sábado, 17 de novembro de 2018

A Fadinha Milly

Edição Nº 249 - Tema Infantil


A FADINHA MILLY

          Era uma vez uma linda garotinha que herdou dons especiais da sua tataravó, ela era a única mulher viva na linhagem que conseguia fazer pequenos objetos aparecerem e desaparecerem no ar, realizava coisas incríveis que qualquer pessoa duvidava, entre outras ações que ela mesma desconhecia. Na verdade, sua mãe vivia alertando e dando conselhos à garota, para que ela somente usasse seus dons especiais para o caminho do Bem, se ela usasse para o caminho do mal ou em favorecimento próprio, poderia perder os dons herdados para sempre...
          A Doce Milena da Silva era uma garotinha linda por dentro e por fora, era proveniente de uma família considerada muito estranha por todas as pessoas, porém ela tinha uma rotina de vida completamente normal. Milly, como era conhecida pelos seus amigos, aos seus sete anos de idade gostava de brincar como qualquer outra criança, ela morava bem perto da escola e, sempre fazia o mesmo trajeto a pé, em companhia da sua mãe; pelo caminho ela ia realizando algumas boas ações, uma mágica aqui e outra ali, com uma varinha especial que ganhará há alguns anos atrás e, que servia para controlar os seus dons. A menininha girava e rodava a varinha e fazia aparecer comida para alimentar os pássaros que viviam ciscando na areia do jardim da escola, pães fresquinhos nas sacolas dos pedintes e agasalhos para as crianças que dormiam pelos bancos das praças, entre outras boas ações. Sua mãe a chamava de Fadinha Milly e assim, a garotinha vivia sorrindo do nada e suspirando de felicidade pelos corredores da sua escola. Mas, em um certo dia, lá na escola, uma coleguinha dela cortou algumas mechas douradas do cabelo da Fadinha Milly que ficou furiosa com a menina e, sem pensar nos conselhos da sua mãe, levantou sua varinha fazendo a coleguinha cair do balanço, deixando-a com um dodói no joelho... No caminho de volta para casa Milly viu um filhotinho de passarinho que tinha caído do seu ninho, lá do alto da árvore, ela levantou sua varinha, para colocar de novo o passarinho em seu ninho, mas não conseguiu realizar seu desejo e, chorando muito falou para sua mãe:
          - Mamãe, não consigo usar meus dons especiais, o que houve?!
          - Minha filha, reflita sobre suas atitudes! Você lembra dos conselhos que eu te dei? Você é uma criança diferente, porém a sua bondade é que a torna especial. Respondeu-lhe sua mãe, com muito carinho.
          - Oh mamãe, eu fiz algo muito feio! Eu usei os meus dons especiais para machucar uma coleguinha da escola, porque ela havia cortado mechas de meu cabelo. Disse-lhe a criança soluçando de tanto chorar.
          - Agora, meu bem, você vai praticar boas ações, sem utilizar os seus dons especiais, para ser merecedora e receber os dons de volta. Respondeu-lhe sua mãe com muita tristeza no olhar.
       
