sexta-feira, 26 de julho de 2019

Album de Família

Ano II - Edição Nº 343 - Cantinho da Tia Beta
Tema das Imagens - Álbum de Família

Da esquerda, do observador, para a direita: Meu amigo Tião, eu e Afrânio - início dos anos 80 -SP

Os Irmãos Leite: Socorro, Fátima, Eu, Lucinha, Toinho e Betinha.


JORGE, FELIZ ANIVERSÁRIO!                     

          Acordo soltando suspiros de felicidade... É inverno, mas deixo que o sol ilumine o meu cenário. Hoje é um dia especial, pois é aniversário do meu amado irmão Jorge, eu gostaria que fosse um dia diferente. Fecho os olhos e retrocedo no tempo, volto a ser criança, para realizar um grande sonho. Pego uma carona com o vento e estaciono exatamente na Rua Santa Fé, 259 no bairro da Levada em Maceió-Alagoas...
Conceição (Ceiça)
          De repente, o sol brilha e o dia já amanheceu, abro a janela e vejo uma paisagem encantadora, um jardim florido, pois mamãe ama flores vermelhas, o pé da roseira está carregado de botões, mas uma rosa desabrocha um pouco mais cedo, e veio comemorar conosco o aniversário do Jorge. Sinto o aroma de café fervendo no fogão e o cheiro delicioso de bolo de fubá. Vou à cozinha me deliciar com as iguarias, entro apressada e peço licença à Mamãe Lourinete, a dona da cozinha, para comer um pedaço de bolo.
          - Bom dia, mamãe! Posso pegar um pedaço de bolo, por favor?! O cheiro está irresistível. Falei, quase gritando.
          - Betinha, deixe de gritar que estou usando meu aparelho e a pilha está nova! O bolo está quente e o aniversariante ainda não acordou. Respondeu-me mamãe toda orgulhosa.
          - Ah mamãe, é somente um pedacinho! Falando em bolo mamãe, a senhora poderia fazer um bolo de chocolate para a festinha surpresa do Jorge, logo mais à noite? Perguntei-a sorrindo.
          - Uma festinha surpresa! Que legal minha filha, mas não farei todo de chocolate, pois sei que ele não gosta, porém posso fazer de cenoura com cobertura de chocolate. Pode ser?        
          - Claro que sim mamãe! Porém não diga nada para ele, pois vou organizar tudo com Fátima, sei que Sô e Lucinha foram à feira comprar sururu e Toinho está lendo. Falo apressada e saio correndo sem comer o pedaço de bolo.
          Cruzo com papai Jessé no corredor e quase caio. Ele aproveita para passar seus ensinamentos: – Filha, para que tanta pressa, pois na vida temos muito o que viver! Portanto, não corra! Aprecie o cenário... Respondi sem nem olhar para trás: - Sim papai! E fui ao quarta para acordar Fátima que costumava dormir até tarde. Entro soltando os bofes pela boca e gritando para ela acordar:
          - Fátima, acorde, por favor! Hoje é aniversário do Jorge e quero fazer uma festinha surpresa para ele. Já encomendei o Bolo à mamãe e você ficará encarregada de convidar Tião, Beba e Afrânio, pois eles não podem faltar ao evento, na hora em que o sol se despedir da lua. Criatura levanta, por favor!
        
