sábado, 10 de novembro de 2018

Macacos me mordam...

Edição Nº 246


          DORINHA E TIÃO, HERÓIS DA SALVAÇÃO

          Era uma vez... Há muito tempo atrás, na floresta encantada dos Primatas, onde habitavam várias famílias de Macaco Rhesus, lá eles viviam muito felizes, em total liberdade e em plena harmonia. Mas, naquele dia ensolarado de verão, tudo parecia bem diferente, pois a floresta estava em festa, duas das mamães exibiam orgulhosas os seus belos filhotinhos que acabaram de nascer, a preguiçosa Dorinha e o esperto Tião, eles estavam aconchegados nos colos das suas mamães, porque assim que os filhotes nascem ficam dependentes dos cuidados maternos. O público presente era composto por um grupo de aproximadamente 24 (vinte e quatro) macacos de ambos os sexos e várias idades, que admiravam curiosos a graça dos dois novos filhotinhos...
          O tempo foi passando e à medida que os filhotinhos cresciam ficavam mais espertos e brincalhões, porém eles eram inseparáveis, viam grudados um no outro o tempo todo, feito papel de parede. Dorinha e Tião ficavam constantemente pulando de galho em galho, brincando de esconde-esconde e aprontando a toda hora com o restante da macacada. Na escola eles sempre chegavam limpinhos e cheirosos, mas logo arrumavam muita confusão, pois eles escondiam os lanches dos amiguinhos, o caderno de anotações da professora, eles deixavam a torneira aberta molhando todo assoalho e se espojavam no chão de barro e assim, eles voltavam para casa sujos e malcheirosos. Quando eles chegavam em casa suas mamães os deixavam de castigo, mas Dorinha e Tião subiam no galho mais alto da Figueira e ficam lá cantando uma animada canção:

“Lá, lá, lá... felizes a cantar,
Uma linda e animada canção
Aprontamos em qualquer lugar
E somos a dupla da confusão
Até de castigo queremos brincar
Lá, lá, lá... Ah, que animação!”

          Assim, eles ficavam cantando até adormecerem e quando acordavam, as brincadeiras recomeçavam, porém na hora do almoço, o prato preferido deles eram os vegetais, porque Dorinha e Tião amavam comer e eram muito ativos durante o dia. De repente, Dorinha chamou Tião que estava distraído comendo os seus vegetais fresquinhos:
          - Tião, venha olhar uma coisa! Estou vendo bastante fumaça! O que será?
          - Fumaça não faz mal nenhum, Dorinha! Respondeu-lhe Tião.
          - Tião, por favor! Estou vendo muito fogo. Será um incêndio na floresta? Disse-lhe Dorinha muito assustada.
          - Meu Deus, Dorinha! Sim, é um incêndio de grande proporção. Vamos correndo avisar aos nossos pais!
          Os dois saíram pulando de galho em galho até o local onde o grande grupo já estava reunido. Assim que eles chegaram, Tião foi logo falando:
          - Papai, o fogo já está muito perto, o que faremos?!
          - Tião, meu filho, precisamos transportar os menores pelo rio e, colocá-los em um lugar seguro, porque pelas árvores o fogo está se alastrando, pois é muito perigoso. Você e Dorinha são excelentes nadadores e devem atravessar os pequeninos até a outra margem do rio, enquanto os maiores ficam aqui apagando o fogo, pois precisamos salvar à floresta e preservarmos o nosso Habitat Natural. Respondeu-lhe seu pai em nome do grupo.
          Assim, Tião e Dorinha tinham uma grande missão a cumprir e, com muita responsabilidade, determinação e disciplina eles foram atravessando os menores, de um lado a outro da margem do rio, deixando-os em total segurança, bem distante do fogo ardente e protegidos das chamas, da fumaça e do calor. O grupo dos maiores trabalharam, exaustivamente, até que o fogo fosse totalmente extinto. Já era noite quando o incêndio foi controlado e, o trabalho continuava com a limpeza do cenário. Quando tudo se normalizou e os filhotes estavam são e salvos bem acolhidos. Os maiores fizeram uma reunião para agradecerem a Dorinha e o Tião pela maravilhosa atitude deles. Assim, o pai de Tião falou pelo grande grupo:
      
    - Tião e Dorinha, vocês são os verdadeiros heróis dessa situação, sem vocês não teríamos conseguido salvar o nosso Habitat Natural e nem os nossos pequeninos, que são o futuro da nossa espécie. Vocês são os heróis da salvação, foram bravos guerreiros e nós estamos orgulhosos de vocês. Foi o trabalho em equipe que fez a diferença nessa luta pela preservação. A União faz a força! Parabéns a todos!!! Parabéns Tião e Dorinha!!! Bravíssimo!!!
          - Obrigado papai, obrigado grande grupo! Em meu nome e em nome de Dorinha, queremos agradecer-lhes pela oportunidade. Respondeu-lhe Tião orgulhoso de si mesmo e da amiga.
          Assim, Tião e Dorinha saíram felizes, pulando de galho em galho, cantando, juntos, uma animada melodia.

