domingo, 1 de novembro de 2020

O Poeta e seus escritos...

ANO II - EDIÇÃO Nº 414
Tema das Imagens -Todos os Santos


O POETA E SEUS ESCRITOS
Socorro Almeida


            Ele tenta sempre escrever em fartas palavras, na tentativa de transcender seus próprios limites, uma forma poética para embelezar suas poesias. Não se farta, nem se cansa, adormece sobre os livros e sonha com um universo único de felicidade, nas rimas repletas de saudade, e se questiona se deve ou não se aliviar desse sentimento malvado. Mas se nega a sentir piedade do seu coração amargurado, afinal, saudade é a consequência dolorosa de quem ama. E ele sabe do que se tornou, pois ele assim o quis, um doidivana das noites solitárias, em buscas incessantes pra rever a mulher amada! Quem sabe se ela ali está, tão doidivana quanto ele, sentada na próxima esquina, ou próxima página se a imaginação do poeta preferir, a sentir saudade dele também. Ah! Poeta! Faz do livro a sua casa, cada folha uma esquina, cada verso uma lágrima, e do seu coração um sepulcro, com escritos lúdicos e solenes: "AQUI JAZ MAIS UM TOLINHO, QUE AO VADIAR ENTRE ROSAS, PERECEU ENTRE OS ESPINHOS!"

Recife, 12/10/2020

AMOR ABSOLUTO
Socorro Almeida

Promessas de amor eterno
São dogmas apenas de quem diz
Que os meios de atingir a dignidade
É pressupor que a total felicidade
É um direito seu de ser feliz
Se o conceito de um amor absoluto
Se encontra na essência de quem ama
Com a intensa dor do luto
De quem deu a vida por mim!
Nunca almas lascivas ou impuras
Pelo fogo eterno de todas as amarguras
Hão de se comparar a esse amor sem fim!
Por ser um pecador comum
Por eu apenas ser mais um
Como vou, então, saber
Se sou merecedor
De um Amor assim!

Recife, 10/10/2020

PALAVRAS TÊM PESO
Socorro Almeida

Tenho na memória palavras ditas com mágoa
Proferidas em ocasiões de angústias e dor
Sem saber, do adeus tu foste o causador
Se palavras têm peso e não há tempo que apague
Nem sentimento algum que em horas de amor
Possa sucumbir no perdão que Deus consagre!

Não me acuse de algo que me deixe triste
Não me aponte, então, o dedo em riste
Nem me atire a pedra que não suporte a dor
Pois ela voltará para te ferir depois
Daí, o sonho que sonhamos pra nós dois
Tu vais descobrir que ele não mais existe!

Recife, 10/10/2020

SOB A BÊNÇÃO DO CRIADOR
Socorro Almeida

Nada como comparar
O silêncio da natureza
Um cantinho, um violão
À magia de um trovador.
Tanto sentimento
A sufocar o beijo
Num convite respeitoso do desejo
Pela força inconteste do amor!
Sem reverências ao sacramento
Aos conceitos de religião
Mas sublime e divinal
Por abençoar nossa união!
Agraciados pela fé
Neste paraíso de amor
E finalmente adormecer
Sob a proteção divina
Do nosso Pai e Criador!

Recife, 13/10/2029

E O AMOR SE FEZ...
Socorro Almeida

            Quando me disseste que sou um louco desvairado por parar em plena madrugada, só para ouvir a sinfonia daqueles pássaros em total harmonia com a negritude da noite, senti uma sensação de vertigem. Parecíamos mais dois acordes fora de tom, na tentativa de nos adequar ao andamento daquela maravilhosa partitura! Dois ignorantes, querendo ter nos gestos de nossas mãos, a capacidade dos maestros da divina natureza! E tu, que também estavas lá, bem ao meu lado, tentavas disfarçar a emoção que aquela música te causava! O vento sibilava em nossos ouvidos, o ruído da cascata se harmonizava naquela sinfonia majestosa, e o perfume dos sândalos se impregnava em nossos pulmões. Aprisionados a uma emoção assim, se entregar a este encantamento seria a única solução para alcançar os céus, no aconchegante e manso abraço do eterno amante. E ali o amor se fez, exatamente como Deus quis, em plena harmonia com a Natureza, paraíso que herdamos do Onipotente!

