domingo, 10 de abril de 2022

Anos 60

 Blog  Maçayó

Edição   Nº   484

 

 LEITURA   DE   DOMINGO
 
O EXPRESSO DA AGONIA

           Era início de outono no ano de mil novecentos e sessenta e dois, clima frio e folhas secas formavam um tapete avermelhado pelo chão. Osvaldo estava atrasado, devido o frio acordou um pouco mais tarde, ele precisava correr contra o tempo para um destino desconhecido no Expresso 252 que sairia logo mais ao meio-dia.
           Osvaldo Alencar era um rapaz oriundo de uma família de classe média, solteiro, temperamental e muito misterioso em suas ações; ele dificilmente se preocupava com o que acontecia pelo mundo. Mas entendia que os Beatles e os The Rolling Stones eram os ícones da música no momento, enquanto Bob Dylan representava uma música de protesto, o rapaz procurava respeitar os diferentes olhares e gostos daquele momento.
           Osvaldo vestiu uma roupa confortável, pegou seu agasalho, sua velha maleta, uma assídua companheira de viagem, e saiu quase correndo para a estação de embarque do expresso. Instalou-se no primeiro vagão, que por sinal estava completamente lotado, e permaneceu cochilando em pé. Um rapaz muito jovem pediu a Osvaldo para conferir o seu bilhete da viagem, e disse-lhe:
          - Moço, bom dia! O senhor pode me mostrar seu bilhete de viagem.
           Osvaldo olhou diretamente para o jovem, e respondeu-lhe:
           - Claro que sim! Bom Dia! E entregou-lhe a passagem para ser conferida.
          De repente, um tumulto no vagão, uma jovem gritava que alguém havia roubado a sua carteira de dentro da bolsa dela, e assim a confusão tomou conta do cenário. Muitas pessoas começaram gritando em defesa da jovem, o movimento feminista já era notório, e a partir dali muita coisa poderia acontecer. Osvaldo continuou cochilando alheio a toda aquela situação. O expresso passou por um longo túnel e todo vagão ficou às escuras, pouco tempo depois um grito solto no ar, quando o ambiente clareou novamente, o cenário era de um filme de terror. A jovem que havia reclamado do roubo da carteira, estava caída ao chão e banhada de sangue dos pés à cabeça; ela tinha sido esfaqueada várias vezes um pouco acima da barriga, não houve confirmação de morte imediata. O botão de emergência do expresso foi acionado, logo depois a moça foi levada ao hospital, mas ninguém poderia deixar o vagão sem autorização da polícia local. O tumulto recomeçou quando uma outra mulher olhou para Osvaldo, e falou:
          - Senhor guarda, por favor! Eu vi quando este senhor esfaqueou a jovem.
           O policial se aproximou mais da mulher, e disse-lhe:
          - A senhora está fazendo uma acusação muito gravíssima. Acho que deveria repensar o que disse.
          - Acusação grave, por quê? O senhor pode abrir a maleta dele que encontrará dentro à arma do crime. Respondeu-lhe.
          Osvaldo se aproximou do policial e da mulher que o acusava, e falou:
           - Policial, sei que o senhor é autoridade máxima aqui, mas vossa excelência tem um mandado de busca para abrir a minha maleta? Se tem pode abrir, se não tem providencie um, por favor!
           E o tumulto foi geral! O policial dispensou todos os ocupantes do vagão, com exceção de Osvaldo e a mulher que o acusou, e ambos foram direto para a delegacia.
          Já na delegacia foi aberto um inquérito onde Osvaldo era o principal suspeito da tentativa de assassinato a jovem esfaqueada e possível roubo da carteira da mesma. O delegado já com um mandado de busca autorizado providenciou os fatos. A maleta de Osvaldo foi aberta e dentro tinha aproximadamente mais de uma dúzia de diferentes facas, e assim todas foram enviadas para análise, como também estava a carteira roubada. O resultado saiu positivo, o sangue que constava em uma das facas era mesmo da vítima do Expresso 252. Para surpresa de todos, nas outras facas apareciam evidências de sangue de outras vítimas. E Osvaldo  foi imediatamente preso e acusado por assassinato em série.
          O tempo passou... a jovem esfaqueada no expresso da agonia se recuperou totalmente. Osvaldo permaneceu preso pelo assassinato de tantas outras vidas ceifadas, a mulher que o acusou saiu vitoriosa, e finalmente justiça foi feita!