“Lá, lá, lá... felizes a cantar,
Somos os heróis da salvação
Ajudamos a preservar o nosso Lar
A guerreira Dorinha e o forte Tião
Hoje, somos uma dupla popular
Lá, lá, lá... Ah, que animação!”

          Os tempos passaram... Tião e Dorinha se casaram, tiveram muitos filhotinhos e eles são considerados os pais heróis da salvação.
          Até a próxima aventura amiguinhos. Espero que vocês tenham gostado!

Elisabete Leite – 08/11/2018

HERÓIS DA SALVAÇÃO

Dois bebezinhos nasceram bem saudáveis
As suas mães os amavam de todo coração
Eles eram filhotinhos robustos, admiráveis
Que causavam, a todos, grande admiração
Até gostavam de brincadeiras incansáveis...

Viviam felizes, pulando de galho em galho
Aprontando com os amiguinhos da Escola,
Deixavam até água escorrer pelo assoalho,
Escondiam os livros, os cadernos e a sacola
Apimentados, eles ardiam tanto quanto alho...

Subiam no galho mais alto de uma Figueira
Ficavam de castigo pelas suas travessuras,
Para eles, a vida era somente brincadeiras
Tornaram-se grandes heróis pelas bravuras
Viram, de cima, o fogo queimar as madeiras...

Os bravos heróis nadaram bem de mansinho
Carregando, no colo, os pequenos pelo Rio
Deixaram em total segurança os filhotinhos,
Que foram salvos do fogo, da chuva, do frio
Hoje, são os grandes heróis, os queridinhos...

A Floresta, com toda certeza, foi preservada
Pelos macaquinhos, os heróis da salvação
Eles salvaram as árvores, o lar, sua morada
A linda Dorinha e o seu amigo esperto Tião
Agora, eles cantam uma música animada.

Elisabete Leite – 07/112018  

 
CANTINHO DA TIA BETA
 
Tia Beta, como vivem os Macacos?

          Olá pessoal! Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre esses nossos amiguinhos, os Macacos, algumas espécies, suas curiosidades e suas manias. Pois eles são animais inteligentes e brincalhões: Os macacos são animais muito importantes para o homem, pois são os “parentes” mais próximos na natureza. Além de guardar algumas semelhanças de comportamento com o ser humano, os macacos têm também algo muito fascinante. Exatamente por isso é que existem tantas curiosidades a cerca desses animais.
Conheça um pouco dos macacos e do seu universo no Reino Animal. É surpreendente o que a gente não sabe sobre esses animais fascinantes.

Características dos Macacos

O nome “Macaco” vem de uma expressão em banto africana “Makako” e se refere aos primatas antropoides e símios em geral. No Brasil, essa expressão se tornou designativa apenas dos cebídeos, os macacos conhecidos como macacos do Novo Mundo.
Podemos fazer uma definição bastante simples dizendo que macacos são os primatas que pertencem ao gênero Macaca. Já a designação de Mico, é dada para as espécies do gênero Cebus, ou seja, os pequenos macacos. Os saguis são animais que geralmente são chamados de micos.
Grande parte dos macacos é arborícola, o que significa que vivem em árvores. Poucas espécies têm preferência pelo solo, os Gorilas e os Mandris são um exemplo de espécie que preferem habitar o solo. A alimentação desses animais é quase que totalmente baseada em frutas, folhas, sementes, caramujos, pequenos anfíbios e alguns pássaros de pequeno porte.

Pessoal, segue algumas curiosidades!
Embora pensemos que sabemos muito a respeito dos macacos, acabamos descobrindo que, na realidade, não conhecemos nem metade dos seus segredos. Para quem gosta de saber mais sobre os animais, vai gostar de ler a respeito das curiosidades que levantamos sobre eles.
Gênero Científico Do Gorila
Muitos não sabem, mas o gênero científico do Gorila é “Gorilla, gorila, gorila”.

Quanto mede o Menor Macaco Do Mundo?
Geralmente, a imagem que temos de um macaco é um grande e forte animal, porém, o menor macaco do mundo mede, mais ou menos, o tamanho de um dedo indicador.

Bananas, Somente Sem Casca
É verdade que macaco adora banana, porém, tem que ser sem casca, pois quando eles comem a sua fruta favorita sem abri-la antes, os seus olhos e a sua língua ficam verdes. Dá até para saber quando isso acontece.

