sábado, 9 de novembro de 2019

O Natal está Chegando!

Ano II - Edição Nº 380 - Tema Infantil
Tema das Imagens - O Natal está Chegando!


               O NATAL SURPRESA DE PEDRINHO
          Era um final de tarde fria, com ventos amenos, o sol já se preparava para se pôr e, a neblina deixava o cenário reflexivo e bastante aconchegante. Odete, uma senhora distinta, de aproximadamente sessenta e oito anos de idade, estava atrasada para ir às compras, pois era véspera de Natal e ainda, faltava comprar os presentes dos seus dois netinhos. A carismática senhora morava em um bairro sofisticado, de classe alta, próximo ao centro da cidade, apesar da sua idade ela dirigia com perfeição, muito bem-vestida apanhou, na escrivaninha, a chave do carro e saiu quase voando, em destino ao Shopping.
          Já no subúrbio, afastado da cidade, o simpático Pedrinho, um garoto de oito anos de idade, que ainda acreditava em Papai Noel, morava com seus pais em um bairro humilde, de classe pobre. O menino, no dia anterior, havia deixado sua cartinha de Natal dentro da meia que usava para ir à escola e tinha pendurado a mesma na janela do único quarto da sua simples casa, ele permanecia pensativo, bastante preocupado, pois seu pai estava desempregado e ele achava que o Natal desse ano seria tristonho, ele ficou sentadinho em uma pedra na frente de casa, com seu olhar perdido na imensidão do tempo. Logo, seu pai se aproximou dele e puxou conversa:
          - Pedrinho, meu filho, você já fez a sua cartinha de Natal?
          - Sim papai, eu queria ganhar uma bicicleta, mas achei melhor pedir um Panetone de Chocolate para comermos nesse Natal, pois o senhor sabe como mamãe gosta desse alimento tradicional da época de Natal.
          - Pois é meu filho, foi um pedido nobre, bastante saboroso e nutritivo. Vamos dar um passeio pelos arredores? Perguntou-lhe seu pai.
          - Vamos sim papai, gosto de passear contigo!
          Já no passeio com o seu pai, eles viram muitas ruas iluminadas e enfeitadas de bolas vermelhas, azuis, amarelas e verdes; para Pedrinho aqueles enfeites eram símbolos natalinos, como também a presença do Natal no coração das pessoas. As ruas visitadas por eles eram bem modestas, onde as pessoas viviam com simplicidade, mas são nessas pessoas simples que o espírito natalino se apresenta com maior intensidade, pois elas não vivem em ostentação e luxo, não valorizam coisas ilusórias. Pedrinho olha firme para o pai e perguntou-lhe:
          - Papai, o que é o Natal?
          - Pedrinho, o Natal para nós é a presença do Amor de Deus em nossos corações, a Fraternidade, a União entre as pessoas, o doar-se, estender a mão amiga e ajudar um irmão.
          Os dois foram caminhando de mãos dadas, quando começou a cair uma garoa fina, refrescando assim, os rostos suados de pai e filho, que mudaram de roteiro, apressaram os passos e seguiram pela estrada escura, provocada pela cerração. Logo, que eles viraram a primeira curva avistaram um carro parado com o pisca-alerta ligado e com um triângulo atrás do mesmo eram os sinais de que o carro apresentava algum tipo de defeito, eles passaram perto daquele carro e viram uma senhora chorando muito, ela estava falando com alguém pelo celular, parecia desesperada. Logo, Pedrinho olhou para o pai e disse-lhe:
          - Papai, a senhora daquele carro está chorando muito. Por favor, vamos ajudá-la?!
          - Vamos sim, meu filho! Respondeu-lhe o pai.
          Eles se aproximaram bem devagar da porta do carro, para não assustar à senhora, e o pai de Pedrinho perguntou-lhe.
          - Senhora, boa noite! Nós podemos ajudá-la? Aqui é muito perigoso, pois é uma curva!
      
