sábado, 23 de março de 2019

Cantinho da Tia Beta - Um Novo Conto

Ano II - Edição 296 - Tema Infantil
Tema das Imagens - Planetário - Nosso Sistema Solar


LUA BRILHANTE

Lua que ilumina os meus caminhos
Com manto brilhante que é seu véu
E reluz em todos os Astros vizinhos,
Deixa um rastro prateado pelo Céu...

Dama da noite que viaja pelo espaço
Lá Estrelas formam uma constelação
Elas são ligadas em um único abraço
Seu Luar faz fluir qualquer inspiração...

Lua é o único satélite natural da terra
É a dona de muitos versos e emoções,
Resplandece radiante por trás da serra...

Deixa o poeta voar na sua imaginação
Lua que beija o Sol e a noite se encerra
Em um adeus que faz chorar o coração.

Elisabete Leite – 21\03\2019


NOSSO E.T. FAVORITO

          Era uma linda noite de outono, estação onde as folhas das árvores ficavam amareladas e caiam em sinal de renovação, mas naquele momento o vento soprava mais quente parecia até que ainda era verão. O luar resplandecia prateado por entre as folhas das palmeiras, que bailavam no ar e as estrelas brilhavam tanto, como se elas quisessem contar algum segredo. Logo, a dama da noite foi iluminando todos os caminhos com seu brilho magnificente no céu que deixou o ambiente acolhedor...
          Os inseparáveis primos Pedrinho e Carlinhos corriam pelo caminho de pedra em direção a um pequeno riacho, eles moravam em uma casinha simples dentro da Fazenda Olho D’água, onde o pai de Pedrinho era o cuidador de cavalos. Carlinhos ainda era pequenino quando foi morar naquele lugar com os tios e, os meninos foram criados como irmãos. Os garotos ficaram parados por alguns minutos em frente ao riacho e depois, eles pularam para um bom banho noturno...
          A Fazenda era um lugar belíssimo e o que não faltava por lá, para eles, era muita diversão. Pedrinho e Carlinhos, aos dez anos, tinham exatamente a mesma idade, diferença apenas de meses, estudavam na mesma escola e frequentavam a mesma série e o universo deles era amplo, como o universo de qualquer criança. Eles viviam cavalgando pela relva sem rumo certo, tomavam banho de bica, se melavam na lama, corriam atrás das cabras leiteiras, para tomar um pouco de leite direto nas tetas... Porém, naquela noite eles pressentiram um clima diferente, eles não ficaram muito tempo se refrescando no banho, pois Pedrinho chegou a prever que algo iria acontecer:
          - Carlinhos, eu estou sentindo um clima pesado, acho que alguma coisa vai acontecer! Exclamou Pedrinho.
          - Deixe de besteira Pedrinho, o que pode acontecer nesse lugar tão pacato. Queria eu que algo acontecesse por aqui, para sairmos dessa mesmice. Disse-lhe Carlinhos.
          - Pois, olhe para o céu e veja como as estrelas estão em um pisca-pisca constante e a lua fica acenando para a gente. Deixe aflorar sua sensibilidade e sinta o Universo, ele está diferente! Exclamou Pedrinho
         - Não vejo nada, Pedrinho, deixe de imaginar coisas! Vamos para casa que é melhor. Disse-lhe Carlinhos.
       