Filhotes Machos e Fêmeas
No universo dos macacos, a agressividade e as ameaças são uma constante e mesmo durante o período de gestação dos filhotes, as fêmeas passam por momentos bastante tensos.
As fêmeas que esperam filhotes fêmeas são vítimas de ameaças e também agredidas, enquanto que as fêmeas que estão esperando um filhote macho se encontram numa situação melhor em meio aos macacos machos.
Espero que vocês tenham gostado de conhecer mais sobre os nossos amiguinhos.
  
Nossas Pesquisas:
http://animais.culturamix.com/curiosidades/curiosidades-sobre-os-macacos






VÍDEO
 O Livro da Selva - Mogli
O Livro da Selva (The Jungle Book originalmente) é o título de um livro publicado em 1894, constituído de uma coleção de histórias do escritor inglês Rudyard Kipling, inicialmente publicadas em revistas de 1893 e 1894. As publicações originais contêm ilustrações, algumas do pai de Rudyard, John Lockwood Kipling. O livro foi escrito quando Rudyard morava em Vermont. Ele conta a história de Mogli, um rapaz indiano criado por lobos. O livro é mais conhecido por ter sido adaptado em um filme animado produzido pela Walt Disney Company e lançado em 1967. No Brasil, o livro foi publicado pela primeira vez em 1933 pela Companhia Editora Nacional como parte da Coleção Terramarear e foi traduzido pelo escritor Monteiro Lobato e foi intitulado O Livro da Jângal.




Ilustrado por John Lockwood Kipling








18 comentários:

  1. Que mimo de página infantil, estou muito feliz, agradecida e realizada por mais um Conto publicado no nosso Blog Maçayó, o Cantinho do Saber. Os nossos amiguinhos, Dorinha e Tião são os heróis da salvação que, hoje, estão embelezando o nosso recanto. Tudo está perfeito por aqui... são belíssimas ilustrações, os vídeos são engraçados, mágicos e educativos, tal qual o Universo da criança, muito colorido e grandes ensinamentos. Amei essa sensacional página e esses dois amores de personagens. Está do jeito que gosto! Hoje não teve foto da Tia Beta querido Jorge? Pois o Cantinho da Tia Beta agradece sua criatividade. Um ótimo sábado a todos e uma excelente leitura. Beijos de Luz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou corrigir, mas é o corre-corre, Betinha.

      Excluir
    2. Que lindo Jorge, ficou um charme! Obrigada querido, agora a página está completa. Te amo, meu irmão! 😙😙😙

      Excluir
  2. Professora Elisabete, eu estou deslumbrada com o seu conto de hoje, como sempre uma aula extra-classe, um encanto de temática os personagens Dorinha e Tião são duas fofuras, a mensagem do texto é perfeita e apropriada para nossos alunos, de certeza vou trabalhar com essa página do blog, pois as crianças vão adorar. As imagens são lindas e coloridas e os vídeos emgraçados e mágicos. Realmente vocês estão de parabéns. Abraços e bom final de semana a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltando para dizer o poema é lindíssimo, que na verdade é um miniatura de Conto. Parabéns Professora pelo Cantinho da Tia Beta, que é uma excelente iniciativa e ótima pesquisa. Gratidão pelo blog!

      Excluir
  3. Lindos e fofinhos Dorinha e Tião amo eles e o conto. Hoje mamãe me ajuda fessora Bete e gosto do filme dos macacos é a Laurinha sua aluna. Mamãe manda falar que é tudo bonito beijos Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, princesa Laurinha! Que bom que você e a sua mãe vieram visitar o Blog e que também gostaram do Conto, da Dorinha e do Tião, pois eles ajudaram a preservar as matas e o Habitat Natural deles. Linda a atitude dos nossos amiguinhos! Obrigada e fale para a sua mamãe que estou mandando lembranças para ela e família. Beijos querida em seu coração 💖💖

      Excluir
  4. Realmente, é uma página fantástica, bem completa e educativa, tanto em conteúdo quando em ilustrações, todo Universo Infantil está muito bem representado... Um fabulo Conto, muita graça nesses personagens bricalhões, sem falar na mensagem edificante que é, justamente, o forte nas narrativas infantis da poetisa e amiga Elisabete Leite. As imagens ilustrativas escolhidas pelo grande poeta e ilustrador Jorge Leite dão um show à parte, como também os vídeos engraçasdos e coloridos. Pode-se dizer que essa página é uma aula extra; gostei bastante do lindíssimo poema, harmonia e fantasia, dose dupla. As crianças vão amar os amiguinhos trelosos e heróis Dorinha e Tião. Ah, como é bom ser criança! Parabéns aos amigos poetas e boa tarde a todos!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde pessoal, sou apaixonada por essas páginas infantis. O colorido e a beleza me transporta de volta ao passado e me sinto realmente uma criança. O conto da nossa amiga Elisabete Leite é fantástico, uma narrativa bem infantil com uma mensagem primorosa, que os pequeninos conseguem ser crianças no momento de brincar, mas podem ser adultos nas atitudes. Somente uma criança consegue separar os diferentes momentos. As ilustrações estão lindas e coloridas, tanto quanto os vídeos e a pesquisa do Cantinho da Tia Beta, pois eu amei as curiodidades sobre nossos amigos macacos. Parabéns aos poetas! Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olha eu aqui a Laynne. Hoje é mamãe que ajuda eu tia bete, eu gosto do conto viu muito lindo eu quero um amigo como o tião e dorinha fofo demais. Lindo tudo mando lembrança para tio jorge beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, querida Laynne! Estou muito feliz pela visita, e mais ainda porque sua mãe está ajudando você. Obrigada pelo comentário, muito bom saber que vocês gostaram do Conto e dos personagens Dorinha e Tião os heróis da salvação. Beijos e lembranças para sua mãe e família 💖❤🌹

