sábado, 25 de maio de 2019

A Família do Golfinho

Ano II - Edição Nº 319 - Tema Infantil
Tema das Imagens - Golfinhos


A FAMÍLIA GOLFINHO

Era uma vez, no Reino Encantado dos Mares, um esperto golfinho-rotador que vivia feliz com a sua bela família; ele gostava de passear, conhecer diferentes lugares, fazer novos amigos, caçar, pular e nadar sem destino... Sabe-se que: (O golfinho-rotador leva este nome por seu comportamento único de pular fazendo rotações em torno do seu próprio eixo. No Brasil, podemos encontrá-los praticamente todos os dias em Fernando de Noronha – PE, na Baía dos Golfinhos. É uma espécie de golfinho relativamente pequena, medindo em média 1,80 metros de comprimento e atingindo comprimento máximo de 2,40 metros. Assim como pequeno é também relativamente leve, pesando até 80 kg. A espécie vive pelo menos 20 anos. Foram muito capturados na pesca de atuns com redes de cerco, uma vez que os pescadores utilizavam os golfinhos-rotadores como indicadores de onde estavam os cardumes de atuns e como costumam nadar em grupos, juntamente com os atuns, acabavam presos na rede de cerco)... O encantador golfinho era conhecido pelo nome de Merlin, pois ele desaparecia e aparecia do nada, amava se esconder nos velhos navios abandonados e brincava de esconde-esconde com os peixinhos a todo o momento. Merlin tinha um amigo inseparável, o seu dócil irmão Dolphin, eles viviam aprontando pelos sete mares.


Certo dia, os irmãos golfinhos resolveram fazer uma caminhada diferente e assim, eles planejaram visitar um navio que acabara de afundar, porém sua mãe os alertava para não se distanciarem das redondezas do Reino. Merlin não queria ouvir conselhos de ninguém e ficava combinando com seu irmão o novo passeio.

- Dolphin, vamos aproveitar que mamãe saiu para visitar tia Dora e vamos conhecer o navio recentemente afundado. Disse-lhe Merlin.

- Merlin, mamãe falou para a gente não se distanciar muito do Reino. Respondeu-lhe o irmão.

- Ufa, deixe de besteira Dolphin e vamos antes que ela volte! Exclamou Merlin.

Os dois irmãos saíram nadando rapidamente; eles foram se deliciando com a riqueza do cenário, a beleza das diferentes espécies e se encantando com os pequenos, os coloridos, os dourados, os charmosos, os ornamentais, os grandes e os espantosos peixes que por lá habitavam. De repente, eles chegaram ao local desejado... Era um navio pequeno, uma embarcação de pescadores que afundou e ficou em cima de um rochedo. Merlin avistou uma janela quebrada e por ela entrou sem nem olhar para trás, seu irmão o seguia. Quando Merlin e Dolphin entraram, não podiam acreditar naquela cena terrível, centenas de peixes estavam presos em armadilhas, e logo Merlin falou:

- Meu irmão, precisamos fazer alguma coisa, esses peixes correm perigo, pois se o navio despencar do rochedo todos eles podem ser soterrados vivos!

- Merlin, vamos soltar os peixes dessas armadilhas! Exclamou Dolphin.

Merlin permaneceu inerte sem saber o que fazer, eles estavam distantes do Reino e precisavam de ajuda. Merlin continuou falando:

- Dolphin, estou sentindo que vou trocar de pele, mas preciso correr contra o tempo e chamar papai e mamãe para nos ajudar nessa difícil missão. Preciso sair agora mesmo, e voltarei com ajuda, pois já escureceu...
 Merlin utilizou seu aparelho auditivo para se guiar à noite e para se comunicar com seus pais. Ele aproveitou uma corrente de água e seguiu em frente, enquanto isso seu irmão ficou tomando conta dos peixes... Logo, o esperto golfinho chegou a sua casa e foi diretamente procurar seu pai que estava na sala conversando com sua mãe. Assim, que Merlin entrou na sala foi logo falando:

- Papai, com licença! Estamos precisando de ajuda, eu e Dolphin achamos vários peixes presos em armadilhas, eles estão correndo perigo, pois o navio pode cair do rochedo.

