sábado, 3 de novembro de 2018

Adão, O Menino Que Queria Voar

Edição Nº 243 - Tema Infantil



ADÃO, O MENINO QUE QUERIA VOAR

Adão era um garoto como outro qualquer, nas suas horas vagas, vivia brincando com os coleguinhas na rua e, gostava de jogar bola, de competir no vídeo game, de andar de bicicleta, que era o seu hobby preferido, e de correr ladeira abaixo. O garoto era proveniente de uma família muito humilde, ele morava com os pais no Alto da Luz, em um subúrbio afastado da cidade, seus pais eram Catadores de Lixo, de onde eles tiravam o dinheiro para o sustento da família. Adão tinha um irmãozinho de três anos, o caçulinha do doce lar...

E mal amanhecia Adão já estava de pé, pois seus pais saiam muito cedo para labuta diária e, ele precisava cuidar do irmão menor, o dócil Carlinhos, ainda muito pequenino que até chupava chupeta. O garoto dava banho, alimentava o irmão e levava-o para Creche. Adão, depois dessa exaustiva rotina, ia à escola, na saída da mesma, ela apanhava o irmão na Creche e seguiam subindo e descendo ladeira, às vezes com Carlinhos no colo, até chegarem em casa... Já em casa, ele começava tudo de novo; dava banho no irmão e almoçavam juntos, depois ficava esperando os amigos para as brincadeiras vespertinas, enquanto Carlinhos dormia. Adão vivia aprontando com seus animais de estimação, ele puxava o rabo do gato Mimi, escondia a comida do cachorro Totó, balançava a gaiola do periquito Arnaldo e, ficava lá dizendo: - Ainda vou te soltar, pois você precisa voar e voar à procura de um ninho! Ele ficava lá olhando para a beleza do passarinho e, nem via o tempo passar. À noitinha, era hora de seus pais voltarem da lida diária, para o garoto poder respirar melhor e realizar as tarefas escolares. Quando seus pais chegavam sempre traziam algo novo; um carrinho para Carlinhos ou outros brinquedos interessantes para Adão, tudo achado no lixão. Seu pai carinhosamente lavava e pintava os achados, deixando-os novinhos, especialmente para os filhos. Adão aos onze anos de idade tinha um sonho, ele queria voar para poder conhecer outros lugares, cruzar novos horizontes e ultrapassar seus limites...
Um certo dia, Adão amanheceu diferente, sentia dores pelo corpo todo, um mal-estar constante, uma pontada na cabeça e febre. Sua mãe vendo o estado do filho falou para o marido que iria ficar em casa. Ela entrou no quarto de Adão e ficou conversando com ele:
- Meu querido filho, o que você tem?
- Não sei mamãe! Estou me sentindo estranho. Eu posso não ir à escola hoje? Perguntou-lhe o garoto.
- Sim querido, você pode ficar descansando, que hoje não vou trabalhar e cuidarei de Carlinhos. Respondeu-lhe sua mãe.
Assim, ele ficou bem quietinho descansando... De repente, ele sentiu como se alguém estivesse olhando para ele, pois Adão já não sabia se era sonho, sintomas da febre ou se tudo era real. Logo, o silêncio foi quebrado por uma voz suave que dizia:
- Menino Adão, você está me vendo? Eu sou o Arcanjo Rafael e vamos voar juntos.
- Eu posso vê-lo, senhor Arcanjo! O que é um Arcanjo? Ah, é verdade que vamos voar?! Perguntou-lhe o garoto.
- Sou Arcanjo da saúde e da cura. Adão, “Arcanjo significa, Anjo Principal, isto é, o mais importante e está na hierarquia divina acima dos Anjos...” Claro que vamos voar, eu quero que você conheça um lugar bonito. Respondeu-lhe o Arcanjo.
- Oba, o meu sonho será realizado, mesmo doente eu vou voar! Disse-lhe o garoto chorando de felicidade.
- Não se preocupe Adão! Segure minha mão com força, feche os seus olhos, que já vamos alçar voo. Disse-lhe o Arcanjo.
Assim, Adão segurou bem firme uma das mãos do Arcanjo Rafael, fechou os seus olhinhos e sentiu a brisa fria beijar-lhe o rosto. Logo, o Arcanjo mandou Adão reabrir os olhos, foi quando ele percebeu que estava voando. O garoto ficou fascinado com a beleza do cenário, ele já não sabia para onde olhar primeiro, pois lá do alto Adão podia contemplar as ondas espumantes que quebravam à beira-mar, podia se balançar nas nuvens, rodopiar e girar no ar, ele podia até voar com um bando de Andorinhas que passeavam voando pelo azul do céu, dando um espetáculo à parte. Porém, o que deixou Abel bem triste, foi quando ele viu crianças abandonadas que dormiam pelos bancos das praças, com frio, com fome e com sede. O Arcanjo percebeu que o garoto estava chorando e perguntou-lhe:
- Por que choras, pequena criança?

