quinta-feira, 24 de maio de 2018

Aniversário da Betinha


 Jorge Leite


 Hoje é aniversário da Betinha, minha irmã poetisa e contista maravilhosa. Estava procurando alguma coisa para lhe homenagear. Um texto, uma prosa, uns versos. Indecisão. Recorro aos meus velhos rascunhos dos anos noventa. São Paulo, terra da garoa, terra de mil recordações, algumas felizes e outras nem tanto. É a vida em pleno movimento. Um dia escrevi que para lembrar alguém é preciso esquece-lo, e para amar alguém é preciso  perdê-lo. Amo São Paulo. Mas o assunto não é São Paulo, é Betinha minha irmã que estar aniversariando hoje. E eu aqui sentado pensando em postar algo muito legal para ela e tendo esses devaneios.
Reli várias poesias, e como sempre fico triste; acho que na minha procura por mim  eu era triste, hoje nem tanto, nem tento. Escrevi alguns versos que não estavam no contesto, e qual é o contesto, aniversário da Betinha hoje, não posso esquecer. Um vazio toma conta de mim. Lembrei, tem uma poesia antiga cujo título é VAZIO. Resolvi posta-la, espero que goste, minha querida irmã Betinha. São versos tortos, quebrados, são versos incompletos; mas é como eu me sentia, como eu me sinto. Amar é se entregar sem nada pedir. Entrego a ti um pouco de mim. Feliz Aniversário Betinha.



Elisabete Leite e Jorge Leite em SP-1975
Tão distante da verdade caminhando estou,
Quanto mais a procuro,
fora de mim não a encontro.
Começo a notar um leve sussurro
Lá no fundo, indicando a direção
Que devo seguir.
Paro. Por não saber aonde ir.
Retorno. Pois não tinha que sair.
Continuo caminhando sem horizonte.

Insensatez.
Penso ter conseguido mais uma vez.
Ao olhar, vejo-me vazio,
Sinto a inutilidade de caminhar
Sem direção fora de mim.
Uma pequena centelha
Começa a brilhar.
Cansado estou, nem penso em continuar;


Socorro, Fátima, Jorge, Lúcia, Elisabete e Antônio - Irmãos Leite
Mas que direi se desistir,
Que direi se não continuar.
Tento. Luto. Jamais me entrego.
O cansaço não importa,
A dor e a solidão
São detalhes no caminho,
Na trilha, no desvio,
Que mesmo saindo
Levam-me para o vazio.


No vazio o sussurro e a centelha fundem-se.
Erguem meu brio, tornam-me vazio.
Mostram o caminho que devo seguir.
Cansado estou. Não devo parar.
No meu cansaço continuo atento,
No meu tentar consigo encontrar
O que tanto procuro,
Pois fora não estar.
Estar no vazio,
Dentro de mim
A mim transformar.

Jorge Leite SP:30/03/1991

Notas de Rodapé


A Fotografia MACRO é a fotografia de pequenos seres e objetos ou detalhes que normalmente passam despercebidos no nosso dia a dia; são fotografados em seu tamanho natural ou levemente aumentados através de aproximação da câmera ou fazendo uso de acessórios destinados a este tipo de fotografia; as macro fotografias são exibidas em tamanho bastante ampliado para maior impacto visual.
A fotografia macro é o registro de pequenas coisas, em que a foto visa mostrar e valorizar detalhes não muito perceptíveis a olho nu.
Uma foto é considerada macro quando o tamanho do assunto é fotografado com uma proporção entre 1:1 e 10:1, ou seja, quando o detalhe em questão é igual ou até 10x maior que o real. Uma proporção acima de 10:1 é considerada microfotografia.
Outro detalhe importante: o uso do foco manual. Por conta da grande aproximação da lente em relação ao objeto, é muito comum o autofoco se perder. Então, com o foco manual, podemos ter um maior controle do detalhe fotografado
O termo Macro fotografia basicamente se refere a uma imagem reproduzida no sensor do mesmo tamanho do objeto real (1:1) e vai até (10:1), diferente da fotografia close-up, relativa a ampliações entre 1:10 e 1:1.
Abaixo vemos um mosquito fotografado com uma lente 100mm macro e um besouro fotografado com a lente 100-400mm (close-up)
As fotografias expostas com gotas de orvalho, são todas macrofotografias.
  Jorge Leite

