domingo, 27 de dezembro de 2020

Eu Sou o Caminho

 ANO III - EDIÇÃO Nº 422

Tema das Imagens - Ilusões

 

 NOS MARES DA ILUSÃO

Peguei meus remos e resolvi navegar
Nos mares tranquilos do meu coração
No meio da viagem me deparei contigo
Com a mesma ideia de viver na ilusão.

Que pena, então, eu senti de nós dois
Em nossos barcos brincando de canoeiro
Se naufragarmos, o que faremos depois  
Se nem talento temos, de um timoneiro.

Voltemos no fluxo da maré, chega de ilusão
Se fores o Tristão dos mares que sonhei
Sou a Sereia daquelas ondas onde deixei
Repousar os sonhos de um pobre coração!

Socorro Almeida
Recife, 17/12/2020

A ESSÊNCIA DA LUA

Justamente eu, que tentando ser melhor
Tropecei no céu que inventei pra mim
Julguei-me tão acima dos valores teus
Inflando o peito, mas tão sozinha assim.

Aí me vem a imagem de um sedutor
Me orbitando doces e serenas luas
A cruzar os céus de todos os planetas
Como se estrelas fossem apenas suas.

Se queres ser o maior do meu espaço
Ilumina o céu o quanto bem quiseres
Que eu quero ser somente a luz da lua
A essência da alma de todas as mulheres!

Socorro Almeida
Recife, 15/12/2020

INVERSÃO

Não te exalto, porque és tão soberbo
Não que eu me veja tão  melhor
É que eu só quero perfumar os cantos
de tudo que invento ao meu redor.

Não me exaltes na inversão de mim
Sou a luz da noite e o sol do dia
Dos encantos que eu inventei por ti
Nos valores que eu jamais teria.

Só me exaltes quando um beija-flor
Te procurar com um recado meu
Desatinado, a procurar na flor
O que restou desse amor que é teu!

Socorro Almeida
Recife, 15/12/2020

EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA

Não sofras. Estou em órbita a teu favor
Sinto tão minhas quanto tuas as tuas dores
Dias virão que minha luz existirá em ti
Se apagarão as dúvidas como foram em mim
No dia em que senti a morte e seus horrores.

Não chores. Tuas lágrimas me banham o rosto
Os espinhos da minha coroa inda me sangram
Minhas chagas, cada gota  de sangue é meu desgosto
Mas, minha voz por ti será ouvida
Ante a voz dos anjos que me chamam
E tua paz, então,será sentida
No meu abraço de amor e despedida.

Dias virão em que os anjos do espaço sideral
Te acolherão ao doce som da minha voz, se no final
Creres em tudo aquilo que meu coração te diz
Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida
Só assim, amado filho, só assim serás feliz!

Socorro Almeida
Recife, 21/12/2020

 Novos Tempos

 O QI médio da população mundial diminuiu nos últimos vinte anos | Christophe Clavé

“O QI médio da população mundial, que sempre aumentou desde o pós-guerra até o final dos anos 90, diminuiu nos últimos vinte anos …É a inversão do efeito Flynn.

Parece que o nível de inteligência medido pelos testes diminui nos países mais desenvolvidos.Pode haver muitas causas para esse fenômeno.

Um deles pode ser o empobrecimento da linguagem. Na verdade, vários estudos mostram a diminuição do conhecimento lexical e o empobrecimento da linguagem: não é apenas a redução do vocabulário utilizado, mas também as sutilezas linguísticas que permitem elaborar e formular pensamentos complexos. O desaparecimento gradual dos tempos (subjuntivo, imperfeito, formas compostas do futuro, particípio passado) dá origem a um pensamento quase sempre no presente, limitado ao momento: incapaz de projeções no tempo.

A simplificação dos tutoriais, o desaparecimento das letras maiúsculas e da pontuação são exemplos de “golpes mortais” na precisão e variedade de expressão. Apenas um exemplo: eliminar a palavra “signorina” (agora obsoleta) não significa apenas abrir mão da estética de uma palavra, mas também promover involuntariamente a ideia de que entre uma menina e uma mulher não existem fases intermediárias. Menos palavras e menos verbos conjugados significam menos capacidade de expressar emoções e menos capacidade de processar um pensamento.

