sábado, 20 de outubro de 2018

Era Uma Vez...

Edição Nº 237
MABEL, SEUS AMIGOS E O LOBO  
          Era uma vez, uma adorável menina chamada Mabel, que gostava de passear pela floresta nas tardes de Primavera, ela vivia cantando com os pássaros e colhendo diferentes tipos de flores para presentear sua mãe. Era uma criança esperta, tinha cabelos negros, bem encaracolados e olhos brilhantes...
          Numa certa tarde, a menina resolveu caminhar em uma floresta mais distante, pois queria conhecer novos tipos de flores, ela foi caminhando e caminhando e não percebeu que já estava muito afastada da sua casa. Mabel olhou para um lado e para o outro e não reconheceu nada a sua volta, o cenário era completamente diferente, foi quando compreendeu que estava perdida, completamente sozinha em uma floresta desconhecida e assim, começou a sentir medo. De repente, o tempo escureceu totalmente, o sol se escondeu do olhar de Mabel que ficou muito triste e começou a chorar. Logo, um filhote de coelho se aproximou dela e puxou conversa:
          - Olá, menina bonita! O que você faz tão distante de casa?
          - Oh, pequenino coelho! Eu estou perdida e com muito medo. Você pode me ajudar a encontrar o caminho de casa? Mabel falou e permaneceu tremendo de frio.
          - Menina linda, eu também estou perdido! Meu nome é Óscar. Posso ficar com você? Disse-lhe o coelhinho.
          - Uau, você está perdido?! Que tristeza Óscar! Eu sou Mabel, claro que você pode ficar comigo. Respondeu-lhe a menina.
          Os dois permaneceram juntinhos, um aquecendo o outro, em um gesto de amizade e, caíram em um sono profundo... O sol já brilhava radiante, por entre as folhas das palmeiras, quando Mabel e Óscar despertaram, ambos com fome e sede; assim, eles resolveram procurar comida, água e um lugar mais seguro, bem distante da floresta aberta. Logo depois, eles encontraram um filhote de corço (pequeno veado) caído com uma das patinhas machucada. Mabel se aproximou dele para ajudá-lo e perguntou-lhe:
    
      - Olá, você precisa de ajuda? Eu sou Mabel e aquele é Óscar
          - Olá, estou com um dodói na minha patinha direita e não posso andar rápido. O meu nome é Vermelho.
          A menina continuou explicando ao novo amiguinho que eles estavam perdidos e precisavam se alimentar. O Vermelho juntou-se aos outros dois novos amigos, que o ajudaram a caminhar melhor... De repente, eles escutaram um grito estridente que na verdade era um pedido de socorro: - Socorro!!! - Socorro, por favor!!! Ó pessoal, alguém me ajude!!! Assim, os três amigos vão à procura de quem estava pedindo socorro. Eles tomaram um susto tremendo quando avistaram um lobo preso em uma armadilha. O lobo olhou para Mabel e seus amigos e ficou implorando para que eles o ajudassem:
          - Menina, por favor! Vocês podem me ajudar? Estou aqui preso sem poder sair.
         - Lobo, como posso ter a certeza de que o senhor não vai nos devorar? Estamos perdidos, longe de casa e somos presas fáceis para o senhor. Respondeu-lhe Mabel.
         - Menina, se você me socorrer, eu te prometo que ajudo vocês a encontrarem o caminho de casa! Sabe amigos, eu sou muito veloz e conheço tudo por aqui, cada pedaço de chão dessa floresta. Respondeu-lhe o lobo.
         Mabel olhou para os seus amigos, que tremiam de medo, pois eles tinham certeza que o tal do lobo, quando estivesse solto, iria devorá-los. Mas, a menina precisava encontrar uma saída para aquele impasse, ela não podia deixar o lobo morrer à míngua, sem ao menos ajudá-lo. Mabel olhou fixamente para Óscar e Vermelho e tomou a decisão mais difícil da vida dela, a decisão que o seu coração mandava. Ela apanhou um graveto, se aproximou do lobo e afastou com o graveto as alças da armadilha, deixando o lobo completamente livre. Os três amigos ficaram inertes, só esperando o lobo pular em cima deles. Mas, não foi como eles pensaram, o lobo se aproximou deles e agradeceu-lhes pela ajuda. E falou de maneira bem calma:
          - Sua decisão foi sábia, menina! Eu irei ajudá-los, vou encontrar o caminho que leve à casa de vocês. Serei grato pelo resto da minha vida e jamais esquecerei uma atitude tão nobre quanto a sua. Disse-lhe o senhor lobo.
         - Senhor lobo, eu não podia ficar em cima do muro, enquanto o senhor agonizava de dor e sofrimento. Agora, a consciência é sua, se vai nos devorar ou não. Eu fiz a minha parte! Disse-lhe Mabel.
         Assim, o senhor lobo com a sua perspicácia indicou o melhor caminho para Mabel, Óscar e Vermelho chegarem as suas casas sãos e salvos.
         Os tempos passaram e Mabel aprendeu a lição, nunca mais ela foi passear longe de casa, porém de uma coisa ela tinha certeza, a decisão que tomara em soltar o lobo daquela armadilha, tinha sido precisa, ela escutou a voz do coração. Os quatro se tornaram grandes amigos, Mabel, o Lobo, Óscar e Vermelho, sempre que possível se reencontravam e se confraternizavam.
          Até a próxima aventura amiguinhos!
Elisabete Leite - 16/10/2018 
  “Pense bem antes de tomar uma decisão. Amanhã você pode não ter a mesma opção.” (Patrezy Breno)


