sábado, 29 de setembro de 2018

Já é Primavera

EDIÇÃO Nº 228

JÁ É PRIMAVERA!

          Abro a janela e já é Primavera, a Estação das flores, dos amores, do aroma das Gardênias, das Margaridas, dos Cravos, das Madressilvas, das Rosas, dos Lírios, das Tulipas, das Violetas, das Papoulas, dos Girassóis e tantos outros diferentes tipos no jardim da minh’alma... O dia até já alvoreceu e o sol resplandeceu suave nesta manhã de domingo, doce, primaveril que floriu.
              Agora, já é Primavera, é hora de uma nova Estação, de fazer despontar a sensibilidade, o sentimentalismo à flor da pele, os desejos, as vontades, pois é hora de trazer o colorido para minha vida, de renovar os meus perfumes, de arrumar as minhas gavetas, de jogar fora o desuso, as dores, os desamores, os descostumes, as incertezas, guardar a sombrinha e, doar o que tenho em duplicidade, pois a cor pardacenta do inverno já passou, levou com a antiga Estação o frio e a chuva e nem deixou saudade...
             Sim, é o momento certo para a Primavera florir, de perfumar o meu coração com todas as essências possíveis, fazendo fluir do meu âmago a Felicidade, o Amor, a Paz, a Saúde, a Compreensão e a Liberdade, a leveza que faz aflorar as minhas inspirações, que me faz tecer nas folhas em branco os meus poemas azuis. É hora, com determinação, de buscar os novos projetos de vida, as novas conquistas, os novos ensinamentos, pois é hora de ultrapassar os meus limites e procurar novos horizontes.
            Ah! A Primavera traz um calor ameno, uma brisa suave, um cheiro forte e agradável de Alecrim (os povos antigos acreditavam que o Alecrim reforçava a memória) assim, o Alecrim vai reativar os meus pensamentos, melhor a minha vitalidade. A Estação da Primavera é doce, um bombom que me faz sorrir.
            Portanto, eu sei que o vento soprou e carregou, consigo, as folhas secas no Outono, mas de certeza novas folhas e flores renascerão nesta Primavera. Eu já entendo que na vida há diferentes Estações, todas com as suas particularidades e importâncias. Assim, como a chuva molha e fertiliza a semente, no Inverno, fazendo brotar e crescer uma nova vida; o sol brilha, no Verão, tornando essa vida mais bela e próspera.
            “Bendito aquele que é forte
             E desconhece o rancor;
             E, em vez de servir à morte,
             Ama a vida e serve o Amor!”  (Olavo Bilac)
            Assim, são as Estações em minha vida, enquanto uma vai, a outra chega trazendo vida nova, esperança, renovação... Alegrias... Pois, agora já é Primavera!

            Elisabete Leite – 23/09/2018

(Primavera – início 22 de setembro – término 21 de dezembro/2018)




É PRIMAVERA

Já é Primavera estação das flores!
Que torna a vida esplendorosa
Chega tingindo a Natureza de cores
Entre as estações, ela é a mais charmosa...
Traz vários perfumes, encantos e fantasia
Viaja com a magia, nas asas da imaginação
Torna o cenário uma pintura, uma bela poesia
Até enche minh’alma de magia, é pura satisfação
Chega com o mês de setembro, das alegrias...
O canto, dos pássaros, soa suave para mim
Inebria meus sentidos, é uma bela melodia
Logo, traz renovação para meu jardim...
Primavera aparece com o desabrochar da flor
Com o brilho do sol e a luminosidade do luar
Estimula o sentimento, faz brotar o Amor
Ela chega de mansinho, fazendo o inverno passar...
Traz o esvoaçar das borboletas, renovação e beleza
As rosas ficam bem mais sensíveis e cheirosas
Transmite Paz para o coração e para mente leveza
Ah, é a Primavera das cores e das flores graciosas!
É a estação que o poeta encontra doce inspiração
Nela faz fluir a esperança, antes esquecida
Enche nossa vida de felicidade, são tantas emoções
Ah, Primavera traz à liberdade antes perdida!

