sábado, 9 de fevereiro de 2019

De Volta as Aulas

Ano II - Edição Nº 284 - Tema Infantil
Tema das Ilustrações - De Volta as Aulas



SAUDADE DA INFÂNCIA

Saudade da primeira escola querida
De quando ainda era o grupo escolar
Nunca fui uma aluna séria e preferida
Mas eu sabia que precisava melhorar,
E continuar naquele agradável lugar.

Saudade de meu impecável fardamento
Saia plissada, blusa branca com gravata
Todos elogiavam o meu comportamento
De lá eu gostava e no coral eu cantava,
E os meus amigos vibravam a contento.

Que saudade do lanche leve e saboroso!
Das brincadeiras na hora do intervalo,
Ah, o livro novo e seu cheiro gostoso!
Quando pulava e dançava no embalo
E do inesquecível professor rigoroso.

Saudade das boas aulas de francês
Bonjour, Bonsoir, Merci e Pardon
Das lindas canções lidas no inglês
Até quando usei o primeiro batom
Ficava sempre a sorrir, com timidez.

Ah, saudade das amizades antigas!
Dos momentos vividos na Infância
Das cantigas de rodas bem divertidas
Da felicidade e correria de criança,
E minhas primeiras poesias tecidas! 
         
Elisabete Leite


VOLTA ÀS AULAS NO REINO ENCANTADO

          Era uma vez, no Reino Encantado, duas lindas e espertas joaninhas, Dora e Lena, que viviam voando por aí, de flor em flor, elas aproveitaram os melhores momentos das suas férias escolares se divertindo o máximo e ficavam aprontando e fofocando das outras coleguinhas lá de seu Vilarejo, viviam em um “ti ti ti” constante... Porém, o que era doce se acabou, pois o início das aulas estava próximo e as duas amigas já estavam com aquele friozinho na barriga com as novas expectativas de volta às aulas, pois eram tantas dúvidas e indagações que o novo proporcionava na vida delas, para Dora e Lena a volta às aulas, mesmo que fosse à mesma escola do ano anterior, era marcada por novidades para as duas amiguinhas e motivo de muita preocupação para elas. Sendo assim, elas ultimamente viviam se questionando constantemente: Será que as matérias serão difíceis? Como serão os novos professores? E se os novos colegas não gostarem da gente? E se não conseguimos cumprir todas as etapas? E se a chuva inundar a nossa escola? E se e se... Foi assim, o dia anterior da volta às aulas, em um “se e se” imenso.
          O sol brilhava deslumbrante e até um lindo arco-íris resplandeceu no céu no primeiro dia da volta às aulas... Dora conseguiu voar mais rápido e chegou primeiro na escola, enquanto Lena chegou logo depois, as duas se abraçaram, parecia até que há muito tempo não se viam. E ficaram a conversar antes da socialização e das boas-vindas do primeiro dia:
          - Ora, lá está o senhor Bartolomeu voando por aí! Exclamou Dora.
          - Pois é Dora, vamos voar até lá e falar com o Diretor Bartolomeu! Disse Lena.
          As duas faceiras joaninhas voaram até o diretor da escola e foi logo perguntando o que queriam:
          - Bom Dia, senhor Bartolomeu! O senhor descansou bastante nas férias? Perguntou Dora, curiosamente.
         - Bom Dia, jovens senhoritas! As duas estão bastante elegantes! Sim, mas também trabalhei para deixar a nossa escola mais limpa e acolhedora para recebê-las. Disse o senhor Bartolomeu e saiu voando.
         Ao seguir adiante, as duas se encontraram com a professora do ano anterior, dona Marta, que parou para cumprimentá-las e aproveitou para passar aquele sermão de costume:
         - Bom Dia, joaninhas elétricas! Vocês já estão preparadas para o início do Ano Letivo? Já localizaram a nova turma de vocês? Não se esquecerem do material escolar? Se comportem, por favor! Resmungou dona Ana e saiu em seguida.
          - Poxa, essa professora não mudou em nada, o mesmo “blá blá blá” de sempre! As joaninhas falaram em coro, voando para longe.
          Logo depois, as jovens joaninhas se dirigiram ao pátio onde estava acontecendo à leitura e chamada dos estudantes para as suas respectivas turmas. Como sempre, as duas amigas ficaram na mesma sala, desta vez no 2º Ano A, onde à professora Joana as recepcionou, elas estavam empolgadas, felizes e sorridentes:
         - Olá, Bom Dia para vocês, joaninhas lindas, aproveitem o dia de hoje! Exclamou dona Marta.
          - Venha Lena, vamos procurar um ótimo lugar para se sentar! Disse Dora, como líder.
         Logo, a professora começou a falar das disciplinas, do material escolar, dos livros novos, das avaliações, das atividades, do comportamento dos estudantes, do horário do uso ao banheiro e entre outros informes de praxes do primeiro dia de aula... As joaninhas não estavam prestando muita atenção no que a professora falava, pois o que elas queriam mesmo era o momento do intervalo para que elas pudessem conversar com os antigos amiguinhos e novas coleguinhas, interagirem com o novo grupo de joaninhas, os novatos e as novatas, a sensação do momento... Era hora do intervalo, como sempre Dora voava na frente esperando encontrar alguém ou algo interessante e, a tímida Lena vinha um pouco mais atrás. De repente, em uma parada descuidosa, Lena bateu de cheio em uma marquise que separava o pátio da cantina e desgovernada ela caiu no chão, todas as joaninhas voaram para ajudá-la, porém um novo amiguinho, Julinho, chegou primeiro e fez todos os galanteios possíveis... Era a primeira paquera do ano. Dora ficou uma fera, pois queria ser a primeira a falar com o novo amiguinho e foi logo puxando conversa:
          - Olá, muito obrigada por ajudar a minha melhor amiga! Sou Dora! Exclamou a jovem joaninha toda melosa.
        - Olá, o prazer é todo meu! Estou aqui encantado com a belezura da sua amiga, que parece que não sofreu nenhum dano com a queda. Disse Julinho.
       - Oi, eu sou Lena e estou  muito agradecida pela sua ajuda! Espero poder revê-lo em breve. Disse Lena agradecida.
      - Prazer te conhecer docinho, você é muito linda! Vamos nos ver com certeza. Respondeu-lhe Julinho.     
          Lena olhou firmemente para o novo amiguinho e saiu voando de mansinho, enquanto com o semblante fechado, Dora vinha um pouco mais atrás e seguiu sua amiga, as inseparáveis veteranas da escola. Elas retornaram para a sua sala de aula e novas atividades foram feitas e finalmente, as tarefas de casa. Após o toque insistente da campainha informando que era hora de voltar para casa “Ding Dong e Ding Dong”... As duas amigas joaninhas se apressaram e saírem juntas, voando de flor em flor, naquele ti, ti, ti de sempre. Pois, o maior babado havia acontecido no primeiro dia de aula: Julinho, o novo paquera de Lena... E assim, tudo transcorreu maravilhosamente bem no primeiro dia da volta às aulas.

