domingo, 18 de outubro de 2020

Eu, Professor?

  ANO II - EDIÇÃO Nº 412
Tema das Imagens - Eu, Professor?

 

Estradas dos Espinhos
Emiliano de Melo

Caminho, pelas estradas dos espinhos
Desde quando, eu nasci
Tem espinhos pra todo gosto,
Relato, alguns do que vivi

Na escola, meu conga era furado
A calça, tinha remendo atrás
A meia, era só o cano
Mas, não me abateu jamais.

Escola pública, foi meu degrau
Para subir, quebrei muitos espinhos
Foram lágrimas e sacrifícios
Que após, anos e anos sigo o caminho

O espinho que eu mais gosto
Que as vezes causa dor
É aquele que não fere
Mas me abala, me domina, é o amor.

14 de outubro de 2020


Amanhã
Rita de Cássia Soares

Tem olho no olho,
Olhar no olhar.
Lábios que se tocam,
E bocas que se beijam.

Amanhã

As mãos que se tocam,
Os afagos com desejos,
Nossos corpos suados
E delírios no leito.

Amanhã

Escuto os sussurros
Ao pé do ouvido
O silêncio dos beijos
E o suor em apuros

Amanhã

O amor chega cedo
E entra erupção
E faz estremecer
O meu coração

Amanhã...amanhã.

Pirpirituba, 13 de outubro de 2020.

Vida
Rita de Cássia Soares

Não há céu, sem estrelas,
Não há sol, sem lua,
Não há noites, sem dias
Não há rios, sem mar.

Não há jardim, sem flores,
Não pássaros, sem ninhos,
Não há saudades, sem despedida,
Não há sorrisos, sem alegria.

Não há fronteira, sem limites,
Não há perdão, sem pecado,
Não há matéria, sem espírito.

Não há morte, sem vida
Não há crença, sem convicção.
Não há vida, sem amor.

Pirpirituba 1990.

Um Amanhecer
Rita de Cássia Soares

Cada noite, um amanhecer,
Cada olhar, um sorriso,
Cada lembrança, uma esperança,
Cada tristeza, uma alegria,
Cada partida, uma saudade,
Cada vida, uma morte.

Pirpirituba 1990.

Poeta
Emiliano de Melo

O poeta,
Não descansa sua mente.
De olhos abertos,
Contempla à vida,
De olhos fechados, viaja
A distância entre poetas,
Causa inquietação, na arte do amor,
Que se expressam de formas infinitas.
Um padeiro faz diariamente sua arte no pão.
O poeta pode ser eternamente lembrado por um poema.
Amiga não me canso, não descanso, rabisco poemas,
Com um simples traço.

17/06/18. 

 

 COMENTÁRIO DE DOMINGO

 Jaume Carbonell: “Função do professor não é ditar pensamento, mas ensinar a pensar”

O espanhol Jaume Carbonell é pedagogo, jornalista e sociólogo. Escreveu nove livros, entre eles Pedagogias do século XXI. Também foi diretor da revista Cuadernos de Pedagogía e, atualmente é assessor do El Diari de l’Educació e professor associado na Universitat de Vic (Barcelona).

Carbonell tem mais de 30 anos de experiência na área de Pedagogia e costuma participar de conferências ao redor do mundo sobre temas relacionados a inovação, ensino público, história da educação e o seu futuro.

Em agosto, em passagem pelo Brasil, Jaume Carbonell concedeu a seguinte entrevista ao portal Desafios da Educação. Confira os principais trechos da conversa.

Qual é o papel da tecnologia no ambiente escolar? A escola deve ir em consonância com os progressos culturais, científicos e tecnológicos. As tecnologias contribuem para grandes mudanças, possibilidades e oportunidades para uma melhor aprendizagem.

No entanto, esse mundo tão acelerado está gerando um problema: a falta de atenção e concentração. Eu penso que não é o mesmo ler no celular e ler em um livro de papel, porque fazemos isso de maneiras diferentes. Então, o papel ainda precisa existir. Ler em um livro impresso traz uma leitura mais pausada, tranquila, profunda e crítica.

A instituição de ensino deve proteger a infância desse mundo acelerado, deve ser um espaço tranquilo. É deve haver diálogo: a conversação do professor com os alunos é fundamental para que, conjuntamente, façam um bom uso das tecnologias.

