quarta-feira, 30 de maio de 2018

PRECONCEITO...

Socorro Almeida




Condenas-me por minha opção sexual
Porque te incomoda que eu seja assim
Minhas atitudes não têm cunho imoral
Mas teu preconceito, rapaz, tem sim

Não tens ideia da dor que me causas
Ao cuspir à minha sorte discriminação
Tantos valores que em mim ignoras
Olha que Deus nos fez a todos irmãos

Melhor que me ignores, com certeza
Afinal, teu mundo diverge do meu
Sou capaz de amar meus iguais
E sonhar um mundo igual ao teu

Também chorei, sofri, e tive amor
Conquistei, perdi, mas sosseguei
Não há sentido em ser tão nobre
Em razão de ser o que não sou!

Socorro Almeida


Nota de Rodapé


                                                     NOSSAS IMPERFEIÇÕES

          O Universo é esmerado! Planetas, estrelas, galáxias e os componentes do espaço intergalático se harmonizam perfeitamente. A grandiosidade da Natureza é imensurável, a Flora e a Fauna se respeitam no mesmo ambiente. É realmente uma pena que, ainda, exista tanto preconceito entre os Seres Humanos. A imperfeição do Ser Humano, não é do Criador... Será da criação?! Um tema polêmico, que deixo como reflexão...
          O Sol se harmoniza no céu, resplandece radiante ao alvorecer de cada novo dia, lança seus raios luminosos em todas as regiões, mas sabe respeitar às Estações do Ano. O Astro Rei se põe, ao final do entardecer, abrindo passagem para a magnificência da Lua, que surge iluminando com seu brilho argênteo o nosso anoitecer; ela divide o mesmo espaço, em total comunhão, com as Estrelas que parecem sorrir cintilantes no céu.
          Mas, o Ser Humano não consegue viver em plena harmonia. Ele trata seu semelhante com inferioridade, faz um julgamento apressado e repulsivo a outra pessoa sem ao menos tê-la conhecido. Convém, registrar o conceito notório de Preconceito “QUE É UM JUÍZO PRECONCEBIDO, QUE SE MANIFESTA NUMA ATITUDE DISCRIMINATÓRIA PERANTE PESSOAS, CRIANÇAS, SENTIMENTOS E TENDÊNCIAS DE COMPORTAMENTO. É UMA IDEIA FORMADA ANTECIPADAMENTE E QUE NÃO TEM FUNDAMENTO CRÍTICO OU LÓGICO.”
          Portanto, se faz necessário refletir antes de emitir qualquer conceito crítico a outra pessoa, de maneira discriminatória. É importante procurarmos conviver em total harmonia, respeitando o próximo. É indispensável fazer uma reflexão sobre o tema abordado.
          Que saibamos receber as lições diárias da Natureza, colocando-as sempre em prática.

Elisabete Leite – 26/05/2018

(Significado de Preconceito: www.significados.com.br)

A Pedra de Cada Signo


 https://pixabay.com/
 http://www.cafecomastrologia.com.br/
https://www.significados.com.br/






13 comentários:

  1. Parabéns Socorro Almeida e Elisabete Leite pela coragem de abordarem tal tema "Preconceito". Como colaboração cito algumas falas sobre preconceito.
    O que alguns pensam sobre Preconceito:
    “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”. – (Albert Einstein)
    “Preconceito não é ter suas críticas. A crítica requer conhecimento; O preconceito, apenas as vítimas”. – (Thaís Dayani)
    “A razão pela qual intolerância, sexismo, racismo, homofobia existem é o medo. As pessoas têm medo de seus próprios sentimentos, medo do desconhecido”. – (Madonna)
    “O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito, desfaz-se – basta a simples reflexão”. – (Machado de Assis)
    “A verdadeira obscenidade existe e está diante de nossos olhos. É o racismo, a discriminação sexual, o ódio, a ignorância, a miséria. Tem coisa mais obscena que a guerra? E ainda ficam dando importância ao sexo. Quem diz que acha sexo feio é nada mais que hipócrita”. – (Madonna)
    “A pior prisão é a do preconceito, da inveja, da cobiça, da hipocrisia, do egoísmo, da mentira, enfim a pior prisão é a mente…”. – (Afro-x)
    “Quando se destrói um velho preconceito, sente-se a necessidade duma nova virtude”. – (Madame de Stael)
    “O preconceito da raça é injusto e causa grande sofrimento às pessoas”. – (Voltaire)
    “O racismo é a prova o quanto ainda somos primitivos”. – (César Jihad)
    “Martin Luther King foi assassinado pelo extremo preconceito do século passado. Mas neste século, ele cometeria suicídio, diante de tanto egoísmo”. – (Kléber Novartes)
    “A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito”. – (Denis Diderot)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns amigo e poeta dr.Jorge Leite pela excelente escolha das citaçoes das notáveis figuras do passado, bem pertinentes ao tema de hoje. Obrigada a você e à nossa rainha Bete.

