sábado, 20 de abril de 2019

Páscoa no Bosque Encantado

Ano II - Edição Nº 308 - Feliz Páscoa
Tema das Imagens - Páscoa


PÁSCOA NO BOSQUE ENCANTADO

          Era uma vez lá no Bosque Encantado dos Coelhos, exatamente no mês de outono, na estação em que o vento sopra, com mais intensidade, fazendo com que, as folhas das árvores bailem no ar; quando estas mudam o seu verde, ficando amareladas, até que elas caem, a secarem, para dar lugar às novas, em constante e quase infinita, renovação...
         
Neste magnífico Bosque, a paz é uma constante; e os coelhos costumam descansar, sobre a relva, aproveitando a magia das noites de luar e o seu brilho prateado no céu, em conjunto com o cintilar das estrelas. Já durante o dia, neste exuberante lugar, o sol sempre brilha dourado e também resplandece um fascinante arco-íris com seu colorido especial, nas diferentes cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Dizem que Fadas e Elphos habitam neste local, que é de um encantamento único, muito mágico (Sabe-se que as Fadas são os seres mágicos, femininos, porquanto delicados; e os Elphos são, como se, as mesmas criaturas, pelo lado masculino), e há, também, os Duendes, mais levadinhos, mas só em brincadeiras sem maldade. É justamente nesta época que os coelhos trabalham com mais intensidade, eles são ajudados por essas Fadas, Elphos e Duendes, pois os coelhos são encarregados de fabricarem os saborosos e coloridos Ovos de Páscoa, como também diferentes balas e doces, que serão distribuídos para todas as crianças no domingo de Páscoa. Os coelhos, habitantes deste Bosque, são
unidos e compartilham as tarefas diárias, em uma comunidade organizada, onde todos vivem em total harmonia. O ambiente é pacífico e bastante acolhedor, não existe diferença entre grandes e pequenos, pois por lá todos convivem, em igualdade, na solidariedade, estando o Amor presente em cada coração e, é este o maior encantamento deste lugar, que o diferencia dos demais... Enquanto no período que antecede a Páscoa, os coelhos e seus ajudantes trabalham sem parar, é no dia da Páscoa, que eles aproveitam para festejar aquele momento tão relevante, do período outonal...
          Justamente, naquele domingo de Páscoa, a apimentada Nina e a sapeca Dorinha amanhecem radiantes, pois elas querem comemorar em grande estilo sua festa de Páscoa, comendo muitos ovos e brincando sem parar. As duas coelhinhas saem correndo em um ti ti ti, uma conversa comprida que não se acaba mais, elas foram à procura de folhas, que iam servir de ornamentação para o local da festa; elas viram de longe, o vovô Jeremias, um sábio coelho que cochilava debaixo de uma árvore frondosa: um Jacarandá-da-Bahia. Ele aproveitava seu sono à sombra daquela espécie centenária, pois a mesma pode viver até 500 anos ou mais. O coelho tinha um semblante tranquilo, parecia até sorrir, pois sonhava que estava se refrescando em uma enorme cachoeira, onde a água sempre caia devagar, formando cristais coloridos, as jovens coelhinhas se aproximam do amável Coelho e Nina foi logo gritando:
          - Ei vovô Jeremias, acorde!
          O Coelho, apavorado pelo susto que levou e ainda atordoado pelo sono, falou, compassadamente:
          - Nina e Dorinha, por favor! Eu estava dormindo profundamente e, sonhava que me banhava em uma bela cachoeira, ouvindo o tamborilar dos pingos d’água em contato com as pedras que ficam à margem e com o susto, eu quase me afoguei!
       