- Eu choro com pena das crianças que estão sozinhas, sem família, sem carinho, sem comida, sem escola, sem casa e sem nada. Respondeu-lhe Adão.
- Poupe suas lágrimas, Anjo Menino, porque muito ainda você tem para chorar. Disse-lhe o Arcanjo.
Poucos minutos depois, eles chegaram ao local pretendido, um lugar nunca visto antes pelo garoto, o cenário era deslumbrante, com muita relva verde e o colorido das flores, que deixavam o ambiente tranquilo, parecia até um Paraiso. E logo, Adão perguntou:
- Senhor Arcanjo, onde estamos? Tudo aqui parece tão perfeito!
- Adão, análise o que é perfeição para você! Diga-me o que você não pode ver aqui? Perguntou-lhe o Arcanjo.
- Senhor Arcanjo, eu não vejo meus pais, meu irmão, meus amigos, meus brinquedos achados no lixão, minha cama, minha casa, minha escola, não vejo meus animais e nem àqueles que amo. Sabe o que vejo: Minha família chorando por mim. Respondeu-lhe Adão.
- Então, para que voar, Adão! Se tudo que você precisa, você já tem! Saiba que estarei sempre te protegendo. Disse-lhe o Arcanjo.
Como em um passe de mágica, tudo desapareceu e Adão escutou a voz suave da sua mãe:
- Você se sente melhor, meu filho amado? Você estava falando sozinho?
- Oh mamãe querida, estou me sentindo muito melhor! Acho que estava sonhando. Respondeu-lhe o garoto.
Adão se levantou da cama, parou em frente a gaiola, abriu a portinha da mesma e deixou o periquito Arnaldo voar à procura de um ninho...
Os tempos passaram e Adão tornou-se um rapaz inteligente, responsável e honesto, foi trabalhar para o seu sustento e da sua família, ele não queria mais que os seus pais trabalhassem no lixão, pois ele queria que seu irmão terminasse os estudos. Desde aquele dia Adão sempre pede proteção, para ele e para sua família, ao Arcanjo Rafael.


Até a próxima aventura amiguinhos, muita proteção de Deus e Luz!

Elisabete Leite – 30/10/2018


 


POR QUE CHORAS NUVEM?

Pelas lágrimas causadas pela dor,
Sofrimentos contidos lá no coração
Tristezas e desilusão pelo desamor
Uma vida inteira de muita solidão...

Choro pelas crianças sem lar, comida
E pela injustiça da classe dominante
Pela ausência de toda Paz nessa vida
Pela família fragmentada e distante...

Choro pela mentira e falta da Verdade
Por um mundo sem Fé, Amor e União
Por pessoas que clamam por Liberdade...

E a permanente luta do povo cidadão,
Nessa falta de Igualdade e Fraternidade
Sofremos nesse mundo de imperfeição.

Elisabete Leite






CANTINHO DA TIA BETA:

Tia Beta, qual a diferença entre ANJO, ARCANJO, QUERUBIM E SERAFIM?

