terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Maceió & Antigos Carnavais I

Rua Sá de Albuquerque

Praça Sinimbu - Uma das mais antigas fotografias de Maceió.

Praça D. Pedro II

Ponte dos Fonsecas


Hoje nosso Blog completa 2 meses, presenteio nossos amigos com imagem antigas do carnaval e da cidade que emprestou seu nome ao Blog. “Maçayó” termo tupi que significa “o que tapa o alagadiço”. Segundo Aurélio, designa uma lagoa temporária e cíclica que se localiza na beira do mar na foz de um curso de água pequeno o suficiente para ser interrompido por uma barra de silicato até que a maré alta abra o caminho temporariamente de modo cíclico relacionado a estação do ano, vazão do rio, estações lunares, etc.

As fotos são da internet, de vários blogs que falam sobre a história de Maceió. O texto é apenas uma apresentação, um agradecimento aos amigos que nos acompanham há 2 meses. Estamos apenas começando, o trabalho tem sido exaustivo, mas compensador. Dividimos em duas páginas, a primeira com fotos de Maceió e a segunda de seus antigos carnavais.
Um agradecimento especial à poetisa Elisabete Leite, que comigo andou por todas essas ruas em nossa infância e adolescência. Um agradecimento à Lourinete Gomes, nossa mãe alagoana de Rio Largo que com seus demais filhos (meu irmão Antônio Jessé, e irmãs Socorro, Lucinha, Fátima e Betinha) viveu na cidade Sorriso e nos ensinou os segredos da vida. Aprendemos a ser o que somos em Maceió.
Obrigado a todos.
  


Rua Sá de Albuquerque

Avenida da Paz
Clube Fenix Alagoano
Iate Clube Alagoana
Rua do Comercio

4 comentários:

  1. Emocionada e feliz pela excelente partilha sobre Maceió, minha cidade dos sonhos. Agradeço aos meus pais, Lourinete e Jessé, que me conduziram para exemplo que sou. Te agradeço Jorge e demais irmáos por fazerem parte desta minha caminhada. Amo todos! Minhas filhas meus diamantes... Tudo perfeito no blog. Parabéns pelo aniversário. Show!

    ResponderExcluir
  2. Lindo presente, uma página estilosa e expressiva com fotos saudosas da Maravilhosa cidade de Maceió. História dos antigos carnavais. Amei o show de criatividade do poeta amigo. Parabéns blog!

    ResponderExcluir
  3. Riquíssimo texto! Tudo ficou maravilhoso, o blog faz aniversário e quem recebe um maravilhoso presente somos nós. Essa partilha notável! Parabéns blog! Obrigada grande amigo Jorge!

    ResponderExcluir
  4. Belíssimas imagens e grandes momentos. Tudo lindo de se ver! Parabéns blog por mais anivetsário brilhando em todos os aspectos. Obrigada!

    ResponderExcluir