sábado, 1 de junho de 2019

As Aventuras de Pedrinho - Pedrinho, Salomé e a Cuca

Ano II - Edição Nº 232 - Tema Infantil
Tema das Imagens - A Lenda da Cuca



PEDRINHO, SALOMÉ E A CUCA
          
           E a aventura continua...

          Pedrinho levou um susto danado quando sua prima, Salomé, entrou em seu quarto. Ele quase deu um pulo da cama, pois diante dele estava a sua divertida prima vestida de Cuca, com cabeça de jacaré, unhas enormes e aparência muito assustadora; ela parecia até a própria personagem do folclore brasileiro...
          Ele esfregou os olhos para ter certeza do que estava vendo e foi subitamente puxado pelo braço direito.
          - Vamos Pedrinho! Pois não temos muito tempo. O final de semana não espera pela gente! Há personagens do folclore por toda parte. Precisamos correr até a floresta para começar nossa aventura. Disse-lhe sua prima.
          - Mas o que você faz por aqui prima? Interrogou Pedrinho.
          - Eu cheguei agora para passar o final de semana, aqui, em sua casa. Respondeu-lhe a garota.
          - Oxente, você saiu do interior de Alagoas só para me assustar! Exclamou Pedrinho.
          - Pois é meu primo! Eu sonhei que uma criança tinha sido raptada pela Cuca e precisava da nossa ajuda para libertá-la, por isso que vim até você. Disse-lhe Salomé.
          - Mas Salomé, eu sou apaixonado pelas figuras mitológicas da Grécia Antiga, eu sonho com elas a todo o momento, e você traz logo a Cuca contigo! Mas, se é para salvar uma criança, vamos correr para uma nova aventura. Disse-lhe Pedrinho.
          Pedrinho e Salomé saíram correndo no sentido da floresta, e no meio do caminho, Salomé tirou sua fantasia de Cuca e os dois embarcaram nessa aventura emocionante. Foi assim, que eles desapareceram do nada...
          Após alguns momentos, os dois reapareceram em uma caverna, um local sinistro e assustador. Os primos ficaram paralisados de tanto medo, pois eles sabiam que a Cuca, uma velha bruxa encantada, vivia em uma caverna fazendo porções mágicas horripilantes com asas de morcegos, pernas de baratas e rabos de camundongos. Pedrinho olhou para Salomé e falou:
          - Eita prima, estamos em uma caverna, no recinto da Cuca! Vamos procurar o laboratório dela?
          - Sim primo, mas estou morrendo de medo! As minhas pernas não param de tremer. Disse-lhe Salomé.
          Os dois saíram ofegantes, mas como Pedrinho já havia se encantado com a magia do Pégaso e enganado o próprio Minotauro em seu Labirinto, não estava temeroso em enfrentar um ser mitológico do folclore brasileiro, a velha bruxa Cuca, que venha um ser verdejante, dessa vez. De repente, eles encontraram uma pequena sala, com um grande caldeirão no centro, decorada com teias de aranha, morcegos dormindo à luz do dia e uma gaiola enorme. Lá na gaiola estava uma criança inerte, parecia desacordada, ou dormindo por algum feitiço mágico. Os primos entraram devagar... Logo, o silêncio foi quebrado por uma voz horrível, que dizia:
          - Quem são vocês? Querem ser cozinhados vivos? Sou a Cuca e vou transformar vocês em comida para meus bichos.
          Os primos ouvindo aquela voz assustadora saíram correndo e Pedrinho vai gritando pelo caminho, sem parar:
...Lá vem a Cuca, olha a Cuca!
Tão verdejante quanto um jacaré
Ela só tem maldade em sua nuca
E tem cheiro forte de puro chulé...

...Olha a Cuca, lá vem a Cuca!
Vamos correndo prima Salomé,
Pois essa velha é muito maluca
Bruxa sem vassoura, voa em pé...

Lá vem a Cuca, prima Salomé!