    - Boa noite, para vocês! Eu estou aqui desesperada e sozinha, o meu carro achou de quebrar justamente nessa curva e está saindo um pouco de fumaça. Estou morrendo de medo. Estou tentando falar com a minha filha, mas o celular está sem sinal. Meu nome é Odete, eu estava indo ao Shopping comprar presentes para os meus netinhos. Explicou-lhe a distinta senhora.
          - Senhora, eu não sou mecânico, sou um jardineiro, mas às vezes resfriando o carro, colocando água no radiador, ele pode voltar a funcionar. Vou buscar um pouco d’água; deixarei o meu filho aqui para fazer-lhe companhia, como moramos nessa comunidade há muito tempo, todos conhecem o meu Pedrinho. Disse-lhe o pai do garoto.
          Enquanto, o pai foi buscar água o jovem Pedrinho ficou conversando com Dona Odete, para aliviar a tensão daquela senhora. Ele perguntou-lhe:
          - A senhora gosta do Natal? Eu gosto muito e já fiz minha cartinha para o Papai Noel! Sabe Dona Odete, eu pedi para ele um Panetone de Chocolate.
          - Pedrinho, você é um garotinho muito esperto e de coração nobre. Esse é o verdadeiro espírito natalino. Diga-me o que você gostaria de ganhar, de verdade, de Papai Noel?
          - Senhora, eu queria ganhar uma bicicleta, mas Papai Noel pode não ter dinheiro para comprar, então, resolvi pedir um Panetone de Chocolate, pois minha mãe gosta muito e meu pai encontra-se desempregado no momento e não pode comprar para ela. Respondeu-lhe Pedrinho, com os seus olhinhos cheios de lágrimas.
          Repentinamente, o pai do garotinho aproximou-se deles e foi logo colocando água no radiador e assim, o carro voltou a funcionar normalmente. A elegante senhora agradeceu-lhe:
          - Senhor, muito obrigada! Aqui está o meu cartão, com meu telefone e endereço, eu estou precisando, urgentemente, de um jardineiro. O senhor gostaria de ser o meu jardineiro? Qual o seu nome?
          - Claro que sim, nobre senhora! O meu nome é Januário Borges, ao seu dispor! Estou muito feliz, pois estou desempregado e precisando muito trabalhar. Respondeu-lhe o Senhor Januário.
          - Que bom senhor Januário! Eu posso falar a sós com o senhor? Dona Odete perguntou-lhe e puxou uma nota de Cem Reais da carteira e deu para o pai do garoto.
          - Por favor, não precisa senhora! Pois, é Natal, momento de ajudar o próximo! Disse-lhe o menino.
          - Claro que não, Dona Odete! Foi um grande prazer ajudar à senhora. Respondeu-lhe o pai de Pedrinho.
          Dona Odete guardou o dinheiro e se afastou um pouco para falar a sós com o senhor Januário. Logo depois, ela se aproximou do garoto beijou-lhe a face e saiu em seguida, o garoto retribuiu-lhe com um grande sorriso. Os dois voltaram para casa realizados.
          Já em casa Pedrinho pediu à mãe que quando Papai Noel deixasse o presente dele, que ela o acordasse, logo depois, muito cansado o menino adormeceu no chão da sala. Pedrinho desperta com sua mãe o chamando:
          - Pedrinho acorde, por favor! Venha até aqui!
          O garoto foi até a pequena sala e não acreditou no que estava vendo: a sala estava toda enfeitada, tinha uma linda Árvore de Natal armada e muitos presentes embaixo dela, uma belíssima mesa decorada, com uma verdadeira ceia natalina, o garotinho começou a chorar e logo depois, dois toques breves na porta e, sua mãe o mandou olhar quem era. Pedrinho ficou encantado com a surpresa de Natal, era o Papai Noel, que foi logo falando:
          - Sou Papai Noel, ho, ho, ho! Este Panetone de Chocolate é para sua mãe e essa bicicleta é para você! Ho, ho, ho Feliz Natal!
          Pedrinho agradeceu ao Papai Noel, que abraçou o garoto e saiu em seguida. E assim, foi o Natal Surpresa de Pedrinho...
          Os tempos passaram e Pedrinho cresceu com o espírito natalino no coração... Seu pai ficou trabalhando na casa de Dona Odete, que era para eles um anjo de candura. A família permaneceu unida e feliz.
         