  Os dois seguiram pelo caminho de volta, bem de mansinho, e de repente eles viram uma estrela se aproximando, ela reluzia com grande intensidade. Pedrinho ficou perplexo, completamente mudo, somente aguardando o impacto. O objeto foi aumentando de tamanho, parecia até uma bola de futebol, ficou flutuando por entre as folhas das palmeiras e logo depois, estacionou no chão. O objeto reluzente cintilava sem parar, enquanto os dois primos não paravam de tremer. Logo, a luz parou de brilhar e uma pequena abertura bem no centro da bola se abriu e de lá saiu uma minúscula criaturinha toda verde com duas anteninhas em cima da cabeça, era quase do tamanho de um lápis grafite. O pequeno alienígena se aproximou dos garotos, de primeira mão, ele parecia inofensivo. Pedrinho olhou para Carlinhos sem entender nada do que estava acontecendo e falou baixinho:
          - Carlinhos, eu estou com medo! Acho que estamos sonhando!
          - Não tenha medo, vamos tentar se comunicar com ele!
          A criaturinha verde quebrou o suspense e começou a falar em uma língua estranha e logo depois, ela ficou mexendo em vários botões que ficavam em seu braço esquerdo, que parecia um painel de controle e como um passe de mágica ele pôs-se a falar na mesma língua dos primos que ainda continuavam com calafrios de tanto medo.
          - Desculpe se assustei vocês, é que perdi o controle da nave, provavelmente por causa de alguma peça defeituosa. Preciso voltar urgentemente para o meu planeta. Eu moro em um planeta chamado Friento, lá é muito frio e aqui é quente se eu permanecer por mais tempo aqui na Terra, posso até morrer. Disse-lhes a criaturinha.
         - Homenzinho Verde, vamos ajudá-lo! Você vai ficar em nosso quarto até conseguir consertar a sua nave e voltar para seu planeta. Seja bem-vindo! Disse-lhe Carlinhos em nome dois.
          - Sim Carlinhos, vamos ajudar o nosso novo amiguinho! Exclamou Pedrinho.
          Assim, os três foram caminhando para casa e Pedrinho colocou a criaturinha verde no bolso e foram direto para o quarto. Os três ficaram matutando sem dormir, pois queriam encontrar uma solução, para o Etzinho voltar para o planeta dele, o mais rápido possível, eles já estavam cansados quando adormeceram. Assim, que amanheceu os garotos procuraram o homenzinho verde pelo quarto todo e não o encontraram, eles saíram correndo até as palmeiras, foi quando avistaram de longe a nave estacionada no mesmo local da noite anterior. Carlinhos bateu naquele objeto com força, uma portinha se abriu e o homenzinho verde apareceu.
          - Bom dia, Etzinho! Precisamos esconder sua nave, pois logo papai vira alimentar os cavalos. Disse-lhe Pedrinho.
         - Não fiquem preocupados, pois enquanto vocês dormiam eu consegui consertar minha nave e já estou de partida. Quero agradecer-lhes pela hospitalidade. Eu jamais me esquecerei de vocês! Disse-lhes a pequena criatura verde, agora já sei o significado da palavra amigo.
          - Siga em Paz, homenzinho verde!  Você agora é nosso amigo e sempre será Nosso E. T favorito. Disse-lhe Carlinhos.
         
O objeto reluzente flutuou no ar e saiu voando até desaparecer no céu, os primos ficaram em silêncio, por um bom tempo, olhando para o infinito do Universo e depois, saíram correndo atrás das cabras, como de costume. Todas as noites os garotos ficam olhando o céu na esperança de algum sinal do Etzinho, porém somente assistiam a lua dando o seu espetáculo no céu.
         Os tempos passaram Pedrinho e Carlinhos cresceram, conseguiram terminar os estudos e cada um seguiu o seu destino, porém eles jamais se esqueceram do amigo E. T e daquela noite inesquecível de outono.
        Até a próxima aventura pessoal!
        Elisabete Leite – 20\03\2019


