sábado, 5 de maio de 2018

Uma Mulher Diferente



Socorro Almeida




UMA MULHER DIFERENTE


Mulher vaidosa que vive exposta
Sem constante vigília de suas ações
Na memória, só lembranças mortas
De um amor que não se sobrepõe

Pelas ruas se abriga à sombra da noite
À espreita, se vê o seu predador
Chegou a hora de doar o que não tem
De sorte receber um pouco de amor

Nada se parece com tudo que anseia
No carinho ou força bruta se esconde
Matar ou morrer... Sua mente maquia
Melhor voltar de sua origem à fonte

Palavras de sua boca transbordam
Inaudíveis que são, tristes se calam
Aqueles que ouvem nos dedos se conta
E morre sem saber que por eles se mata

Desmedidos ais lhe dilaceram a alma
Tatuando mais uma dor em cicatriz
Ao degustarem de um corpo já dilacerado
Sem dó e sem piedade, da meretriz!

Socorro Almeida - 03/05/2018

Toulouse-Lautrec - Le Medical Inspection
Toulouse-Lautrec - Femme Nue
 A poetisa e acadêmica Maria do Socorro de Almeida é natural de Natal/RN, cursou a UNICAP, é membro da Academia Afogadense de Letras, compositora oficial da Prefeitura da Cidade do Recife, na categoria de Frevos de Bloco e Frevos Canção, além de ser Membro da Comissão Julgadora dos Festivais de Músicas Carnavalescas e Concursos de Quadrilhas Juninas da PCR desde 2001. Trazida pelas mãos da poetisa Elisabete Leite, passa a ser nossa colaboradora tornando nosso blog mais eclético. Seja bem-vinda, poetisa Socorro Almeida.
 
Flora Meretriz - Giuseppe Arcimboldo

Giuseppe Arcimboldo (25/04/1526 - 11/07/1593, Itália)
Giuseppe Arcimboldo foi um pintor italiano. Suas obras principais incluem a série "As quatro estações", onde usou, pela primeira vez, imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas.
Henri de Toulouse-Lautrec (24/11/1864 – 09/09/1901, França)
Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6d/Jan_Brueghel_de_Oude_en_Peter_Paul_Rubens_-Het_aards_paradijs_met_de_zondeval_van_Adam_en_Eva.jpg 
Peter Paul Rubens (28/06/1577 – 30/05/1640, Alemanha)
Peter Paul Rubens foi um pintor flamengo do estilo barroco, proponente de um estilo extravagante que enfatizava movimento, cor e sensualidade.


O Jardim de Edem - Peter Paul Rubens



9 comentários:

  1. A poetisa e Acadêmica Socorro Almeida começou em nosso Blog em grande estilo. Descrevendo a alma, os sentimentos, e as dores de uma meretriz. Quem conhece o dia a dia dessas mulheres sabe o quanto é difícil a vida fácil. Procurei acompanhar a grandeza do poesia de Socorro Almeida ilustrando com muito carinho sua página. Espero que tenha gostado.Seja bem-vinda. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, querido poeta Jorge Leite pelas expressivas e notáveis ilustrações. Linda página. Beijos

      Excluir
    2. Agradeço imensamente suas gentis palavras. Suas ilustrações deram um toque expressivo ao poema. Sinto-me honrada em fazer parte desse grupo de poetas, ao qual me alio emocionada e feliz. Um abraço carinhoso da Socorro Almeida

      Excluir
  2. Um poema belíssimo da amiga poetisa Socorro Almeida, grande amiga da nossa também poetisa Socorro Paiva. Socorro Almeida chega pedindo licença e, vai tecendo em versos de elite sobre a alma, as dores e diversos sentimentos. Chega para mesclar de vários tons o blog. Poetizou muito bonito... Parabéns querida poetisa e amiga Socorro Almeida. Seja Muito Bem-Vinda! Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Amei. Curto os escritos de Socorro Almeida. Em uma linguagem simples, mas profunda ela toca nos pontos mais sensíveis do ser. Essa poesia é linda e triste. Parabéns ao blog pela apresentação tão carinhosa de Socorro Almeida.

    ResponderExcluir
  4. Uma página maravilhosa. Vários sentimentos retratados em versos extraídos do âmago da alma; nostalgia, tristeza, dor, em grande estilo. Uma excelente partilha. As ilustrações complementam o tema. Parabéns a ambos! Seja bem-vinda poetisa Socorro Almeida! Abraços a todos...

    ResponderExcluir
  5. Uma maravilha de página em um poema encantador da poetisa Socorro Almeida. Ela tece com maestria a temática dos sentimentos interiores e exteriores de uma meretriz. Gostei bastante do estilo inovador da poetisa. As imagens deram vida ao poema e o novo visual do blog é show. Parabéns a todos...Seja bem-vinda poetisa! Feliz sábado a todos.

    ResponderExcluir
  6. Amei o seu poema.Parabéns. Fátima Leite

    ResponderExcluir
  7. Um acertado parâmetro, na abordagem das ilusões e fantasias de quem espera aquilo que o Universo não compactua e, por isso, morre na ignominia e na ignorância... Parabéns pelas colocações Morais em um tema amoral! Violeiro Mineiro Capiau

    ResponderExcluir