         Até a próxima aventura, amiguinhos! Uma excelente volta às aulas.

Elisabete Leite – 07\02\2019


CANTINHO DA TIA BETA

Olá pessoal! Hoje vamos conhecer algumas dicas úteis para ser mais organizada na escola, pois é hora da volta às aulas, novas expectativas e o cheiro envolvente do livro novo... 

Com a volta às aulas, vem sempre aquela mesma promessa: ser mais organizada. A gente sabe que não é nada fácil, amiga, ainda mais depois de passar aquele tempinho gostoso sem fazer nada. Vendo vídeo no YouTube, falando no Whats com as amigas (da escola, claro!), fazendo brigadeiro de panela. Mas a verdade é que, com a organização, você sofre bem menos. Fica fácil achar as anotações, você evita perder prazos e, o melhor, conquista um tempinho livre para fingir que estar de férias de novo. Hahaha Ok, não vai ser igual, mas vai ser bom. Olhe aí as dicas que separamos!
1. Separe as matérias
Que tal já começar a organizar o seu material? Independentemente se você prefere usar cadernos, pasta ou fichário, já dá para dividir as matérias. Com isso você evita ficar anotando as coisas em qualquer lugar e perder depois. Não exige nenhum esforço manter cada matéria em seu lugar e você vai se agradecer por isso quando tiver muito conteúdo.
2. Anote tudo
Isso é muitíssimo importante. Provavelmente na sua sala você já viu algum aluno pedindo a matéria para outras pessoas, né?! Mas a questão é que copiar as anotações do outro não tem o mesmo efeito. Se você se organizar e anotar durante a aula o que estiver aprendendo, você assimila melhor e isso vai te ajudar na hora de estudar. Nada como ter todo o conteúdo à mão de uma forma que você entenda. Ah, e se ficar com qualquer dúvida, não fique com vergonha de perguntar até entender tudo!
3. Tenha uma agenda
Tem gente que não faz questão e fica contando com a memória ou anotando na mão, mas chega uma hora que fica difícil. Existem agendas pequenas que nem pesam na mala e, se preferir, pode baixar alguma no celular. Anotar as lições de casa, conteúdo da prova e prazos dos trabalhos desde o começo vai fazer toda a diferença quando você tiver muita coisa para fazer. Assim você garante que não vai esquecer-se de nada e fica mais atenta às datas. Você pode até escrever os seus compromissos diários nela também!
4. Estabeleça metas
Não precisam ser grandes metas, como tirar 10 em todas as matérias (sejamos realistas). Pense em coisas que você pode fazer a curto e longo prazo para que o ano escolar seja o melhor possível. Talvez não tirar nota vermelha? Ou, quem sabe, entregar todos os exercícios? Garantir as melhores notas no começo para ficar tranquila depois? Pense no que você acha que será alcançável e positivo para você e tente seguir. Com objetivos, fica mais fácil ter sucesso.
5. Evite faltar sem necessidade
Toda escola tem um limite de faltas. Sabendo do seu, tente não ficar faltando sem realmente precisar, por qualquer bobeira ou até preguiça. Nunca se sabe quando algum imprevisto vai acontecer e você, de fato, não poderá ir à aula. Além de tudo, correr atrás do conteúdo depois não é a mesma coisa que acompanhar o raciocínio no momento de aula.