CANTINHO DA TIA BETA
Planetas do Sistema Solar
Olá pessoal, estou aqui de novo! Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre os Planetas do Sistema Solar, que corresponde a um conjunto formado pelo sol, asteroides, satélites, meteoros, cometas e oito planetas com formas esféricas os quais descrevem órbitas elípticas.
Os planetas que compõem o sistema solar são:
  • Mercúrio,
  • Vênus,
  • Terra,
  • Marte,
  • Júpiter,
  • Saturno,
  • Urano,
  • Netuno.
Antes de 2006, Plutão era considerado um planeta do sistema solar, no entanto, pesquisas da União Astronômica Internacional (UAI) definiram três conceitos fundamentais para a classificação dos planetas:
  • orbitar ao redor de uma estrela;
  • possuir gravidade própria;
  • ter uma órbita livre.
Assim, Plutão foi considerado um planeta anão por não possui uma órbita livre.
Para saber mais: Sistema Solar.
Movimentos dos Planetas
Os Planetas estão em constante movimento de forma que giram em torno de sua própria órbita ou em torno do sol.
O “movimento de rotação” designa o movimento que os planetas realizam em torno do seu próprio eixo (equivale ao tempo de 1 dia).
Já o "movimento de translação" define o movimento que os planetas realizam em torno do sol (equivale ao tempo de 1 ano).
Características dos Planetas do Sistema Solar
Cada planeta do sistema solar possui peculiaridades de forma que são classificados de acordo com sua constituição.
Nesse aspecto podemos destacar dois tipos de planetas:
  • planetas terrestres ou telúricos (formado sobretudo por rochas), localizados mais próximos do sol como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte;
  • planetas gasosos ou jovianos (constituídos majoritariamente de gases), que possuem maior tamanho e menor densidade em relação aos terrestres: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Mercúrio
Mercúrio é um planeta rochoso, destituído de satélites e atmosfera rarefeita, sendo o menor planeta do sistema solar e o mais próximo do sol. Por esse motivo apresenta temperaturas bastante elevadas de aproximadamente 400°C.
Por outro lado, a face do planeta não iluminada pelo sol pode atingir temperaturas de aproximadamente -170 °C. O movimento de rotação do planeta é de 59 dias, enquanto o de translação é de 87 dias.
Conhecido como “Estrela D’Alva”, por causa de seu forte brilho, Vênus tal qual Mercúrio é um planeta que não possui satélite. Visível do nosso planeta, Vênus é o segundo planeta a partir do sol e o mais perto do planeta Terra.
Seu movimento de rotação é um dos mais lentos, com 243 dias para completar a volta em torno se si mesmo; e, o movimento de translação de 225 dias aproximadamente.
Curioso notar que mesmo sendo o segundo planeta a partir do sol (depois de Mercúrio), Vênus é o planeta mais quente do sistema solar, com temperaturas que podem atingir 480°C. Assemelha-se com o planeta Terra no tocante ao tamanho, composição, estrutura, massa, densidade e força gravitacional.
Terceiro planeta do sistema solar a partir do Sol, o planeta Terra é rochoso, com atmosfera gasosa e temperatura média de 15°C.
Possui um satélite natural, a lua, e a quantidade de água existente no planeta, também chamado de “planeta azul”, aliada à quantidade de oxigênio, permitem o desenvolvimento da vida no planeta, sendo o único do sistema solar com vida humana.O movimento de rotação terrestre dura aproximadamente 24 horas (tempo de 1 dia); enquanto o movimento de translação do planeta dura 365 dias (tempo de 1 ano), exceto nos anos bissextos, os quais apresentam 366 dias.
Quarto planeta a partir do sol e o mais visível do planeta Terra, Marte possui dois satélites naturais “Fobos e Deimos”, sendo o segundo menor planeta do sistema solar, atrás de Mercúrio.
Também chamado de “Planeta Vermelho”, devido às partículas de óxido de ferro presentes em sua atmosfera, o planeta Marte é um planeta rochoso, frio e seco.
O movimento de rotação de Marte assemelha-se ao da Terra, com duração de 24 horas e 37 minutos, enquanto que o movimento de translação do planeta é de 687 dias.
Planeta Gasoso (composto sobretudo por hidrogênio), Júpiter é o maior planeta do sistema solar, 1.300 vezes maior que o tamanho da Terra.
Quinto planeta a partir do sol, Júpiter possui o maior número de satélites, 67 satélites, e apresenta temperaturas de até -150°C.
Seu movimento de rotação dura 9 horas e 55 minutos, considerado o movimento de rotação mais rápido de todos os planetas do sistema solar; enquanto o movimento de translação do planeta corresponde a cerca de 12 anos terrestres.
Segundo maior planeta do sistema solar, depois de Júpiter, Saturno é conhecido pelos seus anéis, formados por rocha, gelo e poeira.
Sexto planeta a partir do sol, depois de Júpiter, Saturno é o planeta do sistema solar que possui muitos satélites: 62 luas.
Composto basicamente de hidrogênio, ele possui temperatura média de -140°C, sendo que seu movimento de rotação dura 10 horas e 14 minutos e o de translação cerca de 30 anos terrestres.
Terceiro maior planeta do sistema solar e sétimo planeta a partir do sol, Urano é um planeta gasoso que apresenta médias de temperatura de -185°C e possui 27 satélites.
Possui uma característica interessante tocante ao seu eixo de rotação com quase noventa graus em relação com o plano de sua órbita, que por sua vez é muito extensa.
Dessa forma, o movimento de rotação do planeta dura 17 horas aproximadamente, enquanto o movimento de translação dura cerca de 165 anos terrestres.
Planeta do sistema solar mais distante do sol e o quarto maior em tamanho, Netuno possui 14 satélites naturais e apresenta temperaturas médias de aproximadamente -200°C.
Trata-se de um planeta gasoso, formado principalmente por hidrogênio, hélio, amônio, metano e água. O movimento de rotação do planeta dura cerca de 16 horas, enquanto sua translação equivale a 164 anos terrestres.
Por: Rosimar Gouveia
Professora de Matemática e Física

Nossa Pesquisa:
https://www.todamateria.com.br/planetas-do-sistema-solar/

PLANETÁRIO - Stellarium Web Online Planetarium
Planetário Online, não deixem de visitar. Site em Inglês muito intuitivo e de fácil navegação..

