sexta-feira, 12 de outubro de 2018

FISH, O PEIXINHO COLORIDO


Edição Nº 234


                           FISH, O PEIXINHO COLORIDO

          Era uma vez, há muito tempo, no Reino Encantado das Cores, um local habitado por diferentes espécies de peixes e peixinhos coloridos, tudo era de muita Paz e Harmonia. Lá, os animais marítimos viviam transitando livremente de maneira sempre amistosa e os filhotinhos de peixes brincavam diariamente de esconde-esconde pelos recifes de corais, eles amavam-se uns aos outros e se respeitavam mutuamente, porém o pequeno Fish, um peixinho colorido e mágico, queria conhecer os mistérios das profundezas do Oceano e vivia fugindo para visitar outros reinos...
          Um certo dia, o adorável Fish acordou muito cedo e, em vez de ir à escola, fugiu à procura de outros horizontes, ele almejava conhecer novos amiguinhos, pois achava muito monótono o local onde morava, na verdade, ele queria percorrer os sete mares e sair espalhando suas cores por onde passar. O pequeno Fish seguiu viajando de reino a reino buscando novidades, ele descobriu diferentes espécies de peixes e se encantou com os pequenos, os coloridos, os dourados, os charmosos, os ornamentais, os grandes e os espantosos, como: Agulha, Agulhão, Anchova, Atum, Bagre, Bonito, Cação, Cavala, Corvina, Dourado-do-mar, Garoupa, Marlim-azul, Olho-de-boi, Peixe-espada, Pescada, Tainha, Vermelho-cioba, Xeréu, Peixe anjo-imperador, Liopropoma carnabi, Peixe-papagaio, Zanclus cornutus, Acará-disco, Cirurgião-Patela, Pterapogon kauderni, Cirurgião-amarelo, Peixe-porco (Picasso), Peixe-anjo árabe, Peixe-borboleta, Peixe-palhaço e o Peixe-mandarim (da mesma espécie de Fish), etc.
          O peixinho colorido já estava ficando cansado, ele encontrava-se bem distante de seu habitat natural, e sabia que estava na hora de retornar para casa, ele ficou massageando suas nadadeiras para retornar, foi quando avistou de longe um local sombrio, todo cinza, lá tudo parecia sem vida, as algas estavam escuras e permaneciam tristes, elas nem balançavam com as correntezas; ele elevou seus olhinhos miúdos e deu de cara com uma placa toda preta que dizia: Reino das Sombras. Então, Fish se aproximou de um Tubarão que guardava o local e afastava os visitantes:
          - Bom Dia, senhor Tubarão! Eu posso descansar um pouco aqui? Pois fiz uma grande e cansativa viagem. Perguntou-lhe o peixinho.
          - Não pode! É melhor você seguir seu caminho. Desapareça já daqui! Respondeu-lhe o Tubarão de maneira bastante rude.
          Fish ficou muito triste pelo comportamento raivoso do porteiro e, aguardou um vacilo do mesmo para entrar naquele reino, pois estava muito curioso para conhecer um lugar diferente. Logo, o Tubarão se distraiu um pouco e, o peixinho entrou correndo, sem ser visto... Lá dentro, Fish ficou horrorizado com o que viu vários peixinhos, todos da mesma cor, cinza claro, os pequeninos estavam trabalhando, eles pareciam estátuas, frias e sem sentimentos. O magnífico peixinho se aproximou e foi logo falando:
          - Bom Dia, coleguinhas! Eu sou Fish, um peixinho colorido e muito feliz, eu quero brincar com vocês. Vamos brincar, amiguinhos?
          - Nós não temos autorização para falar e nem brincar. Disse-lhe um peixinho bem tristonho.
    