      Excluir
  2. Um tema muito reflexivo em versos lindos e tecidos com muita maestria e coragem pela amiga poetisa Socorro Almeida. Já fiz meu posicionanento no texto acima sobre preconceito; tinha que me posicionar, pois sou educadora; para mim todos os meus alunos sao iguais. O poeta Jorge complementa com falas de pessoas notáveis ao longo do tempo, grande momento interativo. Deixo no ar as seguintes perguntas: Por que somos imperfeitos? É desculpa para termos preconceito? Parabéns pelo conjunto. Imagens que abordam sabiamente a temática. Show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Nossas imperfeiçoes"....que lindo texto. Estou sem palavras. Só coonsigo dizer PARABÉNS!!!!

      Excluir
  3. Excetente momento interativo! O tema Preconceito foi abordado com muita coragem, pelas amigas poetisas Socorro Almeida e Elisabete Leite; o poeta Jorge Leite complenta com algumas falas de pensadores que fizeram história. Para mim "o preconceito" é colocado dentro do Ser Humano, nós nao nascemos preconceituosos, adquirimos no meio. Se foi colocado pode ser, também, retirado. Somos seres inferiores, pequenos, ainda nao crescemos interiormente. Precisamos evoluir primeiro. Poema lindo de Socorro Almeida e texto perfeito da amiga Elisabete Leite, que consta na Nota de Rodapé. Parabéns a todos! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Tudo lindo na página! O poema de Socorro Almeida, o texto da amiga Elisabete Leite, as considerações do poeta Jorge Leite e as contribuições do poeta Maciel, sobre este tema polêmico PRECONCEITO. Mas, para mim preconceito está dentro da gente... Quando criança sofria Bullying na Escola, por ser negro e baixo. Carreguei este trauma a vida quase toda, até que um dia passei a me aceitar como realmente era e sou. O que as pessoas diziam o pensavam não me interessava mais. Logo, encontrei a mulher que me amou e me ama pelo meu valor interior, não pelo meu exterior. As referências citadas são da minha situação de vida. Para mim não nascemos imperfeitos, sofremos influências do meio, por sermos primitivos. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  5. Excelente Socorro Almeida! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Amigos, eu sabia que teria essa reaçao de todos vocês. O ser humano é tão imperfeito que se torna necessario estar sempre abordando esse tema como um ensinamento, como lições de vida. Não nascemos preconceituosos. O meio em que vivemos nos torna assim. Resta-nos ter coragem para enfrentar o fato de sermos diferentes. Diferentes sim, mas nunca indignos ou desmerecedores da felicidade. Devíamos pensar que somos humanos perfeitos, por sermos todos irmãos. Amar é divino. Amar nossos iguais também. Bjos. E até breve.

    ResponderExcluir
  7. Excelente poema da Poetisa Socorro Almeida, um texto lindo e reflexivo da amiga Bete, gostei das imagens, dos comentários. Acredito que já foi dito tudo sobre Preconceito, concordo e faço das palavras dos amigos e amigasas minhas. Construtivo momento interativo. Parabéns a todos! Boa noite!

    ResponderExcluir
  8. Olha aí que maravilha de poema! Como educador também fico feliz que se aborde esse tema para comentarmos sobre o mesmo. É triste saber que, nos tempos de hoje, ainda exista quem sofra qualquer tipo de preconceito. O bulling que o sr. Paulo sofreu é inaceitável. Parabéns ao grupo pelo blog. Muito bom!
    Josias Lins
    Boa Vista - 30/05/2018

    ResponderExcluir
  9. Socorro Almeida já é por natureza uma explosão de sentimentos, mas superou-se no melindre deste tema. Infelizmente, este ainda é o tipo de preconceito que mais divide opiniões. Parabéns pelo talento e pela coragem, Socorro!
    Quanto ao texto de Elisabete, denota uma visão amorosa, pluralista e sem preconceitos. Parabéns a você, também, Elisabete, por ser VERDADEIRAMENTE HUMANA!

    Maeli Honorato.

    ResponderExcluir
  10. Quero agradecer a todos que registraram aqui, carinhosanente, seus gentis comentários reflexivos para nosso deleite. Parabéns a todos! Abraços...

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Socorro pelo poema e assunto abordado. Poema com muita profundidade.
    Felicitações, também, à Elisabete pelas palavras de muita sensibilidade aqui colocadas.

    ResponderExcluir