Minha Irmã Lucinha
 
- Deixe de gritar Betinha, pois ainda é cedo! Respondeu-me a princesa dorminhoca.
          Deixei-a se espreguiçando e fui procurar enfeites que servissem para ornamentar o cenário e deixar a sala com cara de festinha. O passo seguinte seria tirar o Jorge de casa para ele não perceber. Ouvi Toinho assoviando no portão e corri até lá. Vi que os dois, Jorge e Toinho, estavam virando à esquina em direção à praça para fazer qualquer coisa. Bem na hora de continuar com os meus planos...
          As horas passam depressa e tudo já está quase organizado, meu sonho finalmente será realizado, comemorar o aniversário do meu querido irmão Jorge em grande estilo, junto com todos os irmãos e os melhores amigos da nossa infância. Somente será possível através deste Conto, já que alguns amigos brilham no céu. Mas, nada de choro, é momento de muita alegria, pois é o aniversário de uma das pessoas que mais amo neste mundo... Sô, Lucinha, Fátima, Maria e Robenice ajudam bastante na realização deste sonho, elas decoram o local da festa e deixam tudo com carinha de criança. Balões coloridos espalhados por todo ambiente, brigadeiros, coxinhas, empadinhas, balas de diferentes tipos, o universo da criança é o cenário. Uma paisagem de doces e cores, e no centro de tudo, lá está o Bolo de Cenoura com cobertura de chocolate, ele brilha em seu pedestal, voltamos a nossa infância! Jorge terá o aniversário que eu sempre quis ter quando criança, com direito a música e tudo mais... 
          Finalmente, o momento tão esperado chegou, os amigos foram se acomodando pelos cantos da grande sala, os irmãos vestidos a caráter, é hora de o aniversariante chegar... Surpresas não podem faltar! Apago a luz da sala e vou chamar Jorge que está conversando com um amigo na praça, ele fica desconfiado, mas vem comigo... Eu venho na frente e ele logo atrás de mim, abro a porta devagar e a comemoração começa. Em grande coro cantamos:
Minha filha Anna Carolina (Aninha)
Parabéns pra você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida...

É pique, é pique
É pique, é pique, é pique
É hora, é hora
É hora, é hora, é hora
Ra-tim-bum!
Parabéns, Jorge!

          Depois de cortar o bolo Jorge fica conversando com seu amigo, o inesquecível Tião; Toinho fica assoviando sua música clássica preferida; já Sô, Lucinha, Maria Robenice e Fátima ficam proseando no portão; Beba vai para casa e eu e Afrânio ficamos jogando conversa fora. Bons tempos! De repente, Mamãe tira papai para dançar e eles ficam, além da eternidade, dançando no céu... Avanço no tempo e percebo que fui e ainda sou muito feliz, talvez o cenário, hoje, seja outro, mas ainda fomos irmãos e nos amamos...
          Assim, comemoramos o aniversário surpresa do meu querido irmão Jorge, um retorno ao passado, a nossa infância, momentos de pura felicidade em comunhão com gente muito querida.
          Jorge, Feliz Aniversário!
          Até a próxima pessoal...    
                            
  Nossas Pesquisas:
          
Eu em São Paulo - 1991
  CANTINHO DA TIA BETA
 
 
Olá pessoal! Hoje, vamos comemorar o aniversário do querido poeta Jorge Leite recitando uma bela Poesia. Parabéns! Que todos os seus sonhos sejam realizados, muita saúde, Paz, Amor e inspirações. Nós te amamos!



 FELIZ ANIVERSÁRIO, JORGE!
Dia 14/12/1974 - Minha formatura

Parabéns! A aurora já nasceu no horizonte
Acorde, que o sol brilha, iluminando o dia!
Até o arco-íris já aparece por trás do monte
Colorindo todo o céu, trazendo vida, alegria...

Hoje, os pássaros gorjeiam de felicidade!
Eles cantam uma melodia suave de Amor
Anunciam com música, a sua nova idade,
Desejam-te Paz, em seu canto acolhedor...

As árvores bailam acrobaticamente no ar
As folhas verdejantes voam e caem ao chão
Em sinal de comunhão, continuam a dançar...

Brindando este momento de congratulações,
A Flora e Fauna provam que sabem te amar
Feliz Aniversário, querido Jorge, de coração!

Elisabete Leite, 26 de julho de 2019


Minha filha Isabella (Zazá)
Meu neto Iohan e minha filha Emanuelle


Hoje não queria publicar minha foto, pois não tenho foto do amanhã. Aniversariar é renascer mais um ano, é se desnudar do que já foi usado, é o novo, o amanhã. E o amanhã só a Deus pertence. Portanto, por não ter foto do amanhã, tudo o que eu publicar já foi, não é. São lembranças que nos deixam no confortável, que nos prende ao ontem. Mais o ontem não mais existe. O hoje é passarela para o amanhã.
Permitam-me demorar um pouquinho nessa passarela e relembrar o ontem, pois sem ele não existiria o hoje nem existirá o amanhã. Portanto Brindemos ao ontem que serviu de base para hoje e estar a semear o amanhã. Celebremos hoje o que fomos ontem e o que pretendemos ser amanhã.
Um obrigado a todos os amigos, familiares e leitores de nossa revista, e que amanhã possa continuar contado com a amizade de todos. Parabéns Jorge.
Formatura de Toinho
Meu filho Matheus