Recife, 16/10/2020 


COMENTÁRIO DE DOMINGO 

Todos os Santos

Dia de Todos os Santos é uma festa celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. Esta festa é celebrada pelos crentes de muitas das igrejas da religião cristã, por terem assimilado do paganismo.

A Igreja Católica celebra a Festum Omnium Sanctorum (Festa de Todos os Santos) a 1 de novembro que é seguido pelo dia dos fiéis defuntos a 2 de novembro. A Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa, tal como a Igreja Católica Oriental. A Igreja Anglicana também celebra o dia de Todos os Santos com o mesmo significado que nas Igrejas Católica e Ortodoxa. Na Igreja Luterana, o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou, pelo que o significado da celebração também é quase idêntico ao de outras igrejas cristãs.

Segundo estudiosos, o Dia de Todos os Santos teve a origem no Halloween. No antigo costume celta, se supunha que os mortos vinham à terra visitar seus familiares na noite do dia 31 de outubro e por isso, a origem das fantasias, abóboras iluminadas e as caveiras, que tinham o intuito de afastar os visitantes do além. Com a proximidade dos celtas com o cristianismo, essas práticas pagãs foram "cristianizadas" pela Igreja Católica, que criou a festa de Todos os Santos no dia 1º de novembro para espantar os maus espíritos para purificar o ambiente e celebrar a festa de todos os Santos, assim como o Dia de Finados, comemorado no dia 2 de forma pura e livre dos espíritos maus.

No fim do segundo século, professos cristãos começaram a honrar os que haviam sido martirizados por causa da sua fé e, achando que eles já estavam com Cristo no céu, oravam a eles para que intercedessem a seu favor. A comemoração regular começou quando, em 13 de maio de 609 ou 610, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão (o templo romano em honra a todos os deuses) a Maria e a todos os mártires. Markale comenta: "Os deuses romanos cederam seu lugar aos santos da religião vitoriosa."

A data foi mudada para novembro quando o Papa Gregório III (731-741) dedicou uma capela em Roma a Todos-os-Santos e ordenou que eles fossem homenageados em 1.° de novembro. Não se sabe ao certo por que ele fez isso, mas pode ter sido porque já se comemorava um feriado parecido, na mesma data, na Inglaterra. A Enciclopédia da Religião afirma: "O Samhain continuou a ser uma festa popular entre os povos celtas durante todo o tempo da cristianização da Grã-Bretanha. A Igreja britânica tentou desviar esse interesse em costumes pagãos acrescentando uma comemoração cristã ao calendário, na mesma data do Samhain. É possível que a comemoração britânica medieval do Dia de Todos-os-Santos tenha sido o ponto de partida para a popularização dessa festividade em toda a Igreja cristã."

http://jornalsomos.com.br/brasil/detalhe/qual-a-origem-do-dia-de-todos-os-santos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_Todos_os_Santos

 

 

18 comentários:

  1. Hoje, o blog Maçayó, começa o mês de novembro, com muito romantismo no ar; com um toque peculiar de sentimentalismo à flor da pele, que é característica especial da nossa grande poeta Socorro Almeida, que aproveita para homenagear os escritores de modo geral. Uma página que apresenta riqueza poética de conteúdo, como também em detalhamento, organização e ilustração final. Compartilhar uma página da nossa querida amiga é deixar sangrar a alma do leitor, e extrair das entranhas um sentimento genuíno, o amor, que ela sabe definir tão bem, todos os seus magníficos poemas e textos apresentam leveza de expressão em versos brilhantes. Tudo por aqui respira POESIA da mais alta qualidade.
    Eu me identifiquei bastante com todos os belíssimos poemas dela, e destacar apenas um, seria um pecado, pois todos os poemas são dignos de muitos aplausos. Sou sua fã!
    Parabéns, poeta Socorro Almeida pela sua excelente arte poética! O Blog agradece pela sua participação e presença constante em nossas páginas de domingo. E muita gratidão pela sua amizade!
    As ilustrações estão impecáveis, e muito emocionantes, elas fazem uma homenagem ao dia de Todos os Santos, e porque não dizer: a esperança que existe dentro de cada um, uma constante renovação. Com uma magnífica arte final elaborada pelo grande e sábio poeta meu irmão Jorge Leite.
    Aplausos mil para esse domingo maravilhoso em nosso Cantinho do Saber, em companhia dos meus agradáveis amigos e amigas.
    No comentário de domingo uma brilhante reportagem, como sempre. Excelente iniciativa do Blog.
    Obrigada pelo carinho de todos, como também dos visitantes e leitores. Quero aproveitar e desejar a todos um suave e abençoado mês de novembro.
    Um ótimo domingo para vocês, gente linda, com muita Serenidade e Paz!
    Um abraço acolhedor no coração de cada um 🤗❤️💙.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Participar deste Cantinho poético é sempre um prazer. Fico aguardando ansiosa os comentários dos amigos. Depois eu volto. Obrigada, Bete, por suas palavras.

