💖 Poemas de Socorro Almeida 💖
Edição Nº 336
O PERFUME DAS ROSAS
De: Socorro Almeida
Queria te mostrar o meu amor em verso e prosa
Mesmo que não dissesse nada, provasse nada
Para que nos servem as palavras agora?
Do meu coração exala o perfume das rosas
Como sou imediatista, me ponho a correr
Quero te falar de amor em verso e prosa
Pra diante de ti não conseguir nada dizer
Do meu coração exala o perfume das rosas
Agora que estou aos teus pés e exaurido
De cansaço e emoção, esqueço as prosas
É dos teus cabelos e do teu corpo querido
Que me vem o perfume que exala das rosas!
MINHA AMADA
De: Socorro Almeida
Quero te abraçar e beijar pela manhã
Te desejar sorte, afagar teus cabelos
Mostrar sem pejos minhas manhas
E ver-te sorrindo dos meus apelos
Quero estar aqui ao chegar a tardinha
Pra te contar as minhas novidades
Quero estar em paz para ouvir as tuas
Ansiosa falar-te da minha saudade
Te curtir orgulhosa enquanto jantas
Degustar contigo, te fazer companhia
Louvar-te como a uma imagem santa
Agradecendo a Deus todos os dias
E eu quero te ouvir dizer com ternura
"Papai do Céu te mandou... que sorte!
Que seja agora a única que te beije
Que nos separe apenas... a morte!"
DOCE LEMBRANÇA
De: Socorro Almeida
Ah! O que eu não daria pra voltar no tempo
Pés descalços, correndo riscos de me machucar
Inventava coisas que até Papai do Céu duvida
Ignorando apelos da mamãe a me chamar
Brincar de bola, mesmo sem chutes a gol
Isso não era o mais importante para mim
Bem melhor era a alegria de dar um show
E impressionar a "mina" de beleza sem fim
Amarelinha não era a brincadeira preferida
Da meninada que comigo brincava
Com a mesma intenção inocente de uma criança...
- "Vamos brincar de esconde-esconde, garotada!"
Para que num cantinho bem reservado
Roubasse um beijo daquela menina
O mais doce beijo da minha
lembrança!
NOTAS DE RODAPÉ
Hoje faço uma homenagem ao Dia do Médico, não com minhas palavras, mas com princípios e pensamentos que outros já divulgaram e tantos já esqueceram. Jorge Leite
O Dia do Médico é celebrado em 18 de outubro em homenagem à São Lucas.
Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão pela qual se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia da festa deste santo.
CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA – CAPÍTULO I – PRINCÍPIOS
VI – O MÉDICO GUARDARÁ ABSOLUTO RESPEITO PELO SER HUMANO E ATUARÁ SEMPRE EM SEU BENEFÍCIO. JAMAIS UTILIZARÁ SEUS CONHECIMENTOS PARA CAUSAR SOFRIMENTO FÍSICO OU MORAL, PARA O EXTERMÍNIO DO SER HUMANO OU PARA PERMITIR OU ACOBERTAR TENTATIVA CONTRA SUA DIGNIDADE E INTEGRIDADE.
“Um médico não tem o direito de terminar uma refeição; nem de escolher hora; nem de perguntar se é longe ou perto, quando um aflito qualquer lhe bate a porta; nem de deixar de acudir por estar com visitas; nem por ter trabalhado muito e achar-se fatigado; ou por ser noite, e o caminho ou tempo está ruim; nem por ficar longe ou no morro o que, sobretudo, pede um carro a quem não tem com que pagar a receita; ou diz a quem chora a porta que procure outro, esse não é médico, é negociante de medicina. Esse é um infeliz, que manda para outro o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única gratificação que podia saciar a sede de riqueza do seu espírito, a única que jamais se perderá nos vais-e-vens da vida." (Bezerra de Menezes)
“A medicina humana, compreendida e aplicada dentro
de suas finalidades superiores, constitui nobre missão espiritual.” (Emmanuel)
“O médico honesto e sincero, amigo da verdade e dedicado ao bem, é um Apóstolo da Providência Divina, da qual recebe a devida assistência e inspiração, sejam quais forem os princípios religiosos por ele esposados na vida.”
(Emmanuel)
“Clinicar é sinônimo de sofrer. Onde estiver o homem padecendo, está ao lado a medicina aliviando, consolando, mitigando . . . e padecendo, como mãe carinhosa.” (Miguel Couto)
“Somos todos
diferentes, mas igualmente necessários e úteis. Somente juntos faremos da vida
um imenso arco-íris de Deus...”
Tema das Ilustrações: Rosas
Pixabay - Rosas
Que belíssima página, estou sentindo até o aroma das rosas... Lindíssimos e expressivos poemas da amiga poetisa Socorro Almeida, que sabe nos emocionar com seus versos românticos. As ilustrações estão deslumbrantes e aromatizadas. A Nota de Rodapé traz uma fantástica homenagem aos heróis que salvam vidas, os Médicos, que cuidam da nossa saúde com muito Amor, Carinho e devoção. "A Medicina é um dom... Parabéns para você, Jorge Leite, pois ser Médico é colocar em prática o seu Amor aos pacientes, graças a sua dedicação muitas vidas foram salvas e infinitas dores foram curadas."
ResponderExcluirSalve 18 de Outubro, Dia do Médico, Parabéns!
Obrigada, Bete, por seu carinho.
