quarta-feira, 26 de junho de 2019

Sonetos

Ano II - Edição Nº 331 - Sonetos
Tema das Imagens -Livros de Poesias



PROCURE NÃO CHORAR

Ah, se acaso me perder pelo Mar!
Não deixe que uma onda me envolva
Busque me salvar e depois me amar
Abrace-me, acolha-me e me absolva...

Se por acaso, nunca mais eu voltar
Não chore! Continue comigo por lá,
para juntos, felizes, podermos velejar
Na cadência das ondas de lá para cá...

Se mesmo assim, me afogar no Mar
Ah, que minha ausência seja sentida!
E rápido, você procure me resgatar...

Minha imagem nunca será esquecida,
pois meu destino é sempre caminhar...
Passar por esta e muitas outras vidas.

Elisabete Leite – 24\06\2019
SONHO DE AMOR

Tuas mãos que tocam meu corpo
E arde, como fogo, ao teu carinho
O meu olhar que busca o teu rosto
Teu beijo tem doce sabor de vinho...

Minha boca se abre à procura da tua
Minha saliva deságua na tua língua
O teu suor molha a minha pele nua
Ah, sem esse amor, morro à míngua!

Nessa entrega me sinto todinha sua
Em teus braços, você me encontrou
Foi em um salto das nuvens até a Lua...

Meu corpo escaldante logo borbulhou
Viajei pelas entradas, avenidas e ruas
Revivendo o sonho que você sonhou.

Elisabete Leite – 23\06\2019
(Ao som da música “Fado Tropical” de Chico Buarque)
EU POESIA

Parte de mim é só alegria
A outra parte é inspiração
Meu mundo é pura Poesia
Sou sentimento e emoção...

A Essência reluz no avesso
E ilumina toda a Minh ‘alma
Uma vida de verso e reverso
Eu sou tudo, pressa e calma...

Sou Paz, guerra e controverso
Vivo o que sou e sem trauma
Grande, pequeno, Ser submerso...

Tenho risos e lágrimas n’alma
Sou a razão, direção e disperso
Ah, Poesia é quem me acalma!

Elisabete Leite – 26\06\2019

Nosso Vídeo

O Nosso Vídeo de hoje é do Poeta Violeiro Mineiro Capiau, versátil como sempre, nos mostra novos caminhos por ele trilhado, agora como compositor, cantor e arranjador. Ficamos felizes e orgulhosos em compartilhar esse seu vídeo e afirmar que pode contar conosco para divulgação de seus trabalhos. Um grande abraço ao amigo poeta e compositor.






22 comentários:

  1. É com imensa alegria que recebemos o amigo, poeta, compositor, escritor e arranjador Violeiro Mineiro Capiau em nosso Cantinho do Saber, o Blog Maçayó. Ele que é um verdadeiro mestre na arte de compor e que compartilha para o nosso deleite um vídeo emocionante, com letra, melodia e arranjo nota mil. Bravíssimo Zé, tu és fera! Uma quarta-feira de Poesias, Sonetos tecidos para esse grande show. Meu avesso poético em grande estilo, mudanças que só me fazem crescer. As ilustrações estão deslumbrantes e complementam perfeitamente à temática abordada... Hoje, minh'alma chora, lágrimas de Poesias. Valeu querido Capiua! Volte sempre! Obrigada irmão e poeta Jorge Leite pelo carinho. Abraços a todos e excelentes leituras. Show e show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu é que tem que agradecer, e muito, pela gentileza de terem colocado minha musiquinha em tão bela página...

      Excluir
  2. Gente, estou sem palavras para descrever a grandiosidade dessa quarta-feira poética. A amiga poetisa Elisabete Leite se superou em seu avesso poético, são magníficos Sonetos que muito emocionam. Não sei nem descrever a perfeição desse soneto de abertura "PROCURE NÃO CHORAR" como não chorar poetisa. Está fenomenal o Soneto "EU POESIA" sem falar na sensualidade e beleza de "SONHO DE AMOR"... É pessoal quem sabe faz ao vivo como nosso amigo poeta e compositor Violeiro Mineiro Capiau, tudo muito lindo! O vídeo é belíssimo e emocionante. Parabéns Violeiro e parabéns amiga Bete pelo show de quarta poética. Adoráveis ilustrações, os mestres brilham na página do Blog Maçayó. Aplausos para o Blog pelo conjunto. Bom dia e abraços para todo mundo. Parabéns poeta Jorge Leite pela arte final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro poeta Maciel... Andei por outras paragens, mas não esqueço as ramagens das árvores de bons frutos... Fico muito agradecido, mas também saudoso de suas construções poéticas... Abraços!