   A Fadinha Milly foi soluçando baixinho da escola até chegar em casa, ela não conseguia parar de chorar... Já em casa, ela ficou olhando através da janela as pipas coloridas que voavam e embelezavam o azul do céu. De repente se aproximou dela uma senhora idosa pedindo comida, a garotinha pegou o seu prato de comida que estava sobre à mesa e deu para a senhora, que comeu tudo e agradeceu a boa ação da menina:
          - Obrigada menina linda, você é uma boa criança!
          - O prazer é todo meu, fico feliz em aliviar a sua fome. Disse-lhe Milly e logo, fechou a janela.
          Assim, a garotinha deitou-se no sofá e adormeceu tranquilamente. No dia seguinte foi para escola como se nada tivesse acontecido. Logo, viu vários passarinhos ciscando à procura de comida, ela abriu a sua lancheira e tirou um pedaço de pão e foi atirando migalhas que caiam pelo caminho, alimentando os pequenos passarinhos que seguiam os seus passos. Já na escola, Milly chegou junto da coleguinha que ela mesma havia machucado e beijou-lhe o seu dodói e, a amiguinha retribuiu sua gentileza com um largo sorriso. Por vários e vários dias a rotina da Fadinha Milly era sempre a mesma, ela vivia praticando boas ações sem utilizar os seus dons especiais. Em uma certa manhã ensolarada, a garotinha percebeu que sua mãe se encontrava muito triste, pois ela desconhecendo o motivo da tristeza da mãe, resolveu perguntar-lhe:
          - Mamãe, por que a senhora está tão triste? A sua tristeza é notória, eu estou muito preocupada!
          - Minha filhinha, eu estou muito doente, tenho uma doença grave e em breve terei de deixá-la. Respondeu-lhe sua mãe quase chorando.
          - Sabe mamãe, eu não quero ficar sozinha, se eu tivesse com os meus dons especiais curaria sua doença. Disse-lhe a menina.
          - Queridinha, o dom da vida somente Deus pode curar. Você deve continuar praticando suas boas ações e com muita Fé peça a Deus pela minha saúde. Respondeu-lhe sua mãe muito emocionada.
          A menina, todas as noites, se ajoelhava, constrita, para orar a Deus, pedindo a ele pela saúde da sua mãe, repetindo o pedido várias e várias vezes: “- Meu senhor Deus, eu não quero mais nenhum dom especial, peço-lhe que cure minha mãezinha, por favor!” E assim, Deus ouviu as suas preces e logo, a mãe da garotinha Milly estava completamente curada, porém Deus com sua infinita bondade concedeu-lhe também de volta os seus dons especiais.
          Os tempos passaram e a Fadinha Milly cresceu praticando boas ações, sempre na companhia da sua mãe, ela tornou-se uma Fada do Bem e todos os dias a linda garota abria a sua janela, para contemplar o sol que resplandecia no horizonte e se encantava com um deslumbrante arco-íris que mesclava o azul do céu, com suas cores vibrantes. E assim, ela levantava a sua varinha e dizia:

“Pilim, pilim, pilim um desejo a seguir!
Giro e giro minha varinha de condão
Mais um sonho que tenho a construir
Vou conquistar o teu sincero coração.”

          Até a próxima aventura amiguinhos!
          Elisabete Leite – 14/11/2018  


 VARINHA DE CONDÃO

Gira e rodopia varinha de condão
Realize os meus sonhos e desejos
Brilhe bem dentro de meu coração,
E veja os meus anseios e ensejos...

A tua estrela reluz na minha alma
Ilumina o universo dentro de mim
O teu brilho é que me deixa calma
Traga-me uma felicidade sem fim...

Roda e gira na palma da minha mão
Faça fluir bons sentimento, o Amor
Minha vida é um carrossel de emoção
A tua Luz me enche de intenso calor...

Tons e cores dão graça a tua magia
Deixa colorido o lado negro da vida,
Os meus dias são de seleta alegria
Reencontrei minha infância perdida...

Ah, como é bom ser de novo criança!
E voltar a sentir diferentes sensações
Pulo, corro e me encho de esperança
Roda, gira e rodopia varinha de condão.

Elisabete Leite – 14/11/2018
         


CANTINHO DA TIA BETA


Tia Beta, o que é uma Fada?
Olá pessoal! Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a magia da Natureza, vamos falar sobre as FADAS. Prestem atenção:

A palavra Fada se originou do Latim “Fata“, plural de “Fatum“, que significa destino. Isso devido às histórias e aos contos populares onde as Fadas governam o destino dos homens, com suas varinhas de condão. São geralmente representadas com aparência leve, pequena e com asas, mas pode variar, pois as fadas podem assumir diversas formas.

De acordo com as histórias populares, as Fadas são alegres, ativas, temperamentais e inteligentes. Vivem abaixo dos montes, florestas e campos. Seus alimentos favoritos são néctar de flores, mel, leite e comidas naturais. Os melhores lugares para entrar em contato com elas são à beira do mar, ilhas, lugares iluminados de bosques e matos.
 
No dia 24 de junho se comemora o Dia das Fadas em todo o mundo. Nesta data, pessoas que acreditam ou gostam de Fadas, se juntam para celebrar com fantasias, reviver a infância, construir casas para Fadas, ler histórias de Fadas ou passear pela floresta. É celebrado nesta data pois é associado ao solstício de verão, celebrado pela cultura celta nos dias 23 e 24 de junho. Segundo a tradição, nesta época do ano é mais fácil ver uma Fada, pois a barreira entre o nosso mundo e o delas fica mais fraca.

