sábado, 6 de julho de 2019

Um Olhar Além do Horizonte

Ano II - Edição Nº 334 - Tema infantil
Tema das Imagens - Mundo Colorido


UM OLHAR ALÉM DO HORIZONTE

          Maria da Luz é uma bondosa garotinha que vive a sonhar. Ela mora, com os pais, em uma simples casinha em um pequeno vilarejo. A menina é uma criança iluminada, muito alegre, de bem com a vida e seus raios de bondade brilham por todos os lugares. Mesmo sendo muito humilde, ela consegue enxergar beleza ao seu redor. Ela é prestativa e gosta de ajudar todo mundo. Quando Maria da Luz passa por alguém seu brilho reluz no coração das pessoas, que logo, ficam iluminadas também. O seu pai, José da Luz, é um ajudante de carpinteiro que ganha o pão de cada dia fabricando pequenos objetos com resto de madeira e depois os vende na feira. Já a sua mãe, Maria Anunciada, é a lavadeira de toda vizinhança, uma trouxa de roupa aqui e outra ali e, vai ganhando trocados para ajudar nas despesas. A menininha vive soltando suspiros de felicidade pelos quatro cantos da casa. Ela varre o quintal, canta suaves melodias e toca e rega as flores que, assim, desabrocham para o mundo.
          Certa tarde, Maria da Luz vai ao quintal, como de costume, e fica sentada embaixo da velha bananeira revivendo sonhos que sonhamos acordados, e lá fica meditando e se questionando o que pode existir por detrás do arco-íris, além do horizonte. É nesse momento de meditação que ela adormece... De repente, ela é transportada para outro lugar; um cenário de cores, onde margaridas valsam ao som do vento e, o manto verdejante que cobre o campo tem aroma de jasmim. Logo, ela veste-se de flores e fica passeando pela relva. O silêncio é quebrado pela voz doce de um garoto que diz:
          - Olá menina, você mora por aqui? Eu me chamo Raio de Luz e você?

          A menina olha admirada para o garoto e percebe que ele é encoberto por um brilho incandescente composto por sete cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta), ele parece até o próprio arco-íris em forma de gente. Ela se aproxima dele e fala:
         - Uau Raio de Luz, você parece que tem um arco-íris ao seu redor! E tudo aqui é tão lindo! Onde fica esse lugar? Meu nome é Maria da Luz.
         - Sabe Maria da Luz, por aqui, as cores se fundem e tudo fica colorido! Mas você também é iluminada. Vejo uma Luz brilhante em sua volta! A Luz da bondade.  Somente pessoas especiais conseguem enxergar por detrás do arco-íris. Aqui, o coração é o olhar das pessoas. Venha comigo, quero te mostrar além do horizonte.
          Os dois saem colorindo e iluminando tudo. Os pontinhos de luz que iluminavam o lugar, por onde eles passavam, parecem luzes coloridas em período natalino. Os bons sentimentos estão presentes em de cada pedacinho de chão. A garotinha, logo, pôs-se a pensar: “Meu Deus, aqui é o Paraíso!” Eles seguem até um local que é trespassado por raios argênteos do sol, que formam faixas douradas, na relva macia e salpicada de flores. A garota olha para o menino e diz:
        
  - Raio de Luz, aqui é o Paraíso? Tudo é calmaria e a Paz habita em meu coração!
          - O que é fantasia para alguns, pode ser paraíso para outros. O importante é saber separar o que é sonho e o que é realidade. Maria da Luz, você deve continuar iluminando tudo a volta, que eu vou continuar colorindo o seu dia a dia. O Amor é o sentimento mais puro existente na natureza das pessoas. Seja sempre Luz e permita que os bons sentimentos toquem seu coração, mente e alma. Agora, feche os seus olhos. Disse-lhe o garoto.
          Quando Maria da Luz desperta, já é noite, as estrelas brilham com intensidade e brincam de esconde-esconde por entre nuvens no céu. Um deslumbrante luar ilumina o quintal da casa da garota... Sua mãe se aproxima dela e pergunta-lhe:
          - Querida, você ficou dormindo por muito tempo! Por onde você esteve? Minha menininha, você estava fazendo falta!
         - Agora, estou aqui mamãe! Bem mais perto de que a senhora pensa! Estive sonhando acordada, eu fui além do horizonte; lá por trás do arco-íris, fui recarregar minha Luz de Amor e deixar minha alma colorida. Posso ajudá-la em alguma coisa?
        A mãe da garota olha para ela, se aproxima dela e beija-lhe sua face rosada e depois, reponde calmamente:
         - Maria da Luz, eu já lavei e passei toda roupa e preciso da sua ajuda para dobra-las e entregar na casa da dona Filó. Você pode fazer isso agora?
          - Sim mamãe, vou fazer tudo bem direitinho! Mamãe, eu amo muito a senhora e papai! Disse-lhe Maria da luz.
          - Filhinha linda, nós também amamos você! Agora apresse-se! Exclamou a mãe da menina.
          O tempo passou depressa... A menina cresceu, mas continua iluminando as pessoas por onde passa. Ela se veste de cores e vai pintando o cenário ao seu redor.
          Que a Luz da bondade toque o coração de cada um. Até o próximo sábado pessoal!