Tia Neuza e Vovó Versulina
  
Formatura de Socorro
Betinha, Socorro e Fátima - 1973
         

26 comentários:

  1. Tudo maravilhoso do jeito que eu queria para a grande comemoração!
    Meu mano, meu amigão, meu irmão do coração! No dia do seu aniversário eu tenho muito o que comemorar, e o principal motivo é saber que meu irmão é também o meu melhor amigo. Essa é uma grande sorte que tenho... Hoje quero lhe desejar toda felicidade do mundo e dizer o quanto você é amado. Sim, o dia do seu aniversário é um lindo dia a ser lembrado, como amigo e irmão.
    EU TE AMO MUITO!
    FELIZ ANIVERSÁRIO, MEU IRMÃO!
    Beijos😍😍❤🎊🎊🎉🎉🍷🍷🍾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belíssimo álbum de família, pessoas queridas, amigos irmão e o início de tudo: Jessé Horácio Leite e Lourinete Gomes da Silva Leite, que festejam o orgulho do filho no céu. Tenho certeza, que o céu e a terra estão em festa. Magníficas fotos, grandes emoções. Tudo lindo! Parabéns!

      Excluir
    2. Corrigindo: ... amigos, sobrinhos e irmãos...

      Excluir
    3. Obrigado Betinha, o sortudo aqui sou eu por tê-la como irmã e amiga. Adorei o conto e o soneto. Beijos

      Excluir
  2. Jorge amigo, Feliz Aniversário! Desejoque seu dia seja todo alegria e no seu coração não falte Paz e Amor. Todos os grandes desejos começam no coração e de coração eu te desejo: PARABÉNS! Que a sua vida seja uma dádiva hoje e sempre!
    Você merece da gente todas as felicitações porque carinhosamente embeleza e ilustra às páginas do Blog Maçayó... Belíssimo Conto e poesia, grande homenagem so nosso mentor. Lindíssimas fotos de família! Parabéns pelo seu belo legado, seus filhos e sua família. Bom dia e abraços! Show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Geovanna, todo leonino é chorão, imagine um leonino com ascendente em Leão, haja choro. É o que eu tenho feito desde ontem. Muito obrigado pela constante presença. Um grande abraço.

      Excluir
  3. Tio, desejo muita paz, alegria, sorte e sucesso pra você sempre. Feliz aniversário e muitos anos de vida. Gosto do conto e da festinha de aniversário para o tio. As fotos tão lindas e tudo belo. Mamãe ajuda eu a comentar. Um beijo carinhoso da aluna da tia Bete Laurinhha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laurinha, você e as outras crianças encantam o Cantinho da Tia Beta. Agradeça a sua Mãe e muito obrigado pelo presente, sua cartinha.

      Excluir
  4. Tio Jorge, que Deus possa continuar iluminando sua vida e abençoando você e sua linda família. Parabéns e feliz aniversário! Do demais da historinha da tia, os parabéns do tio. Papai ajuda eu na mensagem. Eu acho lindas as fotos eu queria um aniversário assim. Do amigo e aluno da tia Bete Gustavo, o Gugu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Gustavo (Gugu)fico feliz com sua presença e muito obrigado a você e ao seu Pai. Um grande abraço nos dois.

      Excluir
  5. Eita cara, grande Jorge, hoje e o teu aniversário. E motivo sim de muitas alegrias. FELIZ ANIVERSÁRIO! Desejo o melhor para você não só hoje, mas sempre. Que o seu dia e durante todos os dias, sua vida seja de momentos felizes, surpresas boas e que Deus te conceda a realização de todos os seus desejos. Belíssimo conto, uma história de fortes emoções e uma linda homenage em versos de amor entre irmãos. Maravilhosas e belas fotos dos filhos e família. Parabéns pela página e pelo seu dia! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Paulo, não tenho palavras para demonstrar meu agradecimento à sua presença e aos seus elogios sempre gentis,um Lord.