 Até a próxima aventura amiguinhos!
        
  Elisabete Leite – 28/11/2018
        (O primeiro Conto da série de Natal)
 
Cantinho da Tia Beta

 Oi pessoal! Hoje, irei falar sobre meu livro "ALÉM DO HORIZONTE EM CONTOS", este livro tem a grande missão de celebrar e passar mensagens iluminadas, ele é um olhar além do horizonte. Como também tem missão de mostrar aos leitores a importância de resgatar os Valores Humanos e praticá-los no dia a dia. O Amor Doação, sem interesses, é o maior de todos os sentimentos, e por meio dele chegaremos a Deus.
          Quero aproveitar e dedicar os meus Contos, que estão presentes neste livro, à criança de modo geral (sua doce inocência), aos meus pequenos e grandes alunos, aos meus queridos familiares e amigos que de alguma forma contribuíram direta ou indiretamente para tornar este meu sonho real. Gostaria de abordar que este livro é ideal para todas as idades.
           Portanto, eu somente espero que as lições contidas nas páginas desta obra sirvam como base e aprendizagens para o crescimento interior de cada um.
           O meu maior desafio foi vestir a minha alma de criança e enxergar além do arco-íris.
           Elisabete Leite

"Neste livro os sonhos são realizáveis e as aprendizagens são construtivas. Abro portas e janelas para um mundo de encantos e fantasias, onde o meu olhar de criança vai além do horizonte. Boas ações, sentimentos e virtudes fazem parte das narrativas, e as mensagens fluem de dentro do meu coração. Que a criança perceba o quanto é necessário e relevante praticar os valores humanos em seu dia a dia." Elisabete Leite



 ATIVIDADES




 
Vamos pintar!


































16 comentários:

  1. É com imenso prazer que apresento aos meus familiares, amigos e leitores, o meu segundo solo "ALÉM DO HORIZONTO EM CONTOS", são Contos infantis recheados de ensinamentos, virtudes e valores humanos... O período natalino é um momento de reflexão onde o Amor, sentimento sem interesses, está presente em cada casa e em coração. O Natal Surpresa de Pedrinho é um conto lindo, ideal para este período de doação. Ontem recebi um exemplar físico do meu livro, e a felicidade se faz presente. Que os Pedrinhos possam transformarem desejos, sonhos, em realidade. Obrigada a todos!
    Belíssima página de sábado infantil. Estou lisonjeada, agradecida, realizada e muito feliz. As ilustrações estão mágicas, assim como é o Natal.
    No Cantinho da Tia Beta mais detalhes sobre o livros.
    Excelente atividades recreativas para nossa garotada. Obrigada querido Jorge, pelo carinho de sempre. Beijos no coração de cada um. Um feliz sábado e mais uma vez obrigada.📕🕊👐❤❤❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, estou tão emocionado quanto a própria Elisabete Leite, por este momento único aqui no Blog Maçayó. O lançamento do segundo livro solo da nossa querida amiga já é uma conquista, e que este livro se torne presente neste período natalino é outra vitória, principalmente pelo Conto O NATAL SURPRESA DE PEDRINHO fazer parte desta obra, é mais importante ainda. Que é um conto belíssimo, mágico e colorido, como o interior da criança. Encontro-me muito agradecido pela releitura do conto com uma nova e lindíssima roupagem. As ilustrações estão perfeitas, brilhantes e coloridas, como o natal merece. Estou encantado, eu já possuo o e-book do livro e gostei bastante do maravilhoso conteúdo. Excelentes atividades complementares e ótimo conteúdo presente no Cantinho da Tia Beta. Portanto, já é Natal! Que a Luz Divina ilumine as inspiraçãoes da nossa querida Bete.
    Gostaria de fazer um sugestão: que no período que antecede o aniversário do blog as páginas de dezembro/2018 fossem campartilhadas de novo. Grandes momentos. Show de sábado.
    Parabéns amiga e sucessos em seus livros.
    Abraços e saudades...

