sábado, 31 de março de 2018

Conversa que deveria ser em volta de uma mesa de bar.




“Conversa que deveria ter em volta de uma mesa de bar.”

 “O trabalho compensa, após 42 anos de serviço público recebo 2 camisas das recepcionistas da pediatra. Abraços e cumprimentos dos funcionários, mas da diretoria recebo o título de Não Vinculado à Prefeitura (NVP); título que me dá o direito de não chegar perto da Barros Lima, assim falou a Diretora Médica”.



“Quem perde não é o senhor Pai, pois está lá não agrega nenhum conhecimento ao senhor, mas está lá agrega felicidade e saúde para família de pessoas que apenas queriam o atendimento de qualidade no serviço público, como já escutei uma vez...

-Jorge? Por que você não vai trabalhar em um hospital grande em particular, você é um ótimo médico.

-Pessoas que não tem uma condição boa não podem ter um ótimo médico?

E então?! Quem perde são eles, depois de 42 anos de serviço público está desperdiçando o melhor prestador de serviço médico que o serviço público já teve. Parabéns pelos 42 anos. E que a aposentadoria chegue logo, para que possa diminuir essa carga horária e aproveitar um pouco de tempo livre, tratando dos seus hobbies, suas plantas, seus livros, seu computador... Todos eles lhe esperam. 🎉🎊🎁🎊🎉🎁



Essa mensagem acima, com a foto das camisas, envie para meu filho Matheus, a segunda mensagem ele enviou para mim. É um ciclo de 40 anos que se encerra. São 40 anos como Servidor Público Federal, concursado. Admitido em 17 de junho de 1977 e aposentado em 02 de abril de 2018. Um dia ouvi de um colega médico neurologista: “Jorge você é um ótimo clínico, por que você só atende pobre” e eu lhe respondi de imediato “pobre não pode ter um bom médico? “.

Em uma outra oportunidade estava consultando um senhor de uns 70 anos, com uma úlcera na perna, que ao examinar tocando em volta da úlcera, o senhor começou a chorar. Vendo o paciente chorando lhe perguntei: Vô porque o Senhor está chorando? E ele respondeu: “Doutor eu tenho essa ferida há mais de 15 anos, e nunca ninguém pegou na minha perna”. Isso aconteceu no Recife, no Hospital Oscar Coutinho. Um hospital que só ia quem já não tinha mais onde ir.

Hoje entendo porque um dia minha mãe chamou seu filho, de 16 anos que queria ser engenheiro, e disse: “Jorge você vai ser médico, você tem uma missão a cumprir, cuidar dos pobres e velhos. Você não vai ser rico, mas é sua missão”. É quem não quer ser rico? Minha mãe analfabeta, que estudou no Mobral, e nós filhos a ensinamos a ler e escrever seu nome, não precisava ser tão sábia, mas era. Acertou em cheio, não sou um homem rico materialmente. Vivo bem.

São tantas histórias que a vida escreveu. Nesses 40 anos como Funcionário Público Federal e 44 anos como médico que daria um bom livro. Quem sabe um dia o Violeiro Mineiro Capiau o escreva para mim, sonhar não custa. 
 As mensagens abaixo são de colegas plantonistas:



Danielle: “Oi, Jorge! Amanhã quem vai por mim é Ana Karina. Já avisei para ela render o plantão. Não tive como te dar um abraço de despedida na segunda. Desde agora já estou com saudade. Estou feliz por você, mas ao mesmo tempo de coração partido por estar perdendo meu parceiro do plantão. Você vai fazer muita falta. Tenho um respeito e uma admiração imensa por você. A convivência foi curta, mas aprendi muito com você nestes últimos 12 meses. Pena que você e Vera não podem ficar. Mas a gente se encontra pelas circunstâncias da vida. E se precisar de mim, é só ligar, mandar WhatsApp ou me procurar no Barros Lima. Não se esqueça da gente 😊😘😘😘


 Kátia: “Jorge, parabéns por sua aposentadoria!!!!

🍾🥂👏🏻👏🏻👏🏻



Muito merecida, entretanto vai nos deixar com saudades.

Obrigada por tudo, grande amigo e grande colega de plantão, companheiro em todos os momentos.

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻



Danielle: “Verdade Katia. Companheiro para todas as horas mesmo. Eu e ele formávamos uma grande dupla no plantão. Também vou sentir saudades



Adriano: “Felicidades pra você Jorge. Dever cumprido 🙏🏻

Desfrute do seu tempo da melhor forma agora 🤩

Aproveite a vida e um forte abraço

Nossa amizade continua além do trabalho e do tempo. Quanto a discordar faz parte do diálogo e da própria amizade.