      Excluir
  2. Grande dia aos poetas! Textos profundos e cheio de conhecimento. O amor sempre vence! Parabéns pelos textos! Continuem sendo inspiração pras minhas escritas!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez, amiga, você nos brinda com o que há de mais puro do íntimo do seu ser. Parabéns.
    Parabéns também ao blog por mais um domingo de grandes inspirações.

    ResponderExcluir
  4. Hoje, dia de todos os Santos, para ficar mais emocionante, Socorro Almeida traz poesias emocionantes. Sua poesia, O POETA E SEUS ESCRITOS, tem um final interessante. Gostei muito. Parabéns pra ela e para o blog.
    Excelente o Comentário de Domingo.

    ResponderExcluir
  5. Faz tempo que não passo por aqui, e hoje me surpreendo com tantas maravilhas. Desde a primeira vez e, comparando com as poesias de hoje, percebo maravilhada que Socorro Almeida cresceu incontestavelmente!
    Elisabete está certa...escolher apenas um seria pecado, mas há sempre aquele que nos emociona mais. Meu coração bateu forte com o final do texto E O AMOR SE FEZ. Parabéns, amiga.
    Parabéns ao blog pelo Comentário de Domingo. Que Todos os Santos nos guardem e nos protejam.

    ResponderExcluir
  6. Cada domingo, um amanhecer com sabor das mais diversas poesias, que cantam o AMOR e faz a melodia vibrar no nosso coração. PARABÉNS grande poetisa Socorro Almeida, sua poesia é mágica.
    Poeta Jorge Leite, suas ilustrações são divinas.
    Um excelente domingo de paz e muita luz, que Deus com sua misericórdia cuide de todos. Deixo um abraço cheio de poesias para os poetas e leitores deste maravilhoso Blog Macayo. Bete querida hoje a minha palavra é "Gratidão " Deus lhe proteja sempre.

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha ver esse blog propiciando SOCORRO ALMEIDA nos fazer flutuar nas suas escritas.
    Fico bobo como uma criança feliz ao ganhar um bombom.

    ResponderExcluir
  8. POETISA CÂNDIDA NUNES1 de novembro de 2020 14:00

    Como sempre este blog é um verdadeiro encanto, ao trazer poemas inéditos da amiga poetisa Socorro Almeida. Poesias lindas do fundo da alma.
    Parabéns ao blog por prestigiá-la neste domingo de Todos os Santos. Muita ternura e muita paz pra todos nós
    Abraços para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Cândida Nunes, muita PAZ hoje e sempre. Obrigada por sua amizade. Saudade dessa cidade linda, Afogados da Ingazeira e dos poetas!

      Excluir
  9. Voltando para agradecer aos amigos Bete e Jorge por mais um domingo de alegria e emoção. Muito grata pela amizade e consideração dos amigos. Grata tbm a todos que curtiram minhas poesias e comentaram com muito carinho.
    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  10. Esse blog nos proporciona Socorro Almeida com suas belas poesias e uma escrita impecável! Os sentimentos foram muito bem expressados em suas palavras. Parabéns pelas excelentes poesias!

    - Gabriela Mota

    ResponderExcluir
  11. Poeta Jorge Leite, suas ilustrações são incríveis e esbanjam muito talento! Com certeza obras de arte a serem apreciadas!

    - Gabriela Mota

    ResponderExcluir