As revistas Pátio foram inspiradas na Cuadernos de Pedagogía, publicação da qual o senhor foi diretor durante anos. Cada dia mais o fluxo de informações aumenta e é um desafio para os professores se manterem atualizados. Como o senhor acha que esses profissionais podem equilibrar a quantidade de informações e manterem uma rotina de atualização? Sempre há três objetivos: informar, opinar e praticar. Portanto é necessário dar orientações, práticas e conhecer experiências que ajudem a enriquecer, formar e a crescer como docentes. Precisa existir o intercâmbio de experiências, porque eu não posso estar sozinho numa sala de aula, sem conhecer nada mais em volta. Preciso das outras pessoas, preciso cooperar e trabalhar em equipe. Todas as tecnologias e propostas que contribuem para um trabalho cooperativo são fundamentais.

Outra maneira de se atualizar é lendo. Isso é um compromisso individual, mas também coletivo. Na universidade, reunimo-nos uma vez por semana, antes das aulas e durante uma hora com os professores, para debatermos um texto, um artigo, uma notícia. O interessante é que você coloca sua opinião e pode compartilhar.

Também ajuda muito o trabalho de rede. As tecnologias permitem hoje que nós trabalhemos em rede, sejam presenciais e virtuais. Redes para trocar experiências, para tirar dúvidas e propor reflexões.

Em seu último livro, o senhor fala sobre educação e política. Atualmente vivemos tempos polarizados, em que a simples menção dessas duas palavras em uma mesma frase pode esquentar os ânimos de um debate. Qual seria a melhor forma de levantarmos esse debate em sala de aula? Eu parto de um modelo de escola inovadora, crítica e transformadora. A missão do professor é colocar os conhecimentos ao alcance do aluno para que eles possam aprender a estudar o mundo.

Há dois conceitos que eu rejeito: primeiro é a neutralidade, porque ela não existe. Nada é neutro. A segunda é a oposição. Uma coisa são as ideias, outra é a imposição das regras. Eu creio que a política é maiúscula, não é a política dos partidos institucionais. É a política que tem a ver com justiça social, dos deveres humanos, a igualdade, a liberdade.

A escola é um espaço autônomo da família e da sociedade, onde a função é poder falar de tudo e ter liberdade de expressão. Na escola, deve-se abordar até temas tabus, pois eles seguem fazendo parte do mundo.

E como fazer isso? Pegamos um exemplo: um debate. O professor não pode começar um debate se posicionando. Ele é uma pessoa que coordena as diferentes opiniões e que oferece elementos de reflexão, para que o aluno encontre mais argumentos para reforçar a sua oposição. Mas o aluno também precisa aprender a escutar o outro.

A escola precisa fomentar a escuta e o respeito pela opinião divergente. O aluno precisa aprender a respeitar e a argumentar melhor. Enriquecer o pensamento. Portanto, é preciso poder confrontar, conhecer diferentes pontos de vista, dentro de um debate democrático, espirituoso e sobretudo em que os alunos aprendam a argumentar.

A escola, cabe frisar, é um espaço de estudo. Portanto, deve fazer pensar de maneira sistemática e contribuir para o pensamento, para que não recaia só sobre a família a missão formativa. A escola deve sempre criar canais de comunicação e de participação com a família, mas com autonomia, pois não pode estar condicionada pelo o que a sociedade faz ou pelo que a família disse.

Como estimular o protagonismo dos alunos, despertando sua curiosidade e seu interesse com os assuntos trabalhados na escola? A riqueza de uma escola ser democrática e plural é que permite metodologias e pedagogias diferentes. As pessoas aprendem melhor quando integram conhecimento e disciplinas distintas.

Nesse sentido, há uma prática pedagógica que vai além dos limites – que é o ensino baseado em projetos. Um projeto não é da disciplina de matemática ou de linguagem: um projeto parte de uma pergunta, de um debate, de um dilema que coloca uma situação a ser investigada e comentada ao longo de um período por todas as disciplinas. Esses comentários usam conhecimentos distintos e vozes distintas. Então, a ideia é como os alunos adquirem conhecimento com distintas fontes e também como o elaboram de forma coletiva.

Outra é a questão da educação inclusiva – que precisa alcançar todos os alunos que tenham alguma deficiência, diferentes línguas e culturas e diferentes contextos sociais. Como todos esses alunos podem ser incluídos em uma escola com iguais condições?