MABEL E SEUS AMIGOS

Mabel foi caminhar pela floresta
Lá perdida, encontrou um coelho
Ficaram com fome e sem sesta
Pois, não ouviram os conselhos...

Depois, eles viram um lindo corço
Que estava com uma patinha ferida
E andava pela floresta, com esforço
Mabel se sentia totalmente abatida...

Logo, escutaram um grito de socorro
Alguém estava precisando de ajuda
O Lobo dizia: me ajude, senão morro!
O grande susto fez Mabel ficar muda...

Uma decisão precisava ser tomada
O Lobo gritava de sofrimento e dor
Mabel devia agir e não ficar parada
Soltou o Lobo, mesmo sentindo pavor...

Assim, o Lobo ficou bem agradecido,
Com o gesto nobre da menina Mabel
Levou para casa os amigos perdidos
A amizade verdadeira é um puro Mel!

Elisabete Leite – 16/10/2018



CANTINHO DA TIA BETA

Tia Beta, o Lobo tem família?
Tia Beta
Claro queridinha! Agora, vamos conhecer um pouco sobre o Lobo, cujo nome vem da palavra latina lupus. Esse animal, que é o maior membro selvagem da família Canidae (Canídeos), é um sobrevivente da Era do Gelo, de cerca de 300 mil anos atrás.
O seu peso e tamanho podem variar. Costumam ser maiores de acordo com a latitude. Os lobos europeus pesam em média cerca de 38,5 kg; os lobos da América do Norte, 36 kg; os lobos indianos e árabes, 25 kg. Mas já foram encontrados lobos com mais de 77 kg no Alasca, Canadá e na antiga União Soviética, apesar de serem raros.
Uma habilidade dos lobos é percorrer longas distâncias a uma velocidade média de 10 quilômetros por hora, chegando a atingir a velocidade de 65 quilômetros por hora durante uma caçada. As patas do lobo cinzento são adaptadas para uma ampla variedade de terrenos, especialmente coberturas de neve. Uma fina camada de pele separa cada dedo, o que lhe permite deslocar-se sobre a neve com mais facilidade em comparação às suas presas. O uivo de um lobo cinzento pode ser ouvido a uma distância de até 1 quilômetro.
Outra vantagem desse animal é que seus pelos e unhas ajudam na aderência a superfícies escorregadias e seus vasos sanguíneos especiais mantêm as suas patas aquecidas em baixas temperaturas. A sua pelagem se divide em duas camadas. A primeira tem pelos mais resistentes que ajudam a repelir água e sujeira. Já a segunda camada é formada por uma pelagem densa e isolante à água.
Quanto à coloração dos pelos, há uma grande variedade, que vai do cinza ao cinza-amarronzado, branco, vermelho, marrom e preto. Tais cores podem se misturar, ainda, em muitas populações, fazendo com que surjam indivíduos de coloração mista. Costuma-se atribuir à coloração da pelagem do lobo uma forma de camuflagem.
Quando os lobos saem para caçar, o macho alfa encontra uma manada e, depois, coordena a caçada. A alcateia segue o líder, mas nem sempre as caçadas são bem-sucedidas.
O olfato dos lobos é extremamente potente, sendo cem vezes mais apurado do que o do ser humano. Eles também usam o olfato para se comunicarem. Quando demarcam um território, estão "dizendo" para outra alcateia que o lugar já tem dono. 
 Nossa Pesquisa:                 