- Merlin, fale bem devagar! Exclamou sua mãe.

O pai e a mãe de Merlin se levantaram e foram ver de perto o que os filhos estavam aprontando. Em poucos minutos, a Família Golfinho entrou no navio afundado. A Mãe, Merlin e Dolphin ficaram forçando as armadilhas, enquanto o Pai Golfinho foi chamar um amigo, o Peixe-Serra, para libertar os peixinhos que estavam presos. Toda equipe estava correndo perigo, pois o navio não parava de balançar e, faltava pouco para o pior acontecer. De repente, o Pai Golfinho entra com seu amigo e eles foram serrando as armadilhas e libertando os peixes aprisionados. Quando faltava apenas uma armadilha, o navio balançou forte e o Pai Golfinho falou:


- Minha família, é o momento certo para vocês saírem, fiquem esperando por mim lá fora! Já estou terminando, mas o navio vai despencar desse rochedo.

A família Golfinho conseguiu sair do navio, mãe e filhos ficaram aguardando pelo Papai Golfinho e seu amigo Peixe-Serra terminarem a difícil missão. Assim que, o ultimo cardume foi libertado, o Papai Golfinho e seu amigo saíram da embarcação, o navio despencou do rochedo e desapareceu nas profundezas do mar. A família Golfinho realizou, com êxito, uma difícil missão e centenas de peixes foram salvos.

Assim, foi a grande missão da Família Golfinho... Até a próxima aventura pessoal!

Elisabete Leite – 22\05\2019


CANTINHO DA TIA BETA

Olá pessoal, olha eu aqui de novo! Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os golfinhos que são mamíferos aquáticos da ordem Cetacea (mesma das baleias) e da família Delphinidae. Esta é a maior família da ordem, com 37 espécies conhecidas, vivendo perfeitamente adaptadas às águas. Estão presentes em todos os oceanos e em algumas águas de rios. Podem atingir 40 km/h em seu nado e saltar até 5 metros para fora da água, pois são acrobatas. São animais sociáveis, que vivem em grupos, podendo interagir com outras espécies, por exemplo, com humanos.

Características
Possuem dentes (são da subordem Odontocetes), alimentando-se principalmente de lulas e peixes. O tamanho das espécies varia de 1,5 metros a 10 metros e pesam entre 50 kg e 7000 kg. Têm uma testa achatada e uma estrutura longa e fina parecendo um bico, mas o formato da cabeça muda entre as espécies, algumas parecem mais quadradas.
Na testa há internamente um depósito de gordura chamado de “melão”. Muitas espécies possuem barbatanas dorsais. Vivem de 25 a 30 anos, dão à luz um filhote por estação reprodutiva e os machos são normalmente maiores que as fêmeas. Acredita-se que o sexo dos golfinhos, assim como dos humanos, não é apenas para reprodução, mas por prazer também. Respiram por pulmões e quando dormem apenas um hemisfério cerebral descansa, o outro continua ativo para não se afogarem, cuidando da respiração.
Vivem mais próximos à superfície, não sendo comum os mergulhos profundos como em outros cetáceos. Caçam geralmente em grupo, acompanhando cardumes, pelo ciclo anual de movimentos das espécies de peixes. As orcas (Orcinus orca) predam além de peixes e lulas, aves, tubarões, baleias, morsas, etc. Golfinhos são conhecidos pela sua extrema inteligência, podendo aprender comandos para várias tarefas. Depois dos humanos, são os animais com maior diversidade de comportamentos não ligados à reprodução e alimentação.