           Elisabete Leite – 30\06\2019
  
    
      CANTINHO DA TIA BETA

Olá pessoal! Hoje vamos aprender como ensinar as crianças a serem compassivas e tolerantes com os demais. O que é compaixão? A compaixão é um valor que nos faz mais sensíveis e mais humanos frente às dificuldades e problemas dos demais. É um sentimento de pena que se tem diante dos males e desgraças dos outros. É necessário ensinar a criança ser compassiva diante das doenças, situações ruins, perdas e realidades de outras pessoas. Como educar as crianças a serem compassivas?
Os pais assim como os educadores são os primeiros responsáveis em ensinar as crianças a serem compassivas. Seguem alguns conselhos de como educá-las na compaixão:
1 – Os contos infantis são um bom meio para despertar sentimentos de compaixão nas crianças.
2 – Os pais devem ensinar valores como a compaixão, sendo compassivos e fazendo visitar e companhia a algum vizinho ou amigo doente, ou aos avós. O melhor ensino continua sendo o exemplo.
3 – Os educadores também devem ensinar a compaixão, sendo compassivos com alunos que têm problemas de aprendizado.
4 – É importante falar às crianças sobre a compaixão, e ensiná-las como é fundamental estender a mão a alguma pessoa que tenha dificuldade física ou deficiência.  Que não basta sentir pena ou dó, mas sim prestar auxílio e ajuda.
5 – Também devem ensinar as crianças a sentirem compaixão pelos que pedem esmolas nas ruas, pelos que nada têm, pelos que têm fome, pelos animais abandonados e indefesos, e tentar ajudá-los de alguma forma.
6 – É recomendável trabalhar a compaixão também em atividades infantis como os desenhos para colorir. Brincando também se aprende. Colorir ou pintar desenhos que refletem sentimentos e atitudes compassivas podem ajudar crianças a interiorizarem esse valor.
7 – Até mesmo nos jogos, as crianças também podem despertar sentimentos de compaixão diante da decepção e frustração sentida por quem perde uma partida, ou caíram numa brincadeira em grupo, ou por apresentarem algum impedimento.
A palavra Tolerância, vem do latim tolerare (sustentar, suportar). É um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física.
Ser tolerante é o mesmo que ser respeitoso, bondoso e atencioso com os demais. É uma qualidade pessoal que se define como respeito às ideias, crenças ou práticas dos outros, ainda que diferentes e contrárias às nossas. Ser tolerante é ser condescendente com alguém e não impedir que se faça o que desejarem. É aceitar e admitir a diferença ou a diversidade. É respeitar a opinião dos outros.
Para que as crianças estabeleçam boas relações com seus semelhantes é preciso que aprendam a ser tolerantes desde muito pequenas.
Como a criança pode aprender a ser tolerante
A tolerância tem um papel muito importante nas relações das crianças com seus amigos e familiares. É importante que elas escutem as ideias e as opiniões dos seus amigos, que aceitem seus pontos de vista, ainda que sejam muito diferentes dos seus, e que consigam conviver bem durante um jogo, alguma atividade ou em sala de aula. A tolerância lhes ajuda a terem uma boa integração em grupo ou equipe.
A criança não nasce tolerante. Sua conduta natural é que tudo seja para si, e que todos estejam de acordo com ela, por isso o papel do aprendizado sobre a tolerância deve começar o quanto antes. Espero que tenham gostado das pesquisas.