Indicação de Leitura:
Nossa indicação hoje, é para a Coletânea Literária Vivendo Criança II, Brincando com Versos. Na coletânea de poemas, um único conto infantil "ERA UMA VEZ DE NOVO" de nossa educadora, poeta e contista Elisabete Leite, publicado pela UNY Editora.

Esse conto foi publicado em nosso Blog MAÇAYÓ em sua edição nº 140 no dia 21 de abril de 2018. Quem quiser conhecer o belíssimo conto infantil, ou reler, segue o link que nos levará ao mundo encantado e colorido de Elisabete Leite.

Uma boa leitura para todos.
  Era uma vez de novo

 

VÍDEO

O Papel das Histórias - O Lobo e o Cão

Nosso vídeo de hoje é uma produção da TV Cultura Digital, publicado em 11 de julho de 2011.
"O Lobo e o Cão" é uma fábula de Esopo (620-560 a.C), recriada por La Fontaine (1621-1695). Mesmo tendo sido escrita há 2.500 anos atrás, continua mais moderna do que nunca, principalmente nos dias atuais.
Espero que gostem. Divirtam-se.



Atividades Complementares


Vamos pintar a família do lobo...

De olho na Cruzada...
 Caça-palavras. Com CH ou com X 
 Personagens do nosso folclore

Ilustrações:
Pixabay - Lobos



23 comentários:

  1. Espetacular página infantil, um sonho de cores e fantasia, o Universo da criança em foco... Mais uma vez estou muito feliz e agradecida por um novo Conto compartilhado em nosso Cantinho do saber, que a narrativa apresenta a amizade e boas ações como temática de hoje. As ilustrações são perfertas para os pequeninos, lindas e emocionantes. E não podia faltar a aula extra no Cantinho da Tia Beta, atividades complementares e um deslumbrante vídeo. Digo-lhes que estou muito emocionada por este novo sonho realizado, a publicação de um Conto infantil, na coletânia do Vivendo Crança II com o Conto ERA UMA VEZ DE NOVO... A emoção é tanta que não consigo continuar comentando. Obrigada a todos, um bom dia e excelentes leituras. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ufa, poetisa Elisabete Leite é fantástico esse seu conto, são lições, ensinamentos, magia, colorido e boas ações, tudo em uma única narrativa. Estou fascinado mesmo, com o Universo da criançada que hoje brilha na página do blog Maçayó. A iniciativa do Cantinho da Tia Beta é perfeita, as ilustrações como sempre estão dando um show. Sem falar nas atividades complementares e o belo vídeo. Quero parabenizá-la smiga Bete pela grande conquista de publicar seu Conto ERA UMA VEZ DE NOVO...que é maravilhoso. Tudo nessa página brilha. Os poetas estão de parabéns Elisabete e Jorge. Aplausos!!!
    Vou fazer nova leitura nos dois contos. Parabéns de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Elisabete achei linda a capa de seu livro e gostaria de saber como conseguir comprar um exemplar. Já conheço o conteúdo e acho maravilhoso. Parabéns

      Excluir
  3. Um conto brilhante, com muitas emoções, magia, fascinações e grandes lições, como sempre uma aula extra para a criançada, a personagem Mabel é apaixonante e encantadora e a imagem que o poeta Jorge colocou deu vida a Mabel e aos seus amigos. As imagens ilustrativas estão magníficas e ricas em cores, o vídeo é mesmo ótimo. Amei as atividades complementares. Amiga poetisa Elisabete Leite quero parabenizá-la por mais uma conquista; a publicação de seu conto é muito mais que um sonho, agora já é realidade, pois o Conto ERA UMA VEZ DE NOVO merecia ser publicado. Parabéns aos poetas pela belíssima página. Aplausos... leitura recomendada e aprovadíssima. Também quero um exemplar do livro. Abraços e bom dia!