      Excluir
  3. Hoje, venho prestigiar meus queridos amigos Violeiro e Elisabete Leite que deixam suas marcas registradas na página de quarta poética do Blog Maçayó. Quero falar um pouco das obras de arte, aqui, compartilhadas. A amiga poetisa e contista Bete veio com tudo e trouxe belíssimos sonetos extraídos do seu avesso poético os temas abordados se cruzam entre si, quero salientar que o soneto "SONHO DE AMOR" tem sensualidade à flor da pele, mas não uma sensualidade com erotismo e sim com lirismo, só uma grande poetisa tem esse dom. Os outros dois sonetos são brilhantes... Concordo perfeitamente com meu querido Maciel, quem sabe faz ao vivo, pois mestre e mestre. Belíssimo vídeo o seu Violeiro é muito bom interagir por aqui. As ilustrações estão impecáveis. Tudo perfeito nesta quarta de poesia e melodia. Parabéns poetas e saudades de todos vocês.
    Bravo! Show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Flor de Lis, fico muito feliz, pelo que me diz... Até curvo a minha cerviz, de ser honrado, em meu humildade postulado, por um comentário tão doirado... Abraços!

      Excluir
  4. Uau pessoal, que momento de arte mais lindo! Uma quarta poético só com mestres... Magníficos Sonetos da amiga poetisa Elisabete Leite que se superou em todos os temas. Eu estou fascinado pelo soneto "EU POESIA" fazia tempo que Bete não viajava assim, sua inspiração estava voltada para os Contos, mas hoje ela veio com tudo, trouxe o melhor de seu avesso poético. Violeiro, grande amigo, sentimos sua falta. Sabe cara, seu vídeo é um espetáculo de Luz, Câmara e Ação, um show de momento. Hoje, o Blog Maçayó fez um grande encontro de mestres. Elisabete e Violeiro brilham por aqui. Sem falar nas belíssimas ilustrações, o poeta Jorge Leite sabe nos emocionar. Parabéns poetas pelo fantástico show! Bete seu poema de abertura tem criatividade a toda prova. Abraços para vocês e bom dia amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo... é uma honra receber esse seu comentário... Muito feliz com o evento, na oportunidade que os irmãos Leite concederam... Abraços!

      Excluir
  5. Um espetáculo de momento poético, uma quarta-feira de fazer chorar, aqui, no Blog Maçayó. Magníficos Sonetos da amiga poetisa Elisabete Leite que não economizou em maestria e criatividade. O soneto "EU POESIA" é o meu preferido, me emocionei bastante, "SONHO DE AMOR" faz qualquer um delirar. Amei todos! O vídeo do Violeiro Mineiro Capiau é brilhante, um conjunto perfeito; voz, letra e harmonia. Aplausos poeta Violeiro pela sua obra de arte. Adoráveis ilustrações, que completam muito bem os temas poéticos. Bravo amigos poetas. Aplausos Bete pelos lindíssimos Sonetos. Um dia de grande emoções! Abraços para todos... Bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovanna... Me ufana um comentário tão bacana... Não que seja de meu merecimento, mas, no momento, me sinto o macaco com um cacho de banana... Sem nem mais jeito, de tão satisfeito!