Os contos de fadas têm pouquíssimas fadas. E quando elas aparecem, são sempre boazinhas e saem fazendo mágica. Mas as verdadeiras fadas, aquelas que vêm da mitologia celta (que não tem nada a ver com contos de fadas), não são bem assim. Elas continuam poderosas, algumas até podem voar, mas nem sempre são legais.

No livro Mitologia: Fadas, da editora Zastras, há uma lista de várias espécies destes pequenos seres, e o que cada um faz. É mais ou menos assim:

Tipos de fadas
Elfos – Costumam ser bonzinhos, brilhantes e generosos. ...
Pixies – Se parecem com os elfos, mas são menos luminosos e mais zombeteiros.
Gnomos – Eles vivem dentro da terra. ...
Duendes – São grandes trabalhadores. ...
Ninfas – São belíssimas e costumam seduzir os homens nas florestas e mares.
Goblins – Ranzinzas, feios e maldosos. Eles poderiam substituir as bruxas dos contos sem nenhum problema.
Hobgoblins – Parecem com os goblins, mas são menos travessos.
Brownies – O nome deles é igual ao daquele bolinho de chocolate. Eles cuidam de tarefas domésticas.
Espero que vocês tenham gostado da pesquisa

Fonte de Pesquisa:
Tipos de fadas - Estadão
https://www.anjosnet.com.br/fadas/
https://www.estadao.com.br/blogs/estadinho/tipos-de-fadas/




GENTILEZA GERA GENTILEZA

 Sim, Gentileza gera Gentileza
São nas boas ações dos dias
Que eliminamos as asperezas
Para viver em plena Harmonia...

É muito fácil ser sempre gentil
Pôr em prática as nobres lições
Neste mundo ao Bem ser servil
E galgar degraus na Evolução.

Gentileza é Virtude que existiu
Desde os primórdios da Criação
Por ela o Universo se expandiu.

Cabe bem em qualquer situação
Pois quem este dom conseguiu
Ah, vive a Paz, promove a união!

Elisabete Leite



VÍDEO

 Disney Fadas - Confeitaria Das Fadas
 Confeitaria das Fadas (mais conhecido como Tinker Bell: Confeitaria das Fadas) é uma curta de animação na franquia Disney Fadas produzido pela DisneyToon Studios lançado em 2013. Com a estrela no programa Master Chef Lisa Faulkner na versão britânica e Giada De Laurentis na versão americana que dublada a voz de Gelata a fada confeitaria


https://vignette.wikia.nocookie.net/disney/images/2/2f/Pixie_Hollow_Bake_Off.jpg/revision/latest/scale-to-width-down/270?cb=20180509215422&path-prefix=pt-br


Livro das Fadas para Imprimir e Colorir

Pinte com carinho e leve para a Tia Beta.











22 comentários:

  1. Bom dia crianças, bom dia amigos. Mais um sábado encantado com um belíssimo conto da Tia Beta sendo complementado com um belo poema e excelente pesquisa. Para finalizar Tio Jorge não esqueceu das atividades e trouxe um lindo livro pata imprimir e pintar.Use toda sua criatividade na escolha das cores, pinte com as cores do coração. Tia Beta vai ficar muito feliz. Bom final de semana para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo: ...um lindo livro para imprimir e pintar.
      Preciso fazer um curso de datilografia, daqueles de antigamente, ou será de Português? Vou me matricular em uma das turmas da Tia Beta.

      Excluir
    2. Obrigada, querido irmão Jorge Leite, eu estou sempre aprendendo contigo, pois ensinar é assim, uma troca de conhecimentos. Beijos💖

      Excluir
  2. Um brilhante momento de fantasia, a magia dos contos de fada no ar. Muito feliz, realizada, agradecida e lisonjeada por mais um Conto publicado em nosso Blog Maçayó, o Cantinho do Saber... Hoje, as Fadas tomam conta dessa fascinante página e com suas farinhas de condão realizam pedidos de montão. As ilustrações estão impecáveis o poeta Jorge Leite sabe nos emocionar, pois são imagens que fazem parte do Universo encantado das crianças, o livro das fadas para imprimir e colorir vou cobrar dos leitores e dos meus alunos, já o vídeo é puro encantamento. Ah, como é bom ser criança! Obrigada Jorge pela parceria e belíssima arte final. Vamos viajar comigo criançada nesse mundo de fantasia! Excelente leitura a todos. Beijos de Fadinha...

