sábado, 18 de maio de 2019

Novas Aventuras de Pedrinho

Ano II - Edição Nº 316 - Tema Infantil
Tema das Imagens - Mitologia Grega




PEDRINHO E O MINOTAURO
         
          A aventura continua...
          Era quase inverno e a chuva insistia em participar da nova aventura de Pedrinho, aquele garoto sonhador que era apaixonado pelas figuras mitológicas e pelos seres mágicos de diversas naturezas... O alvorecer nascia mais tarde nesse período do ano e assim, Pedrinho continuava recolhido em seu leito, já que não podia se aventurar na casa da árvore, devido ao frio que estava congelante. Porém naquela manhã, quase de inverno, o clima começou a mudar e um magnífico arco-íris apontou por trás do resto da neblina e tingiu de várias cores o céu deixando o cenário novelesco. O garoto pulou da cama e logo percebeu que uma nova aventura estava surgindo com a magia daquele arco-íris...
       
  De repente, o silêncio foi quebrado e o garoto começou a ouvir os gritos da sua mãe lá no quintal:
         - Pedro da Silva, venha aqui, por favor!
         - Mamãe, o que houve?! Por que tantos gritos? Eu estava dormindo tão sossegado e acordei com a senhora berrando. Exclamou Pedrinho.
        - Pedro da Silva, deixe de mentiras! Então, o que aquele livro está fazendo ali?! Disse-lhe Dona Edite.
        O garoto ficou sem jeito e foi buscar o livro que estava escondido por trás da moita, no mesmo esconderijo de sempre, no quintal da velha casa. Segurou-o bem firme, pois estava com medo de olhar o título; logo, criou coragem e olhou a capa do livro e leu o título compassadamente: “A Lenda do Minotauro”. O coração do garoto ficou acelerado e ele pensou consigo mesmo: “Essa aventura não estava em meus planos”. Sabe-se que: “O Minotauro (touro de Minos) é uma figura mitológica criada na Grécia Antiga. Com cabeça e cauda de touro num corpo de homem, este personagem povoou o imaginário dos gregos, levando medo e terror. De acordo com o mito, a criatura habitava um labirinto na Ilha de Creta que era governada pelo rei Minos”.
          O garoto abriu o livro, ficou um pouco tonto e sua vista escureceu... Pedrinho despertou em um lugar estranho, era um corredor longo e sombrio que se subdividia em diferentes caminhos; o local parecia até um Labirinto. O menino ficou muito assustado sem saber o que fazer. Foi quando ele escutou uma pessoa pedindo socorro: “Socorro, alguém me ajude, por favor!”... O Eco vinha de várias direções, dificultando a localização daquela voz, Pedrinho virou à esquerda e, deu de cara com um garoto mais ou menos da sua idade; o jovem estava caído ao chão e tinha sua perna direita machucada. Ele assim que viu Pedrinho foi logo falando:
          - Amigo, eu estou morrendo de dor! Sou Abel e fui enviado para ser sacrificado e devorado pelo Minotauro.
          - Meu Deus, que tristeza! Eu me chamo Pedrinho. Onde estamos? Perguntou-lhe Pedrinho.
          - Ah, você não sabe! Estamos na Ilha de Creta, dentro do Labirinto do Minotauro. Respondeu-lhe Abel.
          - Uau, na Ilha de Creta! Será mesmo uma grande aventura! Não se preocupe, pois pensaremos juntos. Disse-lhe Pedrinho.
          O garoto Pedrinho já era acostumado a decifrar enigmas e sair ileso dos intermináveis labirintos virtuais da sua notável imaginação. Ele tinha muita astúcia e quanto mais complicada parecia àquela situação, ele se sentia mais confiante e procurava alegrar o novo amigo histórico. Assim, Pedrinho falou para Abel:
          - Amigo Abel, se Teseu com ajuda de Ariadne conseguiu vencer o Minotauro, certamente nós conseguiremos também, mas sem precisar derramar sangue de ninguém. Explicou-lhe Pedrinho.
        