6. Estude desde o começo
Não existe fórmula mágica para estudar. Cada um aprende melhor de um jeito diferente: pode ser lendo, escrevendo o conteúdo, resolvendo exercícios, fazendo fichas… Da forma que for ideal para você, tente ir estudando os conteúdos conforme eles vão sendo ensinados, assim você se assegura de que não tem nenhuma dúvida e reforça o que aprendeu. Além disso, na hora de pegar mais firme para as provas, você já estará afiada.
7. Pare de procrastinar
Deixar as coisas para fazer depois pode ser muito tentador, mas também pode te confundir toda e, pior, te fazer desistir. Tem tempo de fazer uma lição de casa em sala? Aproveite! Precisa fazer um trabalho para entregar? Comece logo. Quer fazer um resuminho para estudar? Nada te impede! Com certeza alguma experiência já te mostrou que deixar tudo para a última hora é desesperador.
Não é tão trabalhoso assim, vai? Se você levar isso com você desde o primeiro dia de aula, com certeza terá um ano incrível, organizado e com bons resultados!
Somente espero que vocês tenham gostando das valiosas dicas.  Ótimo início de aula a todos!

Por Marcela Bonafé
Publicado em 29 jan 2017, 17h20

Nossas Pesquisas:













18 comentários:

  1. Sensacional volta às aulas, uma belíssima página infantil de sábado para o nosso deleite. Estou muito emocionada a Tia Beta vestiu-se deslumbrantemente para receber os alunos, o tio Jorge sabe nos emocionar. As ilustrações estão dando um show à parte, estão lindas e expressivas e representam muito bem o tema. Tudo perfeito no mundo encantado das sapecas joaninhas. Estou agradecida e muito feliz por mais um Conto publicado, pois agora é para valer o início das aulas já e uma realidade. Obrigada meu Deus por mais um Conto publicado em nosso Blog Maçayó. Excelentes leituras a todos, aproveitem as dicas e que você estudantes tenham um feliz retorno. Show e show! Parabéns e obrigada! Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Uma magnífica página infantil de sábado no Blog Maçayó, mais um Conto brilhante da nossa amiga poetisa Elisabete Leite e seu volta às aulas no mundo encantado das joaninhas, uma emocionante narrativa. Belíssimas imagens ilustrativas, como sempre, e muito adequadas ao tema abordado. Adorei a excelente pesquisa sobre as dicas no Cantinho da Tia Beta, uma linguagem bem inovadora e bem na faixa etária dos estudantes. Parabéns para Bete pela deslumbrante look e aplausos pela arte final da página. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Tia bete e laurinha sua aluna que gosta de conto a historinha esta linda eu gosto das joaninhas e da escola. Minha mae ajuda eu, tudo lindo tia! beijo da laura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Laurinha, é o tio Jorge, tia Beta teve que se ausentar um pouco, mas já ela estará de volta para agradecer sua presença constante em nosso blog. Agradeço antecipadamente por tia Beta e feliz retorno às aulas. Nos veremos sempre aos sábados. Lembranças à sua mãe.

      Excluir
    2. Boa tarde, princesa Laurinha! Estou sem internet sem conseguir comentar. Quero agradecer seu lindo comentário e ajuda da sua mãe. Estou feliz que tenha gostado da historinha e do conto de volta às aulas. Um forte abraço para sua mãe e beijos de carinho.❤👑🍦

      Excluir
  4. Fessora e Laynne sua aluna que adora ler os contos do blog, amei as joaninhas e linda a historinha, voltei para escola. A fessora ta linda de Tia Beta. Minha irma ajuda eu. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Laynne, é tio Jorge, tia Beta está com dificuldade para responder às suas princesas. Quero agradecer a você ter comentar as historinhas da tia Beta. Ficamos contentes e felizes por sua visita. Um abraço para sua irmã que lhe ajuda sempre. Aguarde mais um pouco que tia Beta irá lhe responder.