    ResponderExcluir
  3. É Fantástico pessoal! O mundo da fantasia em foco, a magia da criança abre as portas para as Fadas e suas varinhas de condão, tudo está perfeito por aqui. O Conto é magnífico, que traz uma mensagem de luz, amor e Fé. Estou deslumbrada com essa narrativa fascinante, com certeza irei trabalhar com os meus alunos essa página do blog. As ilustrações, as atividades complementares e o vídeo são mágicos, tudo belíssimo. Os poemas são sensacionais, tanto em conteúdo quanto em mensagem. Parabéns aos poetas. Aplausos Bete por mais esse encanto de conto. Abraços e boas leituras a todos!

    ResponderExcluir
  4. Mais um sábado lindo e maravilhoso para a criançada. Os esboços bem criativos para o deleite das crianças.
    Parabéns, Bete, pelo tema que escolheu, o mundo encantado das fadas.
    Parabéns ao Jorge pelas belas ilustrações.
    Bjos pra todos

    ResponderExcluir
  5. Fessora Bete minha mãe ajuda eu, amo muito as fadas o conto e lindo e as fotos, gosto das tarefinhas vou pintar tou apaixonada pela fadinha Milly kkkkk
    Estou filando o nome. beijos tia e tio da Laurinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia princesa Laurinha, que bom que você gostou de tudo. Estou feliz que a sua mãe esteja ajudando você, mando lembranças para ela. A Fadinha Milly também ama você e agradece a sua visita. Beijos e faças as tarefinhas de pitura.💫💖

      Excluir
  6. A página de hoje é pura fascinação, o encanto dos contos de fada contamina o sábado nesse maravilhoso blog. A poetisa e amiga Elisabete Leite compartilha mais um belíssimo conto que tem como temática as Boas Ações do dia e como personagem principal a encantadora Fadinha Milly e sua varinha de condão. Um verdadeiro show de magia e encantamento... as ilustações estão pura fantasia, o universo da criança é mágico. Os poemas estão dignos de aplausos e completam o tema do Conto. Show, show e show, não poderia ser diferente. Já o vídeo e as atividades complementares deram um toque especial à página de hoje. Os poetas estão de parabéns. O sábado no blog é dos pequeninos, sendo assim, eu voltei a ser criança! Abraços e bom final de semana a todos!

    ResponderExcluir
  7. Oi tia hoje e papai que ajuda laynne, eu gosto das fadas o conto e lindo e lindo e as fotos muito bela, tia quero uma varinha assim papai diz para eu pintar as tarefas. Bjs da sua aluna Laynne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia queridinha Laynne, muito feliz porque você apareceu e comentou. Gostei de saber que o seu pai ajuda você. Obrigada Laynne e senhor José pela visita. Beijos princesa de👑💖 Fadinha

      Excluir
  8. Que linda e mágica página infantil, parace até um mundo de sonho e fantasia; um conto de fada é o nosso sábado no Blog Maçayó. Uma fascinante narrativa da nossa amiga poetisa Elisabete Leite, sua personagem A Fadinha Milly e suas boas ações. As ilustrações estão deslumbrantes e os poemas são maravilhosos, já as atividades complementares e o vídeo completam o tema de maneira lúdica. Tudo perteito nesse sábado que é da criançada, pois eu também voltei a ser uma criança! Parabéns aos poetas e excelentes leituras a todos! Aplausos...

    ResponderExcluir
  9. Eita amigos, amigas e leitores que maravilha de página, um sábado de encantamento e muita magia, os contos de fada hoje se apresentam nesse sensacional Blog, que brilha tanto quanto a estrela que adorna a varinha mágica da Fadinha Milly que com o seu condão passa boas ações. A poetisa Elisabete Leite é um show de sucesso com esse seu belíssimo conto. Oa poemas estão perfeitos como também as ilustrações escolhidas a dedo pelo grande poeta Jorge Leite que é o abre alas dos comentários. Já as atividades lúdicas de pintura e o vídeo abrilhantaram mais ainda a página desse sábado. Também voltei a ser criança! Vejo vários Elfos e Duendes por aqui. Pura fascinação! Abraços e parabéns para os poetas. Feliz sábado a todos!