  - Vovô querido, hoje é Páscoa, é dia de muita festa, aqui, no Bosque! Exclamou a linda Dorinha.
          - Minhas netinhas, a comunidade já organizou tudo, trabalhamos bastante para não haver intercorrência, vocês sabem que este dia é muito especial para todos nós. Disse-lhes vovô coelho.
          - Nós sabemos vovô amado, por isso queremos comemorar em grande estilo! Agora, foi Nina que exclamou.
         - Minhas preciosas netinhas sentem aqui, bem juntinhas de seu vovô, que irei explicar-lhes o verdadeiro sentido da Páscoa, que não é apenas ovo de chocolate, doces e balas. O sentindo da Páscoa é também é outro: “A Páscoa no passado representou a libertação do Povo Judeu da escravidão do Egito, a Páscoa, hoje, comemora a ressurreição de Jesus Cristo o nosso salvador, pois é o momento de festejar com alegria tudo que Deus fez e continua fazendo por todos nós”. Disse-lhes senhor Jeremias.
          - Uau vovô, que lindo! Vamos declamar uma Poesia para o senhor. As netinhas respondem e declamam juntas.
Páscoa é a Divina Luz,
Deus é tudo, puro Amor
É ressurreição de Jesus
O nosso único Salvador...
          - Bravíssimo! Agora, netinhas lindas, vamos festejar em família com muito Amor e alegria. Disse-lhes o sábio vovô.

          Assim, os três seguem de mãos dadas até o local do evento... Quando eles entram no salão de festa, as belas e jovens coelhinhas choram de tanta emoção, tudo estava perfeito, do bolo à decoração. Anjos flutuam por toda parte, uma bandinha toca uma sublime melodia, os pequeninos acompanham o ritmo batendo palmas, os grandes se abraçam em sinal de harmonia, a Paz reina naquela comunidade. Na mesa, os alimentos estão deliciosos, muitos ovos de diferentes cores, balas, doces, sorvetes e muita felicidade. As coelhinhas soltam às mãos acolhedoras do avô e correm para participar da animação, pois já é Páscoa, elas vão festejar com muito Amor no coração.
          Foi assim, a Páscoa no Bosque Encantado dos Coelhos! Até a próxima aventura, meus amiguinhos! Uma Feliz Páscoa a todos!
          Elisabete Leite – 20\04\2019


CANTINHO DA TIA BETA
Olá pessoal, estou aqui mais uma vez! Hoje vamos Conhecer o significado dos símbolos da Páscoa. Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Vamos agora conhecer os símbolos da Páscoa.
O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica “pessach” (“passagem”), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu. Ainda hoje a família judaica se reúne para o “Seder”, um jantar especial que é feito em família e dura oito dias.

Os símbolos da Páscoa

Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos. De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.

Ovo de Páscoa

De todos os símbolos da Páscoa, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças. Simboliza o nascimento  e a vida. Na Antiguidade, os povos costumavam presentear os amigos com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos cozidos e pintados foram substituídos, nos nossos dias, por ovos de chocolate que fazem as delícias das crianças.

Coelho da Páscoa

Os coelhos surgiram como símbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vida.

Cordeiro

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. É o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Novo Testamento, simboliza Cristo que é o Cordeiro de Deus.

Sino

Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações. O sino é também um símbolo da páscoa, pois no Domingo de páscoa, tocam de uma forma festiva anunciando a ressurreição de Jesus Cristo.

Círio Pascal

As velas são uma marca das celebrações religiosas pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na Vigília Pascal, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e utilizam-no para reacender todas as velas da igreja.

Colomba ou Pomba Pascal

O bolo em forma de pomba significa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos quando Jesus Cristo ressuscita.
Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado. A pomba é também símbolo da paz.
Espero que vocês tenham gostado da pesquisa.
FELIZ PÁSCOA!


Nossas Pesquisas:




 Atividades da Páscoa

Vamos pintar os símbolos da páscoa
 


 





16 comentários:

  1. Meu Deus, obrigada senhor! Tudo tão mágico e lindo nesta maravilhosa página infantil de sábado em nosso Cantinho do Saber, o nosso Blog Maçayó, que hoje festeja a Páscoa dos pequeninos, em grande estilo. A fantasia toma conta deste Blog e a narrativa do Conto voa em nossa imaginação. Mais uma vez estou emocionada, agradecida, encantada e muito feliz por mais um Conto publicado aqui. As ilustações estão fantásticas e o munto encantado se faz presente. Amei o novo visual da Tia Beta e as atividades complementares. Parabéns para nós por mais este momento de arte. Obrigada querido irmão pela arte final e conjunto. Excelente leitura a todos e uma Feliz Páscoa! Abraços... Um show de magia e encantamento!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma belíssima página infantil de sábado, uma comemoração mágica de Páscoa infantil, assim como o universo da criança. Com a fantasia de um Conto de Fada no tempo real. Hoje a amiga poetisa Elisabete Leite nos presentea com esta narrativa brilhante que é um enredo mágico escrito especialmente para as crianças. Que agora sejámos crianças para entender o significado da Luz de Deus, a ressurreição de Jesus e os símbolos da Páscoa. As imagens ilustrativas estão encantadoras. A pesquisa no Cantinho da Tia Beta está excelente, que veio vestida a caráter para as festividades. Tudo está perfeito por aqui. Parabéns poetas! FELIZ PÁSCOA a todos! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Tia Bete e Laurinha sua aluna que ama conto e gosta da historinhas dos coelhinhos, estou feliz que hoje e festa de páscoa no blog. Tudo ta lindo tia, gosto de ovo de chocolate e das fotos e tarefinhas. O tio sabe enfeitar, sei que Jesus nasceu de novo. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, princesa Laurinha! Estou muito feliz porque você gostou do conto e da festa de Páscoa aqui no Blog. Sim querida, Jesus Cristo vive, e viverá para sempre em nossos corações. Faça todas as tarefas e aproveite o domingo de renovação em família. Lembranças para sua mãe, pois sei que ela está perto de você. FELIZ PÁSCOA! Beijos da sua eterna professora.😇💗👯🐰🐇🎉🎊

      Excluir
  4. Uma magnífica página de Páscoa, as crianças merecem festejar com magia, fascinação e encantamento esse momento de renovação e ressurreição de Jesus Cristo, que renasceu por Amor. O Conto é lindíssimo, recheado de muita fantasia, que parece até um Conto de Fada, com a história da festa dos coelhinhos um dos símbolos da Páscoa. A pesquisa no Cantinho da Tia Beta está ótima e Tia Beta arrasou no estilo, deixando o Blog Macayó um encantamento só. Lindas e expressivas ilustrações compartilhadas, os irmãos Leite sabem nos emocionar. Também gostei bastante das atividades extras. Parabéns poetas. Abraços e FELIZ PÁSCOA para todos nós! Aplausos Bete!!!

    ResponderExcluir
  5. Fessorinha é seu aluno Gugu que ama conto e gosta muito da historinha de páscoa, dos coelinhos, dos ovos de pascoa, das fotos do tio e das tarefinhas. A festa ta linda. Aqui papai ajuda eu e ele gosta do blog. Fico feliz na festa de nossa pascoa. Fessora coma chocolate amanha e beijos do seu aluno que sente saudades Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, meu aluno Gustavo! Fico muito feliz por você e seu pai gostarem do conto e do Blog. A festa da nossa páscoa está mesmo linda e bastante animada. Espero que neste domingo de ressurreição você festeje esse momento em família e coma muitos ovos deliciosos. Agradeça seu pai pela ajuda e saudades de vocês.🙋🎉🎉🎊🎊🐰🐇😇

      Excluir
  6. Boa tarde, pessoal! Voltando ao Blog após uma temporada afastado pelo trabalho, estive viajando e somente ontem retornei ao Recife com muita saudade de todos. Uau, que maravilha de página infantil, que hoje faz uma festa de Páscoa para nós e os pequeninos. E a nossa amiga poetisa Elisabete Leite compartilha um conto apaixonante, muita magia e encantamento, com os coelhinhos de Páscoa e duendes e tudo mais. Adoráveis imagens ilustrativas e uma excelente pesquisa no Cantinho da Tia Bete que veio bem diferente, uma pura magia. Gostei muito das atividades complementares. Parabéns aos poetas e FELIZ PÁSCOA a todos vocês amigos e leitores. Abraços...