Elisabete Leite
 
 

SEGUNDA LEITURA
 
 HISTÓRIA DOS ANOS 60

Os anos de 1960 ficaram conhecidos pelos excessos, pela estuação de liberdade dos jovens e pela certeza de que era possível mudar o mundo. O Brasil é marcado pelo final do governo de Juscelino Kubistchek e a inauguração de Brasília como a nova Capital Federal do país. O Brasil vivia a sua fase mais jovem, visto que a maioria da população tinha aproximadamente 20 anos.
O mundo se apresentava de forma revolucionária e inconformada, onde eram vistas manifestações a favor de mudanças e de mais solidariedade. Países coloniais foram sacudidos por guerras de libertação, entre elas o Movimento pelos Direitos Civis pedia pela dignidade dos negros norte-americanos. Por outro lado ocorria a Guerra Fria, sendo este um período de disputas entre os Estados Unidos e a já extinta União Soviética (URSS). O soviético Yúri Gagárin entrou para a história, em 1961, por ser o primeiro homem a ir para o espaço, marcando narrativa da civilização também por romper até mesmo o espaço e mostrando o anseio da sociedade em ir mais além. E não levou muito tempo, em 1969 os nortes americanos conseguem enviar o primeiro homem a lua, sendo este o cosmonauta norte americano Neil Armstrong junto com a missão Apollo 11. Sendo este um marco pela disputa espacial entre EUA e URSS.
Experiências com drogas são dissimuladas nesta década, além de uma revolução sexual e a presença de protestos pelos jovens contra o endurecimento dos governos. Neste mesmo período entra o surgimento do feminismo e de movimentos civis a favor dos homossexuais e negros. Os hippies é um dos movimentos comportamentais mais intensos e que marcaram história com protestos contra a Guerra do Vietnã e a Guerra Fria.

Confira abaixo alguns eventos históricos ocorridos na década de 60:

- É lançado em abril de 1960 o primeiro satélite meteorológico;

- Em 21 de abril de 1960, a capital do Brasil é transferida do Rio de Janeiro para Brasília;

- Yúri Gagarin torna-se o primeiro homem a viajar pelo espaço em 1961;

- Em 25 de agosto de 1961 o então presidente Jânio Quadros renuncia a presidência da república;

- O Muro de Berlim é construído em 1961;

- O Brasil se torna bicampeão mundial em 1962 na Copa do Mundo de Futebol realizada no Chile;

- A partir do início de 1962 a banda britânica Beatles ganha destaque mundial;
- O Rock’n Roll ganha destaque pelo mundo, sendo ligado à rebeldia política presente na década;

- Em 1963 ocorre no Brasil a primeira transmissão em cores do país pela TV Tupi;

- Em 22 de novembro de 1963 John F. Kennedy, então presidente dos E.U.A, é assassinado;

- A Televisão passa a ser considerada um meio de comunicação em massa;

- Ocorre um golpe militar em 1964 que tira da presidência o então presidente João Goulart;

- No Brasil ocorre o I Festival de Música Popular Brasileira, em 1965, com a participação de Vinícius de Morais, Edu Lobo e Elis Regina;

- Os jovens ganham espaço na TV pela primeira vez com o programa Jovem Guarda em 1965, sendo apresentado por Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos, permitindo explorar uma identidade própria, sendo este um grande marco musical e cultural para os jovens brasileiros;