    ResponderExcluir
  10. Oi tia eu sou Gugu seu aluno e gosto do conto e lindo, gosto de saber que duede verde e fada, minha mamãe ajuda eu comentar. Vou pintar as tarefas viu beijo de Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo, fico feliz pela sua visita. Amei você aparecer e comentar. Um abraço para sua mãe! Pinte as tarefas com as cores do coração. Beijos e volte sempre! 👑💥💙

      Excluir
  11. Uma belíssima página do blog, que é um sábado de muita magia. Hoje, a amiga poetisa Elisabete Leite compartilha mais um sensacional Conto, que é a história da Fadinha Milly e suas boas ações. As ilustrações estão maravilhosas e completam totalmente a magia dos Contos de Fada. Os poemas são lindíssimos e expressam o mundo infantil. Gostei bastante das atividades complementares, a criançada viaja na fantasia das fadas e com o vídeo voltei a ser criança. Tudo lindo demais por aqui. Parabéns aos poetas e bom final de semana a todos! Abraços

    ResponderExcluir
  12. Sensacional página do blog, a amiga poetisa Elisabete Leite, hoje, compartilha mais um belíssimo conto, que é uma narrativa fascinante da Fadinha Milly e suas boas ações, virtudes e ensinamentos, tudo narrado de maneira mágica, especialmente para às crianças. Os poemas são puro riqueza e enfeitam perfeitamente o cenário. As ilustrações estão impecáveis, bem criativas e apropriadas ao tema abordado. O vídeo e as atividades complementares fecham a página de maneira notável. Orgulhoso por interagir por aqui. Parabéns aos poetas e abraços a todos! Um show mágico.

    ResponderExcluir
  13. Mais um conto infantil espetacular, um enredo de muita fantasia, com uma personagem pra lá de mágica, que é A Fadinha Milly e os seus dons especiais. Fico fascinada com as narrativas que nos fazem voltar ao tempo de criança, e a amiga poetisa Elisabete Leite é especialistas nessas narrativas. As ilustrações são belíssimas e pertinentes ao tema abordado. Gostei demais do vídeo, o poeta Jorge Leite sabe ilustrar com precisão. As atividades lúdicas fascinam qualquer um. Tudo lindo nessa página! Abraços e parabéns aos poetas.

    ResponderExcluir
  14. Passando para prestigiar o novo conto da minha amiga poetisa Elisabete Leite, uma narrativa com muita magia, o universo da criança presente em cada palavra, em cada frase e em cada parágrafo do belíssimo texto, um conto e uma personagem mágica com suas boas ações e varinha de condão. As ilustrações estão perfeitas e acompanham os efeitos especiais. Verdade pessoal, o vídeo faz a gente ser criança de novo. Amei as atividades complementares. Parabéns poetas! saudades de todos vocês... em cada sábado um novo conto, uma nova história e novos ensinamentos. Estou fascinada pela magia da página. Aplausos

    ResponderExcluir
  15. Bom dia amigos, amigas, alunos, alunas e leitores em geral, eu que agradecer a todos pelo carinho, ilustres visitas e gentis comentários, sem vocês o sucesso do Blog é sem brilho. Obrigada e beijos de luz!

    ResponderExcluir
  16. É com imensa satisfação que retorno ao Blog, para prestigiar e tecer meu comentário ao novo conto da amiga professora Elisabete Leite que compartilha mais uma vez um magnífico Conto infantil, com uma temática edificante, uma personagem encantadora e sua varinha de condão, praticando suas boas ações e resgatando sentimentos esquecidos. As ilustrações são mágicas tanto quanto o universo da criança. Tudo por aqui é um conto de fada, os belíssimos poemas e vídeo têm vida própria. Excelentes atividades complementares para o deleite dos pequeninos. Parabéns poetisa por mais esse escrito e ao blog aplausos pelo achado. Abraços e bom domingo a todos!

    ResponderExcluir