       

   Salomé parou subitamente, olhou para Pedrinho e disse-lhe:
          - Pedrinho, precisamos arquitetar um plano! Você sabe que aquela criança precisa da gente, não podemos abandoná-la! Primo, por favor!
          - Sim, minha prima! Vamos nos esconder por trás daquela pedra. Vamos despistar a velha Cuca e juntos bolaremos um bom plano para libertar à criança, pois dona Cuca pode devorá-la e, eu não quero carregar esse peso na minha consciência. Disse-lhe Pedrinho.
          Os dois ficaram escondidos por trás de uma enorme pedra e a bruxa da Cuca passou direto sem vê-los. O garoto olhou para sua prima e disse-lhe:
          - Prima, eu tenho uma plano! Diz a lenda: “Que a Cuca dorme uma noite a cada sete anos, e quando fica brava dá um berro que é escutado a quilômetros de distância.” Vamos fazer a Cuca dormir e assim, colocaremos em prática nosso plano; pois ela vai provar de seu próprio veneno.
          - Boa ideia, meu primo! Exclamou Salomé.
          Os primos viram a tal da bruxa sair e aproveitaram para procurar no laboratório dela, a porção do sono. Eles conseguiram encontrar a porção mágica; colocaram algumas gotas na sopa dela e esperaram escondidos os acontecimentos. A Cuca chegou das suas andanças e foi tomar um prato de sopa. De repente, a velha bruxa adormeceu... Naquele momento os primos não pensaram duas vezes, pegou a chave da gaiola que estava pendurada no vestido da bruxa; e logo depois, libertaram a pobrezinha da criança que ainda estava adormecida... Salomé segurou a menina no braço e tentou acordá-la, a criancinha abriu os olhos e agradeceu. Eles nem esperaram a Cuca acordar, saírem em direção à floresta e por lá desapareceram...
          Pedrinho e Salomé foram despertados pela voz estridente da mãe de Pedrinho:
          - Pedro da Silva e Salomé Maria, o almoço já está sendo servido! Desçam já dessa casa da árvore! Senão, ficarão sem sobremesa!
          Pedrinho olhou para Salomé e falou:
          - Salomé, será que a Cuca está dormindo até agora? Eita, eu acho que está berrando, assim, como a mamãe!
          A menina Salomé pôs-se a sorrir. Eles desceram da casa da árvore e, Pedrinho apanhou o livro que estava escondido atrás da moita, leu o título que dizia: Cuca - Lendas e Mitos. Ele fechou o livro e coloco-o na estante... Finalmente, Pedrinho e Salomé poderiam almoçar sossegados.
          E assim, foi mais uma aventura de Pedrinho. Até a próxima pessoal!
       
Elisabete Leite – 27\05\2019         

Nossas Pesquisas:
https://www.todamateria.com.br/lenda-da-cuca/




CANTINHO DA TIA BETA
Lenda da Cuca

Olha pessoal, hoje vamos conhecer um dos principais seres mitológicos do folclore.

A Cuca é uma personagem do folclore brasileiro. Trata-se de uma bruxa velha com aparência assustadora que possui cabeça de jacaré e unhas imensas. Dona de uma voz assustadora, a Cuca rapta as crianças desobedientes.
Reza a lenda que a bruxa Cuca dorme uma vez a cada sete anos. Por isso, os pais tentam convencer as crianças a dormirem nas horas corretas pois, do contrário, serão levadas pela Cuca.

Origem da Lenda da Cuca
Acredita-se que a Lenda da Cuca tenha origem no folclore galego-português baseada na criatura "Coca", que significa "crânio, cabeça".
A "Coca" é um fantasma ou um dragão comedor de crianças desobedientes que fica à espreita nos telhados das casas, e as rapta depois de fazerem alguma malcriação.

A Cuca no Sítio do Pica-Pau Amarelo
A figura da Cuca no Brasil está associada à descrição feita por Monteiro Lobato (1882-1948) na obra “Sítio do Pica Pau Amarelo”. Com direção da Globo, o "Sítio" foi posteriormente adaptado para a televisão.
Nessa versão televisiva, a Cuca é um jacaré com cabelos amarelos e que vive numa caverna, onde faz poções mágicas. Interessante notar que nesse contexto, ela colabora com o saci-pererê, um dos personagens mais emblemáticos do folclore brasileiro.