- Tem início, em 1966, a Revolução Cultural na China;

- O ativista pelos direitos civis Martin Luther King é assassinado em 4 de abril de 1968;

- É criado o ArpaNet em 1969, sistema este que viria a ser uma espécie de protótipo para o que depois viria a ser a Internet, que conhecemos e utilizamos hoje;

- Em 1969 dá-se início ao Tropicalismo, sendo este um grande movimento cultural brasileiro;

- No mesmo ano acontece o histórico Festival de Woodstock nos Estados Unidos, com apresentações de grandes nomes do Rock;

- Neil Alden Armstrong entra para a história por ser o primeiro homem a pisar na lua em 1969 com a missão Apollo 11.

A década de 60 fica marcada por uma característica comum de todo o mundo, a esperança de dias melhores. Ocorrem então vínculos afetivos e familiares, a exploração e a redescoberta do corpo através do sexo como um importante propagador do prazer, levantando uma das frases que mais marcaram esta época: “Sexo, Drogas e Rock’n Roll”, tudo isso aliado a grandes manifestações públicas, movimentos culturais de música, artes plásticas e filosóficas, marcam esta década para toda a história da humanidade.
Pesquisa: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/historia-dos-anos-60/53650
 
 

 
 ENCONTRO DE POETAS
 
 RIQUEZA DE UM POETA

Minha única riqueza são os meus versos
A riqueza da alma é o mais importante
De família humilde, de poucos recursos
Me foi ensinado que a vida é um instante.

O beijo é fugaz, é um vago delírio
Abraço que aquece um minuto é tormento
O olhar de paixão se perde na íris
Palavras ouvidas, se calam ao vento.

Promessas de amor, mentiras, enganos
Que a vida jogou no vale das penas
E o aperto de mão, um toque apenas
Do amigo que partiu pelo peso dos anos.

Tudo é passageiro, ilusão de um poeta
Sua única mentira é fingir ser verdade
Onde tudo que é certo, e nada se acerta
Prefiro meus versos, onde sou liberdade!

Socorro Almeida
Recife, 08/12/2021
 
INTENÇÃO DE UM POETA

Importe-me até você, que eu vou
Submersa em prantos de medo, mas vou
Viajando na saudade doída de dor
Bendita saudade que você me emprestou.

Estou decidida em poder devolvê-la
Já fiz uso dela muito mais que você
Enquanto chorava, agora faça valer
Que a saudade tenha, enquanto vivê-la.

Talvez me demore, mas não seja covarde
Não fuja, portanto, da responsabilidade
Em ter no peito aquela mesma saudade
Que comigo deixou, só por maldade.

Minha intenção, meu amor, é vê-lo feliz
Assim como fazem na flor os colibris
Assim como o poeta que ama infeliz
Morre de amor, de saudade e não diz!

Socorro Almeida
Recife, 25/12/2021
 
 Infância

Como é belo ser criança
Primavera da inocência
Flor que se abre para o mundo
Bela flor da adolescência
Criança não é adulto
Nada tem de experiência

Criança é passarinho
Que ainda não sabe voar
Precisa bater as asas
Primeiro aprender brincar
Ser cuidado pelos pais
Para aprender a sonhar.

Criança é liberdade
Fruto bom da natureza
Estrela do universo
Luz da vida,sutileza
Inocente,sem maldade
Pois é rei sem realeza.

Faça o melhor que puder
Ame sem medir distância
Criança tem o seu tempo
Reveja a circunstância
Criança não é gente grande
Ser criança é ter infância.

Elias dos Santos.
 

Hoje só Resta Saudade
Por:Manoel Firmino
Em:03/03/2022

A solidão não me assusta
Ela me traz tranquilidade,
Consigo repensar meus erros
E melhorar minhas habilidades,
Consigo ver minhas virtudes
O que fiz na juventude
Hoje só resta saudade.