Olá pessoal, bom dia! Então, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os Anjos, os Arcanjos, os Serafins e os Querubins e as diferenças entre eles. Vamos viajar na companhia daqueles que, enviados por Deus, nos protegem, passam Amor, Luz e boas Energias.

Os Santos Anjos recebem as ordens dos Coros Superiores e as executam. Eles estão próximos da humanidade, convivem com a gente e estão a serviço das pessoas, são espíritos puros, criados por Deus, são instrumentos de justiça e misericórdia, são mensageiros entre o céu e a terra.

Os Arcanjos estão no mais alto Coro dos Santos Anjos. Eles são encarregados em transmitir tarefas, dons e responsabilidades aos Anjos. Recebem a luz Divina e tornam essa luz adequada para o uso dos Anjos, qualificando-a corretamente. É o Arcanjo quem sabe qual Anjo está melhor capacitado para receber determinada tarefa a ser executada por ele. Podemos dizer que o Arcanjo não só escolhe o Anjo específico para tal atividade, mas também lhe fornece a luz necessária para sua perfeita atuação. Arcanjo significa “Anjo Principal”, isto é, o mais importante e está na hierarquia divina acima dos Anjos. Os Arcanjos possuem grandes poderes e trabalham para o bem de todos, transmitem as mensagens divinas, iluminando os pensamentos de médicos, cientistas, governantes, ambientalistas, ecologistas, guiam comunidades, sociedades, são poderosos guerreiros da paz e transformam tudo.
 
Os Serafins pertencem à primeira esfera da hierarquia angelical, sua posição está próxima de Deus e desempenham suas funções diante do Pai. Esta ordem é considerada a mais elevada de todas, são encarregados de transmitir o Amor aos demais. Eles se posicionam próximos do Trono Sagrado e celebram com belíssimas canções e adorações sendo sentidos por nossos corações. Príncipe dessa hierarquia angelical: Metatron. Metraton significa “Rei dos Anjos”, simboliza o poder da abundância e governa todas as formas da criação em benefício da humanidade.

Os Querubins também pertencem à primeira esfera da hierarquia angelical. Eles são considerados guardiões da luz, das estrelas e mensageiros dos mistérios Divinos com a missão especial de transmitir a sabedoria. Príncipe dessa hierarquia angelical: Raziel. Ele é considerado o “Anjo dos Mistérios”, é o Príncipe do conhecimento, reside em Chochmak e simboliza o reino das ideias puras.

Espero que vocês tenham entendido direitinho a diferença entre eles. Beijos de Luz...

Nossas Pesquisas:
https://www.marciafernandes.com.br/site/diferenca-entre-anjo-arcanjo-querubim-e-serafim/


Nosso Vídeo
Miguel O Pequeno Arcanjo - Contos da Tia Sil.



 Imagens Complementares







18 comentários:

  1. Muita emoção, alegria, realização e gratidão por mais um conto publicado do nosso Blog Maçayó. Este Conto é muito especial, pois fiz em homenagem ao meu amado pai Jessé Horácio Leite pela passagem de seu aniversário (1/11), a pessoa mais religiosa que já conheci, portadora de grande Fé e enorme coração, para mim um Ser de Luz, que hoje brilha no céu. A página está magnífica do jeito que gosto, com imagem perfeitas e que definem o tema do conto, o vídeo é notável. Amei a pesquisas sobre esses Seres de infinita bontade. Tudo perfeito. Obrigada a todos, excelentes leituras e um feliz sábado. Feliz Aniversário Papai, nós te amamos! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Uma página espetacular, com um conto belíssimo da amiga poetisa Elisabete Leite que traz uma temática de muita Fé, boas virtudes, Amor e União de uma família. O anjinho menino Adão é um encanto de bondade, ele executou muito bem sua missão na terra. Fico agradecida pelo oportunidade da leitura, sou muito religiosa e amei o Conto. Aplausos por esse dom, você também é um Ser de Luz Bete. Tudo lindo por aqui, as imagens, o poema, o vídeo, a pesquisa e as diferentes mensagens. Parabéns aos poetas. Estou orgulhosa em ser sua amiga. Bom sábado e abraços