    ResponderExcluir
  4. Fessora bete gosto da mabel ela bonita e boa o coelho e o outro amigo gosto do lobo e bom lindo e lindo o conto gosto da tia beta e o lobo beijo da laurinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Laurinha, sou o Tio Jorge, irmão da Tia Bete. A tia Bete teve que se ausentar por algumas horas, quando ela voltar vai mandar uma mensagem para você. Continue lendo as historinhas da Tia Bete, ela escreve para vocês. Muito obrigado pela visita, volte sempre.

      Excluir
    2. Bom dia Laurinha, que bom você aparecer por aqui. Principalmebte por ter gostado do Conto. Mabel é encantadora e gosta dos amigos. Beijos princesa...💖

      Excluir
  5. tia bete gosto do conto e lindo os animais e mabel e fofo. minha mae ajuda gosto da foto da mabel e azul. Tio jorge fala com laurinha ele fala com eu. Beijo mamãe leu tudo sua aluna laynne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá queridinha Laynne, estou feliz pela sua presença. Que bom que você gostou de tudo. Mabel é linda igual a você e a Laurinha. Beijos o tio Jorge também vai falar com você. 💖

      Excluir
    2. Bom dia Laynne, tive que dá uma saída, jamais deixaria de falar com você. Fico feliz com sua visita, volte sempre. Tenha um bom final de semana

      Excluir
  6. Está linda essa página! Muito colorida e apropriada mesmo para as crianças, que devem adorar. Com certeza vão curtir bastante a história de Mabel.
    Quero aproveitar para pedir a Bete onde posso encontrar seu livro.
    Parabéns a todos pelas ilustrações. Tudo maravilhoso e perfeito. Até a próxima. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Eita, que beleza de Conto, o cenário está colorido e o enredo fascinante amiga poetisa Bete. As ilustrações são belíssima como tudo por aqui. O blog é só criança e a sua magia. Tantas aprendizagens no Cantinho da Tia Beta. É memo um vídeo lindo! Quero parabenizar a minha amiga Elisabete Leite por mais uma vitória, a publicação do seu belíssimo Conto Era Uma Vez De Novo... Aplausos pelo sucesdo. Também desejo um exemplar. Parabéns aos poetas pelo blog. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde pessoal! Passando para parabenizar a amiga Elisabete Leite que hoje compartilha um belíssimo Conto, com um temática incrível, boas ações e amizades verdadeiras, uma lição tanto no Conto como no belo poema, são ilustrações lindas que vale a pena trabalhar com as páginas do blog, eu estou sempre aprendendo nas aulas extra-classe no Cantinho da Tia Beta, vou praticar em sala de aula todas as atividades complementares. Parabéns Bete pela conquista, um belíssimo livro e um Conto colorido como as crianças. Os poetas são mestres. Bom final de semana! Abraços... também quero adquirir o livro. Excelente indicação de leitura. Recomendo! A professorinha da imagem é iqual a ela. Linda!