Ecolocalização
Estes animais usam a ecolocalização como auxílio na sua orientação, produzindo ultrassons (faixa de 150 KHz) que são gerados pelo ar inspirado. Os sons são enviados por aquela estrutura chamada de melão e o som é propagado na água de forma muito mais rápida que no ar. Assim, atingem o objeto e voltam na forma de eco, sendo captado por um órgão adiposo na mandíbula ou maxilar inferior. Este som é transmitido ao ouvido e posteriormente ao cérebro, que processa e interpreta os dados obtidos. Os golfinhos emitem sons na sua comunicação, mas os estalidos da ecolocalização possuem maior frequência e permitem identificar a distância, o formato, a movimentação, a densidade e a textura da presa. O que faz seu sistema biossonar ser muito melhor do que os sonares criados por humanos. Especialistas afirmam que estes animais usam sons de alta frequência para atordoarem suas presas, enquanto o grupo a cerca na caça.

Exemplos de espécies
Golfinho comum de bico curto, Golfinho comum de bico longo, golfinho cinzento, tucuxi, boto cinza, boto rosa, entre tantos outros. Características reprodutivas e alimentares variam de espécie para espécie. No Brasil, a distinção entre boto e golfinho é popular. Quando vivem mais próximos às praias são chamados de botos pela população caiçara, os que vivem mais afastados são chamados de golfinho.

Ameaças
São predados por tubarões, cachalotes e humanos. O Japão é o maior caçador de golfinhos, usando a carne para substituir a da baleia, que a caça foi proibida. Além disso, são capturados para atrações em parques. Em cativeiro sua reprodução é improvável e sua longevidade cai muito.

Graduação em Ciências Biológicas (Unicamp, 2012)
Mestrado Profissional em Conservação da Fauna Silvestre (UFSCar e Fundação Parque Zoológico de São Paulo, 2015).

Nossas Pesquisas:




Atividades - Vamos Pintar 



Olá Pessoal. Hoje escolhi 4 imagens para imprimir e pintarmos. Caprichem use sua imaginação e se precisarem peçam ajuda ao Papai, Mamãe, irmão ou irmã. Vou começar pelo aquário, vou deixar os golfinhos por último. Boa diversão. Um abraço aos Papais e Mamães que estão ajudando. Até o próximo sábado. 






17 comentários:

  1. Magnífica página infantil de sábado no nosso Blog Maçayó, muito encantamento e magia, um dia de ensinamentos para adultos e crianças. Estou bastante emocionada, agradevida e feliz, que é um lindo presente de aniversário e por mais um Conto publicado em nosso Cantinho do Saber. As ilustrações estão sensacionas e estou com um look do fundo do mar. Amei de verdade! Obrigada meu irmão... Maravilhosas atividades complementares. Um show especial de sábado. Parabéns e excelentes leituras a todos! Aplausos mil para nós... Bom dia a todos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para você amiga Bete pelo seu aniversário e felicidades sempre... Belíssima página infantil no Cantinho do Saber, um exuberante e mágico Conto, recheado de ensinamentos da nossa grande amiga Elisabete Leite, que sempre nos encanta com suas lindas narrativas. Sensacionais ilustrações e Tia Beta veio linda vestida de sereia. Excelente pesquisa sobre os golfinhos. Parabéns para os poetas pela fantástica página de hoje. Tudo lindo por aqui! Bravíssimo... um bom dia e abraços a todos!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional, como sempre, a página infantil de sábado muita magia e encantamento em um sonho de criança, que é um conto belíssimo da nossa aniversariante, minha amiga poetisa Elisabete Leite que veio vestida de sereia para homenagear o fundo do mar. Excelente pesquisa no Cantinho da Tia Beta e ilustrações encantadoras. O poeta amigo Jorge leite sabe encantar. Ótimas atividades infantins. Parabéns e feliz aniversário Bete! Saúde e felicidades sempre. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Tia Bete é Laurinha sua aluna que ama conto, eu gosto do golfinho e da familia dele foi tudo lindo, as fotos são belas e tia beta ta linda sereia. Feliz aniversario tia! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida princesa Laurinha! Estou feliz pela sua presença e da sua mãe que está perto de você. Lembrança para toda sua fmília, pois família é tudo em nossa vida. Beijos minha aluna🤗❤🌻😚