  - Oh, que tristeza! Por que vocês não podem falar e nem brincar?  Sabe coleguinhas, em meu reino eu tenho Liberdade para falar com todos os outros peixes do oceano. Lá, tudo é colorido, os peixes e os peixinhos, e os pequeninos não trabalham, nós estudamos e brincamos diariamente, somos felizes e doamos Amor. Disse-lhe Fish bastante orgulhoso.
          - Fish, você precisa ir embora, antes que o senhor Monarca, dono desse reino apareça, ele é um peixe do mal não possui coração e nem sentimentos. Por favor, ele não pode encontrá-lo aqui! Vá embora! Disse-lhe o peixinho mais triste, pois era o único que falava.
          O pequeno Fish observou que todos os peixinhos eram marcados nas escamas, com nomes estranhos e negativos: desamor, tristeza, egoísmo, ambição, angústia, ciúme, inveja, amargura, agonia, comoção, covardia, decepção, desânimo, desprezo, frieza, ilusão, medo, ódio, raiva, e tantos outros. Então, Fish teve uma grande ideia; ele falou para os peixinhos, daquele local, que iria colorir o reino deles e expulsar o senhor Monarca de lá, pois as cores simbolizavam os bons sentimentos e que através da força do Amor eles conseguiriam encontrar a esperada felicidade. Fish começou a soprar, vai soprando e soprando sem parar até que, começa a sair da boca dele bolinhas de diferentes cores, as bolinhas vão colorindo os peixinhos que vão ficando vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Muito espantado o peixinho vermelho falou:
          - Uau, que lindo! Estamos mesmos coloridos, Fish! E agora, o que faremos para expulsar o senhor Monarca daqui? Queremos ser felizes como você! Disse-lhe o desamor.
          - Desamor, sorria! Pois, o seu nome agora é AMOR! Vamos unir nossas forças e iremos soprar bem forte em cada canto desse reino, fazendo germinar boas sementes (os sãs sentimentos) e quando o senhor Monarca se aproximar, vamos juntar as nossas cores e formar um Lindo arco-íris; somente assim, destruiremos a força do mal, expulsando-a daqui para sempre. Disse-lhe Fish.
          - Vamos que vamos... Nossa união será a nossa vitória! Responderam-lhe todos os peixinhos juntos.
          Assim, quando o senhor Monarca se aproximou deles, todos os peixinhos se uniram, formando uma aquarela de cores, um lindo arco-íris resplandeceu no fundo do mar, o senhor Monarca foi banido do Reino das Sombras, que passou a ser denominado O Reino do Amor...
          - Os tempos passaram e o pequeno Fish voltou feliz para o Reino Encantado das Cores, realizado e orgulhoso de si mesmo. Enquanto isso, no Reino do Amor os pequeninos brincavam e amavam-se uns aos outros.
          Elisabete Leite – 12/10/2018
   Alguns Provérbios sobre o “AMOR” e “FORÇA”: 


 “A força do amor, somente se avalia quando o sentimos”

 “A amizade é um amor que não se comunica pelos sentidos”

 “O amor é cego, a amizade fecha os olhos”

 “Amor com amor se paga”

 “A distância das moradias não desune o amor dos corações”

 “Procure me amar quando menos mereço, pois é quando mais preciso”

 "Um homem está não onde mora, mas onde ama”

 “Amar não é querer alguém construído, mas construir alguém querido”

 “O amor não envelhece, morre menino”

 “Onde reina o amor, o impossível pode ser alcançado”

 “Ninguém se faz amar pela força ou pela violência.”

 “A bondade é a força do fraco”

 “A coragem é a força de resistir e de sofrer”

 “A pessoa que ama os outros também será amada”

 “De que serviria a vida sem amor?”




Nossas Pesquisas:
https//www.pensador.com

PARABÉNS, CRIANÇADA!

Hoje, o Blog Maçayó é somente alegria!
Estamos comemorando o Dia da Criança
Eu caprichei nos versos da minha Poesia,
Fazendo valer o tom verde da Esperança...

Temos pipoca, jujubas, tortinhas de limão,
Brigadeiros, balas, mousse de maracujá,
Bolo de chocolate, beijinhos, belos balões
Para beber: Coca-Cola, Sucos e Guaraná...

O poeta, Jorge, é criativo nas ilustrações
José Waldeck define as músicas da festa
Socorro Almeida afina as cordas do violão
Cândida Nunes passa os cantos da seresta...

Os poetas estão eufóricos e bem animados
Maciel Jr, logo, tira Flor de Lis para dançar
Já, Paulo e Geovanna estão enamorados,
Karen e Betânia, elas não param de cantar...

Henrique Dias ensaia a partitura da canção
As Crianças agradecem de várias maneiras,
Com gargalhadas e gritos de muita animação
O Universo da Criança é só de Brincadeiras.

Um Feliz Dia das Crianças! Salve 12 de outubro!
Elisabete Leite, Jorge Leite, José Waldeck, Socorro Almeida, Cândida Nunes, Maciel Jr, Flor de Lis, Paulo, Geovanna, Karen, Betânia, Henrique Dias, amigos, amigas, poetas, poetisas e demais Leitores.  


GENTILEZA GERA GENTILEZA

 A Gentileza produz Gentileza,
São nas boas ações dos dias
Que eliminamos as asperezas
Para viver em plena Harmonia.