    ResponderExcluir
  9. Um verdadeiro deslumbre de página, um Conto maravilhoso recheado de boas ações, amigos e grandes ensinamento; a personagem principal Mabel nos contempla com uma grande lição. Muito bom ler-te amiga poetisa Elisabete Leite. Gostei bastante das ilustrações bem coloridas como a Primavera. O amigo Jorge é perfeito compartilhou a imagem de uma professora bem parecida com a tia Beta. Maravilha! Aplausos Bete pelo sonho realizado, um conto publicado. E que conto ERA UMA VEZ DE NOVO... aprovada indicação, vou reler. Parbéns e abraços a todos. Uma página completa com conteúdo e muito mais. Bravíssimo amigos!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, queridos amigos e amigas! Estou passando rapidinho para prestigiar o novo Conto da minha amiga Elisabete Leite que compartilha mais um belíssimo Conto com todos os condimentos que a criançada gosta. Bete, achei maravilhoso esse seu conto, ele tem algo mais, não sei explicar, mas já li e reli várias, tem um sabor de quero mais. Mabel é encantadora e a imagem de abertura da página é fascinante. Tudo lindo, o poema é de mestre, pois é um resumo perfeito do conto. Gente, a página está tão perfeita que já não encontro adjetivos: bela, linda rica, suave, perfeita, sensível, colorida, completa e tantos outros. Mais um sonho realizado amiga! Parabéns pelo novo rebento, também quero um livro. Beijos e tantas saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você Flor de Lis, Elisabete foi brilhante na narração desse lindíssimo Conto, ela conseguiu transformar uma história de fantasia em era uma vez de verdade, lições diárias para todas as idades, o conto tem muito conteúdo, como também beleza, magia e ação. Estou encantada com essa página. Bete você pode se posicionar nos dizendo como transformou um lobo mau em lobo bom. Tudo perfeito: as ilustrações, o poema, o vídeo e os comentários enriquecedores. Vamos aplaudir e parabenizar nossa amiga poetisa pelo seu novo sonho alcançado. A publicação do Conto Era uma vez de novo... agora vou reler tudo. Beijos em todos... Parabéns!

      Excluir
    2. Boa noite amigos(as), alunos(as) e leitores! Karen querida, muito boa sua interação e excelente reflexão, mas vou procurar responder-lhe de maneira precisa. A temática do Conto é amizade e boas ações. Então, o Lobo não poderia se mau, se Mabel praticou uma boa ação de soltar o lobo, minha lição era: "Quem pratica o bem recebe em troca o bem" e se o lobo quando solto atacasse Mabel e seus amigos a teoria da amizade iria perder o sentido. Portanto, o lobo teria que ser bom para se tornar um novo amigo dos amigos. Será que fui precisa?! Forte abraço a todos.🌹

      Excluir
    3. Como sempre, foste precisa e muito inteligente, e assim você conquistou os leitores, com sua narrativa fantástica. Beijos Bete e boa prova amanhã, espero não ter quebrado a sua concentração. Tchau pessoal!

      Excluir
  11. É mesmo amigos, uma belíssima página! Um conto para ser lido e relido sempre, pois contém muitos ensinamentos, graça, magia, em uma narrativa fascinante. As ilustrações estão lindas e expressivas, como também o vídeo que é pura magia. Estou revendo lições diárias na aula extra-classe no Cantinho da Tia Beta, a foto ficou show, o poeta Jorge é muito bom em tudo. Parabéns poetisa pela nova conquista, a publicação do seu Conto ERA UMA VEZ DE NOVO, que por sinal é muito lindo. Também quero livro! Abraços

    ResponderExcluir
  12. Bom dia poetas e poetisas e leitores, voltando ao Blog para comentar esse incrível Conto da professora Elisabete Leite que traz como enredo mensagens de boas ações e verdadeira amizade, valores que foram esquecidos e resgadados aqui no blog. Nessa sensacional página tudo é perfeito, Conto, poema, pesquisa, vídeo e imagens, atividades complementares e principalmente a divulgação de uma excelente leitura o mais novo livro da amiga Bete com o seu lindo conto infantil ERA UMA VEZ DE NOVO. Leitura recomendada. Parabéns escritora por mais uma conquista! Beijos e bom domingo! Da amiga professora Luanna.

    ResponderExcluir
  13. Quero agradecer a todos vocês, como também aos visitantes, suas ilustres presenças e gentis comentários, sem a interação dos leitores, amigos(as), alunos(as), nada disso teria sentido. O que escrevo deve ser compartilhado e lido por todos. Um beijo no coração de cada um. Feliz domingo, com poesia! Boas leituras!💖🌹

    ResponderExcluir