Há sempre que se buscar atender e respeitar a diversidade. A escola é um espaço que busca a igualdade – a equidade, digamos. Somos mais iguais do que diferentes. Então, esse é o caminho: alcançar um lugar em que não exista diferenças por razão de sexo, língua ou situação econômica.

Também tem a ideia de inteligência, que não tem a ver só com o intelectual, mas também com as emoções, sentimentos, solidariedade, respeito, com como nos relacionamos, trabalhamos em equipe e também com a inteligência ética – que todos temos. Portanto, seria adequado que a escola tivesse um programa ou um projeto que cultive todas essas dimensões de inteligência.

*Colaboraram Rafaela Paludo, Vinícius Pereira e Laura Lima.

 https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/jaume-carbonell-entrevista/

Imagens: Eu, Professor? 

 

16 comentários:

  1. O Blog Maçayó, o nosso Cantinho do Saber, está suspirando de felicidade, principalmente porque traz os nossos grandes poetas Rita de Cássia e Emiliano de Melo reinando por aqui. Muita sensibilidade à toda prova com poemas lindos e expressivos. Um verdadeiro show de página tanto em riqueza poética quanto em detalhamento e organização do nosso mentor, querido Jorge Leite, com imagens que detonam um visual moderno impressionista, a arte de ser Professor. Como também a Poesia expressada de várias formas. Que na verdade, é um grande encontro de brilhantes amigos românticos, os poetas que sabem expressar o amor, e que vivenciam na íntegra.
    Quero começar falando e destacando maravilhosos poemas da querida amiga Rita de Cássia que veio com tudo, distribuindo sorrisos com criatividade e muita maestria. Sou sua fã amiga! Parabéns querida poeta pela sua excelente arte poética. Quero destacar também o poeta criativo e romântico Emiliano de Melo que traz para nosso deleite o seu olhar poético na descoberta da poesia romântica de muito bom gosto.
    Parabéns Emiliano pela sua linda arte! Tudo hoje respira genuína POESIA.
    As ilustrações estão impecáveis bem pertinentes ao homenageado, o professor, o mestre que muito inova para educar com precisão. Finalizando e fechando o domingo no blog, um belo artigo sobre o que é ser um professor. Na verdade, uma magnífica arte final elaborada pelo grande poeta Jorge Leite que merece um duplo parabéns, pela arte e pelo dia do médico, profissional que salva vida todos dias. Que também foi tão importante e indispensável nesse momento de pandemia que o mundo foi cometido. Parabéns poeta Jorge!
    Parabéns ao Blog e aos poetas que estão desfilando por aqui, com as suas brilhantes artes.
    Aplausos mil pela sensacional partilha 👏👏👏👏👏.
    Obrigada pelo carinho de todos, como também dos visitantes e leitores.
    Um ótimo domingo para vocês, com muito amor no coração!
    🤗❤️💙🌸🌷🌹🌻💐☀️🕊.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bete, querida suas palavras comovem meu coração, fico encantada, feliz e muito grata com tanta generosidade, e hoje você deixou o blog Macayo sobre nossa responsabilidade, eu juntamente com o poeta Gurabirense Emiliano de Melo que cada vez, vem mostrando a sua habilidade e inspiração com os dons poéticos. Somos gratos por tudo.

      Excluir
    2. Parabéns para vocês!
      Obrigada pelo carinho de sempre e ilustre presença compartilhando sua belíssima arte poética.
      Abraços em seu coração ❤️.

      Excluir
    3. Todos os poetas juntinhos:
      Somam o AMOR em forma de poesia.

      Excluir
    4. Lá está um grão do pó que sopra no vendaval da poesia, o nome dele é Emiliano que atrevidamente se agarra nesse magnífico espaço de poesias.
      Fico feliz apenas em ver
      e, as vezes ouvir a voz de Elisabete, deixando palavras de insentivo a continuar a buscar na poesia a paz nos corações. Jorge você é muito importante para todos nós, o vosso complemento faz a mágica aparecer a cada linha das poesias.
      Muito obrigado pela oportunidade de poder participar do blog da poesia.

      Excluir
    5. Lindo seu comentário Poeta Emiliano, palavras que virem do seu belo coração e que ficarão eternizadas aqui na página do nosso Blog. Gratidão pelo carinho.
      Forte abraço na sua alma! Boa noite querido amigo.