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, bom dia! Que maravilha de página amiga Elisabete Leite, seu Conto é puro ensinamento, os bons valores em foco; como não se emocionar cheguei a chorar com o personagem Adão, o anjo menino. Linda sua missão na terra, achei espetacular seu poema, tanto aprendi com a leitura de hoje, amei saber as diferenças entre Anjos, Arcanjos, Sarafins e Querubins, uma madeira prática de ensinar os alunos sem se posicionar religiosamente, uma verdadeira aula de arte/religião. Excelentes imagens sobre o tema "Trabalho Infantil Não", uma aula extra. Parabéns amigos poetas por mais uma aula no Blog. Abraços a todos. Orgulhosa de você professora Bete!

    ResponderExcluir
  4. Amiga Bete, Betânia tem razão ao dizer que você também é um "ser de luz." Parabéns pelo conto... voei com o menino Adão.
    Adorei seu poema POR QUE CHORAS, NUVEM?
    Homenagem bem merecida a seu pai.
    Bela narrativa sobre os anjos; adoro esse tema.
    As ilustrações estão perfeitas.
    PARABÉNS pelo belo trabalho! Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  5. tia bete o conto e lindo, o adao e anjo tia? gosto da historinha e mamãe ajuda na leitura eu e ela chorar. adao e bom beijos da sua aluna Laurinha letra grande ne tia kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Laurinha, pela visita e comentário, obrigada a sua mãe pelo carinho em interagir. Sim Laurinha, Adão é um Anjo de bondade, por isso o Arcanjo Rafael apareceu para ele, pois os Arcanjos são encarregados de transmitirem tarefas para os anjos. Entendeu? Sim princesa, os nomes próprios são grafados com letras Maiúsculas. Parabéns Laurinha e beijos💖

      Excluir
  6. Maravilhosa arte literária, um lindíssimo Conto com uma narrativa edificante e grandes mensagens. O enredo passa ensinamentos e bons valores, muito bem escrito em uma linguagem apropriada para o universo infantil. A amiga Elisabete Leite vai narrando essa incrível história e nós vamos voando com Adão nesse voo celestial. As ilustraçãoes, histórinha de vídeo, poema e pesquisa estão dando um show. É sim uma excelente página, como sempre, uma aula extra-classe. Parabéns aos poetas e aplausos Bete pelo Conto e pela temática. Um Show infantil para o nosso deleite!!! Abraços

    ResponderExcluir
  7. Um magnífico Conto, com muitas mensagens educativas, boas virtudes, grandes ensinamentos, Fé e a Luz do bem em cada palavra aqui narrada. Muito saudável fazer a leitura dessa página, pois o cenário nos transmite Paz interior. É um conto rico tanto em conteúdo como em ensinamentos. As ilustrações toca em um tema importante para ser compartilhado "o trabalho infantil". Bete tenho que aplaudir seu excelente poeta, muito bom ler-te amiga poetisa. Gostei bastante da pesquisa e o vídeo. Ensinando de maneira lúdica. Parabéns aos poetas. Um ótimo sábado a todos e abraços!

    ResponderExcluir
  8. Uma página brilhante, com um belíssimo Conto da minha amiga poetisa Elisabete Leite que traz uma mensagem fascinante, de Paz, boas energias, grandes ensinamentos, Fé e proteção celestial. Gosto muito dessas narrativas que nos fazem refletir sobre nossas ações nesta vida. Seu poema Bete é maravilhoso, como também as ilustrações, o vídeo e a pesquisa. Tudo perfeito com a proteção dos anjos. Fico realmente encantada com com os contos da amiga. Parabéns a todos e excelentes leituras. Abraços