Estudos têm mostrado que parte da violência nas esferas pública e privada decorre diretamente da incapacidade de descrever as emoções em palavras. Sem palavras para construir um argumento, o pensamento complexo torna-se impossível. Quanto mais pobre a linguagem, mais o pensamento desaparece. A história está cheia de exemplos e muitos livros (Georges Orwell – “1984”; Ray Bradbury – “Fahrenheit 451”) contam como todos os regimes totalitários sempre atrapalharam o pensamento, reduzindo o número e o significado das palavras.

Se não houver pensamentos, não há pensamentos críticos. E não há pensamento sem palavras. Como construir um pensamento hipotético-dedutivo sem o condicional? Como pensar o futuro sem uma conjugação com o futuro? Como é possível captar uma temporalidade, uma sucessão de elementos no tempo, passado ou futuro, e sua duração relativa, sem uma linguagem que distinga entre o que poderia ter sido, o que foi, o que é, o que poderia ser, e o que será depois do que pode ter acontecido, realmente aconteceu?

Caros pais e professores: Façamos (“fazemos” na tradução brasileira) com que nossos filhos, nossos alunos falem, leiam e escrevam. Ensinar e praticar o idioma em suas mais diversas formas. Mesmo que pareça complicado. Principalmente se for complicado. Porque nesse esforço existe liberdade. Aqueles que afirmam a necessidade de simplificar a grafia, descartar a linguagem de seus “defeitos”, abolir gêneros, tempos, nuances, tudo que cria complexidade, são os verdadeiros arquitetos do empobrecimento da mente humana.

Não há liberdade sem necessidade. Não há beleza sem o pensamento da beleza.

“Christophe Clavé

https://libplus.it/non-ce-liberta-senza-necessita-non-ce…

/https://it.m.wikipedia.org/wiki/Effetto_Flynn….

 Imagens: Pixabay

 



14 comentários:

  1. Hoje, o blog Maçayó, inicia as festividades de Ano Novo, com muito brilho, cores, grandes reflexões e puro romantismo, que são momentos de plena emoção em um rasga-se de inspiração poética, recheada de magia com nossa grande amiga e excelente poeta Socorro Almeida. Seus lindos poemas parecem que estão voando, eles falam de amor, mas também falam da existência de Deus e Jesus que é o nosso Salvador... O Caminho, a Verdade e a Vida. O Cantinho do Saber traz para o nosso deleite a esperança do novo ano que se inicia. Uma página que apresenta riqueza poética de conteúdo, como também em detalhamento, organização e ilustração final.
    Todos os magníficos poemas de amiga poeta Socorro Almeida, hoje compartilhados, respiram leveza de maneira brilhante.Tudo aqui, no Cantinho do Saber, mostra POESIA da mais alta qualidade.
    Eu quero aproveitar e agradecer a participação e presença constante da amiga Socorro Almeida nas páginas do Blog Maçayó, ela que sabe tão bem versejar o amor. Aplausos mil para esse domingo maravilhoso em nosso Recanto, em companhia dos meus adoráveis amigos e amigas.
    Quero desejar um FELIZ ANO NOVO a todos vocês com Paz, Amor, Saúde, alegrias, Fé e infinitas realizações✨🍾🥂🎇🎉🎊.
    Obrigada pelo carinho de cada um, como também dos visitantes e leitores. Quero aproveitar e desejar um ótimo domingo para vocês, gente linda, com muito Amor no coração!
    Um afago na alma! 🤗🤗🤗


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero falar das belíssimas ilustrações e do maravilhoso artigo Novos Tempos, que mostra que o QI médio da população mundial diminuiu nos últimos vinte anos de Christophe Clavé.
      Parabéns para o meu irmão e grande poeta Jorge Leite pela belíssima arte final. 🍾🥂🎇✨👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

