quinta-feira, 8 de março de 2018

Tributo às Mulheres




TRIBUTO às MULHERES



Mulher, ícone de força e coragem

Nasceu para amar e ser amada

Mãos calejadas, pelas labutas diárias

Foi esculpida por Deus, semente abençoada!

Que sabe sorrir nos momentos de dor

E que, também, sabe chorar de felicidade,

Que passa carinho e transmite muito amor

És pura inspiração, uma Poesia encantada...

Os teus lábios têm a cor de Carmim

És Mãe que ama, por igual, os rebentos

Tua essência brilha como uma Estrela cadente

Mulher, tu vives de escolhas não de chances...

És educadora, conselheira, uma amiga confidente

Uma pessoa que nem sempre é lembrada,

Mas, na ausência, traz saudade... E faz falta!

Mulher, na escola da vida, foste laureada...

Também, és uma insígnia, segurança de vida

Senhora livre... A própria dona do destino

És Rosa, que entre os Cravos, vives a encantar

As rugas que, marcam teu rosto, são de lutas

As belas guerreiras, das batalhas do Lar

Meu versejar vai para quem gera vida

Oh Mulheres, queremos lhes homenagear!



Elisabete Leite – 04/03/2017


  RETRATOS DE VIDA



                                Sou, Elisabete Leite, nasci na cidade de Maceió, capital de Alagoas, em um bairro modesto chamado Vergel do Lago. Próximo à lagoa do Mundaú, onde eu e meus cinco irmãos vivíamos a sonhar. Lá sentíamos o aroma da terra molhada e, o cheiro inesquecível dos crustáceos. A mais nova entre os irmãos, esperava a chuva cair e, logo corria para o terraço, queria sentir os pingos d’água molhando meu rosto. Sou de uma família de poucos recursos financeiros, mas de grande valor existencial. Meu pai topógrafo de paixão e minha mãe costureira, sobrevivíamos conforme a vida oferecia. Era uma criança muito feliz em família...

                                 Fui estudante de escola pública, iniciando a vida escolar no ano de 1966, que foi para mim a descoberta de um novo caminho, o qual me conduziu a conhecer melhor o sentido da vida, as pessoas e, finalmente tudo que me cercava. O meu contato com as primeiras letras, foi sem dúvida motivo de alegria. Estudei de 1ª a 4ª série, atualmente do 1º ao 5º ano, no grupo escolar Sete de Setembro. As minhas reminiscências do primeiro contato com uma escola, me remetem a um passado bastante significativo em minha vida, era como cruzar fronteiras e conquistar novos horizontes. Estudar novas disciplinas, nunca vistas antes, era como abrir um leque de opção, um mundo novo, de infinitas descobertas. Lembro-me do meu impecável fardamento, a saia azul de pregas e blusa branca com gravatinha era um uniforme de orgulho; tinha surpresa em cada lição estudada, que me deixava fascinada. Lembro-me com carinho, da dedicação, das broncas e dos elogios de minha professora primária, dona Albertina Ferreira, que tanto admirava.

                                  Minhas irmãs, Socorro, Lúcia e Fátima, sempre foram meus espelhos, mulheres fortes e disciplinadas nas labutas diárias. Minha mãe, Lourinete, excelente dona de casa, uma mulher de fibra, uma mãe notável e, dotada de inteligência ímpar... Convivi, a vida toda, com essas incríveis mulheres, que me passaram e ainda passam ensinamentos, pois são portadoras de grande sabedoria... Não posso esquecer dos irmãos, Antônio Jessé e Jorge, que me auxiliavam nas tarefas escolares. Para mim, até agora, eles são os construtores do meu saber... Meus Mestres. Já meu pai, Jessé, era exemplo de honestidade e beleza interior. Foi e sempre será meu ídolo. Um pai presente em todos os momentos. São recordações que foram eternizadas no diário da minha vida, de mulher. Lembranças dessas magníficas mulheres que contribuíram na minha história.

                                      Os anos se passaram... Ainda hoje, continuo convivendo com esses Seres Humanos inteligentes, fortes e merecedoras de grandes homenagens: amigas, professoras, diretoras, médicas, estudantes, filhas, irmãs, sobrinhas, primas, cunhadas que acima de tudo, são simplesmente “Mulheres”. 

                                      Mulher, sinônimo de força, de coragem e beleza. Parabéns!                         



Elisabete Leite – 04/03/2018




 

13 comentários:

  1. Hoje encerramos nossa homenagem as mulheres. Foram cinco dias de trabalho intensivo, pesquisas, fotografias, ilustrações, poemas e muitos comentários. Acho que atingimos nosso objetivo. Voltaremos à nossa dinâmica normal, mas as mulheres continuarão a embelezar nossas páginas com suas publicações, seus contos, seus artigos. O time de mulheres colaboradoras está aumentando, brevemente publicaremos um poema de uma jovem promissora de apenas 15 anos. Li seu trabalho e adorei, tenho certeza que todos também irão gostar.
    Aguardem, teremos muitas surpresas. Muitos jovens aparecerão em nossas páginas, jovens de alta qualidade.
    Finalizo agradecendo a paciência e o incentivo de todos que nos visitam, que colaboram com seus comentários. Um grande e afetuoso abraço em todos.