    ResponderExcluir
  3. Venho prestigiar este momento maravilhoso de interação, aqui, no Blog Maçayó. O lançamento oficial do segundo livro solo da nossa amiga Elisabete Leite, que é uma vitória de todos nós que acompanha a luta da amiga em passar para o mundo seu grito através de mensagens contidas em seus contos. Amigos, esse segundo livro é muito especial e este conto NATAL SURPRESA DE PEDRINHO é simplesmente mágico... Linda e muito linda ficou a partilha de hoje. Deslumbrantes ilustrações, o seu brilho fascina qualquer um, o Natal é um período de Amor. Gosto bastante deste conto e achei de muito bom gosto compartilhar ele mais uma vez. O Cantinho da Tia Beta está maravilhoso, os delhares são enriquecedores para os leitores. Ótimas atividades para a nosso criançada. Parabéns aos poetas e em especial para minha queridíssima Bete. Sucesso para seu livro e que a criança consiga enxergar as mensagens além do horizonte.
    Obrigada amiga e concordo com a sugestão do querido Maciel. Linda arte final amigo poeta Jorge Leite. Show em todos os detalhes.
    Saudades e beijos de bom dia!

    ResponderExcluir
  4. Tia Bete é Laurinha que gosta da historinhas do blog e seus conto. Sabe tia eu gosto muito do natal de Pedrinho ele é um bom garoto e recebeu seu presente. Estou feliz pelo seu livro, eu gostei do primeiro e quero ler esse.
    Hoje mamãe ajuda eu e ela manda parabéns e eu também. Lindas fotos do tio. Eu vou fazer as tarefas de pintar. Beijos da Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, princesa Laurinha! Estou muito feliz que vocês gostaram do Blog e do conto. As imagens estão lindas. Agradeça sua mãe por mim. Para mim é um prazer que você leia meu segundo livro, assim como leu o primeiro. Depois deixarei aí. Beijos e saudades da sua sempre professora. 📕❤🏵👐

      Excluir
  5. Adorei a história de Pedrinho e dona Odete. E aí, amiguinhos, vocês também gostaram, não é?!
    Tia Bete está de parabéns, com seu novo livro solo, editado especialmente pra vocês. Eu fico imaginando quantas histórias lindas ela conta desta vez. Vamos prestigiar.
    Parabéns, tia Bete
    Parabéns ao blog por mais um sábado maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga poetisa Socorro Almeida. Obrigada também ao querido amigo Maciel e a amiga Flor de Lis pelo carinho de vocês. Uma verdadeira amizade vale muito mais que qualquer tesouro. Obrigada❤❤❤

      Excluir
  6. Tia Bete é Gugu seu aluno que ama muito suas historinhas e gosto do blog. Agora papai ajuda eu para não errar. Eu e papai estamos alegres pelo seu novo livro, vou ler viu professora. As fotos do tio tão lindas o natal é luz tia. Gosto das tarefas de pinturas, eu e minhas primas vamos pintar. Beijo e saudade do seu aluno Gustavo. Lindo o blog e o conto do Pedrinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, meu aluno Gustavo! Fico muito feliz que você e seu pai gostaram do blog e do conto do Pedrinho. Eu também gosto bastante desse Conto. Agradeça seu para pela presença constante. Fico agradecida que você queira ler meu novo livro. Que foi escrito especialmente para vocês. Bijos da sempre professora.📚📕😍❤

      Excluir
    2. Corrigindo Gugu: ...seu pai... beijos...