Elisabete Leite – 1/09/2016


  
ESTAÇÕES DA MINHA VIDA

Ah, a Primavera na minha vida chega com as flores!
Com a fragrância das madressilvas em meu jardim,
Rosas desabrocham do sono e mostram suas cores
Pássaros gorjeiam a sublime melodia, só para mim,
Anunciando a chegada da Estação dos sonhadores...

Já, o Verão na minha vida chega trazendo luz e calor
Com o luar e estrelas, que iluminam o meu caminho,
Que me leva ao mundo dos sonhos... Sonho de amor
Vejo-me apreciando o mar, nadando com os golfinhos,
É o Verão extasiante na minha vida, calor revigorador...

O Outono na minha vida traz uma brisa agradável
O vento sopra nas árvores e folhas voam ao chão
O clima é tranquilo, que leva a um sono saudável,
Faz sonhar com o amor, provar o néctar da paixão
Contemplar as paisagens no Outono... Renovável...

O Inverno na minha vida chaga com o frio... Nostalgia
Com a chuva regando as flores, molhando toda terra
Ah, saudade que faz lembrar os momentos de alegria!
O ciclo da vida, em cada Estação que jaz, se encerra
Assim é o inverno, um sopro frio, mas que me acaricia.

Elisabete Leite

 Notas de Rodapé
 As Quatro irmãs

Com a morte de seus pais, Solstício e Equinócio, irmãos mais velhos, passaram a cuidar de suas irmãs que tem o mesmo nome Estação, e sobrenomes diferentes Outono, Inverno, Primavera e Verão. As quatro irmãs recebem cuidados de um ou de outro, nunca ao mesmo tempo. Solstício e Equinócio são viajantes e percorrem todo o planeta, por esse motivo eles viajam em épocas diferentes. As meninas tem a mesma idade, mas estranhamente aniversariavam em dias diferentes.

A Estação Primavera aniversaria no dia 22 de setembro, ama a fauna e a flora, adora plantas e flores e sua diversão principal é pintar aquarelas com muitas cores, tons vibrantes. Já a Estação Verão aniversaria em 21 de dezembro, cabeça quente, gosta de viajar e adora locais quentes. Fanzoca de praias. Gosta de usar pouca roupa.

A estação Outono aniversaria em 20 de março, adora frutas e ao contrário da Primavera prefere aquarelas cinzas com árvores quase sem folhas e flores, melancólica. Por fim a Estação Inverno, aniversaria em 21 de junho, adora acordar mais tarde, suas noites são mais longas e frias, vive sempre bem agasalhada.

Pontualmente Equinócio chegou de viagem em 22 de setembro, aniversário da Estação Primavera, Solstício já estar de partida, ficará três meses viajando, só voltará no aniversário da Estação Verão. Equinócio encontrou a Primavera ainda dormindo, a Estação Inverno castigou suas irmãs com bastante frio, dias muito curtos e elas dormiram mais que o normal.

La fora milhares de plantas e flores aguardavam o surgir da Primavera em uma grande janela, mas a janela se encontrava ainda fechada, congelada pelo frio do inverno. Um silêncio tomava conta de todos. Dúvidas surgiam ...” será que não teremos Primavera este ano?” Era a pergunta geral. Expectativa, frio na barriga.

Equinócio abre a janela e fala para aquela multidão de flores, árvores e pássaros que se encontravam em silêncio... Pessoal, a Primavera já começou seu reinado, ele teve início às 22Hs e 43 minutos, mas ela irá dormir mais um pouco. Tenham paciência.

Dito isto, Equinócio deixou a janela aberta e alguns já começavam a deslumbrar um céu azul, limpo, quase sem nuvens, um cheiro de alecrim, erva doce, alfazema e tantos outros aromas já apontava lentamente. Quase 5 horas da manhã, a cortina escura que encobria o céu começava a sair do palco, dando lugar a uma explosão de sons, cores e cheiros. A Primavera chegava com todo seu esplendor. Maravilhosa e linda, uma belíssima mulher, cheia de cores vivas, usando perfumes deliciosos, uma grinalda belíssima, toda de flores, enfeitava seus longos cabelos. A felicidade era geral, animais corriam em todas as direções, animais que dormiram por vários meses acordaram, outros procriaram e agora apresentavam seus filhotes. Tudo era alegria.