Figura 1: IsO 400mm, 1/8.0
Figura 2: IsO 320,400mm, f/5,6, 1/500s


https://pt.wikipedia.org/wiki/Macrofotografia


11 comentários:

  1. Hoje é o dia dela, da pessoa mais incrível do mundo. Aniversário da mulher de mil olhares: educadora, amiga, poetisa, escritora, mae, pai, tia, irma, um Ser Humano notável, tenho a honra de ser teu amigo. Poeta e amigo Jorge, seu poema e lindo, profundo e define muito bem tua alma. Um página sensacional. PARABÉNS e FELIZ ANIVERSÁRIO! Excelente Nota de Rodapé! Que admirável e merecida homenagem! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Maciel tu ficaste na cola do poeta! Jorge, que por sinal fez um homenagem belíssima a minha grande amiga e poetisa Elisabete Leite, veio com um lindo poema do tamanho da alma dele. Falar da Bete é falar de Amor fraternal, alegria, companheirismo, amizade; ela é Luz e brilha sempre, iluminando quem estiver por perto. Pai e mae de todos! Isabelly e Milena tiveram sorte, filhas da Paz. FELIZ ANIVERSÁRIO AMIGA QUERIDA! Parabéns por ela existir. Beijos e tudo lindo!

    ResponderExcluir
  3. Sensibilizada, lisonjeada, agradecida e muito feliz. Tem maior felicidade que esta. Uma família que amo, duas filhas que são meus tesouros, irmãos e irmãs que também amo e admiro, sobrinhos, sobrinhas, primos e primas, jóias que adornam minha vida. E meus amigos e amigas gratidão por existirem, são Luzes. Amei tudo querido Jorge, um lindíssimo poema, imagens que me completam. E um página que é o que gosto de fazer "Poesias " Parabéns para mim! Amo vocês!

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS PARA VOCÊ AMIGA QUERIDA ELISABETE LEITE, FELICIDADES NESTE TEU DIA. gostei da linda homenagem do amigo peta Jorge Leite, que fez uma homenagem linda e merecida para musa do Blog, que muito encanta. Excelente seu poema amigo, versos com muito sentimento e emoção. Show de homenagem! Feliz Aniversário para esta incrível mulher. Abraços e aproveite seu dia amiga.

    ResponderExcluir
  5. Uma maravilhosa homenagem, para minha amiga querida Elisabete Leite; um doce de pessoa, uma excelente profissional e amiga. Gostei bastante do poema do poeta Jorge, versos extraídos da alma, são versos soltos, livres, mas tortos e incompletos nunca. Parabéns, que seu dia seja bastante especial, junto com seus familiares. As imagens escolhidas ficaram show. FELIZ ANIVERSÁRIO BETE!

    ResponderExcluir
  6. Uma belíssima homenagem para minha amiga especial e querida Elisabete Leite, que sempre traz um colorido especial para nossa vida com seus poemas azuis, lilás, amarelos, vermelhos, rosas, ela é um arco-íris de cores. Quero dizer ao poeta Jorge Leite que seu poema é lindo e expressivo, viajei na sua alma. As imagens em família deixou a página iluminada. FELIZ ANIVERSÁRIO! Muitos anos de vida... Parabéns pela homenagem.

    ResponderExcluir
  7. Quero agradecer a todos pelo carinho e saibam que: “Não há na vida coisa melhor que os amigos e a família, vocês são a prova disso. Todos que me disseram “Parabéns”, “Feliz Aniversário” e me "homenagearam" neste meu dia especial, estão em meu coração!" A todos agradeço as palavras, as mensagens, o carinho, o tempo e a lembrança. Amo cada um de vocês. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, amiga Bete. Desejo pra você tudo o que a vida tem de melhor. Saúde e paz. Bjos

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS!
    A noite chega trazendo alegria
    O Luar veio para te homenagear
    Estrelas cintilam neste teu dia
    O Universo tem o que comemorar
    Astros se unem para te parabenizar...
    FELIZ ANIVERSÁRIO AMIGA ELISABETE!
    Uma página linda e um poema belíssimo do amigo poeta Jorge Leite, que faz uma homenagem merecida a esta incrível Mulher, sinônimo de coragem. Foto linda essa dos seis irmãos! Aqui tudo bem. Abraços de saudade.




    ResponderExcluir
  10. Dear friend, I want to wish you a happy birthday and many years of life. Kisses... very good!

    ResponderExcluir