      Excluir
  6. Uma maravilhosa quarta com muita arte e poesia. Estou aqui deslumbrada com tanta riqueza de conteúdo; os Sonetos da amiga poetisa enfeitam o Blog Maçayó, de beleza e criatividade, eu me identifiquei muito com o soneto de abertura "PROCURE NÃO CHORAR" e terminei chorando. Os demais poemas estão belíssimos. Quero parabenizar ao poeta e compositor Violeiro pelo magnífico vídeo, fui até o YouTube e curti sua obra de arte. Muito bom você está conosco. Lindíssimas ilustrações. Somente perfeição por aqui! Parabéns aos poetas. Eu gostaria de perguntar a Bete qual dos três sonetos ela se identificou mais! Abraços a todos e parabéns pela arte final do poeta amigo Jorge Leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia a todos! Agradeço por tanto carinho. Betania amiga, eu gostei de todos os sonetos, porém me idebtifiquei bastante com: EU POESIA, é como se fosse o medelo de meu avesso poético... Eu sou POESIA. A página está perfeita, é a união e a parceria. Violeiro é mestre no assunto, está sim, magnífico o vídeo dele. Beijos

      Excluir
    2. Corrigindo: ... me identifiquei bastante...

      Excluir
    3. Betania... A tua consideração é maior que a poesia... No que me avalia, eu não mereceria... Abraços!

      Excluir
  7. Que legal poder interagir em momentos como esses. Que são únicos e maravilhosos! É verdade amigos, a quarta-feira poética de hoje, aqui no Blog Maçayó, é pura arte. Um desfile de belíssimos Sonetos da querida amiga Elisabete Leite, essa poetisa VIP e de grande coração e um vídeo esperacular do grande poeta e compositor Violeiro Mineiro Capiau; letra, voz e música nota dez. Estamos, eu e Augusto, completamente encantados com a intensidade do soneto "SONHO DE AMOR" nos indentificamos dentro dele. Amei o tudo da página de hoje. As ilustrações estão impecáveis. Parabéns aos poetas e abraços para todo mundo. Grande encontro! Gostaria de pedir ao nestre Violeiro que explicasse a belíssima letra da sua música. Achei bem profunda e reflexiva. Valeu poeta! Boa tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen: "De dentro dessa caverna, vendo imagens surreais" refere-se à metáfora do Grande Platão, no livro A República, de pessoas sendo enganadas por sombras e imagens da realidade; o que também sinaliza para "essas sombras sobre o teto dos Humanos"... As outras partes do 1° e 2° versos são obvias... "Se não fosse as cadeias desse medo, não teríamos nossos sonhos em segredos", também é, quase, óbvia: Maioria de nossos sonhos são podados por um sistema opressor... "E conspiram as Espartas contra as Tróias" são metáforas para as correntes políticas vigentes, onde cada lado só visa o poder e não o bem estar coletivo... "Sem Ulisses, sem Helena e sem Heitor"... esses, os personagens mais carismáticos da saga, simbolizam o que de valores e sentimentos havia; metáfora paralela à nossa falta de amor e de valores humanos atuais... Abração!

      Excluir
  8. ISSO É LINDO:
    Mar! me envolva
    no amar, me absolva...

    Se eu voltar, por lá, podermos velejar
    de lá para cá...

    Se no Mar
    A ausência me resgatar...

    Minha imagem, esquecida,
    caminhará...
    por muitas outras vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido Violeiro, você sintetizou direitinho... por muitas outras vidas...

      Excluir
  9. meu corpo
    arde ao teu carinho
    Teu rosto, sabor de vinho...

    Minha boca na tua língua
    minha pele nua... sua
    Morro à míngua...
    todinha sua
    me encontrou
    até a Lua...

    Viajei pelas ruas
    ...sonho que você sonhou.

    ResponderExcluir
  10. Nos três sonetos... Palavras chaves que sintetizam o romance e a abstração poética contidos... Parabéns, Elizabeth, pela maravilhosa construção...

    ResponderExcluir
  11. Obrigado à Elizabeth Leite e à Jorge Leite, pela gentileza de incluir meu vídeo nessa página maravilhosa!

    ResponderExcluir
  12. Estava sem internet, pois estou numa região do sertão que a internet é precária. Desculpem a ausência, mas não é tarde demais para curtir com vocês os poemas de Elisabete Leite. Não conhecia o violeiro Capiau. Parabéns pra ele.
    A página está linda.
    Parabéns a todos.

    ResponderExcluir