sábado, 26 de maio de 2018

Esmeraldas


JORGE LEITE

Esmeraldas



Quando vejo os teus olhos
Verde cor de esmeraldas
Meu coração se acelera
Perco a voz, faço uma trela
Fico sem fala ou tagarela,
Corpo todo arrepiado
Meus cabelos eriçados,
Diante de mim a certeza
De amar tanta beleza.

Por mais que queiras mostrar
Sensualidade no ar
experiência de vida,
Certezas no caminhar.
Atrás dos verdes olhos enxergo
Uma timidez de criança.
Uma incerteza indevida,
Algumas poucas lembranças,
Mas nunca perco a esperança.

És pura, és bela menina
És candura que ilumina
As tristes trevas noturnas
Das minhas noites dormidas
Sozinho no meu despertar.
Ao acordar do cansaço
Tua lembrança me embala.
Me levas feito uma bala
Em teus braços quero estar.

Sabe querida criança
Comigo ficam as lembranças
Dos momentos que passamos
Tão bons, não posso negar.
Farei o possível/impossível
Para estar sempre viva
A centelha que acendeste
E no meu peito fez brotar
A semente de amar.

Quando pensava estar morto,
Vejo-me todo disposto
A começar outra vida,
Sozinho até que consigo
Seguir no meu caminhar.
Mas teus olhos de esmeraldas,
Faz-me um dia pensar
Que se sozinho eu ficar
Incompleto vou estar.

Querida fada amiga
Que me deu outra vida
Teus lábios quero beijar,
Teu corpo quero abraçar
Agradecer aos Deuses
Por nossos destinos cruzar
Também poder implorar
Que junto com teus momentos
Eu sempre possa estar.

Doçura da minha vida
Em amargas estradas corridas
Contigo quero ficar
Para que possamos seguir
Naquilo que escolhemos,
E as amarguras da vida
Em mel poder transformar
E o amor que te ilumina
Passará a nos guiar

Jorge da Silva Leite
São Paulo/Recife, 1991/2018
  NOTAS DE RODAPÉ


Um médico sem o conhecimento da astrologia não tem o direito de chamar a si mesmo de médico. (Hipócrates)

As Pedras e Cristais naturais possuem energias e capacidades conhecidas desde a antiguidade. Podem ser usadas para terapias, proteção energética, elevação espiritual e são capazes de ajudar a atrair prosperidade e despertar capacidades superiores. As pedras e cristais por serem geradas pelas mais poderosas energias do planeta Terra durante milhões de anos, são por sua natureza verdadeiras usinas de energias harmônicas e benéficas.
A ciência já descobriu isso e usa a anos a energia dos cristais para ativar e dar vida a circuitos eletrônicos, lasers, equipamentos médicos e até o celular que você usa em seu dia a dia. A boa notícia é que com conhecimento nós também podemos usar estas energias positivas em diversas áreas de nossas vidas. Cada Pedra tem suas energias e propriedades específicas, conhecer estas informações nos permite ter acesso a uma poderosa fonte de energia natural em nosso dia a dia
As pedras possuem um lugar de destaque dentro da astrologia, pois, segundo os astrólogos, elas atraem boas vibrações, impulsionando o signo solar, de modo a favorecer a pessoa, conectando-a com seu eu interior. Portanto, é sempre bom que a pessoa carregue a pedra específica de seu signo. Mas, como protetora do indivíduo, ela acaba ficando “carregada”, pois capta as energias negativas a ele direcionadas, por isso, é preciso lavá-la com água e sal grosso, enxaguá-la em água corrente e expô-la ao sol para secar, de modo a renovar sua capacidade de proteção – explicam os astrólogos.
Segundo Barbara de Lellis, em seu livro A Magia das Pedras e Cristais, a gemoterapia usa as pedras preciosas como harmonizadores dos centros vitais, conhecidos como “chacras”, responsáveis por dirigir a energia de nossos corpos material e astral, e, além disso, “as pedras atuam como catalisadores da luz e da cor com seus efeitos cromáticos, e suas vibrações energéticas podem ser direcionadas para situações concretas.”.
Um signo pode estar ligado a várias pedras, como por exemplo:
  • Áries: ametista, ágata, granada, rubi
  • Touro: quartzo rosa, água-marinha, esmeralda, safira, ametista
  • Gêmeos: ágata, água-marinha, olho de tigre, ametista, topázio azul
  • Câncer: pedra da lua, ametista, quartzo fumê, citrino
  • Leão: ágata, granada, âmbar, ametista, esmeralda, pirita
  • Virgem: ágata, ametista, citrino, pedra da lua, turquesa, safira
  • Libra: quartzo rosa, turquesa, água-marinha, citrino, esmeralda
  • Escorpião: opala, esmeralda, ágata, água-marinha, granada
  • Sagitário: ametista, citrino, topázio imperial, olho de tigre
  • Capricórnio: olho de gato, esmeralda, ágata, opala, âmbar
  • Aquário: água-marinha, granada, ametista, quartzo azul
  • Peixes: água-marinha, ametista, safira, pedra da lua
 