De um tempo que se foi
Que não desfrutei na mocidade
Os anos passam de repente
Consumindo a minha idade
Lembranças estão na mente
O passado maior que o presente
E hoje só resta saudade.

manoelfirmino08@gmail.com
(83)986784726
 
 CAMINHADA
 
Tão longe e tão próximos
Sentimentos expostos
Terras longínquas
O que deveria afastá-los, os une.
Amigos, amantes ou almas gêmeas?
Que ignoram tempo e distância.
Uma dupla que trilha caminhos
Há milhares de anos.
Caminhos desconhecidos
A serem desbravados.
Nesse ritmo estarão a desfrutar
Das maravilhas prometidas por Deus
Transbordando em seus corações
A mais infinita tranquilidade
E inquietação jamais sentida
Na interminável antítese das suas vidas!
 
Sol&Lua
 
 SEUS OLHOS

Esses seus olhos
Brilham como
Como dois cristais
Ou mesmo como
Farol que me guia
Em noite escura
Perdido em mar bravio
São oceanos profundos
Com águas límpidas
Que chega parecer
Espelho onde a deusa da beleza
Vem se olhar.
Nesse mar castanho claro
Gostaria de mergulhar
Quem sabe até me afogar
Para poder viver eternamente
Nesse castelo de sonhos
Que se tornou seu olhar.
 
Sol&Lua
 
 

 A VOLTA DO CORDELISTA
 
 O DECÁLOGO:

Deus pede pra ser amado
De coração, alma e Espírito
Toda força e entendimento
Por ser o Deus do infinito
Esse é o ensinamento
Do primeiro mandamento
Pra seguir a Jesus Cristo.

Não profanar o Santíssimo
Deus, que se fez comunhão
Blasfemar contra a igreja
Crer na reencarnação...
Detratar, desrespeitar,
Jurar, nem pronunciar
O seu Santo Nome em vão.

Lei é determinação
Cumpri-la é se adequar
Nossa igreja recomenda
Para os domingos guardar
Os Dias Santos de Guarda
Não desperdiçar por nada
Mas, em família, rezar.

Ao pai e à mãe honrar
Prestar-lhes obediência
Ter respeito e gratidão
Aceitar advertências...
Cuidar deles na velhice
Com zelo, carinho, meiguice,
Afago, amor e paciência.

Não praticar violência,
Se embriagar, se drogar,
Conservar inimizades,
Aos outros injuriar;
Está bem claro na Lei:
Ao próximo, não desejeis
A morte, nem o matarás.

Ser casto e não praticar
Atos de leviandade...
O sexo sem matrimônio
Pra Deus, é infidelidade
Quem faz a masturbação
Mancha alma e coração
Peca contra a castidade.

Temor a Deus, lealdade           
Na Lei Moisés prescreveu
Quem rouba ou planeja furtos
Já no pecado incorreu...
Quem aceita ou tem guardados
Os objetos furtados
Não terá parte com Deus.

Que batizado sou eu?
Se minto habitualmente
Semeio calúnia, discórdia
Difamo frequentemente!
Manda a Lei se resguardar
De nunca testemunhar
Contra o irmão falsamente.

Ter, maliciosamente
Desejos fúteis, carnais;
Sentir, pelo mesmo sexo
Encantações Sexuais...
Tá na Lei com perfeição
À mulher do teu irmão
Tu jamais desejarás.

Os compromissos honrar
Não ter o outro enganado
Restituir ao seu dono
Algo achado ou emprestado
Quem cobiça coisa alheia
Além de ser coisa feia
Pela Lei é condenado.

                       Valdemar Guedes
                        Poeta Cordelista.
 