Plutão - Planeta ou não?

Ceres


Imagens: Google Imagens - Pesquisa




18 comentários:

  1. Esperacular sábado infantil no nosso Cantinho de Saber! Um Abre Alas para o infinito do Universo, sua grandiosidade e beleza. O Conto de tem história, pois revisando o conteúdo Sistema Solar e Planetas com minha nova aluna Agatha, a garotinha fez uma reflexão incrível dizendo para mim: - Tia Beta, veja, se existe gente na terra, também existe gente em outros planetas! É isso? Assim, eu resolvi narrar uma história em versão infantil, com Etzinho verde e tudo mais, que foi um pedido dela. Estou agradecida, lisonjeada e muito feliz por mais um Conto publicado aqui no Blog Maçayó. A pesquisa e ilustrações dos Planetas estão magníficas, estou aqui encantada com a página infantil de hoje o toque de mestre do meu querido irmão Jorge Leite deixou o cenário mágico e deslumbrante. Tudo perfeito nesse show de sábado. É o Soneto é uma homenagem a Superlua de 21 de março. Parabéns e obrigada a todos. Abraços e excelentes leituras. Bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Uau, que página maravilhosa de sábado no Blog Maçayó! Um Conto além da imaginação da nossa amiga poetisa Elisabete Leite que até ETzinho verde trouxe para nossa criançada, muita criatividade para uma pessoa só. O Soneto em homenagem a Superlua está belíssimo e bem tecido com sua belas rimas que marcam o versejar da amiga. Agora gente, o Cantinho da Tia Beta está um show a parte, tanto em pesquisa quanto em ilustrações, estou aqui surpreso com tanta riqueza e beleza. Tudo fabuloso nesse sábado quente de março e essa aula extra. Parabéns aos poetas e aplausos pelo conjunto. Bom dia a todos e abraços...

    ResponderExcluir
  3. Tia e sua aluna Laurinha que ama conto e lindo o etzinho verde, eu queria ter um para brincar com ele. Gosto do poema da lua e as fotos dos planetas. Hoje tia arrazou, disse mamãe e eu. Mamãe ajuda eu a escrever. Amo o blog. Beijos da Laura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, princesa Laurinha! Estou muito feliz porque você gostou do Conto e do Blog. Eu também amei as imagens dos planetas. E fico agradecida pela sua mãe está ajudando você. Obrigada e lembrança a todos. Beijos❤🙆🍨👑👏

      Excluir
  4. Fessora Bete e Gugu seu aluno, ta lindo o conto e gosto do etzinho verde kkkkk amei a historinha, foi bom ele ir para o planeta dele. As fotos do tio tao linda. Beijos lindo tudo! Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Gugu! Muito feliz pela sua visita e por gostar do Conto e de tudo no Blog Maçayó. Agradeço a ajuda de seu pai que deve estar te acompanhando. Volte sempre! Lembrança a todos da sua família e forte abraço.🙋💙👏👏👏🍦🍨

      Excluir
  5. Está deslumbrante a página infantil de sábado aqui no Blog Maçayó, com um fabuloso e criativo Conto da amiga querida Elisabete Leite, com direito a um Etzinho verde, uma gracinha de alienígena e as ilustrações do mestre poeta Jorge Leite e sua arte de ilustrar. Eu acho que existem vidas rm outros planetas, assim faz sentido o Universo. Magnificas ilustrações dos Planetas como também da lua. Está excelente a pesquisa no Cantinho da Tia Beta e um maravilhoso soneto. Amo todas as páginas do Blog, pois são sempre educativas. Parabéns aos poetas. Abraços... Beijos e aplausos amiga Bete

    ResponderExcluir
  6. Estou fascinado pela página infantil de hoje, aqui, no Blog Maçayó. Gente, a imaginação da amiga poetisa Elisabete Leite não têm limites, falar de alienígena, Etzinho verde é de surpreender mesmo. Sou apaixonado por Ficção Científica, pois esse Conto parece um bom filme... um cenário campestre, uma Superlua e um homenzinho verde é ter muita imaginação e inspiração sem fim. Aplausos mil. Belíssimo soneto e magníficas ilustrações, como também está excelente a pesquisa no Cantinho da Tia Beta. Amigos, me perdoem, estou apaixonado por essa página educativa, de muito bom gosto. Parabéns aos poetas pelo conjunto! Saudades... Um bom sábado a todos!