E a Primavera começava seu reinado que iria durar até a volta do Solstício que acordaria o verão. Mas aí já é outra história....

Jorge Leite. 25/09/2018


Primavera - Ilustrações

VÍDEO 
Schubert - Serenade



Estamos em fase experimental com as mudanças visuais, enviem seus comentários e façam sugestões das mudanças que desejam.

16 comentários:

  1. Um verdadeiro espetáculo de página! A Flora e a Fauna estão em festa, se harmonizam no mesmo espaço terrestre, com a chegada da Primavera e um aquarela de cores tingem o blog, embelezam ainda mais as Crônicas e Poemas, um momento poético sensacional de muita arte, harmonia e sensibilidade. É um show o vídeo que foi compartilhado. Sem palavras para tanta perfeições, só me resta aplaudir. O cenário do blog está belíssimo o toque das letras em verde é um brinde a Natureza. Parabéns porta Jorge Leite por mais uma lindíssima página compartilhada. Excelente leitura a todos e feliz Primavera que já floriu. Beijos no coração de cada um.

    ResponderExcluir
  2. Passando pelo blog para interagir e comentar esta maravilhosa homenagem a chegada da Primavera. Tanta arte em cores, versos e reflexões. As Crônicas da professora Elisabete e do poeta Jorge estão perfeitas e se completam em tema e beleza. Os lindos poemas trazem leveza para o blog, juntamente com o show do vídeo. Gostei do cenário em verde, que é pertinente à Primavera. Como professora quero parabenizar a todos, pelos grandes ensinamentos. Congratulações amigos e amigas. Feliz sábado!

    ResponderExcluir
  3. É fantástico mesmo pessoal! Uma belíssima homenagem a Estação das flores e dos poetas, que aproveitam o magnífico cenário para escrever e escrevem com maestria. As Crônicas estão ricas em conteúdo e grandiosidade nas mensagens, os irmão Leite dão um show de cores e harmonia. Os poemas hoje estão belos, leves e coloridos. Eu também achei o vídeo maravilhoso. Tudo perfeito por aqui. A página é pura riqueza tanto em conteúdo quanto em beleza! Vou tirar o chapeú e aplaudir. Parabéns Elisabete e Jorge por mais este show de arte! Bom sábado e abraços a todos...

    ResponderExcluir
  4. Professora bete e laurinha e hoje nao teve conto sabe eu gosto da primavera tudo esta lindo eu sei comentar so com medo de errar e tiro as palavras do livro. Kkkk beijo de laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laurinha, sou o Jorge Leite irmão da Professora Bete, eu e ela somos responsáveis por esse blog. Até hoje quando escrevo tenho medo de errar, e erramos, mas errar é uma maneira de aprender. Quanto mais escrevemos menos erramos, vença o medo e nos traga alegria com seus comentários. No próximo sábado terá mais um maravilhoso conto da Professora Bete. Parabéns.

      Excluir
    2. Olá princesa Laurinha, é como meu irmão Jorge falou, nada de medo! Ficamos felizes pela sua presença, que bom que gostou da Primavera. Beijos em seu coração...💖

      Excluir
  5. Uma maravilha de homenagem, pois a natureza agradece tanto no colorido quanto na beleza. São belíssimas Crônicas dos amigos Jorge Leite e Elisabete Leite, como também os lindos poemas que é pura leveza. Gostei de tudo, a Primavera encheu o cenário de cores, como dizem os poetas "é a estação mais charmosa". Fiquei encantada pelo vídeo, é mesmo um show, que até Laurinho veio comentar. Parabéns a todos por mais esta fantástica página. Poeta Jorge, eu gostei bastante do novo visual do blog, minha opinião é que permaneça assim, com esta cor, até a chegada do verão, que pode mudar para a tonalidade azul. Parabéns amigos pelo encanto de blog. Beijos e feliz sábado!

    ResponderExcluir
  6. Eita, que sensacional página! Uma homenagem cheia de encantos mil, cores, flores e amores. Lindas Crônicas dos amigos Elisabete e Jorge, os irmãos Leite que sabem nos emocionar. Os poemas de Bete estão um encanto tão colorido e belos quanto as tonalidades da Primavera, que chega para ficar até dezembro. O vídeo é perfeito e a música não fica para trás. Também concordo com Geovanna o blog ficou só Primavera com o verde da natureza, por mim continua assim até o verão. Parabéns pela arte final. Show... Abraços a todos! Excelente sábado. Gostei de te encontrar por aqui Laurinha!