      Excluir
    2. Boa tarde, princesa Laynne! Estou muito feliz por você ter gostado da historinha das joaninhas e agradecida pela ajuda da sua irmã. Feliz volta às aulas para você. Beijos da Tia Beta❤👱🍦

      Excluir
  5. Que historinha linda das joaninhas. Gostei bastante. Imagine as crianças.
    Parabéns, tia Bete, pela pesquisa. É importante a criançada saber como se organizar.
    Belo poema SAUDADE DA INFÂNCIA.
    Parabéns pelo conjunto!

    ResponderExcluir
  6. Venho aqui prestigiar a fabulosa página infantil de sábado, com o novo conto de volta às aulas da minha querida amiga poetisa Elisabete Leite, que hoje compartilha uma belíssima narrativa com as espertas joaninhas é sua maravilhosa aventura. Tudo por aqui está perfeito. Amei o novo look da professora no Cantinho da Tia Beta, muito moderno e inovador. Como também gostei da excelentes dicas para um organizado início de aula. O magnífico poema e as doces recordações da poetisa Bete no seu tempo de escola me fizeram chorar, muita emoção nessa página. Lindíssimas ilustrações bem ao gosto dela, que somente o poeta Jorge conhece. Estou encantada com o show mágico de hoje. Parabéns e abraços a todos! Saudades...

    ResponderExcluir
  7. Fessorinha e gugu seu aluno que gosta de conto, acho linda a historinha das duas joaninhas e da tia bete de roupa nova ficou linda e oje papai ajuda eu e ele gosta das dicas para eu estudar. Amo o blog do tio! beijo fessora de gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, meu aluno Gustavo! Hoje, eu estou com problemas na minha internet, pois está lenta e muito díficil de comentar e compartilhar. Estou por você haver gostado do conto e do blog. Agradeça ao seu pai pela ajuda e um abraço carinhoso de professora para você.🙋🍨💙

      Excluir
    2. Boa tarde Gugu, estou muito feliz por você gostar do Blog. As historinhas da tia Beta deixam o blog muito bonito. Sempre aguardo seus comentários. Dê um abraço em seu pai por estar presente nesses momentos de leitura. Continuaremos fazendo as páginas dos sábados para que você continue nos honrando com seus preciosos e encantadores comentários.

      Excluir
  8. Mais uma maravilhosa página infantilde sábado no blog Maçayó, com um belíssimo poema de abertura, que são recordações saudosas da amiga poetisa Elisabete Leite e mais um lindíssimo e mágico conto infantil do Reino Encantado das joaninhas e o início das aulas. A Tia Beta hoje veio fascinante com suas dicas pertinentes ao tema. Como sempre, as ilustrações estão impecáveis e bem distribuida ao longo da magnífica página. Um show de sábado... Emoções contidas em cada versos do poema. Parabéns aos poetas e abraços a todos! Saudades...

    ResponderExcluir
  9. Uau pessoal, que sensasional página infantil de sábado! Um belíssimo e mágico Conto de volta às aulas da nossa estimada amiga poetisa Elisabete Leite, que mais uma vez brilha no Blog Maçayó. O poema com as suas saudosas recordações está sensacional e emociona qualquer um... o poeta amigo Jorge mudou um pouco a arrumação da página colocando o poema de abertura, mas ficou tudo perfeito, pois o poema é um luxo. A pesquisa bem informativa e que são dicas para todos os leitores, já as imagens ilustrativas impecáveis sempre. Parabéns aos poetas! Bom final de semana a todos! abraços...

    ResponderExcluir
  10. Que linda página infantil de sábado com um belíssimo Conto da minha amiga poetisa, a querida Elisabet Leite que é pura fascinação. Um lindíssimo poema recheado de muitas recordações, saudosas lembranças do tempo de infância. A Tia Beta vestiu-se a altura da página, deslumbrante, para receber os alunos na volta às aulas e compartilhou dicas de grande importância para o esperado início do ano letivo. As ilustrações estão impecáveis e bastante expressivas, são originais para o tema abordado. Sempre fico encantada com as páginas de sábado aqui no Blog Maçayó, são narrativas que nos emocionam em todos os aspectos. Parabéns aos poetas e abraços a todos!

    ResponderExcluir
  11. Linda e muito linda a página de sábado, com um belíssimo Conto infantil da minha amiga poetisa Elisabete Leite e seus encantos mil, uma história brilhante das sapecas joaninhas e o início das aulas no Reino Encantado, a magia tomou conta mais uma vez do blog Maçayó, um lindíssimo poema recheado de muitas recordações saudosas, emocionantes lembranças da infância de Bete. São maravilhosas as dicas para os estudantes leitores... Já as ilustrações estão lindas e completam o tema abordado pela contista. O poeta Jorge Leite sabe nos enocionar. Deslumbrante look da Tia Beta na acolhida dos alunos. Parabéns poetas e abraços.

    ResponderExcluir