    ResponderExcluir
  7. Tia e sua aluna Laynne, que ama ler historinhas e conto e gosto muito da historia dos coelhos e ovos de pascoa. Gosto das fotos do tio e das tarefinhas. Mamãe ajuda eu no comentário ela fala que não pode errar. Fessora bete sinto tanto sua falta eu ontem chorei porque nao teve festa na escola e no blog tem festa. Amo o blog tia. Beijos da sua sempre aluna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, princesa Laynne! Fico tão feliz por você gostar do conto e do Blog. Agradeça sua mãe pela ajuda e visita. Não precisa chorar, tenho certeza que haverá festa na próxima semana. A festa daqui está animada, estamos festejando a ressurreição de Jesus. Faça as tarefas que depois passarei para apanhar. Beijos de sua sempre professora. Sinto saudades!👯💗🐰🐇🎉🎊😇

      Excluir
  8. Uau, meu amado Jesus! Como está magnífica a página infantil de sábado, com uma belíssima festa de Páscoa para nossa criançada, tudinho aqui, no Blog Macayó. O brilhante Conto da minha amiga querida Elisabete Leite é um puro encantamento, uma verdadeira mensagem de Luz, pois as nossas crianças merecem todo esse carinho dela. Está mesmo excelente a pesquisa sobre os Símbolos da Páscoa compartilhada no Cantinho da Tia Beta, assim com as lindas e mágicas ilustrações que completam perfeitamente o tema Pascal de hoje. Amei as atividades complementares para os pequeninos. Está uma linda festa! Fico até emocionada com os irmãos Leite. Parabéns para todos os poetas envolvidos. Abraços e uma FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA para todos vocês meus amigos e amigas. Saudades...

    ResponderExcluir
  9. Lindas as ilustrações da página de hoje. Um brinde para a criançada que bem merece. Hoje tia Bete traz a história da páscoa no Conto A PÁSCOA N0 BOSQUE ENCANTADO, que enriquece mais ainda nossos conhecimentos.
    Parabéns a tia Bete e ao tio Jorge por mais um encanto de página, neste sábado de Aleluia.
    Até a próxima, garotada!

    ResponderExcluir
  10. Tudo perfeito nesta página infantil de sábado no nosso Blog Maçayó, magia e encantamento são os temperos principais dessa festa de Páscoa direcionada aos nossos pequeninos. O belíssimo conto da nossa amiga poetisa Elisabete Leite muito ensina em mensagem e conteúdo. As ilustrações como sempre impecáveis e a pesquisa é uma aula extra de religião, amei as atividade e fazer todas. Portanto, parabéns amigos poetas por mais uma belíssima página. Show de festa! Aplausos Bete...

    ResponderExcluir
  11. Mais uma lindíssima página do Blog Maçayó, magia, fantasia, alegria, mensagens e encantamento marcaram presença na festa de Páscoa dos nossos pequeninos. Elisabete Leite compartilha um lindo conto para nosso deleite, bem de seu estilo com mensagens educativas e traz uma pesquisa excelente no Cantinho da Tia Beta que se vestiu de roupagem do mundo mágico. Já as ilustrações estão perfeitas com os coelhinhos fazendo sua festa. Também gostei das atividades complementares. Muito bom interagir neste Blog, muita aprendizagem. Parabéns aos poetas e Feliz Páscoa a todos! Boa noite!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite a todos! Quase que eu perco a festa de Páscoa da criançada que está pura magia, com esse maravilhoso Conto Infantil da nossa amiga poetisa Elisabete Leite que usou todos os ingredientes necessários para fazer uma Páscoa em grande estilo e trouxe com ela: coelhinhos, ovos coloridos, balas, doces e grandes mensagens, toda fantasia do Mundo Infantil. As ilustrações estão lindas e expressivas, como também o colorido do momento. Definiu muito bem o que é a Páscoa, que é momento de Renovação e Esperança. Amei as tarefinhas e vou trabalhar em sala de aula com a página de hoje. Parabéns aos poetas e Feliz Páscoa a todos!

    ResponderExcluir
  13. Passando para agradecer a ilustre presença de todos e os seus gentis comentários que comprovam nossos laços de amizade e consideração. Quero desejar-lhes uma FELIZ PÁSCOA para vocês! Que a semente do Amor esteja sempre presente nessa nossa existência aqui na terra. Bom domingo e até logo mais. Beijos no coração de cada um... 🐰🐇❤💗💖💐🌻💙💙💚💚💛💛💝JESUS VIVE!

    ResponderExcluir