    ResponderExcluir
  7. Venho aqui, no blog, prestigiar os meus amigos poetas Elisabete Leite e Jorge Leite que fazem uma belíssima homenagem a chegada da Primavera com rosas perfumadas e suas cores vibrantes. Crônicas lindíssimas e recheadas de mensagens de otimismo e reflexão, dois lindos e sensíveis poemas e um show de vídeo. O cenário é pura fascinação tanto no colorido quanto no conteúdo. É muito bom interagir e comentar neste blog. Também aprovo o novo visual na cor verde, a Flora em foco, a mãe natureza está agradecida. Parabéns a todos e uma feliz noite! Abraços e saudades...

    ResponderExcluir
  8. Prestigiar nossa amiga Bete deixa de ser uma obrigação (que, na verdade nunca foi) pra ser um prazer imenso e naquela expectativa de nos deparar com essa forma sempre inusitada de nos surpreender. Falar da Primavera, estação das flores e do amor, da maneira como ela escreveu, nos deixa sem palavras, pois ela já disse tudo, nos textos e nos poemas. Sou fã de Elisabete, ela sabe disso, e amo tudo o que ela escreve.
    Parabéns, amiga Bete, por mais esse encanto! Obrigada a todos. Bjos

    ResponderExcluir
  9. Um colorido especial e uma belíssima homenagem a Primavera, Estação das flores... Duas Crônicas lindas, reflexivas e bastante informativas, os amigos poetas Jorge Leite e Elisabete Leite, como sempre, deram um show. Os suaves e lindos poemas de Bete deixam o blog com um aroma de jardim. Eu gostei de tudo nesta página. As ilustrações embelezam e deixam tudo perfumado e colorido. O vídeo é um show, deixou-me mais calma! Parabéns aos poetas por mais uma excelente partilha. Boa noite e abraços! Amei o novo visual do blog, minha opinião é que deve ficar assim durante toda Primavera.

    ResponderExcluir
  10. Já é domingo... Já é Primavera e o blog se enche de flores, com diferentes aromas e cores... serão amores!!! Uma maravilha de página, duas Crônicas lindas dos amigos queridos, meus poetas preferidos Elisabete Leite e Jorge Leite, imagens ilustrativas que deixam o ambiente aromatizado e colorido, com poemas verdes, positivos, pra cima e um show de vídeo. Lembro-me que quando comentei pela primeira vez neste blog, nem sabia comentar direito, aos poucos fui aprendendo, me aprimorando e hoje scomento rimando, uma rima aqui e outra alí, aprendi com as aulas de arte compartilhadas neste espaço pelos mestres em Poesias... todos os poetas e poetisas que partilham suas aulas de arte, seus belíssimos poemas. Parabéns a todos. Um excelente domingo e abraços coloridos.

    ResponderExcluir
  11. Sim, já é Primavera! Uma manhã de domingo, com o sol brilhando e acalorando o Mundo... estou muito feliz com os comentários aqui registrados, mas este sucesso do blog não é somente meu ou do querido Jorge, este sucesso é nosso, da parecia de todos os poetas, das poetisas, dos comentaristas, dos familiares, dos leitores, dos meus alunos e alunas e do público em geral. Que interagem, comentam, tecem, partilham e deixam diferentes cores nas páginas belíssimas do blog Maçayó, o nosso cantinho do saber. Quero gradecer, primeiramente a Deus, ao querido irmão Jorge Leite e a vocês, personagens principais desta grande história, os momentos poéticos, narrativos, de pura arte! Obrigadaaaaa e beijos. Um feliz domingo primaveril! Que já floriu...

    ResponderExcluir
  12. Voltei a este link para ouvir atentamente a música mais linda que já ouvi em toda a minha vida, SERENADE, de Schubert. "Esta canção que eu canto ao luar eu fiz pensando em você"... Muito boa escolha para homenagear a primavera. Lágrimas de saudade...

    ResponderExcluir