      Excluir
  2. REFLEXÕES DE EDUCADOR

    A árdua profissão de educador
    Faz arder o meu coração
    Uma resumida remuneração?!
    Para sustentar uma profissão de sonhador
    Que vive uma real vida com amor...
    Que vai ensinando com abnegação,
    Seu ofício, na alegria, e na dor
    Valorizando a mais leve emoção...
    Assim, para formar Cidadão
    Precisa ter amor é dedicação
    Para continuar caminhando na educação
    Tem que ser Professor de coração!
    Porque a aptidão supera a formação
    Nessa difícil missão de ser um Professor.

    Elisabete Leite
    Minha homenagem 📖
    FELIZ DIA DO PROFESSOR!
    15 de outubro!

    ResponderExcluir
  3. Aos anjos da saúde...

    Médico, você cura quando pode, alivia quando é preciso e está sempre disposto a consolar. Você não só cuida, você acompanha os seus pacientes e preza a saúde e o bem-estar de cada um. Neste Dia do Médico, eu desejo que você receba em dobro toda a doação que você faz do seu próprio ser à humanidade e toda a dedicação da sua vida para salvar os que necessitam do seu dom. Você é um profissional a quem muitas pessoas recorrem quando sentem medo ou quando querem ficar tranquilas. Que Deus coloque na sua boca as melhores palavras, na sua mente todo o conhecimento e nas suas mãos todos os dons possíveis.
    Feliz dia, médico!
    18 de outubro!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia poetas e leitores que visitam o nosso Blog Macayo. Hoje venho desejar um domingo de paz a todos os professores desta nação, pois a missão do professor é árdua em meios ao que estamos vivenciando, uma PANDEMIA que assola todo universo, se adaptar aos meios remotos, virtuais está sendo uma tarefa difícil, não estávamos preparados para tamanha revolução, onde tudo tem que parar, ou tudo tem que andar, ainda estamos cercados de muitas perguntas, sem respostas, algo que está totalmente no obscuro, mas mesmo assim enfrentar os desafios os obstáculos é preciso, não para fazer a diferença e sim, ser mais humano, comprender e sentir Deus em todos os momentos.
    O texto do pedagogo espanhol Jaume Carbonelle excepcional o título já aborda, define o que o professor deve fazer não apenas ditar pensamento, mas ensinar o aluno a pensar, é quando o professor atua como um psicólogo, pai , mãe ,na sala de aula muitas das vezes somos protagonistas de várias histórias, missão difícil, mas nunca impossível.
    Saindo do universo escolar, venho mais uma vez agradecer aos poetas amigos Jorge Leite e Elisabete Leite, por confiar em nosso trabalho, falo eu e o poeta Gurabirense Emiliano de Melo, que juntos estamos em destaque na página deste domingo tão especial, somos gratos por este espaço, o Blog Macayo é famoso em território nacional e internacional. Parabéns Jorge Leite pela fantástica ilustrações e parabéns para nós poetas,obrigada amigos leitores que visitam nossa página deixando seus comentários.
    Desejo um domingo de paz e muita luz. ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  5. Linda edição neste domingo! Parabéns ❤️

    ResponderExcluir
  6. Hoje o blog está diferente, mais emocionante, mais acolhedor, nos poemas de Rita e Emiliano. A apresentação de Elisabete dá um toque bem carinhoso, homenageando a figura do médico, tão importante em nossas vidas. O texto de Rita sobre o problemas atuais que assolam nosso país, e todo o mundo, nos mostra a necessidade de uma profunda reflexão.
    O blog é uma família, é carinho, é amor.
    Parabéns a todos mais uma vez. Que seja sempre um sucesso para nossa alegria.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada poetisa amiga na qual tenho carinho e admiração, sou muito grata pelo seu seu reconhecimento e a minha Gratidão maior, por você ter sido a ponte que me levou a poetisa Elisabete,essa mulher professora, poetisa guerreira, muito me honra a amizade das duas, saiba que admiro demais vocês, tem um espaço aqui no meu coração que é o lugar perfeito para guardar amizades verdadeiras.








      Excluir
    2. Obrigada amiga querida pelo carinho de sempre. Saiba que a recíproca é verdadeira. Boa Noite!❤️🌹

      Excluir
  7. Poesias lindas!! Rita de Cássia traz poesias que preenchem e comovem corações, podemos sentir o sentimento em cada palavra. Muita admiração💖💖

    ResponderExcluir