É muito fácil ser sempre gentil
Pôr em prática as nobres lições
Neste mundo ao Bem ser servil
E galgar degraus na Evolução.

Gentileza é Virtude que existiu
Desde os primórdios da Criação
Por ela o Universo se expandiu.

Cabe bem em qualquer situação
Pois quem este dom conseguiu
Ah, vive a Paz, promove a união!

Elisabete Leite – 26/09/2016


Cantinho da Tia Beta

Tia Beta, golfinhos são peixes?

          Oi querida. Apesar de todas as aparências de um peixe, o golfinho é um mamífero e não um peixe. É um mamífero marinho, como as baleias, orcas e cachalotes (cetáceos); outros mamíferos marinhos são as focas, morsas, leões marinhos e outros.
          Em biologia a aparência de um animal está sempre relacionada ao seu modo de vida, por isso um golfinho parece peixe, por que ele vive como um peixe! 

          Os Golfinhos são animais de sangue quente como o homem e dão à luz a um filhote de cada vez e são animais sociáveis, tanto com os humanos com outros animais e entre eles. Existem 37 espécies conhecidas de golfinhos entre os de água salgada e doce. São excelentes nadadores.

         Vocês sabiam que em julho de 2010 um golfinho fêmea de nome Sininho, foi vítima de afogamento em Ilha Bela/SP, por ter ficado enroscado em redes de pesca abandonadas. Temos de ter muito cuidado com o que jogamos em nossas praias e nossos rios.
 
         Se você ama os animais vou citar 6 coisas que podemos fazer por eles:

1- Aprenda a amar, respeitar e cuidar de todos os animais, não só os golfinhos.

2- Aprenda que cada animal tem o seu lugar e uma função na natureza.

3- Se surpreenda com coisas maravilhosas que essas criaturas podem nos ensinar
.
4- Lembre-se que o melhor lugar para animais selvagem como golfinhos, ursos, tigres viverem é o seu próprio ambiente natural, não em zoológicos e piscinas.

5- Não jogue lixo em rios, mares e no chão, afinal você não gostaria que as pessoas jogassem lixo na sua casa, comece a fazer o trabalho de reciclagem e evite desperdício.

6- Filie-se a associações de proteção aos animais e conservação do meio ambiente. Com certeza você se sentirá mais útil e feliz. E não se esqueça que todos os animais agradecem sua colaboração!
 


 Vídeo de Hoje

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
 Imprima os desenhos e façam as atividades solicitadas.


Pinte os peixinhos de acordo com a cor dos números:

 Para Colorir





Um Feliz Dia das Crianças! Salve 12 de outubro!
Elisabete Leite, Jorge Leite, José Waldeck, Socorro Almeida, Cândida Nunes, Maciel Jr, Flor de Lis, Paulo, Geovanna, Karen, Betânia, Henrique Dias, amigos, amigas, poetas, poetisas e demais Leitores.




25 comentários:

  1. Falar das crianças é falar do colorido, da pureza, das brincadeiras, da alegria, é falar acima de tudo, do "Amor" um sentimento que faz tudo acontecer. Hoje, é o dia das crianças, dos nossos pequeninos e, o blog não deixa passar em branco, faz uma belíssima homenagem, bem colorida tanto quanto o universo da criançada. Estou feliz, realizada e agradecida por mais um Conto publicado em nosso Cantinho do Saber... A página está deslumbrante, com tudo que uma criança merece. PARABÉNS para as crianças e para o adulto também, pois o blog está em Festa e é só felicidade. Quero agradecer ao meu irmão Jorge Leite pela excelente iniciativa do "Cantinho da Tia Beta" que vai compartilhar as dúvidas da criançada. Obrigada! Que a criança que vivi dentro de nós, nunca envelheça! Bom dia e excelente leitura a todos. O Blog Maçayó é um Espetáculo! FELIZ DIA DAS CRIANÇAS! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tudo lindíssimo na página do Blog, assim como a pureza de ser Criança! Um belíssimo Conto que hoje traz mensagens de Amor e União, um enredo emocionante onde a personagem principal, o colorido Fish, embarca em um aventura e consegue colorir com o tom do Amor o coração que antes era cinza dos peixinhos do reino das sombras, pois para o universo da criança nada é impossível. Lindos e mágicos poemas, estou amando a festa da criançada, muita animação, os irmãos Leite sabe nos emocionar. As ilustrações estão perfeitas, tanto quanto o vídeo e as atividades complementares. Sabe pessoal, a página ficou mais educativa com o Cantinho da Tia Beta! Parabéns criançada! Pois a festa continua... vamos colocar a criança que existe dentro da gente para brincar de amarelinha e comer algodão doce. Feliz Dia das Criança! Parabéns a todos, pois o dia é nosso! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi fessora bete gosto do peixinho ele e bom estou feliz vou fazer as pinturas gostei dos golfinhos ja sei comentar olho as palavras aqui kkkkk mãe esta ocupada e ajuda gosto da festa beijos�� laurinha sua aluna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida Laurinha! Estou muito contente pois você veio aqui no blog. Sua feliz é muito importante, hoje nosso cantinho é das crianças. FELIZ DIA DAS CRIANÇAS! Beijos💖

