quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Moqueca na Palha

Vendedores de Itamaracá

Moqueca na Palha


Moqueca na Palha.
Originária dos Indígenas a moqueca baiana, ou moqueca como é conhecida em muitos estados, é uma mistura de peixes e temperos tradicionais da cozinha baiana.
Na Bahia a moqueca é cozida em panela de barro, mas antigamente os índios costumavam assar a moqueca numa grelha de varas ou em apenas folhas de árvores cobertas por cinzas quentes – conhecido como moquém.
Em Itamaracá - Pernambuco, encontramos a Moqueca na palha, talvez a única em todo litoral brasileiro. Não deixem de experimentar.

Moqueca na Palha

Moqueca na Palha



 Pé de moleque nordestino é um doce típico de algumas regiões do Nordeste, e muito consumido nas Festas juninas. Diferente do seu homônimo, o pé de moleque das regiões sul e sudeste do Brasil; é feito a partir da mistura da massa fermentada de mandioca (puba), coco ralado e açúcar; condimentado com cravo (podendo levar especiarias como erva doce e gengibre); e assado no forno envolto em folhas de bananeira, o que lhe dá um sabor característico, bem aromatizado; bem como um aspecto firme e esbranquiçado.
Massa Puba
 Puba é uma massa extraída da mandioca, parece a massa de fazer tapioca (goma), mas não é. É um outro produto. Ela é obtida através da fermentação natural de raízes de mandioca. Além da fermentação lática predominante, os microrganismos também causam o amolecimento das raízes, importante para a obtenção de um produto de boa qualidade. É como se fosse a mandioca apodrecida. O sabor dela pura, crua é meio azedo. Porém o bolo e outras receitas são surpreendentemente gostosas e doces.

Ilha de Itamaracá


Ilha de Itamaracá
 As fotos 1, 2, 3 e 4 foram tiradas com uma Panasonic DMC - FZ 100, uma ótima máquina, em 2015 na Ilha de Itamaracá.
As fotos do Pé de Moleque e da Massa puba, são do Google.
As duas últimas fotos, também foram tiradas em Itamaracá com uma Kodak Easyshere Z1012 IS Digital, no ano de 2009. Essa Kodak foi uma das minhas primeiras  máquinas fotográficas com um pouco mais de recursos.

7 comentários:

  1. Belíssima págima educativa! Amei saber mais sobre a moqueca na palha... deve ser deliciosa deu até vontade de comer. Lembrei-me do Pé de moleque que mamáe fazia na palha. Lembranças da minha História em Maceió. Parabéns pelas fotos deslumbrantes. Estou muito emocionada! Obrigada por partilhar. Show!

    ResponderExcluir
  2. Começar o dia com um cardápio como esse é tudo de bom! Também de conhecer mais sobre a Moqueca na Palha. Vou visitar a ilha para degustar. Parabéns pela página linda e expressiva! Gostei da foto em família amiga Bete.

    ResponderExcluir
  3. Ah, que bom conhecer mais sobre a Moqueca na Palha! Quero provar... tudo lindo e gostoso. Quero saber da receita do Pé de Moloque na palha. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, vc colocou os ingredientes, mas quero a receita detalhada da próxima vez. Kkkkk obrigada!

      Excluir
    2. Minha mãe era especialista em fazer tudo gostoso. Encontrei essa receita, ainda não experimentei:
      Receita
      Pé de Moleque ou Manuê

      Ingredientes
      De 2,5 a 4 xícaras de mandioca (varia conforme a lavagem da massa - quanto mais se lava a mandioca, mais ela perde a goma)
      Palha de bananeira
      4 ovos de galinha caipira
      2 colheres rasas de manteiga
      1,5 xícara de açúcar
      1/2 xícara de leite de coco
      1/2 xícara de leite de gado
      1 colher de cravo da índia torrado com 1 colher de chá de erva doce
      1 palha grande de bananeira

      Modo de Preparo
      Recorte a palha de bananeira em tamanho retangular. Serão necessárias 8 unidades. Higienize a palha deixando em água clorada, com detergente. Em seguida lave e depois leve para amolecer sobre uma chapa no fogo. Você irá usar a mesma chapa para fazer o bolo. Faça um chá concentrado com as especiarias. Não precisa colocar muita água você só vai precisar de uma colher de chá. Peneire a massa de mandioca e vá juntado os ingredientes líquidos, batendo com batedor. Mexa bem até ficar com consistência de bolo, só uma pouco mais densa, pesada. Essa consistência é importante para que a massa não escorra quando for colocada nas folhas. Coloque a massa sobre as folhas e dobre bem para não derramar e leve para chapa. Quando um lado estiver bom, vire e asse o outro. Fica na chapa de 10 a 15 minutos.
      Se der certo quero provar.

      Excluir
    3. Amei a receita e vou experimentar e chamar você para tomar café comigo e recordar os bons tempos. Parabéns!

      Excluir
  4. Que página deliciosa, tudo lindo! Imagens que qualquer um fica com água na boca. Excelente conteúdo. Parabéns poeta jorge.

    ResponderExcluir