Nossas Pesquisas:


 Vídeo de Hoje - Evolutopia

Evolutopia é um vídeo experimental do poeta, compositor e arranjador Violeiro Mineiro Capiau.
Violeiro Capiau é um dos nossos colaboradores que esteve afastado por um tempo, envolvido em pesquisas e experimentando novas formas de expressar sua arte. Seu trabalho, publicado em nosso Blog, pode ser visto na página (marcadores)  Violeiro Capiau.




16 comentários:

  1. Um olhar Além do Horizonte, um lugar que trouxe Paz, sem guerra, onde o Amor se faz presente e que os sonhos são reais. Estou aqui encantada, emocionada, agradecida e muito feliz, com a página infantil de hoje. Tudo está tão leve, tão puro e tão lindo, igual ao Universo de uma criança. Uma parceria que deu certo, pois o belíssimo vídeo do Violeiro Mineiro Capiau apresenta uma mensagem de Paz, de Luz, assim como a nossa personagem Maria da Luz, que é uma garotinha iluminada pela chama da bondade. As ilustrações estão espetaculares do jeito que gosto, coloridas. O poeta Jorge Leite conhece muito bem o colorido da minha vida. Amei a Tia Beta que se vestiu de cores em homenagem ao Raio de Luz que mora por detrás do arco-íris. Parabéns aos poetas pela magnífica página de sábado. Excelentes leituras a todos e abraços.

    ResponderExcluir
  2. Fenomenal a página infantil de sábado, aqui, no Blog Maçayó. Mensagens edificantes de Amor e Paz, em um momento educativo que é puro encantamento. Notável olhar além dos montes. O Conto é brilhante, como tudo que nossa amiga poetisa Elisabete Leite faz e escreve. Amei o enredo de hoje, cheio de Luz. Belíssimo vídeo do grande poeta e compositor Violeiro Mineiro Capiau, a harmonia presente na página é notória. O poeta e amigo Jorge Leite complementou a beleza do cenário com as magníficas ilustrações. Educativas e excelentes pesquisas para todas as idades... De pais para filhos. O colorido e riqueza de conteúdo da página é comovente e muito emocionante. Adorei cada detalhe. Aplausos e parabéns aos poetas. Os personagens do Conto são iluminados tanto quanto a autora Elisabete Leite. Obrigada por esse momento edificante. Beijos e bom sábado!

    ResponderExcluir
  3. Tia Bete é Laurinha sua aluna que ama suas historinhas. Gosto da historinha da menina bondosa Maria da Luz, ela e uma criança de luz. Gosto das fotos do tio. Mamae ajuda eu, ela ama o conto da tia, ela fala que a tia Bete e da paz. Sinto falta da senhora na escola. Lindo o blog. Beijo da sua aluna Laura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, princesa Laurinha! Estou feliz que você gostou do Conto e sua mãe também. O vídeo do tio Violeiro ficou lindo. Maria da Luz é uma criança iluminada como você Laurinha. Obrigada pela ajuda da sua mãe e lembrança para seus familiares. Também sinto saudade de vocês. Beijos da professora Bete💖🌻💐🤗

      Excluir
  4. Tia Bete é Gugu seu aluno que ama conto. Gosto tanto tia da historinha da menina iluminada e do menino arco-íris. Papai ajuda eu e ele gosta do video do tio Violeiro e do conto. As fotos do tio estao lindas. Sou bom e papai gosta da pesquisa. To com saudade tia! Gosto blog. Beijo do Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, meu aluno Gustavo! Estou muito feliz que você gostou do conto e seu pai da história e do vídeo do Violeiro. Você também é um memino iluminado. Eu também gostei muito da página de você. Agradeça o seu pai por mim. Sinto muitas saudades. Beijos da sua eterna professora Bete.💙🤗👏👏👏👏

      Excluir
  5. Maravilhosa página educativa de sábado no Blog Maçayó! É muito gratificante participar de um blog que muito ensina. Que é uma aula extra de valores para todas as idades, a criançada e seu papai e sua mamãe. Um magnífico da nossa amiga poetisa Elisabete Leite, um enredo iluminado. As ilustrações estão impecáveis e o Vídeo do poeta Violeiro ficou fabulosa, com uma edificabte mensagem. Excelentes e educativas pesquisas. Tudo perfeito por aqui. Um verdadeiro show de sábado infantil. Aplausos e parabéns para vocês, amigos poetas e poetisa. O Cantinho da Tia Beta está bem colorido. Bravíssimo! Abraços a todos e saudades...