Músicas da Cuca
Uma das mais conhecidas cantigas de ninar assinala a presença desse ser mitológico e malvado. Muitas vezes, a Cuca é confundida com o Bicho-papão. Isso porque ambos personagens possuem o mesmo propósito educativo:

Nana neném
Nana neném que a Cuca vem pegar,
papai foi pra roça, mamãe foi trabalhar.
Bicho-papão, saia do telhado,
deixe a/o (nome) dormir sossegada/o

Além desta, a cantora brasileira Cássia Eller produziu uma canção inspirada nessa personagem do folclore:

A Cuca Te Pega (trechos)
Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega
E pega daqui e pega de lá
Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega
E pega daqui e pega de lá
A Cuca á malvada e se fica irritada
A Cuca é zangada, cuidado com ela
A Cuca é matreira e se fica zangada
A Cuca é danada, cuidado com ela
A Cuca nas Artes
A artista brasileira modernista Tarsila do Amaral (1886-1973) produziu em 1924 uma obra baseada nessa personagem. Atualmente, ela está exposta no Museu de Grenoble, na França.
Espero que vocês tenham gostado da pesquisa.

Professora licenciada em Letras

Nossas Pesquisas:

O Mundo Encantado de Monteiro Lobato

VÍDEO DE HOJE
Olá pessoal, vamos apresentar uma visão diferente da Cuca, não tão assustadora como pinta a lenda. Vejam o vídeo e tirem suas conclusões. A Cuca é uma bruxa horrenda, ou nem tanto?


 A Lenda da Cuca

A Cuca (1924) - Tarsila do Amaral - Essa é uma criação de 1924, tem 73 x 100 cm, foi feita usando tinta a óleo e encontra-se no Museu de Grénoble, na França.


21 comentários:

  1. Brilhante página infantil de sábado compartilhada no nosso Blog Maçayó. Pedrinho mais um vez encanta a todos; agora, ele vem acompanhada da sua divertida prima Salomé que trouxe do interior das Alagoas toda magia da Cuca. Deslumbrantes ilustrações, sempre fui apaixonada pelos personagens de Monteiro Lobato. Amei o vídeo e os diferentes olhares da personagem Cuca que não é tão horripilante assim. A forma de reformular uma história se chama Cultura. Estou agradecida, emocionada, lisonjeada e muito feliz por mais um Conto Publicado no Cantinho do Saber. Gente, eu confesso-lhes que este enredo é apaixonante... Para mim o melhor entre os três das Aventuras de Pedrinho. Obrigada ao meu irmão Jorge e todos os leitores em geral. Forte abraço e excelentes leituras. Bom sábado a todos. Show de Blog Maçayó! Parabéns pela espetacular partilha de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Tia Bete e Laurinha sua aluna que sente saudade e ama os contos da senhora. Gosto muito das historinhas de Pedrinho da prima dele e da cuca, ela nao é feia é fofinha é verde de cabelo amarelo. Gosto do filminho e das fotos do tio. Mamãe ajuda eu e ela gosta de tudo. Beijo tia linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, princesa Laurinha! Que bom que você e sua mamāe gostaram da historinha de hoje e do Blog. Fico feliz pela visita de vocês e do seu lindo comentário. Agradeça sua mãe pela ajuda e lembranças para todos os seus. A Cuca é linda sim. Beijinhos💖🌻🤗📖