    ResponderExcluir
  9. É sim amiga poetisa, Elisabete Leite, uma página sensacional, com uma narrativa emocionante e de grandes ensinamentos, boas ações, virtudes, Fé e boas energias, são os Anjos ao nosso favor. O pequeno Adão me deixou convencido, viemos à terra para cumprir nossa missão, a poetisa Bete já dizia isso em seus poemas. Tudo bem expressivo nessa página. O lindo poema, a pesquisa, as ilustrações e o alerta "não ao trabalho infantil". Que os Anjos continuem protegendo a contista para que ela escreva muitos e muitos Conto assim. Parabéns aos poetas! Abraços... Você é um orgulho amiga Bete!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde amigos e demais leitores! Passando aqui para comentar esse texto brilhante, que é o Conto da amiga professora Elisabete Leite... Uma reflexão sobre a vida, nossas ações e virtudes; uma narrativa que nos faz refletir e dar valor ao tudo que já temos, mesmo que esse tudo seja simples, mas que é maior de quem nada tem. O Conto apresenta conteúdo e ensinamentos, ideal para qualquer idade, porém o universo da criança está aparente. As ilustrações estão bem adequadas ao contexto do tema abordado. Gostei bastante do poema e do vídeo. Parabéns poetas e bom final de semana a todos! Aplausos professora Bete.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos, minha aluna Laynne não pode cometar, porque encontra-se febril e pediu que eu colocasse a oração do "SANTO ANJO DO SENHOR".
    Você vai ficar logo boa querida!

    Santo Anjo do Senhor,
    Meu zeloso guardador,
    Se a ti me confiou
    a piedade divina,
    sempre me rege
    me guarde
    me governe e
    me ilumine.
    Amém...
    Santo Anjo da guarda, guardai a princesa Laynne!

    ResponderExcluir
  12. Venho aqui prestigiar minha grande amiga poetisa Elisabete Leite com o seu belíssimo Conto que traz mensagens construtivas, que é uma narrativa em uma linguagem adequada ao público infantil como também as outras idades. O sentido de valorizar o que temos é abordado com perfeição... grande poetisa com o seu lindíssimo poema. Amei conhecer melhor sobre os Anjos, Arcanjos, Serafins e Querubins, o Cantinho da Tia Beta está sendo uma maravilhosa iniciativa. Amei as expressivas ilustrações e o vídeo, que completam o tema abordado. Tudo show! Parabéns amigos contista, poeta, poetisa e ilustrador! Saudades de vocês... abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  13. Muito lindo seu Conto amiga poetisa Elisabete Leite, uma temática de muita Paz e Luz, bons ensinamentos e bem reflexivo, o personagem Adão é adorável, pois encanta qualquer leitor com sua bondade, ele é um anjinho da Luz. Achei belíssimo seu poema e a mensagem que ele transmite, também gostei da pesquisa e das expressivas imagens ilustrativas. A página de hoje é puro encantamento. Conhecer mais sobre Anjos está sendo maravilhoso. Obrigada pelo tema e parabéns! Abraços a todos e excelente final de semana.

    ResponderExcluir
  14. Eu tbm venho prestigiar a página da prof. Bete. Sou professora aposentada. Naquela ocasião não tínhamos a Internet, para termos essa facilidade que temos hoje. Mesmo aposentada eu continuo ensinando, pois tenho um netinho a quem ajudo nas tarefas da escola. Esse blog muito nos ajuda nessa ocasião. Ele lê os contos da tia Bete e me faz perguntas interessantes. E assim, passamos horas agradáveis. Parabéns a tia Bete pela iniciativa em criar esse cantinho de muitos. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...Esse cantinho de muitos ensinamentos.

      Excluir
    2. Obrigada a todos os amigos e amigas pelas leituras, ilustres visitas e gentis comentários. Professora Darcy Campos, estou muito feliz pelo seu notável comentário, para mim é uma satisfação imensa interagir com os meus alunos leitores e com todos vocês. Forte abraço e volte sempre! Bom domingo!

      Excluir