sexta-feira, 9 de agosto de 2019

De Volta às Aulas

Ano II - Edição Nº 348 - Tema Infantil
Tema das Imagens - De Volta às Aulas


VOLTA ÀS AULAS COM POESIA

          Luiza acordou morrendo de frio, ainda era inverno, e o sol permaneceu escondido por trás dos montes, não deu o prazer da sua presença, ficou dormindo tranquilo, deixando o cenário cinzento e sem brilho. A garota precisava se levantar, mesmo com frio e com chuva, pois às férias de julho haviam terminado e ela já estava atrasada para o seu primeiro dia de aula...
          Luzinha, como era conhecida na escola, era uma garota muito popular, tinha cabelos loiros encaracolados, pele rosada e com muitas sardinhas pelo rosto, uma menina de estatura Mion. Normalmente, era de bem com a vida, vivia cantarolando pelos quatro cantos da casa ou suspirando por nada. Era amante da Poesia e excelente aluna de Língua Portuguesa; aos seus dez anos de idade seu passatempo predileto era improvisar pequenos poemas, versos e rimas, esses poeminhas que uma garota de dez anos costuma fazer para registrar em seu diário. Morava com os pais em uma casa modesta, mas bem aconchegante na zona norte da cidade.
          O primeiro dia de aula era sempre muito emocionante... Era uma imensa satisfação para os estudantes reverem os antigos amigos da escola e os novatos que sempre migravam de outras Instituições, nesse período, tanto no primeiro semestre quanto no segundo. Luzinha mal colocou seus pés no portão de acesso às salas de aula e deu de cara com sua amiga inseparável, a falante Flavinha. As duas se abraçaram e começaram falando sem parar, elas ficaram naquele ti ti ti de sempre, conversando antes da socialização e das boas-vindas do primeiro dia:
          - Meu Deus Luzinha, como você está diferente! Você ficou linda de cabelos mais curtos. Vai, me contar a fórmula para tanta mudança? Perguntou-lhe Flavinha.
          - Não existe mudança, apenas cortei um pouco o tamanho dos cachos e mudei meu visual. Deixa disso Flavinha, pois você também está muito bonita. Disse-lhe Luzinha.
        As duas se dirigiram à sala de aula e chegando lá entraram sorridentes, felizes da vida. Ansiosas para o retorno às aulas.
         Logo, a professora começou a falar das disciplinas, do material escolar, dos livros, das avaliações, das atividades, do comportamento dos estudantes, do uso ao banheiro e entre outros informes de praxes do primeiro dia de aula... As amigas, Luzinha e Flavinha, não estavam prestando muita atenção ao que a professora falava, pois o que elas queriam mesmo era o momento do intervalo para rever todos os amigos da escola. De repente, a professora pediu silêncio e perguntou para Luzinha:
         - Luiza, você repassou os conteúdos nas férias? Fez alguma coisa diferente? Brincou bastante? É que você não para de falar.
        - Bom dia, professora e colegas! Eu registrei tudo em meu diário. Até improvisei alguns versinhos novos. Respondeu-lhe Luzinha.
       - Luiza, que legal! Que tal você declamar um poema para gente?
       Luzinha tomou fôlego e começou a declamar um poema, em homenagem, a todos os seus amigos:
POEMA ABC DO AMIGO

A migo te acolhe em todos os momentos
Briga contigo só para te alertar do perigo
Cumplicidade é o maior dos sentimentos
Dádiva que te alimenta... É saudável trigo
Ensina-lhe o bem, sem fazer julgamento...

Fiel, é um companheiro na dor e na solidão
Guarda na memória os momentos de alegria
Humilde na hora certa sabe passar gratidão
Interpreta sua fala, pois tem sempre sintonia
Jamais te abandona, em qualquer situação..
.
Kit de todos os sentimentos da Natureza
Liga todo dia para te dizer: olá, bom dia!
Manda mensagens de carinho e gentileza
Nunca ele esquece a tua preferida melodia
Oferece-lhe abrigo na hora da dor e tristeza...

Perfeito para guardar todos os segredos
Quando te aceita, como você é realmente
Ri e chora contigo, encobre os seus medos
Suas falhas e erros, ele perdoa calmamente
Toma iniciativa e diz: “eu te amo”, logo cedo!