      Excluir
  3. Uma adorável página infantil, com tudo que uma criança gosta. Um belíssimo conto bem original, com uma narrativa emocionante, de muito suspense e diversão, os personagens são divertidos e encantadores um enredo bem estruturado, amarrado do início ao fim, seguindo uma ordem cronológica, uma sequências entre a primeira, segunda e terceira aventuras de Pedrinho. A poetisa Elisabete Leite é uma Contista de mão cheia, com uma incrível inspiração. Magníficas ilustrações e uma excelente pesquisa no Cantinho da Tia Beta. O vídeo é emocionante e como disse Bete, as diferentes narrativas são pura cultura. Parabéns aos poetas pela partilha. Eu também gostei demais dessa Aventura com a Cuca. Show! Abraços... Parabéns amiga Bete pelo seu livro solo!
    Uma pergunta para Elisabete Leite: como foi feita a seleção dos Contos que estão presentes em seu livro "O Universo da Criança em Contos"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, caro amigo poeta Maciel! Prazer imenso falar contigo! Obrigada pelo seu carinho. Maciel, a primeira selecão foi feita, pela aceitação do Conto em relação aos meus alunos, depois fui separando-os por mensagens. E os comentários do Blog também contribuíram e favoreceram. Enfim, foi um conjunto, aceitações e opiniões... Portanto, juntei a magia da imaginação, a doce inocência de acreditar e dar vida a lendas, fadas e todo universo de sonhos e fantasias em um mesmo pacote. Forte abraço!

      Excluir
  4. Fessorinha é Gugu seu aluno que ama conto e gosto da historinha da cuca, que não é feia, e ate elegante. Tia gosto muito das aventuras de Pedrinho. Papai ajuda eu a comentar. Lindas fotos da cuca e gosto do video. Fico triste quando não tem conto, hoje tem e tô feliz. Beijos tia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, meu eterno aluno Gustavo! Estou muito feliz que você e seu pai sempre estão visitando o Blog. E principalmente, porque gostam dos contos. Aguardo por vocês sempre aos sábados, nas páginas infantis. Beijos da sua professora que sente saudade.🤗💙📚😁

      Excluir
  5. Venho prestigiar a nossa queridíssima amiga poetisa Elisabete Leite, com mais um magnífico Conto infantil, mais uma agradável e divertida Aventura de Pedrinho que desta vez enfrentou a Cuca em sua própria Caverna. Sensacionais estão as ilustrações e uma excelente pesquisa no Cantinho da Tia Beta que sempre nos presenteia com ensinamentos. Gostei também da Cuca boazinha do vídeo... Muita Arte e muita Cultura. Realmente, uma página de sábado excepicional.
    Também gostaria de fazer uma pergunta para Elisabete Leite e parabenizá-la pelo seu livro solo de Contos Infantis.
    Bete, quais são os contos presentes no seu livro "O UNIVERSO DA CRIANÇA EM CONTOS"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, poetisa amiga Flor de Lis! Muito feliz por falar contigo. Lis, como disse no livro: "Que a magia da vida realize sonhos, pois tudo é possível no Universo da Criança". Segue os Contos na sequência que aparecem no livro: O CIRCO; O FANTÁSTICO MUNDO DE RONI; AS LETRINHAS MÁGICAS; O ANIVERSÁRIO DA VOVÓ CORUJA; HAYDE E O PINTASSILGO; O MILAGRE DA VIDA; A MENINA E O POETA COLIBRI; UM NATAL DIFERENTE; MABEL, SEUS AMIGOS E O LOBO; UMA SEREIA EM MEU MAR; A FADINHA MILLY. Tantos outros Contos que ficaram de fora, porém farão parte do volume II e III, Etc. Obrigada pelo seu carinho e beijos.

      Excluir
  6. Fessora e Laynne, sua aluna que ama ler historinhas. Eu gosto muito das aventuras de Pedrinho e amei a cuca que nao e feia e e boa no filme. O tio colocou as fotos que gosto. Tia é bom ta aqui no blog, tudo lindo né. Sinto saudade da senhora e venho ler as histórias. Beijos tia Bete, eu sinto saudade. Mamãe ajuda eu a escrever. Da sua aluna de sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, princesa Laynne! Fico sempre feliz pela sua visita e lindinho comentário. Agradeça sua mãe pela ajuda e é bom saber que você gosta das histórias s do Blog. Apareça sempre, pois também sinto saudade de vocês. Lembrança para sua família. Beijinhos😘💗📚🤗