Esmeralda é uma variedade do mineral berílio (Be3Al2(SiO3)6), a mais nobre delas. Outras variedades de berílio são a água-marinha, a morganita, o heliodoro, a goshenita e a bixbyíta. Sua cor verde é devido à presença de quantidades mínimas de crômio e às vezes vanádio. As principais jazidas de esmeraldas são colombianas, mas pode ser encontrada também no Brasil na Serra da Carnaiba – Bahia, Campos Verdes- Goiás, Rússia, no Zimbábue e no Afeganistão. É transparente e opaca, mas apenas as variedades mais preciosas são transparentes. A etimologia da palavra "esmeralda" pode provir de duas origens:
  • do grego "smaragdos"
  • do hindu antigo, de significado "pedra verde"
A esmeralda é extremamente sensível a pancadas fortes, riscos e mudanças de temperatura repentinas.
https://pixabay.com/pt/olhos-mulher-moda-bela-%C3%ADris-586849/
 








13 comentários:

  1. Belíssimo poetizar, com sensibilidade à flor da pele; um poema sublime, tecido com sensualidade nas entrelinhas dos versos. Gostei bastante das informações contidas nas Notas de Rodapé, mais aprendizado sobre as Pedras e Cristais. As imagens comprovam a beleza do amor e da musa inspiradora, com olhos de esmeraldas. Tudo lindo! Parabéns querido poeta Jorge Leite. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de poema, romantismo no ar. Do jeito que gosto poeta! O amor completo, que exalta a mulher dos sonhos. Excelentes Notas de Rodapé, instrutivas e informativas. As imagens ilustrativas ficaram belas e complementam o tema. Parabéns amigo poeta Jorge Leite. E muito obrigado pela minha excelente página. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Maciel, essa página dedico a você que canta as mulheres com tanta competência em seus poemas, que nos faz sentir como tivéssemos construido o seu poetizar.E não existiriam poetas se não existissem as musas (como citou Betinha em seu comentário) que mesmo distantes, mesmo sem estarem presentes tocam nossa alma e dobram nossos corações. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo. Agradeço pelo belíssimo presente e apreço aos meus poemas. As musas inspiradoras nos acompanham sempre, presentes ou distantes... Aplausos poeta Jorge!

      Excluir
  4. Muito lindo seu poema amigo poeta Jorge Leite, que é puro romantismo, foi tecido com a alma; versos realmente encantadores. Acho uma iniciativa fantástica as Notas de Rodapé, muito aprendizado neste blog. As imagens lindas e expressivas. Parabéns por compartilhar. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Venho reverenciar reverenciaro nosso amigo e poeta Jorge Leite por mais um poema maravilhoso homenageando a figura da mulher. Eu, como mulher, sinto-me honrada e orgulhosa ao ler versos tão magníficos! As Notas de Rodapé são uma biblioteca de ensinamentos,de onde eu tiro as lições de que preciso. Não sabia que eu, como canceriana, sofria essa maravilhosa energia da Pedra da Lua. Será por isso que sou tão apaixonada pelas noites de luar?
    Beijos pra todos.
    Socorro Almeida

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Karen, acho que estamos chegando ao que pretendemos, uma página boa de se lê, com temas variados. A página já está mais leve e mais fácil de lê. Um bom final de semana.
    Socorro Almeida, a Lua tem tudo a ver com as mulheres, desde o brilho até os ciclos, e principalmente o eterno brincar de esconde-esconde. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Eita que lindo momento poético amigo, Jorge Leite, sempre bom ter uma musa inspiradora com olhos de esmeraldas, isso é saudável demais. Um amor que não mede distância... são versos tecidos com mestria. As imagens estão belas. Com as Notas de Rodapé estamos sempre aprendendo. Parabéns e abraços.

    ResponderExcluir
  8. Uma maravilha de poema; romantismo no ar, sensibilidade em versos envolventes, a mulher como uma musa inspiradora, fazendo renascer um saudável sentimento, o amor. A iniciativa das Notas de Rodapé é muito favorável, muito aprendi e gostei. E as imagens deixam a página expressiva. Quero pedir ao grande poeta Jorge Leite, para deixar as Notas de Rodapé com o texto menos longo, pois cansa o leitor e desvia o olhar do belo. É somente um pedido amigo! Tudo lindo e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovanna, estamos em fase de aperfeiçoamento, fase experimental, toda sugestão será bem vinda. Agradeço sua colaboração e continue opinando. Um bom domingo.

      Excluir
  9. Belíssimo versejar, o amor visto como um momento de doçura na vida do amigo poeta Jorge Leite, muita sensualidade, magia e beleza em versos fascinantes. Eu gosto de pesonificar os deuses da Mitologia Grega em meus momentos de poesia... Encantada aqui com as imagens; uma bela musa inspiradora de olhos de esmeraldas. Amei as Notas de Rodapés. Parabéns por tudo!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Flor de Lis, o ódio a um governante está deixando a população brasileira cega. A população passa o dia todo trocando notícias falsas, já não sabemos mais o que é verdadeiro. Vivemos um momento muito sério em nosso País.
    A alma do brasileiro vem sendo destruída anos, neste momento temos que decidir se mudamos ou continuamos nesse mar de lamas. Todo cuidado é pouco amiga. Um abraço.

    ResponderExcluir