      Excluir
  7. Cada página infantil é uma surpresa. Muito boa a narrativa sobre os macaquinhos. A criançada vai adorar. Até eu voltei a ser criança e muito aprendi sobre os amiguinhos da floresta.
    Parabéns,tia Bete, por mais essa iniciativa.
    Parabéns também pro tio Jorge pelas ilustrações maravilhosas!
    Adorei o poema. Perfeito!
    Abraços e até a próxima!

    ResponderExcluir
  8. Eita pessoal, que página belíssima! O mundo encantado dos primatas em foco, um conto infantil maravilhoso da nossa amiga poetisa Elisabete Leite e a sua imaginação que passea em prosa e versos. Lindo poema que retrata muito bem o tema abordado. As ilustrações, como sempre impecáveis, a criançada vai adorar, por aqui tudo perfeito, vídeos e tudo mais. Voltei a ser criança pessoal! É colorido, mágico e fascinante as páginas de sábado neste blog. Sempre aprendendo no Cantinho da Tia Beta, que iniciativa! Parabéns aos poetas e abraços a todos! Show e show... tiro meu chapéu para os irmãos Leite. Até logo mais!

    ResponderExcluir
  9. Um sábado de muita magia, colorido e diversão na página do Blog, um maravilhoso conto infantil da nossa amiga Elisabete Leite que traz uma temática fascinante que é a história dos heróis Dorinha e Tião que com bravura e determinação preservaram a floresta. Amei as lindíssimas ilustrações e dei muitas gargalhadas com os lindos vídeos, recordações do tempo de infância. Parabéns Bete pelo lindo e expressivo poema e o Cantinho da Tia Beta sempre trazendo informações excelentes. Aplausos pela página poetas. Abraços e feliz final de semana a todos! Boa tarde!

    ResponderExcluir
  10. Passando rápido para prestigiar o novo conto da minha amiga Elisabete que hoje nos contempla com uma narrativa brilhante, a história dos heróis da salvação Dorinha e Tião. Que é um momento de arte com muito colorido e belíssimas imagens ilustrativas e um poema excelente que é o resumo do conto em versos. Fui transportada para o mundo do sonho e magia com os vídeo. Tudo aqui está perfeito. Parabéns amigos poetas Jorge e Bete. Saudades e abraços a todos!

    ResponderExcluir
  11. Uma belíssima página infantil de sábado, um conto lindo e mágico como o univetso da criança, pois a nossa amiga Elisabete Leite sabe viajar e emocionar os nosso pequeninos, o poema dela detalha em versos essa história de heróis que dão show de mensagem edificante. As ilustrações encantam com seu colorido e graça. Voltei no tempo e fui de novo criança com os vídeos. O poeta Jorge Leite sempre preciso nas escolhas. Ficou uma maravilha de página! Parabéns poetas! Boa noite!

    ResponderExcluir
  12. Quero agradecer a todos pelas ilustres visitas e gentis comentários, pois vocês são as chaves que abrem os horizontes para o sucesso do Blog. Quero desejar-lhes um maravilhoso domingo e um beijo no coração de cada um, também quero agradecer aos leitores e visitantes. Muito obrigada!💖🌹 Voltem sempre!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos! Estive viajando e somente encontro-me em condições, agora, de comentar. Caros amigos poetas, poetisas e leitores em geral estou encantado com as diferentes temáticas e mensagens abordadas nos belíssimos contos infantis publicados aqui no Blog. E essa narrativa é brilhante, brincando e ensinando a nossa amiga poetisa Elisabete Leite consegue passar para os pequeninos beleza, harmonia e ensinamentos de maneira lúdica. Bete, você está de parabéns. As imagens, pesquisas e vídeos é um show a parte. Aplausos para os irmãos Leite. Abraços...

    ResponderExcluir