      Excluir
  6. Jorge, grande amigo... Mais um ano passou e hoje e dia de agradecer e celebrar mais um aniversário e que na sua vida haja sempre muita alegria, amor, sucesso e saúde.
    FELIZ ANIVERSÁRIO, AMIGO POETA!
    Um belíssimo conto e mensagem da amiga Elisabete Leite, que sabe emocionar qualquer um. Lindo álbum de família e lindíssimas fotos dos filhos, suas sementes que germinarão em árvores frutíferas. Parabéns! Tudo perfeito na homenagem. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maciel meu amigo, seus comentários fazem parecer que estamos juntos em uma mesa de bar falando sobre nossas vidas. Sua presença é sentida independente da distância. Um forte abraço.

      Excluir
  7. Tio, feliz aniversário! Hoje é um dia muito especial, alguém muito querido está completando mais um ano de vida! Que a sua vida seja sempre uma soma de vitórias. Parabéns tio Jorge! Gosto do conto da tia e da historinha do aniversário do tio. As fotos tão lindas e mamãe ajuda eu e manda parabéns. Saudades da tia Bete. Beijo da sua aluna Laynne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laynne, o que torna esse dia especial é o fato de eu ter recebido como presente essas suas palavras carinhosas. Agradeça a sua Mãe pelas visitas constantes.

      Excluir
  8. Amigo poeta Jorge Leite, muitas felicidades para você por este dia esoecial, que o amigo possa ter muitos anos de vida, felizes e abençoados. Que seu coração esteja sempre em festa porque você é especial e que este Aniversário seja um recomeço, um novo jeito de ver a vida e uma nova alegria a cada dia. Feliz Aniversário! Continue encantando os leitores com essas maravilhosas páginas. Lindo e emocionante conto de homenagem da amiga Elisabete Leite para seu irmão querido. Amei o poema e acho maravilhosas as fotos de família. Muita emoção por aqui! Boa tarde para vocês e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo: ... dia especial...

      Excluir
    2. Minha amiga Flor de Lis, como não ter o coração em festa tendo amigos como você e Maciel. Além do que a felicidade é contagiante e a sua felicidade transborda em nossos corações. Um abraço amiga.

      Excluir
  9. Amigo poeta Jorge Leite, que em seu aniversário e em todos os dias da sua vida as alegrias brotem como abundantes gotas d'água em uma cachoeira e encham seus dias de muita felicidade. Parabéns e um Feliz Aniversário repleto de realizações sempre! Tudo muito lindo na página de hoje. Belíssimo Conto e lindo poema da amiga Elisabete Leite, tudo feito com carinho para você. Deslumbrantes fotos de família e lindos filhos. Sonhos realizados para você. Abraços e boa tarde para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Karen, somente tenho a agradecer suas felicitações e sua presença constante a encantar esse blog. Como diz o tema do mesmo "Um blog de amigos para amigos". Um grande abraço.

      Excluir
  10. Caro amigo poeta Jorge, Feliz Aniversário! Que todos os dias da sua vida haja bastante alegria, muita saúde, paz, amor e realizações sempre. Que sua vida seja iluminada pela Luz de Deus e abençoada por toda eternidade. Parabéns, aproveite para viver e ser Feliz! Tudo belíssimo nessa página de homenagem. Um Conto brilhante e um lindo poema da amiga Elisabete Leite. Fotos belas e emocionantes em família. Filhos, parentes e amigos jamais esquecidos. Parabéns mais uma vez! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Batânia minha amiga, as lágrimas que hoje correm em meu rosto são de felicidades, de alegria, de agradecimento por tê-la como amiga e extendo esse sentimento a todos que vem nos incentivando há quase 2 anos. Obrigado amiga.

      Excluir
    2. Estendi demais... corrigindo: ..."como amiga e estendo esse sentimento"..

      Excluir
  11. Oi, vi a foto da minha avó Versulina e de minha tia Socorro. Acho que somos parentes, sou filha de Alcides Gomes da Silva e meu pai sempre carregava na carteira a foto da minha avó Versulina.

    ResponderExcluir
  12. Tem a foto de meu pai que pôs na árvore genealógica? Está cortada, gostaria de vê-la com o rosto aparecendo. Não temos fotos de meu pai quando criança.

    ResponderExcluir