    ResponderExcluir
  2. Hoje o Blog é família. Todas as fotos são de familiares.
    Na primeira foto uma colagem das mulheres da Família Leite, faltam várias.
    Na segunda foto Fernanda (sobrinha) e minhas irmã Fátima, Elisabete e Socorro.
    Na terceira foto minha linda irmã Lucinha, adoro essa foto.
    Na quarta foto uma montagem com minha filha Anna Carolina.
    Na quinta foto a enigmática Isabelle minha filha.
    Na sexta foto a lindíssima Manu (Emanuelle) também filha, que já encantou as páginas desse blog.
    Na sétima foto minha esposa e companheira Ceiça (Maria da Conceição).
    Na oitava foto minha irmã, amiga, conselheira e segunda mãe Dra. Maria do Socorro da Silva Leite.
    E finalizo com a foto de nossa poetisa Elisabete Leite.

    ResponderExcluir
  3. Espetacular as fotos dessas mulheres magníficas que ilustram este cantinho do saber... As lágrimas escorrem pelo rosto e embaraçam minha visáo, muito emocionada. As mulheres embelezam o blog e, sáo merecedoras de muitas homenagens. Parabéns! Aceitem estas singelas palavras, meus versos rimados, como presente. Obrigada "Mulheres" por existirem em minha vida. Beijos a todas!

    ResponderExcluir
  4. Venho referenciar às Mulheres desta sensacional família, Mulheres que hoje estão em foco, pela beleza, graça, profissionalismo, força e coragem. Quero destacar a amiga, Elisabete Leite, um Ser Humano incrível. Uma mãe, educadora, amiga, poetisa... Humildade é o seu nome. Tenho orgulho de você, grande em tudo. Parabéns pela homenagem, seu poema é texto foram tecidos com mestria. Show de página!

    ResponderExcluir
  5. Tributo às Mulheres, pela força, pela coragem, profissionalismo, companheirismo, maternidade, e amizade, tantos valores a mais que não foram destacados. Uma página recheada de mulheres lindas. Uma homenagem digna de vocês. Lindo poema é texto... Falar de Elisabete Leite e falar de amor ao próximo, bela por fora e belíssima por dentro, tenho orgulho de você, amiga Bete, fazer parte das minhas amizades. Parabéns às mulheres dessa família de gente grande, mestres e, todas as demais Mulheres. Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Fantástica homenagem, lindo poema e texto belíssimo e emocionante, queria eu ter vocé com uma irmá, mas ainda bem que é minha amiga. Um show de página. Agradeço esta maravilha de homenagem. Ser Mulher é tudo isso! Parabéns para nós!

    ResponderExcluir
  7. Estou deslumbrada com a página do blog. E muito agradecida pela belíssima homenagem. Lindo seu poema é texto amiga Bete, muita ternura e reconhecimento. Lindíssimas são as Mulheres dessa família. Obrigada poeta Jorge pelo carinho e saiba que a poetisa Elisabete Leite é um amor de pessoa, um Ser Humano notável. Tenho orgulho dela. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Linda página, que faz homenagem as Mulheres. Um poema muito lindo e um texto emocionante da nossa queridíssima amiga Bete. Encantada com as fotos de mulheres belíssimas desta família que admiro. Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Uma maravilha de página, um poema lindo e um texto que emociona... agradeço ao poeta Jorge e a voçé querida, que encanta com seus versos e rimas, uma amiga admirável que muito estimo. Aplausos ao blog pelo sucesso. Estarei sempre por aqui. Grato pela homenagem!

    ResponderExcluir
  10. Em meu nome e em nome das mulheres da minha família, venho agradecer-lhes pelo carinho e gentis comentários. Obrigada pelo reconhecimento de amuzade. Obrigada também ao Jorge querido pelo empenho. Este blog mudou os nossos dias, enchendo-os de colorido e conteúdo. As leituras do blog já fazem do nosso cotidiano de vida. Aplausos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog já é parte do nosso cotidiano de vida. Estou emocionada e agradecida pelos magistrais comentários...

      Excluir
  11. Good... very good! Many beautiful people. Congratulations...

    ResponderExcluir
  12. Adorável poema, cantou muito bem as Mulheres, do seu jeito de versejar...falou e rimou bonito menina poeta, muito bom passar por aqui e deleitar-me com excelentes leituras. Parabéns! Retratos de mulheres lindas que adornam toda página. Abraços...

    ResponderExcluir