Único que sabe doar sem esperar receber
Valoriza e respeita o seu modo de pensar
Xinga e briga somente para te defender
Watt de Luz, que ilumina o seu caminhar
Yoga que medita a melhor maneira de viver
Zela pela amizade, é amigo que sabe amar.

Elisabete Leite

          Quando a garota terminou de declamar seu poema, a professora e os demais estudantes da sua turma levantaram e bateram palmas para ela. Luzinha se sentiu a sensação do momento, a própria rainha da Inglaterra em pessoa. Pediu licença para professora e foi até ao banheiro chorar de felicidade. Logo, que as aulas terminaram as duas amigas voltaram juntas para casa, em uma conversa comprida que não se acabava mais, pois o assunto do momento era o Poema de Luzinha.
          Os tempos passaram... Luzinha cresceu e se tornou uma poetisa.
          Assim, foi o volta às aulas de Luiza! Até a próxima aventura amigos!
          Elisabete Leite – 08\08\2019    
 
      
CANTINHO DA TIA BETA

Olá pessoal! Hoje vamos conhecer algumas dicas úteis para ser mais organizada na escola, pois é hora da volta às aulas, novas expectativas, novas emoções e novos momentos... 

Com a volta às aulas, vem sempre aquela mesma promessa: ser mais organizada. A gente sabe que não é nada fácil, amiga, ainda mais depois de passar aquele tempinho gostoso sem fazer nada. Vendo vídeo no YouTube, falando no Whats com as amigas (da escola, claro!), fazendo brigadeiro de panela. Mas a verdade é que, com a organização, você sofre bem menos. Fica fácil achar as anotações, você evita perder prazos e, o melhor, conquista um tempinho livre para fingir que estar de férias de novo. Hahaha Ok, não vai ser igual, mas vai ser bom. Olhe aí as dicas que separamos!

1. Separe as matérias
Que tal já começar a organizar o seu material? Independentemente se você prefere usar cadernos, pasta ou fichário, já dá para dividir as matérias. Com isso você evita ficar anotando as coisas em qualquer lugar e perder depois. Não exige nenhum esforço manter cada matéria em seu lugar e você vai se agradecer por isso quando tiver muito conteúdo.

2. Anote tudo
Isso é muitíssimo importante. Provavelmente na sua sala você já viu algum aluno pedindo a matéria para outras pessoas, né?! Mas a questão é que copiar as anotações do outro não tem o mesmo efeito. Se você se organizar e anotar durante a aula o que estiver aprendendo, você assimila melhor e isso vai te ajudar na hora de estudar. Nada como ter todo o conteúdo à mão de uma forma que você entenda. Ah, e se ficar com qualquer dúvida, não fique com vergonha de perguntar até entender tudo!

3. Tenha uma agenda
Tem gente que não faz questão e fica contando com a memória ou anotando na mão, mas chega uma hora que fica difícil. Existem agendas pequenas que nem pesam na mala e, se preferir, pode baixar alguma no celular. Anotar as lições de casa, conteúdo da prova e prazos dos trabalhos desde o começo vai fazer toda a diferença quando você tiver muita coisa para fazer. Assim você garante que não vai esquecer-se de nada e fica mais atenta às datas. Você pode até escrever os seus compromissos diários nela também!



4. Estabeleça metas
Não precisam ser grandes metas, como tirar 10 em todas as matérias (sejamos realistas). Pense em coisas que você pode fazer a curto e longo prazo para que o ano escolar seja o melhor possível. Talvez não tirar nota vermelha? Ou, quem sabe, entregar todos os exercícios? Garantir as melhores notas no começo para ficar tranquila depois? Pense no que você acha que será alcançável e positivo para você e tente seguir. Com objetivos, fica mais fácil ter sucesso.
 