    ResponderExcluir
  6. Fessorinha Bete é sua aluna Laynne que ama suas historinhas. Eu gosto do conto da menina luz e o menino colorido, ele mora no arco-íris tia. Muito lindo o lugar das flores e o video do tio Violeiro. Mamãe ajuda eu e gosta da pesquisa. Ela fala que é bom participar do blog. Sinto tanta falta da senhora. Muita saudade e beijo da Laynne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, princesa Laynne! Fico feliz pela presença de vocês e também por vocês gostarem do Conto, vídeo e Blog. Agradeça a sua mãe pela presença e lembranças para todos. Obrigada e saudade de vocês. Beijo da sua sempre professora 💖💝🤗💐

      Excluir
  7. Passando para prestigiar essa sensacional página infantil de sábado, aqui, no Cantinho do Saber, o Blog Maçayó. Que trouxe um belíssimo conto da nossa amiga poetisa Elisabete Leite, com sua mensagem de Luz. O poeta e amigo Violeiro Mineiro Capiau compartilhou um maravilhoso vídeo, uma parceria perfeita, só mensagens edificantes. As ilustrações escolhidas pelo poeta Jorge Leito são coloridas e complementam o tema do conto e vídeo. Tudo lindo demais! Parabéns pela excelente partilha. Boa tarde e abraços!

    ResponderExcluir
  8. Uau, que espetáculo de página de sábado infantil no Blog de amigos para amigos. Tudo está perfeito, do magnífico Conto da poetisa amiga Elisabete Leite ao fabuloso vídeo do Violeiro, gosto bastante das letras das canções dele, muitas mensagens de Paz e Amor; bravo amigo do bem! Belíssimas imagens ilustrativas e excelentes pesquisas. Gostei bastante da Tia Beta vestida de cores. Um brilhante momento de arte compartilhada na página de hoje. Estou orgulhoso de participar desse Blog. Parabéns aos poetas pelo show infantil. Aplausos Bete pelo seu lindíssimo Conto. Boa tarde a todos e abraços!

    ResponderExcluir
  9. Uma lindíssima página infantil publicada, hoje, no Blog Maçayó, com um Conto belíssimo e bastante educativo, lições para pais e filhos; um momento para todas as idades. Maravilhoso vídeo do amigo Violeiro Mineiro Capiau, o poeta do bem. Adoráveis imagens ilustrativas escolhidas pelo amigo poeta Jorge Leite. Jorge, estamos sentindo falta dos seus poemas, por aqui. Excelentes pesquisas, com Tia Beta vestida a caráter, cores e Luz da bondade. O enredo do Conto está perfeito. Parabéns poetas por mais uma linda e edificante partilha. Boa tarde e abraços para todos!

    ResponderExcluir
  10. Brilhante página infantil de sábado, aqui, no Blog Maçayó, com mensagens educativas que expressam e ensinam à prática de valores. Comovente e belíssimo Conto da amiga poetisa Elisabete Leite, que não economizou em seus ensinamentos. Maravilhoso vídeo do amigo poeta e compositor Violeiro, gostei da harmonia e conjunto da canção, a letra é perfeita combinou com a temática do conto, que parceria do poeta e poetisa. Lindíssimas ilustrações, como sempre, emoção a toda prova. As pesquisas são ensinamentos para toda família. Um show de blog! Parabéns aos poetas e abraços.

    ResponderExcluir
  11. Voltando ao Blog Maçayó para agradecer pelas ilustres visitas e gentis comentários. O carinho de todos vocês é que faz a minh'alma se encher de inspiração. Gratidão sempre! O poeta e compositor Violeiro Mineiro Capiau encontra-se ausente por motivo de viagem, ele manda agradecer a todos e logo que possível vai comentar. Beijos no coração de cada um... Bom domingo e até já!💖💖💙💙💙💙💛💛💚💚📄🔟📚

    ResponderExcluir