quarta-feira, 19 de junho de 2019

Festas Juninas

Ano II - Edição Nº 329 - Festas Juninas
Tema das Imagens - Festas Juninas


Marina Jardim


FESTA JUNINA
Dia 24 de junho, será dia de celebrar São João com direito a muita comida típica, música, dança e alegria. Mas apesar de ser considerada uma celebração tipicamente brasileira, saiba que esta é uma tradição importada dos países europeus! Isso porque a nossa “Noite de São João” coincide com o solstício de verão no hemisfério norte, que era comemorado desde os tempos mais remotos pelos camponeses com festas repletas de fogueiras.
Pois hoje não há como negar que a festa junina é uma das nossas expressões culturais mais características, não é mesmo? Tanto é que elas inspiraram a criação de inúmeras obras de arte maravilhosas.
Foi pelas mãos de importantes pintores, como Portinari e Anita Malfatti, que o colorido dos balões, bandeirinhas, fogueiras e quadrilhas foram eternizados em quadros que cativam e emocionam.

Alfredo Volpi
 ALFREDO VOLPI
Durante a década de 1950, o pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi começou a experimentar com o abstracionismo geométrico. Foi daí que nasceu a sua série emblemática que retrata bandeirinhas e mastros das Festas Juninas. Volpi é considerado como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo.


Essas festas foram trazidas para o nosso país pelos portugueses, ainda no período colonial. Na época, havia uma influência muito grande de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França, por exemplo, veio a dança dos nobres que acabou influenciando muito as típicas quadrilhas junina.
Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Anita Malfatti

ANITA MALFATTI
Uma das grandes representantes do movimento modernista brasileiro, Anita Malfatti não se prendia às técnicas acadêmicas pois buscava uma arte livre. Foi a partir da década de 1940 que a artista começou a retratar cenas populares, incluindo as festas juninas.

A quadrilha junina, matuta ou caipira é uma dança típica das festas juninas, dançada, principalmente, na região Nordeste do Brasil. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, a quadrilha era a dança preferida para abrir os bailes da Corte. Depois popularizou-se saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.

Alberto da Veiga Guignard

ALBERTO DA VEIGA GUIGNARD
O pintor Alberto Guignard é conhecido justamente pelas suas pinturas de paisagens mineiras que enfatizam balões de São João pairando pelo céu.

 Os passos e a movimentação dos pares da quadrilha em subgrupo, rodas, filas, travessias e outras figurações são ensaiados nos fins de tarde ou à noite, durante os fins de semana do período preparatório. O marcador da quadrilha, que anuncia os passos, poderá ou não fazer parte da dança. É escolhido entre os mais experientes membros do grupo ou é uma pessoa convidada para esse fim. Rapazes e moças em fila indiana vestidos com roupas típicas do matuto do interior, em pares alternados, braços para baixo, colocam-se frente a frente (vis a vis) aguardam a música da orquestra, que é normalmente composta por zabumba ou bombo, sanfona e triângulo e que o marcador comece a gritar a quadrilha.
Cândido Portinari
Cândido Portinari
Um dos mais importantes artistas brasileiros, Cândido Portinari também se inspirou nas cenas populares das festas juninas em algumas criações da década de 1950.

Há atualmente uma nova forma de expressão junina, a quadrilha estilizada, que não é uma quadrilha matuta, mas um grupo de dança que tem uma coreografia própria, com passos criados exclusivamente para a música escolhida, como num corpo de balé. O grupo incorpora alguns personagens como Lampião, Maria Bonita, Sinhozinho, espanholas e ciganos. Os seus trajes lembram roupas típicas do folclore dos pampas gaúchos.

Di Cavalcanti
DI CAVALCANTI
Emiliano Di Cavalcanti é mais um artista à frente da Semana Moderna de 22 que pintou cenários rurais e populares, muitas vezes festivos. E é claro que as Festas Juninas também serviram de inspiração para o artista que em 1969 deu vida ao quadro “São João”:

Noite de São João

Alegria no terreiro!
Coloridas bandeirolas,
sanfona, flauta, pandeiro,
cantores violões e violas.
Junto ao mastro de São João,
nas mesas e tabuleiros,
tigelinhas de quentão …
quitutes bem brasileiros…
pinhão, pipoca, amendoim…
O céu, cheinho de estrelas,
e eu, com você junto a mim,
não me cansava de vê-las…
Lá fora, clareando tudo,
a crepitante fogueira,
estalando como açoite,
queimava o negro veludo
daquela festiva noite
de tradição brasileira.

– Décio Valente, no livro “Cantigas simples: poesias”. São Paulo: edição do autor, 1971.

Soltando Balões
Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.


– Carlos Drummond de Andrade, no livro “Alguma Poesia”. 1930.
Festa Junina

QUADRILHA DOS CASAIS ENAMORADOS
O arraial está todo enfeitado para a festa,
Quadrilha junina dos casais enamorados
Os músicos improvisam até com seresta
Para que os casais dancem bem-educados
E o marcador puxa o fole, com modesta...

Atenção pessoal! Vai começar a quadrilha
E vamos todos dançar animados no salão
Casais procurem seus pares... Diz Padilha!
Convém dançarem com bastante diversão
Na hora da comida tem que haver partilha...

É a grande festa dos casais aqui presentes
É necessário ter beijos, abraços e emoção
Todos bem juntinhos dançando contentes
Com muito cuidado para não ter confusão
No compasso, que os casais estão quentes...

Cavalheiros parados ao lado das suas damas
A quadrilha vai começar exatamente agora
Uma fogueira aquece a festa... Altas chamas,
Canjica e milho verde são servidos lá fora
A chuva forte encharca todo piso... só lamas!