  - Como assim? Perguntou-lhe o novo amigo.
         - Nós iremos enganar esse tal de Minotauro, depois sairemos do Labirinto e nossa história terá um final feliz.
         Os dois seguiram em busca do destino, o confronto com o Minotauro... De repente, eles ouviram um mugido estranho, tão alto que parecia até um grito monstruoso; eles estavam aterrorizados, mas confiantes na sorte... Pedrinho colocou sua mão direita no bolso na calça e percebeu que tinha duas barras de chocolates e pensou: “Os chocolates serão os nossos passaportes”. Pedrinho nem teve tempo de terminar o seu pensamento, ele deu de cara com o monstruoso Minotauro, uma figura lendária de cabeça de boi e corpo de gente. Pedrinho pegou uma das barras de chocolate e falou:
         - Ei, figura mitológica, não sou inimigo! Eu tenho duas barras de chocolates e quero negociar contigo? Eu te darei os dois chocolates em troca da nossa liberdade, a minha e a do meu amigo Abel. Uma troca bem justa! Você não é muito feio como eu pensava! Disse-lhe Pedrinho.
          Pedrinho entregou um chocolate ao Minotauro, que o saboreou em menos de um segundo, e disse-lhe que somente daria o outro quando eles saíssem do Labirinto... Assim, o Minotauro foi andando e parou exatamente em um caminho sem saída. O garoto Pedrinho e seu amigo apoiaram-se na parede que se abriu como um portal, ele entregou o segundo chocolate ao Minotauro, segurou firme o braço do amigo Abel e os dois saíram do Labirinto.
         Pedrinho despertou com os gritos da sua mãe:
         - Pedro da Silva, o almoço está servido! Favor, lavar as mãos!
         Pedrinho fechou o livro, colocou-o na estante e foi almoçar. A aventura de Pedrinho teve um final feliz.
         Até a próxima aventura pessoal!
        Elisabete Leite – 16\05\2019




CANTINHO DA TIA BETA

Olá pessoal, olha eu aqui de novo! Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o Minotauro que é um dos personagens mais conhecidos da mitologia grega. Segundo o mito, o Minotauro era um ser com cabeça e cauda de touro e corpo de homem que habitou um labirinto na ilha de Creta.

O Minotauro teria nascido quando seu pai, futuro rei de Creta, fez um pedido ao deus dos mares, Poseidon. O pedido foi que ele, Minos, queria ser rei de Creta. Poseidon disse então que enviaria a Minos um touro dos mares e que esse animal deveria ser sacrificado como oferenda.

Poseidon
Quando o touro surgiu dos mares, Minos não teve coragem de sacrificar o animal, pois o achou muito lindo. Substituiu-o por um de seus touros esperando que Poseidon não notasse a diferença. Porém, Poseidon percebeu que fora enganado e decidiu castigar Minos. Decidiu não lhe tirar o trono. Poseidon fez com que a mulher de Minos, Pasífae se apaixonasse pelo touro, sendo que dessa união nasceu o Minotauro.
Com medo e desprezo pelo “filho” de sua esposa, porém sem coragem para matá-lo, Minos mandou construir um labirinto abaixo de seu castelo para prender o Minotauro.

Anos depois, Minos derrotou Atena em uma guerra que lhe custou um dos filhos. Atena como vingança, ordenou que todo ano fossem enviados sete moças e sete rapazes atenienses para o labirinto.
Após três anos de sacrifícios, um jovem de nome Teseu decidiu enfrentar o Minotauro voluntariamente. Ao chegar ao palácio se apaixonou por uma das filhas do rei, Ariadne.

Ariadne, correspondendo à paixão de Teseu, entregou a ele uma espada mágica para matar o Minotauro e também um novelo de lã para ele encontrar o caminho de volta. Teseu ficou algum tempo a procura do Minotauro, pois teve de ser cauteloso para não ser pego de surpresa.
Quando ele avistou o Minotauro atacando um dos atenienses, apunhalou-o por trás matando-o. Após isso Teseu resgatou os atenienses e voltou pelo caminho do novelo de lã para encontrar sua amada.

O Minotauro é uma das figuras mitológicas mais conhecidas e foi contada de geração por geração pra as crianças gregas aprenderem a sempre respeitar os deuses.

Arquivado em: Mitologia Grega



Os Deuses Gregos
Atividades de Hoje


 
Ola pessoal, complementando o que falei sobre o Minotauro e as lendas gregas vamos fazer algumas tarefas complementares para melhor memorização dos ensinamentos. Vamos pintar o Minotauro e percorrer o labirinto. Vamos ter cuidado para não acordar o Minotauro, ele anda muito zangado ultimamente. Vamos lá.