      Excluir
    2. Corrigindo: Sua presença é muito importante Laurinha!

      Excluir
  4. É muito bom e prazeroso fazer parte desse Cantinho do Saber, contribuir de algum modo com amor e carinho neste dia mágico. Parabéns a todas as crianças do nosso mundo colorido. Parabéns às crianças que compartilharem este blog, que hoje vem destinado apenas a elas. Vocês, crianças, merecem esta homenagem que tia Bete e tio Jorge prepararam pra todos vocês. Beijos neste dia, beijos sempre. E sigam os conselhos da tia Bete em contribuir com o meio ambiente. Os animaizinhos agradecem. Feliz dia das crianças, pra vocês e pra todos nós!

    ResponderExcluir
  5. Que belíssima página! É uma grande homenagem, é uma grande festa, que o blog faz para a criançada. Um maravilhoso conto, com mensagens de Fé, Amor e muitos outros sentimentos edificantes. O peixinho Fish deu uma lição de vida, o recado foi bem passado para os pequeninos e os grandes também, pois a força do amor faz tudo acontecer. Os poemas são lindos e bem educativos, estou feliz em participar da festa. Eu e Paulo somos casados há mais de dez anos e somos feliz. Amigos, o vídeo é perfeito trabalhamos com essa música na semana da água. Já o cantinho da Tia Beta muito ensina, até eu vou fazer as atividades de pintura. Os pensamentos são construtivos. Abraços... FELIZ DIA DAS CRIANÇAS! Tudo lindo por aqui!

    ResponderExcluir
  6. Alô, crianças!!! Hoje o dia é de vocês. A página está linda, preparada pra vocês. Para colorir e aprender com tia Bete sobre os animais marinhos. Parabéns pra vocês e aproveitem esse dia lindo. Quisera eu voltar a ser criança. Beijos pra todos. Parabéns a tia Bete e tio Jorge. A página está linda. Lindos poemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cândida Nunes, resgate a criança que tem dentro de você e você será sempre uma criança. Feliz Dia das Crianças.

      Excluir
  7. Como professora e pesquisadora não poderia deixar de passar por aqui, que é um blog educativo, local onde a professora Elisabete Leite escreve educando e passando boas mensagens. Tudo que é compartilhado por aqui, tem grandes ensinamentos, como: lindos poemas, excelente vídeo, ótimas ilustrações e educativas atividades. Todos estão de parabéns, o Cantinho da Tia Bete é criativo e mágico. Abraços e Feliz Dia das Crianças!

    ResponderExcluir
  8. To aqui tia bete sabe o peixinho fish e lindo de cores e minha irmã ajuda gosto do mar e do polvo tenho medo lindo e lindo as tarefas vou pintar beijos sou laynne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia princesa Laynne, que bom que você apareceu e comentou. Estou contente pela presença de todos. FELIZ DIA DAS CRIANÇAS! Beijos ❤

      Excluir
  9. Belas ilustrações , bem como lindas mensagens para as crianças. Parabéns primos, Elizabete e Jorge pelo trabalho maravilhoso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha prima, estamos muito feliz pela sua presença. Apareça sempre, em nosso Cantinho do Saber. Abraços carinhosos em toda família e um bom dia!

      Excluir
  10. Bom dia Cintia Pires, muito feliz com a sua presença. Um feliz Dia das crianças. 🌹

    ResponderExcluir
  11. Eita, pessoal que maravilha é ser criança! É uma página lindíssima, educativa e colorida, assim como o universo infantil. Um Conto belíssimo, emocionante, que traz mensagens de Amor e bons sentimentos, as imagens ilustrativas estão dando um show em colorido e harmonia. Gostei bastante dos lindos poemas, estou sempre enamorado com minha esposa Geovanna, a criatividade de vocês não tem limites, lindo vídeo e excelentes atividades. Pois é Bete, trabalhamos com essa música na semana da água. O poeta Jorge é mestre no assunto. O Cantinho da Tia Bete nós aprendemos brincando. Vamos continuar com a festa, porque estamos apenas começandando. Toca o violão Socorro Almeida, que queremos dançar... abraços a todos e um Feliz Dia das Crianças!

