sábado, 28 de abril de 2018

TAUTOGRAMA


Elisabete Leite
19/04/2018

TAUTOGRAMA – Nome dado ao verso à estrofe ou ao poema, em que a grande maioria das palavras, ou todas elas, começam pela mesma letra, num excesso de ALITERAÇÃO com possíveis efeitos de ONOMATOPÉIA.
SOL, LUAESTRELAS e CAVALOS CORAJOSOS

SOL
Sol saudável... sentimental
Sua sintonia serena, suave
Semeia serenidade, saudade
Sinto seu sistema sincrônico,
São sãs sensações simultâneas
Simetricamente sensacionais.”
LUA
Lua lilás, luzente, lunar
Linda liberdade, lampejos
Lúdica, livre, leve, leal
Lendária leveza liberal
Luar lindamente luminoso
Luz límpida, linear.”
ESTRELAS
Estrelas encantadoras,
Estão exímias, eminentes e,
excelentes, em espaço estrelar...
Eternamente especiais, eleitas,
Elegantes, estimadas, educadas
Elas estão extremamente exemplares.”
ANJO ALADO
Ah, anjo alado apaixonado!
As asas abertas amam as alturas
Abaixo, acima, ao anoitecer
Amor amigo agrada a alma...

Ah, anjo alado apaixonado!
As asas acolhem a amada
Abrigando-a ao alvorecer
Assim ama alado, anjo amado.

CAVALOS CORAJOSOS
Cavalos cavalgando com coragem
Cruzando caminhos curtos, cruzados,
Carregando comidas, carruagens,
Com cuidado, calados, cansados.

Cavalos com cavaleiros, cavalaria,
Cavalgam cômodos, correria colossal,
Com celebridade, capacidade central,
Correm, cansam, correm com confiança.

10 comentários:

  1. Elisabete Leite além de poetisa nata e uma excelente educadora. Ela direciona seus dotes na arte poética para ensinar a seus alunos do ensino público, com todas as dificuldades conhecidas. Seu universo imaginário é imenso o que favorece na hora de escrever seus trabalhos, uma escritora e poetisa completa.
    Essa semana, ela me chamou a atenção por comentar pouco; expliquei que comento todas as publicações com minhas ilustrações e escolhendo a melhor maneira de mostrar o trabalho de nossos amigos colaboradores.Comento com o que gosto de fazer, ilustrar, e aplico a cada ilustração todo carinho e todo respeito e reconhecimento a cada colaborador.
    Se vocês publicarem seus trabalhos e não gostarem das ilustrações, é porque também não gostei, se gostarem é porque adorei e me empenhei para colocar em cada imagem meu agradecimento e reconhecimento.
    Parabéns Betinha, espero que goste das ilustrações, pois adorei seus Tautogramas.

    ResponderExcluir
  2. A página ficou deslumbrante! Amei as imagens ilustrativas, que deram um toque especial aos Tautogramas. Agradecida pelas palavras de carinho querido Jorge Leite, muito bom receber reconhecimento pelos nossos momentos de arte. Suas palavras muito me lisonjeia. Admiro muito seu trabalho e fico felicíssima em poder colaborar com este sensacional blog. Que estar sendo uma excelente iniciativa. Parabéns pelo conjunto! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Um verdadeiro deleite de arte poética. Quanta criatividade e beleza na sua construção amiga Elisabete Leite. Poetizar o Universo com mestria é colossal... Sol, Lua e Estrelas com sua tamanha grandiosidade. Os Tautogramas ficaram sensacionais, não encontro adjetivos para qualificá-los. Excelentes ilustrações. Gratidão poeta Jorge Leite, pelo carinho e reconhecimento ao ilustrar os nossos trabalhos. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  4. Uau! Que conhecimento amplo de vocabulário, quanta criatividade e inspiração poética amiga poetisa Elisabete Leite, estou encantada aqui com os Tautogramas, a temática do Universo é um deslumbre... aqui a gente sempre aprende. As imagens têm uma magia especial. Os irmãos Leite em foco, um show! Parabéns a ambos pelo magnífico trabalho de equipe. Muito amor nisso tudo! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Sensacionais seus Tautogramas amiga poetisa, Elisabete Leite, muita criatividade nesta obra de arte. As imagens ilustrativas deram um toque mágico a página. Aqui é realmente um catinho do saber; novas palavras, grandes mensagens e ricas aprendizagens. Parabéns a ambos! Abraços poéticos. Tudo show!

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha de arte poética, muita cratividade na hora de tecer os Tautogramas amiga poetisa, Elisabete Leite. Tem que ser mestre para fazer poesia assim. Foi feito com maestria e beleza. As imagens lindas e expressivas. Parabéns a ambos! Boa noite!

    ResponderExcluir
  7. Ah, que lindos e criativos Tautogramas, amiga Elisabete Leite! Gostosos de serem lidos; a sonoridade, riqueza no vocabulário e beleza marcaram presença no blog. As imagens deram um toque colorido, bem ao gosto da poetisa. Amei a página. Parabéns pelo conjunto e um excelente domingo a todos! Abraços carinhosos.

    ResponderExcluir
  8. Beautiful Tautograms, creative and rich in vocabularies. Expressive images. Congratulations to all of you... Show

    ResponderExcluir
  9. Feliz dia do trabalhor a todos! Nós que somos companheiros nas labutas diárias, merecemos honras e homenagens. Bom descanso e aproveitem este feriado merecido. Parabéns! Obrigada pelos gentis comentários...

    ResponderExcluir
  10. Excelentes construções, em uma técnica moderna e bem vinda no meio literário... Parabéns à poetisa e ao divulgador!

    ResponderExcluir