      Excluir
  7. Maravilhoso sábado de lançamento oficial do segundo livro solo da amiga Elisabete Leite, que é um magnífico livro, e o que não falta nele são ensinamentos. É o natal que já está batendo na nossa porta. É o blog Maçayó não fica para trás, ele acompanha todos os acontecimentos. Eu e Geovanna já temos o e-book do livro UM OLHAR ALÉM DO HORIZONTE, na verdade achei belíssimo, o livro físico foi feito especialmente com a ternura da criança. A iniciativa de compartilhar um conto que está presente no livro é muito importante para o leitor; com novas ilustrações, fechou em grande estilo. Lindíssimas e natalinas ilustações. Parabéns pelo conjunto poetas. Parebéns pelas belas palavras no Cantinho da Tia Bete. Show amiga poetisa! Tudo maravilhoso além da conta! Sucessos... Abraços para todos!

    ResponderExcluir
  8. Oi tia Bete, é Laynne sua aluna que gosta muito de ler sua historinhas. Tia tem novo livro e eu quero ler ele todinho. Amo o natal do Pedrinho, ele ganhou uma bike, é assim que diz tia. Acho linda a festa do natal, tudo colorido o sabe enfeitar. Mamãe ajuda eu e Laurinha e Gugu estão na minha casa para a gente pintar. Mamãe manda parabéns pelo livro. E beijo da sua aluna com saudade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, princesa Laynne! Estou muito feliz porque vocês gostaram da história de Pedrinho e no novo livro. Fico muito agradecida pela presença constante dos meus alunos e pais de alunos. Agradeça sua mãe poe mim. Vou deixar um livro na escola para quem quiser ler. Beijos da eterna professora e saudades.🏵❤📕👐

      Excluir
  9. Que coisa mais linda essa página de hoje do blog Maçayó! Um puro encantamento o conto do Natal Surpresa de Pedrinho, uma narrativa linda, muitas virtudes nas ações. Eu quero seu livro físico Bete, para meus sobrinhos relerem todas as historinhas compartilhadas por aqui. Hoje a turminha do barulho escutou com atenção toda narrativa de Pedrinha. As ilustrações deram outro olhar, pois o natal está chegando. Aqui, gostamos de tudo do conto aos esclarecimentos da Tia Beta.
    Amei a capa do livro e o conteúdo.
    Também concordo com o poeta Maciel, muitas páginas bonitas foram compartilhadas e queremos revê-las. O conjunto ficou lindo poeta Jorge. Parabéns Bete pelo seu novo livro. Lindos ensinamentos. Já fiz a impressão das atividades complementares e estamos deixando tudo lindo.
    Obrigada pelo luxo de página infantil e boa tarde. Abraços...

    ResponderExcluir
  10. Que linda e deslumbrante página de lançamento do novo livro da querida Bete e abertura do Natal, cada dia que passa fico mais apaixonada pelos contos da amiga poetisa Elisabete e suas mensagens de Amor e esse conto é muito especial porque retrata a vida de muito Pedrinhos que sonham com um presente no Natal. Belíssimas imagens ilustrativas e bem pertinentes ao tema de Natal. O Cantinho da Tia Beta descreve o sentido do livro e as diferentes mensagens. E finalmente a parte lúdica as atividades das crianças. Eu assim com Betânia também quero o livro físico. É importante segurar o livro em mãos, que tantos contos já me encantaram e estão presentes na obra. Parabéns aos poetas. Tudo show! Boa tarde e abraços. Aplausos Bete! Ameiiii.

    ResponderExcluir
  11. Amigos, já é Natal! Que magnífica página do blog Maçayó. Que hoje traz mais uma vez o belíssimo e edificante Conto da amiga poetisa Elisabete Leite e seu lançamento oficial do segundo solo e também abertura do Natal. Fico encantada com a luminosidade e magia dos contos de Natal. Concordo com todos comentários, nós somos essência e precisamos assumir nosso papel de Papai Noel e espalhar amor por onde passar. As ilustrações deram uma nova visão e estão lindas. No Cantinho da Tia Beta a nossa amiga explica o sentido de seu livro e a importância de serem resgatados valores já esquecidos. As atividades lúdicas muito divertem os pequeninos e são de muito bom gosto. Uma página de sábado ao estilo natalino, tudo perfeito! Sucesso em seu novo livro e que Papai do Céu lhe traga grandes inspirações. Parabéns aos poetas e abraços. Show e show de sucessos!

    ResponderExcluir