      Excluir
  5. Fessorinha é seu aluno Gugu que ama ler seus contos, eu amei a historia da família golfinho, hoje papai ajuda eu e gosto de tudo das fotos a das tarefinhas. Beijo e parabens de aniversario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido aluno Gugu, estou feliz pela sua presença. Agradeça seu pai pela ajuda, pois sei que ele está com você. Um forte abraço da sua sempre professora. Apareça sempre!💙🙋🤗👏👏👏

      Excluir
  6. Fessora Bete é sua aluna Lannay que ama suas historinhas e contos. Gosto do golfinho e sua familia e das fotos do tio. Bou fazer as tarefinhas. Ta linda a tia de sereia kkkk e tudo no blog. Mamãe ajuda eu a comentar. Feliz aniversario tia! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, princesa Lannay! Estou feliz pelo seu comentário e ajuda da sua mãe. Obrigada pelas felicitações de aniversário. Lembranças aos seus familiares. Beijos da sua sempre professora Bete😘🤗💖👱💝

      Excluir
  7. Eita, mais um maravilhoso sábado infantil com um conto brilhante da nossa grande amiga poetisa Elisabete Leite que está comemorando conosco mais uma primavera... Parabéns em duplicidade! Fascinantes ilustrações e uma ótoma pesquisa no cantinho da Tia Beta que se vestiu de sereia para brilhar no fundo do mar. Excelentes atividades complementares. Tudo lindo no Blog Maçayó. Parabéns poetas por mais um show de sábado. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Voltar aos tempos de criança é sempre bom, ao ler os contos da tia Bete. Parabéns pelo aniversário, muitas alegrias, e saúde principalmente. Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Venho prestigiar a página de sábado no Blog Maçayó, com o maravilhoso Conto infantil da nossa amiga poetisa Elisabete Leite que novamente se superou com sua narrativa brilhante da família golfinho e sua boa ação. Belíssimas imagens ilustrativas e excelente pesquisa no Cantinho da Tia Beta que se vestiu de sereia para homenagear o fundo do mar. Parabéns amiga poetisa Elisabete Leite pelo seu aniversário, sucesso sempre. O Blog Maçayó sempre compartilha o que há de melhor. Aplausos mil poetas é sempre um prazer interagir por aqui. Beijos e saudades de todos.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns amiga querida Bete, muitas realizações em sua vida e FELIZ ANIVERSÁRIO!... Mais uma belíssima página infantil de sábado em aqui no Blog Maçayó, com um brilhante Conto da amiga poetisa Elisabete Leite e seus fantásticos personagens, uma aventura emocionante e bem educativa. Lindas e expressivas ilustrações e excelente pesquisa no Cantinho da Tia Beta que veio vestida de sereia e que modelito lindo. Parabéns poetas pela página e pelas atividades para as crianças. Show de sábado! Abraços

    ResponderExcluir
  11. Parabéns para você nesta data querida e muitas felicidades e muitos anos de vida. Viva Bete!!! Que linda e educativa página infantil do Blog Maçayó, com tudo que as crianças gostam... Um belíssimo conto infantil da nossa aniversariante de maio a queridíssima Elisabete Leite. Lindas e expressivas ilustrações e uma excelente pesquisa no Cantinho da Tia Beta que veio de seu look do mar, sereira brilhante. Adorei as atividades complementares de muito bom gosto. Amei o show de hoje. Abraços...

    ResponderExcluir
  12. Bom dia pessoal! Voltando para agradecer a todos vocês e aos nossos leitores pelo carinho de sempre. Obrigada pelas ilustres visitas e gentis comentários muito bom saber que o Blog é sempre bem visitado. Um beijo no coração de cada um e até logo mais.💙💙💛💚💝💖💗❤💝💖

    ResponderExcluir