Vamos pintar o Minotauro



O Minotauro não é tão feio, ele é triste e solitário, vamos pintá-lo com cores alegres.


As imagens foram tiradas do Google - Mitologia Grega e do Pixabay Mitologia.








18 comentários:

  1. Estou aqui maravilhada pela página infantil de hoje, compartilhada aqui em nosso Blog Maçayó... Tudo saiu do jeito que gosto, uma belíssima aventura, onde Pedrinho se encontra cara a cara com o lendário Minotauro e consegue com muita proeza resgatar seu amigo Abel e juntos encontram a saída do labirinto. Excelente pesquisa que complementa o tema por mim abordado, adorei o look da Tia Beta que veio diretamente da Grécia Antiga . Lindíssimas lustrações e magníficas atividades complementares. Essa segunda aventura foi tão emocionante quanto a primeira onde Pedrinho encontra seu personagem preferido, o mágico Pégaso, e realiza seu sonho de criança. Tudo mágico e completamente encantado no Blog. Amei!!! E aguardem pelas novas aventuras de Pedrinho. Ótimas leituras a todos e abraços. Obrigada ao meu querido irmão Jorge Leite por compartilhar os meus sonhos. Feliz, realizada e agradecida...

    ResponderExcluir
  2. Sensacional página de sábado no Blog, que é sempre um sucesso. Hoje, a amiga poetisa continua com as aventuras de Pedrinho, que é uma narrativa emocionante do garoto sonhador e apaixonado pela Mitologia Grega e suas diferentes figuras. A imaginação da nossa querida amiga poetisa Elisabete Leite é um grande leque de opções, que não tem fim. As ilustrações estão lindas e expressivas, como também a excelente pesquisa no Cantinho da Tia Beta que se vestiu a caráter para a grante aventura do Minotauro. Ótimas atividades complementares, sei que as crianças vão adorar. Parabéns aos poetas por mais esta magnífica partilha. Bom dia a todos e abraços saudosos... Aplausos Bete, você sempre brilha!

    ResponderExcluir
  3. Tia Bete é Laurinha a sua sempre aluna que gosta das suas historinhas. E a de hoje estou apaixonada, eu gosto do Pedrinho, do minotauro e de tudo no conto, uma linda aventura. O tio colocou muitas tarefinhas e vou fazer todas. O minotauro e muito belo nada de feio. Chocolante todo mundo gosta até eu kkkkk. Saudade tia e beijo da Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Laurinha, que lindo comentário! Bom dia, linda princesa! Eu estou feliz pela sua visita e pela presença da sua mãe que está ajudando você a comentar. Mande lembranças para ela e um beijo da sua sempre professora Bete. Eu também amei a aventura com o Minotauro. Pedrinho vai voltar! Até a próxima querida aluna.💖🤗😘❤

      Excluir
  4. Estou aqui para prestigiar a minha amiga querida Elisabete Leite que hoje mais uma vez se superou e compartilha para nosdo deleite uma excepcional narrativa onde seu enredo está encantando a todos, adultos e crianças, leitores do Blog Maçayó. As aventuras de Pedrinho continuam em grande estilo, o Minotauro ficou cara a cara com o nosso personagem sonhador e o desfecho teve um final feliz. Lindas e criativas ilustrações e uma excelebte pesquisa no Cantinho da Tia Beta, que hoje se vestiu a altura. Adoráveis atividades comementares, o tio Jorge, como sempre, é perfeito. Um show de magia e encantamento mais uma vez aqui se faz presente. Parabéns aos poetas e aplausos para notável imaginação da amiga. Bom dia, e como disse meu esposo Maciel, abraços saudosos! Ate amanhã a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo: ... nosso... excelente pesquisa... atividades complementares...

      Excluir
  5. Fessorinha é Gugu seu aluno que ama conto, papai ajuda eu a comentar. Eu gosto muito das historinhas de Pedrinho que menino mais esperto, igual eu. Chocolate é bom e eu gosto. Tia vou fazer as tarefinhas do tio. Acho o minotauro belo. Beijo de seu eterno aluno Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, meu aluno Gugu! Estou muito por você gostar das aventuras de Pedrinho, como também estou agradecida pela ajuda de seu pai. Lembranças a todos da sua família. Obrigada pelo seu gentil comentário, eu também gosto de chocolate e o Minotauro também... kkkkk. Saudades de vocês! Um forte abraço da sua professora Bete.🙋💙🤗💛

      Excluir
    2. Continuando: ... Estou muito feliz...