É a quadrilha dos eternos casais apaixonados
O público assiste tudo com amor no coração
Os casais cantam e dançam bem animados
É uma maravilha de festa, é pura diversão!
É uma homenagem aos casais enamorados.


Elisabete Leite – 18/06/2018
NOSSO VÍDEO







11 comentários:

  1. O Arraial está enfeitado, aqui, no Blog Maçayó, uma comemoração em grande estilo, pois é a abertura das Festas Juninas com muita arte e animação; uma comemoração de amigos para amigos. Não pode faltar diversão, comidas típicas e muito forró no pé, a alegria é contagiante. E vamos que vamos dançar quadrilha! Uma quarta-feira de arte genuína, onde a Literatura se faz presente. Belíssimas ilustrações ornamentam o Cantinho do saber. Quero agradecer a todos os leitores, amigos e amigas, poetas e poetisas que sempre estão conosco contribuindo e somando, pois a união é a nossa marca registrada. Obrigada a todos pelo carinho e amizade, sem a presença de vocês nada disso seria possível. Obrigada ao meu querido irmão Jorge Leite. Beijo no coração de cada um. Feliz São João a todos! Viva o Arraial do Blog Maçayó! Vivaaaa!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, bom dia. Hoje iniciamos o "Arraial do Blog Maçayó". Pode ser que no calor das fogueiras, do vinho quente, do quentão e da cachaça passemos em branco alguns dias. É compreensível; como Nordestino e Brasileiro amamos as festas Juninas. Já separei minha camisa quadriculada, minha calça rasgada e remendada, meu chapéu de palha, um lenço colorido em volta do pescoço, minhas alpargatas e vamos "forrozar".
    Quero agradecer a companhia constante dos amigos que comentam nossas páginas e dos amigos visitantes. Um grande abraço a todos e "Feliz Festas Juninas".

    ResponderExcluir
  3. Belíssima página de abertura das festas Juninas no Blog Maçayó, o mais animado da estação. É festa, arte e muita animação... A fogueira está queimando em homenagem a São João! O Almanaque é cultura, forró e tradição, não podem faltar os amigos para brincar nesse salão... Magníficas pesquisas, lindíssimas ilustrações e o lindo poema da amiga Elisabete Leite brilhando nesse Cantinho do Saber. Tudo é um show de inverno, outono, prinavera e verão. Eu estou rimando no Arraiá do Blog das emoções. Parabéns a todos. VIVA O ARRAIAL DO BLOG MAÇAYÓ! Abraços e boas férias a todos! Feliz São João!

    ResponderExcluir
  4. Eita pessoal, vamos forrozar! Quem disse que eu posso faltar uma festa com essa, jamais deixaria de pestigiar o autêntico forró nordestino, o Arraial do Blog Maçayó que já está arrumado e enfeitado; muita Cultura, Forró e Tradição. Também estou vestido a carater para aproveitar esse momento único de interação. Maravilhosas pesquisas e belíssimas ilustrações, muita riqueza de conteúdo. Gostei demais do vídeo. Uau, que festa boa, é pura animação! Apaixonante o lindíssimo poema da amiga querida Elisabete Leite. Puro encantamento, o clássico em forró! Parabéns a todos e excelente São João para vocês! Vivaaaa as Festas Juninas! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Vamos curtir nossas férias
    Eu, como trabalho nesses dias, agradeço esse espaço de tempo e fico no aguardo. Bom São João pra todos!

    ResponderExcluir
  6. Venho aqui, no Blog Maçayó, prestigiar o Arraial Junino e sua Cultura e Tradição. A festa está bastante animada, com canjica, milho verde e quentão tudo lindo nessa animação de São João. Excelentes pesquisas, grandes aprendizagens e belíssimas imagens ilustrativas. Adorei o lindíssimo poema da amiga Elisabete Leite, está tudo perfeito nesse recanto de arte. Parsbéns e aplausos para os poetas e viva o São João! Olha para céu gente e viva o Arraial do Blog! Abraços e saudades...

    ResponderExcluir
  7. Uma maravilhosa página junina aqui, no Blog Maçayó. Um verdadeiro de de arte, momentos impecáveis de Cultura, Imagens ilustrativas e Tradiçāo Nordestina. O Arraiá está montado, agora é somente aproveitar com muita animação. Belíssimas ilustrações de tantos mestres, um desfile de pura arte. Magnífico poema da amiga querida Elisabete Leite. Show de vídeo e forró no pé. Os poetas estão de parabéns, pois o Cantinho do Saber é pura Cultura. Bravíssimo! Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo: ... momentos de diversão e de...

      Excluir
  8. Eitá, forró danado de bom! O Blog Maçayó é somente festa, muita Cultura e Tradição, porque é São João. Ótimas pesquisas, aprendizagens para qualquer idade. As ilustrações estão, como sempre, deslumbrantes e bem ao ritmo nordestino. Belíssimo poema da amiga poetisa Elisabete Leite que brilha no Cantinho do Saber. Excelente vídeo, e vamos dançar! Viva as Festas Juninas! Viva o Blog Maçayó! Viva o nosso Arraiá! Parabéns a todos e abraços...

    ResponderExcluir
  9. Tudo maravilhoso no Blog Maçayó, pois hoje é só festa e muito forró. A abertura das festividades juninas em grande estilo. Ilustrações magistrais, obras de arte e cultura, é mesmo uma galeria de arte. As pesquisas estão ricas pela tradição de São João. Um início de férias inesquecível. Lindíssimo poema da minha amiga Elisabete Leite que não economizou detalhes para o grande momento. Tudo perfeito! Os poetas estão de parabéns! E o blog é merecedor de aplsusos! Viva o Blog Maçayó e seu arraial! Abraços...

    ResponderExcluir