    ResponderExcluir
  7. Fessorinha é Laynne sua aluna que ama Conto. Gosto muito de etzinho verde e da historinha e ele foi para casa dele. As fotos do tio Jorge tem etzinhos verde e um com tres olhos kkkkk amo o blog tia. Mamãe ajuda eu e manda beijo. Gosto dos planetas e da lua. Sua aluna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, princesa Laynne! Estou feliz pela sua visita e por você e sua mãe gostarem do Conto e do Blog. Também amei todas as fotos. Sim, o tio Jorge sabe escolher as melhores. Agradeça a sua mãe e beijos da sua eterna professora.❤🤗😚👑🍦🍨

      Excluir
  8. Venho aqui prestigiar a minha amiga querida Elisabete Leite com seu belíssimo Conto que foi muito além do céu. Outros horizontes e outros planetas. Magnífico soneto em homenagem a Superlua e uma excelente pesquisa no Cantinho da Tia Beta. As ilustrações como sempre estão impecáveis e hoje a página infantil superou seus limites. Um verdadeiro show de beleza e ótimas aprendizagens. O homenzinho verde é uma fofura, que Maciel me perdoe, mas também estou apaixonada. Parabéns aos poetas pelo conjunto e por mais um fantástica partilha. Boa tarde! Saudades e abraços a todos...

    ResponderExcluir
  9. Uma maravilhosa página infantil de sábado no Blog Maçayó. Com tanta riqueza de cenário que possibilita o leitor viajar no Universo. Achei lindíssimo e bem criativo o Conto da nossa amiga poetisa Elisabete Leite, o Universo da contista é infinito. O Soneto ficou perfeito, que são versos de puro encanto poético. Excelente a pesquisa no Cantinho da Tia Beta e as ilustrações estão dando um show à parte. Parabéns aos poetas pelos conjunto. Uma página educativa digna aplausos. Boa tarde a todos!

    ResponderExcluir
  10. Está maravilhosa a página de hoje. Não só para as crianças, mas pra nós também. Pesquisas importantes sobre os planetas. Adorei. Parabéns, Bete, pela história fantástica de hoje. Parabéns pelo conjunto de informações.

    ResponderExcluir
  11. Mais uma belíssima página infantil de sábado, com muitas informações, aprendizagens e conteúdo. Um conto maravilhoso e criativo da amiga poetisa Elisabete Leite e sua história incrível de um homenzinho verde. Um Soneto lindo em homenagem a Superlua de Março e um excelente pesquisa no Cantinho da Tia Beta. Já as ilustrações eu concordo com os outros amigos é um show à parte. Bete, eu gostaria de saber se o tema E.T. procede na realidade? Parabéns aos poetas pelo conjunto. Uma boa tarde e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, uma boa tarde a todos! Obrigada Betânia pela excelente interação de sempre. Eu irei me posicionar em dois ângulos: o primeiro em relação ao assunto de VIDAS EM OUTROS PLANETAS, por que não? Acredito que sim, como a nossa terra é habitada, outros planetas também são, já li bastante sobre o assunto e tenho a minha decisão formada, mas sobre a conjuntura atual do Conto compartilhado, hoje, é tudo fantasia, o Etzinho verde e demais personagens, foram extraídos da minha imaginação, fazem parte do enredo de uma história. Espero ter sido clara. Saudações a todos. Beijos no coração de cada um.

      Excluir
    2. Você foi clara minha amiga... você é o máximo! Beijos

      Excluir
  12. Voltando ao Blog Maçayó para agradecer a todos pelas ilustres visitas e gentis comentários, o carinho de vocês a uma prova de amizade. Sinto-me feliz por mais esse momento. Abraços e um bom domingo!❤❤❤💙💙💙💙❤❤❤

    ResponderExcluir