ExcluirUma maravilha de página, com a suavidade e aroma das rosas! Lindos e românticos poemas, versos recheados de sensibilidade e fortes emoções da nossa amiga poetisa Socorro Almeida. As ilustrações estão impecáveis e perfeitas no colorido e tonalidade. Nas Notas de Rodapé uma belíssima e merecida homenagem aos construtores da vida, os Médicos que dedicam seus saberes em prol da saúde, salvando vidas humanas. Parabéns ao Poeta e Médico, meu amigo Jorge Leite, grande mestre. Salve o dia 18 de Outubro, o dia do médico!
ResponderExcluirOlá, amigo Maciel, que tbm nos encanta com sua presença e gentileza.
ExcluirUma riquíssima página, tanto em conteúdo quanto em ilustrações, que são lindos e românticos poemas da minha amiga poetisa Socorro Almeida e imagens de diferentes cores e estilos de rosas, a magia e os aromas das flores. Nas Notas de Rodapé uma maravilhosa e merecida homenagem aos Médicos, que dedicam seu tempo salvando vidas, concordo com todos os saberes aqui compartilhados. Quero parabenizar ao meu amigo poeta e médico Jorge Leite que escolheu essa incrível profissão de salvar vidas, pois como poeta ele cura as dores da alma e como cura e minimiza as dores do corpo. Parabéns pelo Dia do Médico! Salve 18 de Outubro! Salve todos os Médicos! Abraços
ResponderExcluirCorrigindo: ... como médico...
ExcluirObrigada, amiga, um elogio seu é estímulo para mim. Bjo
ExcluirÉ mesmo uma página belíssima, o aroma das rosas circulam pelo blog. Lindos e suaves poemas da minha amiga poetisa Socorro Almeida, grandes sentimentos e emoções, com versos extraídos do fundo da alma. Ilustrações fascinantes com o suave perfume das flores. E na Nota de Rodapé a merecida homenagem é para ele o nosso amigo poeta e médico Jorge Leite, que escolheu salvar vidas e almas. Salve o dia dos Médicos! Salve Jorge Leite! Parabéns!!! Abraços
ResponderExcluirOlá, Paulo. Obrigada, amigo. Sempre gentil.
ExcluirUma profissão complexa ante os árduos desafios que um médico enfrenta no seu dia a dia. Antes de ser um médico, é um ser humano a cuidar da vida de outro ser humano, e que muitas vezes abdica dos seus próprios interesses e prazeres para colocar em suas mãos a responsabilidade de salvar vidas. Bem oportuna essa homenagem e aproveito a oportunidade para parabenizar o Dr. Jorge por sua belíssima profissão! Agradeço pelo carinho e oportunidade em ver meus poemas publicados aqui, e que mais uma vez, me deixa emocionada e feliz! Obrigada. Mil vezes obrigada aos amigos e também poetas que passam para deixar seus elogios aos meus poemas. Gratidão pelo carinho de todos! Abraços e até breve!
ResponderExcluirA página ficou um deslumbre!! Com o perfume e suavidade das rosas. Bjos
ExcluirGrande poetisa! Belíssimos poemas!
ResponderExcluirObrigada, amiga. Bem-vinda! Bjo
ExcluirBoa tarde pessoal!!! Este blog é um espaço gostoso de visitar sabia? Vivemos em um mundo onde os sentimentos estão confusos e os ânimos bastante exaltados. Entramos aqui e começamos a ler coisas lindas que sossegam nosso coração e nos tira, mesmo que momentaneamente, de um mundo turbulento que queremos evitar.
ResponderExcluirGosyaria de parabenizar aos poetas que abrilhantam esse espaço, especialmente à Socorro Almeida, cujos versos me embalam a alma. Parabéns pessoal!
Lindo, Nana! Obrigada por seu carinho
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBelíssimos poemas. Parabéns, Help. Parabéns a todos os médicos pelo seu dia.
ResponderExcluirVoltar ao passado, viver o presente, sonhar com o futuro e, ao ler suas poesias, é navegar suavemente num mar de saudade, de amor e paz. Parabéns, amiga!
ResponderExcluirParabéns ao blog por ter poetas e poetisas como você!
Bom dia a todos os amigos e visitantes. Inicialmente quero agradecer as mensagens carinhosas e palavras que tocam minha alma. Hoje, 18 de outubro, é dia de São Lucas, protetor dos médicos. Gosto de repetir uma frase, não sei de quem, que diz "salvar uma vida te torna um herói, salvar várias vidas te torna um médico". Mas a função do médico não é tão somente salvar vidas, essa é uma de suas funções. O médico tem que estar ao lado do paciente, ver o paciente como um igual, sentir o que o paciente sente, ser seu próprio médico, curar a se mesmo para passar a curar seus pacientes.
ResponderExcluirGosto de contar uma história que aconteceu comigo quando clinicava no Hospital Oscar Coutinho; os pacientes que procuravam o Oscar Coutinho, nos Coelhos - Recife, eram aqueles que já não tinham mais aonde ir. Lembro nitidamente do dia em que ao examinar uma úlcera de perna em um paciente idoso,ao pegar em sua perna em volta da ferida, ele caiu em prantos. Ao vê-lo chorar perguntei: "Senhor Pedro, porque estar chorando, a ferida estar doendo muito?" e ele em soluços me falou: "Dotô, tenho essa ferida na perna há mais de 10 anos, e nunca um médico pegou em minha perna". Aí quem passou a chorar fui eu.
Aos amigos e visitantes obrigado pelo carinho. Aos médicos que sejam humildes enquanto médicos.
Feliz Dia do Médico.