      Excluir
  6. Uma fantástica página infantil de sábado, que foi compartilhada hoje, em nosso Blog Maçayó. Uma aventura emocionante de Pedrinho que enfrenta o Minotauro em seu labirinto... Estou sorrindo até agora Bete, sua imaginação não tem tamanho; com dois chocolates ficar livre do Minotauro, tenho certeza que foram dois Talentos. Bravo amiga! Belíssimas ilustrações e excelente pesquisa no Cantinho da Tia Beta. Amei o novo visual e as atividades complementares. Parabéns aos poetas por mais uma maravilhosa página. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida Geovanna! Mas, não foram dois Talentos, foram duas barrinhas de Diamante Negro, são irresistíveis não há como não negociar. Até o Minotauro não resistiu. Boa essa! Beijos amiga! Obrigada pela presença constante.🤗

      Excluir
  7. Uau, poetisa amiga Elisabete Leite que belíssima página de hoje. Você sempre se superando! Uma narrativa emocionante com o menino Pedrinho e sua nova aventura, que agora ele teve a chance de enfrenter um Minotauro em seu próprio Labirinto. Tudo muito lindo e expressivo por aqui! As imagens ilustrativas estão maravilhosas e a pesquisa no Cantinho da Tia Beta está perfeita, tanto quanto o novo modelito da professora. Excelentes tarefas complementares, os poetas estão de parabéns, como sempre. Muito bom voltar a ser criança! Amei a criatividade das barras de chocolates, eu também não resistia. Show em tudo! Abraços a todos...

    ResponderExcluir
  8. Fessira Bete é Laynne sua aluna que adora historinhas. Eu gosto do conto do Pedrinho e sua aventura, não acho feio o minitauro e gosto das tarefinhas do tio. Hoje mamae ajuda eu e ela gosta do blog e eu tambem tá. Lindo e lindo tudo. Beijos da Laynne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, princesa Laynne! Estou muito feliz e agradecida por vocês gostarem do Blog Macayó e do Conto. Agradeça a sua nãe por mim e fale para ela que apareça sempre que as aventuras de Pedrinho continuam. Beijos da sua eterna professora Bete🤗👱💝❤ saudades de vocês!

      Excluir
  9. Brilhante página infantil de sábado no Blog Macayó, com sempre, grandes aventuras e fortes emoções da nossa amiga poetisa Elisabete Leite. Achei relevante a iniciativa de complementação das aventuras de Pedrinho, pois o personagem e mágico, criativo, agradável e encantador, a esperteza dele e contagiante, eu mesma estou apaixonada pelas aventuras de Pedrinho... as ilustrações, como sempre de muito bom gosto e a pesquisa no Cantinho da Tia Beta está excelente, gostei do novo look e as atividades complementares muito divertem as crianças. Tudo perfeito por aqui! Parabéns aos poetas e abraços. Bravíssimo Bete!

    ResponderExcluir
  10. Tudo lindo nessa página de sábado infantil, o blog hoje está em festa, muitas alegrias e emoções contidas no belíssimo Conto da amiga poetisa Elisabete Leite, que foi muito criativa dando continuidade as aventuras de Pedrinho... O menino foi até a Grécia Antiga e enfrentou o Minotauro, sem armas, em seu próprio labirinto com apenas duas barras de chocolates e saiu ileno de lá e amiga resgatou um amigo. Lindíssima imagens que ilustram o cenário do blog. Já a pesquisa no Cantinho da Tia Beta está excelente. Pense, como é lindo o vestuário grego, amei poeta Jorge Leite! Resta-me aplaudir os poetas pela magnífica página de hoje. Abraços e fico no aguardo de novas aventuras poetisa amiga. Humildade é uma virtude que nem todos possuem e você Bete é movida à simplicidade. Beijo em seu nobre coração.

    ResponderExcluir
  11. Linda a página de hoje. A história de Pedrinho muito bacana. Parabéns a Bete e ao Jorge pelas belas ilustrações.
    Não estou em Recife.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  12. Voltando ao Blog para agradecer o carinho de vocês, pelas ilustres visitas e gentis comentários. Obrigada amigos e leitores! Um bom domingo a todos e um beijo no coração de cada um💙💙💙💙❤❤❤❤❤💖💖 Até logo mais!

    ResponderExcluir