Parabéns e felicidades 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🍾🥂



Cybelle: “Jorge agradeço todos os plantões que trabalhamos juntos, deixará muita saudade, cumpriu muito bem seu papel, agora é descanso merecido. Deus continue lhe iluminando. 😘😘😘😘



Publico essas mensagens e faço alguns comentários no decorrer da página para demonstrar o sentimento dúbio que toma conta de mim. Alegria e vazio ao mesmo tempo. Não colocarei muitas imagens hoje. A vida é um palco com cenas de extrema alegria e outras tantas com intensa dor. Muitas coloridas e outras em preto e branco.

Minha vida é composta por ciclos, ciclos bem determinados, e como disse uma amiga esses dias, meu ciclo da Barros Lima se encerrou.

Quando deixei São Paulo em 1991, fim de um ciclo que se iniciou no dia 5 de janeiro de 1975 e terminou em 5 de agosto de 1991, escrevi um poema (vou chamar assim) com o título “O que deixar aos amigos.” Hoje faço a mesma pergunta: “O que deixar aos amigos.”



Fico devendo a publicação dessa poesia, publicarei o mais breve possível, assim que encontra nas minhas lembranças.



Um Bom Sábado e Feliz Páscoa a todos.



Jorge Leite em 31 de março de 2018.



17 comentários:

  1. Hoje cedo cheguei de Timbaúba após um plantão de 24 horas, noite mal dormida, como todas as noites de plantão, depois de um breve café sento-me em frente ao computador e escrevo. Escrevo direto no blog, conversando comigo, poderia se em um bar conversando com amigos. Mas meu PC é meu amigo, amigo chato pois só escuta. Não critica, não ri e nem chora. Um chato. Saboreando um tinto italiano, teço esses breves comentários tentando entender a razão de sentimentos dúbios, está alegre e triste ao mesmo tempo. O tinto reforça a alegria, o coração se esvazia em tristeza. Para equilibrar a dualidade mais tinto. E como alguém já disse: "uns dias chovem outros dias fazem sol"
    Céliaaa mais um vinho....

    ResponderExcluir
  2. Emocionada... Lembro-me muito bem do dia da minha aposentadoria, um vazio tomou conta da minha vida e, deduzi que era apenas um número, uma matrícula para o Governo do Estado de Pernambuco; 179.470-1 era minha marca registrada como Professora da Rede Estadual de Pernambuco. Querido irmão, Jorge Leite, deveríamos tomar o tinto juntos, só assim choraríamos também juntos. Sua missão ainda não acabou... Você passou apenas por mais uma Estação na sua vida. Tu és uma profissional, um Ser Humano incrível, que desde cedo aprendi a admirar, você já se eternizou e, ninguém pode apagar suas marcas deixadas pelo caminho, que você mesmo trilhou. Querido, a vida já gravou teu nome em uma rocha, nem vento e nem chuva conseguiram apagar. Tu és um médico notável, tuas mãos curam os humildes, aqueles que realmente precisam. Nada acabou, é apenas mais uma metamorfone de si mesmo. Estaremos contigo em sua nova caminhada de sucessos. Beijos e te amo muito!

    ResponderExcluir
  3. Querida Betinha, precisamos tomar vários tintos, e que também venham os brancos, os rosé, os Bordeaux, os Vin Rouge, os Cabernet. Que venham todos para preencher nossos vazios. Mas é um vazio completo em si mesmo, porque sabemos que nos dedicamos, e dedicação foi a única palavra que encontrei que melhor espelha nosso trabalho. A vida é interessante, lidamos com gente, com muita gente é somos solitários. Mas você Betinha, tem preenchido um pouco desse meu vazio. Obrigado. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Amigo poeta, um texto emocionante e verdadeiro, é mesmo assim: Nos dedicamos a nossa vida profissional, sem sermos reconhecidos, sem receber o real valor que nos temos. Estaremis contigo nesta nova caminhada de vida. Sua estrela já brilha neste blog. Jorge, é o autor principal, somos os coadjuvantes. Eu muito te admiro! Parabéns pelo excrlente blog. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mas não deveria ser Paulo, nos dedicamos e no final recebemos um chute na bunda. Não que eu queira reconhecimento, mas tá errado. Obrigado amigo, um dia tomaremos um tinto juntos.