    ResponderExcluir
  12. Sensacional ficou seu Conto amiga poetisa Elisabete Leite, um enredo edificante, muitas mensagens de Amor, União, Fé e outros sentimentos. Fish é colorido por dentro e por fora, ele representa o lado bom da vida! Lindos poemas. Sabe que você acertou Bete, eu estou na festa repassando a partitura da canção, os irmão Leite é o melhor casamento que existe. Tudo perfeito! Das ilustrações as atividades. Fico imaginando o Universo criativo de Elisabete Leite, tantos temas narrados, que leque de opções existe na mente dela. Vamos continuar com a festa pessoal! Feliz Dia das Crianças! Aplausos amigos poetas, o blog é um sucesso. Abraços a todos...

    ResponderExcluir
  13. Que homenagem mais linda para as crianças. O Conto ficou lindo e com uma mensagem construtiva, belas ilustrações adequadas ao tema em tela. Achei perfeito os poemas, tenho uma voz fina, mas vou continuar cantando enquanto Karen não aparece. Uma festa para todas as idades, as crianças Laurinha e Laynne podem acompanhar na cantoria. O vídeo é fantástico como tudo que se compartilha nessa página, estou encantada com o Cantinho da Tia Beta, pois é mais uma aula extra-classe. Parabéns aos poetas pelo sucesso da festa. Amei os provérbios... FELIZ DIA DAS CRIANÇAS! E a festa continua em ritmo total. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Muito linda ficou essa página, pois o blog hoje faz uma homenagem as cores e a magia das nossas crianças. O Conto é espetacular tanto em conteúdo quanto em mensagem, um enredo mágico e construtivo, a personagem principal, o lindo fish fascina qualquer um. As ilustrações são somente fantasia. Cheguei cantando e abalando o ambiente:
    "Como pode um o peixe vivo
    Viver fora da água fria
    Como poderei viver
    Como poderei viver
    Sem a tua, sem a tua
    Sem a tua companhia
    Sem a tua sem a tua
    Sem a tua companhia..."
    Tudo perfeito nesse blog, os poemas estão belíssimos. Viva a criançada! Viva! O Cantinho da Tia Bete é pura aula. Abraços e vamos cantar Betãnia e aplausos tia Beta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "... Sem a tua, sem a tua
      Sem a tua companhia
      Sem a tua, sem a tua
      Sem a tua companhia..."

      Excluir
  15. Cheguei para prestigiar a festa do blog, da nossa criançada. Vamos dançar Maciel, uma cantiga de roda com Laurinha e Laynne, pois o blog é somente festa... "Atirei o pau no gato tô tô..." o conto é maravilhoso e bem edificante, as imagens são perfeitas, belíssimos poemas e uma delícia de vídeo. Mas, hoje é festa da criançada! Vamos pular, vamos pular e vamos pular. Tudo show! Saudades e abraços... FELIZ DIA DAS CRIANÇAS! Amo vocês...

    ResponderExcluir
  16. Sou Maria Luanna, professora de Artes, estou sempre voltando ao Blog, às vezes sem tempo para comentar, mas eu quero comentar o lindo e construtivo Conto da professora Elisabete Leite, que passa um mensagem de Luz, uma comovente aula sobre o "AMOR", o sentimento mais puro e que contamina o nosso Ser fazendo fluir os bons sentimentos, sem ele não existimos. Tudo perfeito neste blog dos poemas às ilustrações. Uma aula extra para as crianças. Ontem perdi a festa, porém hoje venho aplaudir. Parabéns a todos! Até logo mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Professora Maria Luanna. Seus comentários vieram para somar e engrandecer nosso blog. Volte sempre, venha fazer parte desse bloco de comentaristas excepcionais. Bom final de semana.

      Excluir
  17. Eu e Jorge queremos agradecer a todos pela presença constante, pelos gentis comentário e amizade sincera, pois vocês são as ferramentas para o sucesso do Blog. Muito obrigada de coração, pelo carinho💖🌹 um excelente sábado e beijos poéticos!

    ResponderExcluir