a beleza do poema da poetisa Elisabete Leite e com o carisma de Jorge ao escolher as ilustrações tão pertinentes à temática abordada. Quero parabenizar a ambos pelo trabalho de equipe e em especial a minha grande amiga Bete pelo segundo lugar conquistado no IV Concurso Literária "Justiça e Igualdade Social". Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Jimmy Nelson decided to travel the world visiting 35 tribes on all five continents with threat of extinction. Great human being... Beautiful poem Bete. Congratulations. Very Very good

    ResponderExcluir
  4. Nesse blog, onde palavras e pensamentos ganham vida e sonhos se tornam realidade, nossa amiga poetisa Elisabete Leite conseguiu voar alto. Página linda e expressiva em homenagem a vencedora do segundo lugar com seu excelente poema que pinta nossa vida com cores e tons extraídos da alma. Parabéns Jorge pelas imagens e aplausos Bete pela vitória. Muito emocionada também. Linda... muito linda a mensagem do poema.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns amiga Elisabete Leite o seu poema e belíssimo com uma mensagem digna de medalha. Imagens deslumbrantes pertinentes a mensagem do poema e concurso. Um blog que nos oferece conteúdo e aprendizagens. Bravo!

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha ficou essa página, imagens dignas de aplausos mil, em conjunto com um poema belíssimo que passa mensagem edificante. Estou deslumbrada! Quero parabenizar ao Jorge pela criatividade e em especial minha querida poetisa Elisabete Leite por essa grande vitória merecida. Tudo show!

    ResponderExcluir
  7. Que sonho realizado Bete! É uma premiaçáo merecida, o poema passa uma mensagem de Luz, Amor e de Paz... Bravo poetisa amiga. A página ficou um show, imagens que completam o tema. Parabéns a ambos!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Bete pela sua merecida premiação, uma maravilha de poema. Adorei as ilustrações, o poeta Jorge é muito criativo. Ficou perfeito o novo visual do blog. Muito bom participar dessa parceria.

    ResponderExcluir
  9. Quero publicamente agradecer a todos pelas ilustres presenças e gentis comentários, gosto de retirar de dentro todo sentimento e emoçáo contidos em minh'alma. Em especial quero te agradecer Jorge que sempre me ajudou a trilhar essa minha caminhada. Lembro-me dos tantos livros que ele me prensentiou, quando ainda criança, incentivando-me a ler e escrever meus primeiros esbolsos com erros que foram corrigidos ao longo do tempo. Jorge, tu és meu ídolo, seu amigo... Ofereço esse poema as minhas filhas e companheiras. Emocionada, agradecida, realizada e feliz. Muito obrigada a Deus, meus PAIS, toda a minha família e amigos presentes e ausentes.

    ResponderExcluir