      Excluir
  5. Amigo poeta, que o novo caminho, que toma agora, te traga muitas felicidades. Chegou o momento em que se conciliam alegrias e tristezas. Alegria por, finalmente, ter seu merecido descanso; tristeza pelo grande vazio, a saudade que terá da equipe de trabalho e seus pacientes. Tua vida já está marcada pelas suas qualidades humanas e profissionais. Agora uma nova etapa e nela estaremos juntos contigo. Sucessos e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maciel, um dia, não distante, sentaremos em volta de uma grande tábula e conversaremos sobre nossas alegrias e tristezas. Um grande abraço.

      Excluir
  6. Poeta amigo, sei o quanto está sendo difícil suportar a dor deste momento. É um momento de despedida, mas também falta de reconhecimento. Gostaria de poder confortar-lhe, mas concordo com seu momento de vazio. Gostaria de lhe dedicar umas palavras, que diz assim: Aposentadoria... é quando a gente para de viver pelo trabalho e começa o trabalho para viver; assim, te digo: O melhor elixir para os momentos de dor, é um amigo. Portanto, conte conosco em sua nova escalada. Sucessos e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Karen, palavras sábias. Realmente o trabalho eé um dos principais motivos para se viver, tomando quase todo nosso tempo, e quando nos sobra tempo não sabemos como preenche-lo. Um dos motivos que criei esse blog foi para preencher o tempo.Obrigado por seu carinho.

      Excluir
  7. APOSENTADO ESTOU

    Realizou-se o grande momento,
    De todos, o mais esperado
    minha vida não terminou
    Sonhos, ainda, alçam voos
    E esperam ser realizados
    Foram instantes de glória,
    Uma profissão e, muito amor
    Dedicação, que fez história
    Estou alegre, triste, saudoso...
    Mas aposentado estou.
    Flor de Lis

    Felicidades e conte conosco sempre! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Flor de Lis, o sonho não acabou, mas as condições e o tempo tornam-se menores. Alguns talvez alcançarei, outros tantos não, mas isso chamamos de vida e o que importa é vivê-la. Obrigado e um grande abraço.

      Excluir
  8. Poeta Jorge, seu texto é emocionante, mas a tristeza e o vazio, tomaram conta de você, agora aposentado deveria ser reconhecido e elogiado, você sabe que foram suados os seus momentos de trabalho como médico. Gostaria de dizer-lhe palavras de ânimo, mas faltam letras para me expressar. Uma nova etapa de vida, mas estaremos contigo. Parabéns e sucesso sempre. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betania, as palavras lidas acima, palavras da Betinha, Paulo, Maciel, Karen, Flor de Lis, suas palavras, preencheram bastante esse meu vazio. Todas cheias de carinho, é como receber um cafuné; afagos direto em minha alma. Um afetuoso abraço Betania, muito obrigado.

      Excluir
  9. Jorge amigo, queria te dizer que pode contar conosco. Que gosto de seus textos, poemas e tudo que é partilhado aqui. Agora será uma nova etapa em sua vida... sua aposentadoria é a maior prova de seu sucesso e vitória no seu ofício como médico,foram anos e anos de um trabalho árduo, mas realizado com amor e prazer. Parabéns e pode contar conosco sempre com seus amigos do blog. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovanna, obrigado pelo apoio, continuaremos nos encontrando nesse blog, tecendo opiniões e escrevendo novas histórias em nossas vidas. Mais uma vez obrigado pelo carinho demonstrado. Um afetuoso abraço.

      Excluir
  10. Meu caro amigo... é muito emocionante, e lisonjeante, ver-me na lembrança, em referência, de tão nobre e digna pessoa... Me será um prazer, além de prazer uma grande honra poder colaborar contigo nessa empreitada, da qual não sei se tenho a capacidade, mas posso procurar fazer o melhor, pois, toda essa, gloriosa, história já está escrita, e bem gravada, nas energias do Cosmos... bastará se copiar... O "quem sabe um dia" pode estar bem próximo... E que seja bem próximo... onde contaremos essa Lição de vida, que foi essa sua existência na Terra... Não digo que farei isso sozinho, mas sim juntos... pois que a Construção do futuro, e a Evolução, se processam através da União... Estarei no aguar do contato... Abraços! Quanto à profissão, não poderão te impedir de auxiliar àqueles que precisem de ti... conserve-os contigo, lhes presando o socorro que sempre lhes deu, embora não oficialmente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emocionado e feliz com suas palavras. Não sei se terei condições de realizar esse sonho, mas como você disse, já está escrito, faltam algumas paginas que ainda estão em branco e precisam ser preenchidas. Falei para Karen que criei esse blog para preencher o tempo que sobraria a partir de minha aposentadoria, agora acho que foi uma decisão muito acertada, criei novos laços de amizade que me ajudarão a percorre esse novo ciclo que se inicia. Muito obrigado e um grande abraço.

      Excluir