      Excluir
  7. Sensacional a página de sábado infantil no blog Maçayó, a continuação das Aventuras de Pedrinho é tudo de bom. A nossa amiga poetisa Elisabete Leite foi muito criativa ao trazer a Cuca nessa aventura. A personagem Salomé é muito divertida e ficou mágica essa canção de Pedrinho no meio do texto. Lindíssimas ilustrações, um verdadeiro encanto de sábado. Excelente pesquisa no Cantinho da Tia Beta, grandes aprendizagens. Tudo perfeito por aqui! Quero parabenizar a minha amiga pelo primeiro livro "Solo". Parabéns Bete! Não vejo a hora de tê-lo em minhas mãos, já que agora sei os contos que constam no livro. Quero fazer uma pergunta a grande contista: dos Contos publicados nesse primeiro livro, qual o que tonou o seu coração? Abracos a todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amiga Geovanna! Muito bom falar contigo. Sinto saudades das nossas conversas regadas à Poesia.
      Geo "O Circo" foi um Conto muito importante na minha construção e crescimento como contista. Mas, o meu maior desafio foi escrever "O Fantástico Mundo de Roni", passei noites sem conseguir dormir com medo da temática abirdada, que requer cuidado na hora de ser narrado; mas, a aceitação foi incrível. Também existes um Conto que foi de grande relevância em minha vida pessoal "A História de Sofia Maria", não pude incluí-lo no livro, por um motivo que na próxima oportunidade falarei. Obrigada pelo carinho e forte abraço.

      Excluir
  8. Eita pessoal, como sempre uma maravilhosa página de sábado infantil aqui no Blog Maçayó! Hoje, com direito ao folclore brasileiro. A amiga poetisa Elisabete Leite compartilha mais um belíssimo conto que faz parte das aventuras de Pedrinho, a narrativa e bem amarrada, um Conto engraçado e mágico. Gostei bastante da pesquisa no Cantinho da Tia Beta e as imagens ilustrativas estão fabulosas, o vídeo mostra uma narrativa diferente, e que também gostei. Show em tudo! Quero parabenizar a amiga Bete pelo seu livro solo, merecido momento. Aplausos mil! Abraços a todos... Também quero fazer uma pergunta a poetisa Bete:
    Entre os contos publicados no seu livro solo, qual dele te fez chorar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amigo Paulo! Sempre bom interagir com você. Obrigada pelo carinho de todos.
      Todos os Contos me fazem chorar, até mesmo os emgraçados. Porém, entre os Contos que constam no livro tem um que não pararei de chorar um só momento, foi ele: "UM NATAL DIFERENTE", só em falar já começo logo a chorar. Forte abraço amigo!

      Excluir
    2. Corrigindo: ... engraçados... parei...

      Excluir
  9. Uau, minha amiga poetisa Elisabete Leite, que belíssima página de sábado infantil, com o Universo da Criança e o nova aventura de Pedrinho! Gostei de tudo, um Conto divertido e grandes emoções. É sim, apaixonante esse enredo... As ilustrações estão fabulosas e está excelente a pesquisa do Cantinho do Saber. Legal esse vídeo da Cuca boazinha! É sempre bom interagir no Blog Maçayó. São grandes e edificantes aprendizagens. Quero parabenizar a minha amiga poetisa pelo seu livro solo. Não tenho perguntas, pois tudo ficou muito bem esclarecido, mas quero receber um exemplar do livro. Parabéns querida, você merece! Abraços a todos e boa tarde! Bravíssimo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betânia, você terá o seu exemplar. Já está guardado. Obrigada querida pelo carinho de sempre. Forte abraço!

      Excluir
  10. Mais uma lindíssima página do blog Maçayó com um Conto infantil maravilhoso da minha amiga poetisa Elisabete Leite e sua narrativa brilhante, personagens engraçados em uma história mágica. As ilustrações estão perfeitas e completam a temática abordada. Um vídeo de muito bom gosto, gostei da Cuca boazinha. Ótima pesquisa no Cantinho da Tia Beta. Quero parabenizar a minha querida amiga poetisa pelo seu livro solo de Contos infantis. Amei a partilha de hoje. Também não tenho nenhuma pergunta, pois os amigos já perguntaram tudo. Parabéns Bete, por mais um sonho realizado! Abraços e boa tarde a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Karen, pela atenção de sempre e seu gentil comentário! Forte abraço querida amiga! Boa tarde!

      Excluir