      Excluir
  2. Sempre maravilhoso! Lindas imagens! Textos incríveis 💜💜💜

    ResponderExcluir
  3. "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA É um poema simplesmente DIVINO! Não que os outros não sejam, mas esse, em particular, traz uma mensagem de reflexão que precisamos no momento. Parece que 'os sinais' do Divino se refletem em todo o mundo, pra que toda a humanidade tome consciência que só Ele é, de fato, o caminho. Precisamos agora desse amor mais do que nunca, e nos renovemos na esperança e na paz de Deus. Feliz 2021 para todos!
    Parabéns ao blog, pelo texto de Christhofe Clavé, pelos poemas de Socorro Almeida e pelas belas ilustrações!

    ResponderExcluir
  4. Pelas energias do momento, pela essência do Natal, o final de ano, esse poema "Eu sou o caminho..." cai bem ao coração!
    Christhofe Clavé descreve bem sobre o empobrecimento da linguagem. Acredito até que a humanidade precisa se reinventar em todos os aspectos.
    Parabéns a todos e obrigada pela emoção do momento.
    FELIZ 2021. Esperança, saúde e fé em dias melhores. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Eu também naveguei nos "mares da ilusão" em busca da "essência da lua", mas "inverti meus valores" procurando a Verdade, e encontrei a paz em Jusus. Que Deus abençoe a todos.
    Parabéns, Socorro
    O blog está muito bonito. Feliz Ano Novo pra todod

    ResponderExcluir
  6. Texto perfeito.
    Poemas maravilhosos.
    Muita emoção neste domingo.
    E Deus no comando pra que o ano novo nos traga dias de paz e alegrias.
    FELIZ ANO NOVO!!!

    ResponderExcluir
  7. Um espaço onde a poesia dos poetas exaltam suas inspirações, onde as cores das belíssimas ilustrações acalenta a alma. Socorro Almeida, parabéns por trazer para nós tantos versos que nos faz refletir, cada tema um relato onde seu coração dispara. Poeta Jorge Leite sempre fico encantada com suas escolhas para ilustrar os poemas, parabéns. Desejo aos poetas colaboradores aos amigos e amigas que visitam o Blog Macayo deixando seus comentários um domingo de muita energia positiva, que a nossa fé seja sempre ferverosa no Cristo Jesus. ✍❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  8. Obrigada de coração a todos os amigos que nos visitaram neste domingo, pelas gentis palavras dirigidas aos meus poemas. Dacy, Nana, Maria, Da Luz e nossa Rita de Cássia.
    Obrigada a Elisabete e ao Jorge pela amizade e pelo carinho de sempre.
    Que Deus nos abençoe a todos, fé e esperança em dias melhores. Paz e saúde sempre!!

    ResponderExcluir
  9. Hoje a nossa Sereia nos socorreu com suas expressões poéticas, como sempre desfila magestosamente nos presenteando a cada desfile no macayo.
    Que possamos ter mais oportunidades com a chegada de um novo ano, 2021 será bem recebido e abraçado pelos poetas que por aqui desfilam com as mais nobres poesias.
    Jorge e Elisabete adoramos vocês pela forma bacana de propiciar as pessoas um canal livre de expressões poéticas que busca resgatar a vontade de escrever sentimentos como forma de facilitar a comunicação amavelmente, poesia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amigo e poeta Emiliano. Suas palavras nos estimulam a prosseguir.
      Bjos

      Excluir
  10. Escritora fabulosa, poetisa sábia!
    É maravilhoso lê textos literários com uma posição reflexiva e inspiradora que faz o leitor viajar no tempo. Socorro Almeida, as estrelas agradecem por voce fazer parte de uma constelação que conecta a emoção com a intelectualidade. Aplauso a esta grande mensageira das rimas intelectuais. Um grande abraço.
    Baltazar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, smigo. Grande poeta, assim como eu, cria nas palavras, grandes emoções. Obrigada. Abraços

      Excluir