5. Evite faltar sem necessidade
Toda escola tem um limite de faltas. Sabendo do seu, tente não ficar faltando sem realmente precisar, por qualquer bobeira ou até preguiça. Nunca se sabe quando algum imprevisto vai acontecer e você, de fato, não poderá ir à aula. Além de tudo, correr atrás do conteúdo depois não é a mesma coisa que acompanhar o raciocínio no momento de aula.
6. Estude desde o começo
Não existe fórmula mágica para estudar. Cada um aprende melhor de um jeito diferente: pode ser lendo, escrevendo o conteúdo, resolvendo exercícios, fazendo fichas… Da forma que for ideal para você, tente ir estudando os conteúdos conforme eles vão sendo ensinados, assim você se assegura de que não tem nenhuma dúvida e reforça o que aprendeu. Além disso, na hora de pegar mais firme para as provas, você já estará afiada.

7. Pare de procrastinar
Deixar as coisas para fazer depois pode ser muito tentador, mas também pode te confundir toda e, pior, te fazer desistir. Tem tempo de fazer uma lição de casa em sala? Aproveite! Precisa fazer um trabalho para entregar? Comece logo. Quer fazer um resuminho para estudar? Nada te impede! Com certeza alguma experiência já te mostrou que deixar tudo para a última hora é desesperador.


Não é tão trabalhoso assim, vai? Se você levar isso com você desde o primeiro dia de aula, com certeza terá um ano incrível, organizado e com bons resultados!
Somente espero que vocês tenham gostando das valiosas dicas.  Ótimo início de aula a todos!


Por Marcela Bonafé




Nossas Pesquisas:

https://capricho.abril.com.br/vida-real/volta-as-aulas-7-dicas-uteis-para-ser-mais-organizada-na-escola/

 Nosso Vídeo

Caillou vai à escola

 


17 comentários:

  1. Sensacional, emocionante, colorido, interessante e bem educativo o nosso sábado infantil compartilhado aqui em nosso Cantinho do Saber, o Blog Maçayó. De volta às aulas com bastante disposição e organização é a nossa dica do momento. Estou lisonjeada, emocionada, agradecida e feliz por mais um conto publicado. As ilustrações estão magníficas e complementam o enredo do Conto e o vídeo é simplesmente encantador; eu sempre fui apaixonada pelas Aventuras de Caillou, pois gosto de voltar a ser criança. O poema é dedicado a todos os meus amigos e espero que gostem. Obrigada a todos vocês em especial ao meu querido irmão Jorge Leite, que com carinho fez a ilustração da página. Parabéns para nós! Feliz sábado e abraços! Excelentes leituras...

    ResponderExcluir
  2. Bom sábado para todos! Voltei de viagem e gostaria de ser a primeira a comentar, para compensar a minha ausência nas páginas anteriores. Estou aqui deslumbrada pelo Conto infantil de hoje, principlalmente pelo poema em homenagem aos amigos, cada verso retrata grandes verdades. O Conto é lindo, bastante suave e educativo, está bem apropriadp ao volta às aulas. Amei cada ilustração compartilhada, o colorido é fascinante. Também achei o vídeo ótimo e está excelente a pesquisa no Cantinho da Tia Beta. Um show de sucesso que e o Blog Maçayó. Parabéns aos poetas pelo belíssimo momento.
    Quero desejar melhoras para Bete, que ela fique logo boa, para continuar escrevendo seus brilhantes contos. Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Tia Bete e sua luna Laurinha, como tá lindo o conto e o blog, tudo colorido. Sabe tia eu amei o poema e gosto do vídeo e das fotos do tio. Eu fico esperando o sabado chegar par ler as historinhas. Gosto das dicas é que sou bagunçada nos materiais da escola. Manãe ajuda eu e gosta de tudo. Beijo o blog é lindo. Da Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, princesa Laurinha! Estou muito feliz por vocês gostarem do Conto e dicas de volta às aulas. Muito bom recebê-las por aqui. Agradeça sua mãe pela ajuda de sempre. Beijos e aproveite a dica para melhorar sua organização. Saudades❤🤗🌷😘

      Excluir
  4. Oi fessorinha é o Gugu seu aluno que gosta de ler seus contos e historias do blog. Gosto demais do conto e do poema de hoje, tudo tá lindo tia Bete. Gosto das fotos do tio Jorge, ele é engraçado. Hoje papai ajuda eu e acha tudo belo. Fico feliz quando e sábado! Saudade da senhora. Gosto do blog também. Beijo seu aluno Gustavo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, meu aluno Gustavo! Fico muito feliz pela presença de vocês aqui no Blog e principalmente por terem gostado do Conto. Agradeça a ajuda de seu pai, pois vocês sempre serão bem-vindos. Beijo da sua eterna professora. Saudades de vocês Gugu!🤗❤😘🎊

      Excluir
  5. Magnífica página infantil de hoje, que traz um belíssimo e emocionante conto da nossa querida poetisa Elisabete Leite. Seu poema está perfeito e apresenta grandes verdades sobre o significado de ser um AMIGO. Excelentes dicas de volta às aulas e brilhantes ilustrações, o colorido da página muito fascina, o poeta amigo Jorge Leite sabe emocionar. Muito bom o vídeo para todas as idades, somos todos crianças. Um sábado de grandes aprendizagens, característica dos irmãos Leite, um momento educativo nota mil. Show! Abraços e saudades...

    ResponderExcluir
  6. Tia Bete é Laynne sua aluna que sente muitas saudades e que gosta de ler seus contos e historinhas do blog. Gosto da historinhas de hoje e do poema. As fotos do tio tão lindas e amei o vídeo. Mamãe ajuda a comentar e ela gostou das dicas. Beijo da sua eterna aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, princesa Laynne! Estou muito feliz pela sua presença e da sua mãe. Fico feliz também por vocês terem gostado da página de hoje e do Blog. Agradeça sua mãe pela ajuda de sempre e lembranças a todos os seus. Saudades de todos! Beijos😍❤🌹🤗

      Excluir
  7. Hoje, venho prestigiar a minha amiga querida e grande poetisa Elisabete Leite com o seu mais novo Conto infantil, que é um enredo belíssimo e emocionante e pela presença desse lindo poema, para nós seus amigos. Uma página educativa e bastante colorida, pois as imagens ilustrativas completam o sentido do tema. Adorei ser criança e assistir esse envolvente vídeo. Já no Cantinho da Tia Beta foi compartilhada uma excelente pesquisas, que são dicas para o retorno das aulas. Tudo muito lindo por aqui! Amo as suaves páginas de sábado. Beijos e saudades de todos vocês... Parabéns poetas!

    ResponderExcluir
  8. Belíssima página infantil, neste admirável blog! O poema do Amigo ficou sensacional! Parabéns e abraços! PS: Beitnha, tem uma novidade em seu email, espero que goste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Violeiro, tudo bem com você! Obrigada pelo carinho e gentil comentário. Somente agora foi que abri meu e-mail, vou fazer uma leitura com carinho, e te falo depois. Agradeço pela sua atenção por enviar seu Conto.
      Forte abraço!
      Fique em Deus!

      Excluir
  9. Brilhante página infantil de sábado compartilhada no blog Maçayó. Sem dúvida é um luxo de momento, com um fantástico Conto da nossa amiga poetisa Elisabete Leite que trouxe um volta às aulas lindo e educativo. Fiquei emocionada com o poema em homenagem aos amigos. Uma excelente pesquisa no Cantinho da Tia Beta. As ilustrações estão deslumbrantes e criativas. Um verdadeiro show! Parabéns pela página poetas. Bravíssimo e aplausos professora Bete. Boa tarde e abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo: ... que é um conto lindo e educativo...

      Excluir
  10. Uau pessoal, que maravilhosa página! Um Belíssimo conto da nossa amiga Elisabete Leite que volta às aulas em grande estilo. E traz para nosso deleite um sensacional poema em nossa homenagem, como é bom ser amigo de poetisa e escritora. Magníficas ilustrações e excelente pesquisa no Cantinho da Tia Beta, que veio vestida de mestra. Gostei demais do vídeo... muito bom ser criança!
    Geovanna manda dizer que tudo está magnífico e que ela vai se recuperando muito bem e provavelmente na próxima semana estará com vocês.
    Obrigada pela compreensão de todos! Abraços meu e da Geo...

    ResponderExcluir
  11. Voltando para agradecer pelo carinho e presença constante. Vocês são relevantes para o sucesso do Blog. Parabéns e obrigada!❤❤❤🌷🌷🌼🌹🌺🌻🌼

    ResponderExcluir