 

PONTO DE VISTA
 
 Um ponto de vista - O propósito da vida

Começo citando Viktor Frank - "Aos homens não basta saber que existem, mas para quê existem". Eis que devemos nos perguntar: qual o propósito de nossa vida? Ele precisa ser de grandeza? Não, mas precisa ser genuíno, autêntico. Nascer é uma oportunidade de evoluir como ser humano e, pelo que devemos ser gratos, aí passando tudo a nossa volta a fazer sentido, fazendo parte de nossa missão, colhendo o que plantamos.
Afinal, quem somos nós? Cada um com o seu eu natural ou o seu eu aprendido? Você gostaria de ser mais autêntico do que é? É evidente que há dissonância entre o que os outros dizem e o que acreditamos que somos. Mas, se não ouvirmos a nossa voz interior, não nos sentiremos nós mesmos. Só podemos ser felizes, se é que a felicidade existe, se estivermos no comando de si mesmo.
A nossa essência contém a nossa divindade e, às vezes, nunca se desperta.
Quando a essência não se manifesta, a pessoa não consegue ser genuína.
Espero que este pequeno texto possa ter contribuído para que você se mantenha mais conectado consigo mesmo, ciente do seu propósito de vida, refletindo acerca das perguntas abaixo:
1- Como eu quero ser lembrado?
2- O que eu quero deixar como legado?
3- O que me torna uma pessoa única e especial?
4- O que eu posso fazer para me aproximar do melhor de mim todos os dias?

Autor: Manoel Antônio Dos Santos
 
 

 
 



27 comentários:

  1. Hoje, a Edição do Blog Maçayó, está pura emoção, principalmente porque chega com muito brilho, cores, informações, conhecimentos, fascinação, grandes reflexões, romantismo e sentimentalismo à flor da pele; como também, momentos poéticos suaves, de leveza peculiar e belíssimas imagens que transmitem muita Paz interior e principalmente recordações dos anos 60. Na Leitura de Domingo eu compartilho estilos afins: um Conto de temática surpreendente que envolve o leitor do início ao desfecho do enredo. Com uma narrativa que as aparências se enganam, quem vê cara não vê coração. Trago também um artigo sobre a história dos anos 60, e os seus principais acontecimentos históricos de época. Grandes recordações!
    O Cantinho do Saber tem a honra de compartilhar na seção Encontro de Poetas, um desfile mágico, de ilustres e seletos poetas que sabem versejar em seus específicos estilos. Cada um mostrando com perfeição a sua arte.
    Quero salientar que todos os poemas estão belíssimos e bem inspirados, nenhum poeta economizou em suas emoções, muito ao contrário, temos o melhor da arte compartilhada por aqui. Os versos apresentam muita riqueza de conteúdo e criatividade em temas diversificados. Parabéns, para todos que desfilam com suas obras-primas! Aplausos, para este show de arte poética!
    Na seção A VOLTA DO CORDELISTA traz o nosso ilustre Valdemar Guedes com seu belíssimo Cordel 'O DECÁLOGO'. Parabéns Poeta!
    Uma nova seção intitulada PONTO DE VISTA com um belíssimo texto que fala sobre o Propósito da Vida do ilustre amigo Manoel Antônio Dos Santos. Parabéns Poeta!
    Tudo aqui, em nosso Recanto de Amigos para Amigos, mostra POESIA da mais alta qualidade.
    Eu quero aproveitar e agradecer a participação e presença constante de todos os poetas que somam nas páginas do Blog Maçayó.
    Quero parabenizar ao poeta Jorge Leite, meu irmão, pela sua esplêndida arte final. Parabéns!!!
    Quero desejar um Feliz Domingo a todos vocês com Paz, Serenidade, Amor, Saúde, Alegrias e muita Fé.
    Obrigada pela amizade e carinho de todos, como também dos visitantes e leitores.
    Um afago na alma 🤗 e um abraço caloroso no coração ❤️de cada um.
    Ser gentil é expressar com carinho uma verdadeira amizade.
    Até a próxima Edição!
    Feliz e abençoada Semana Santa a todos!

    ResponderExcluir
  2. É uma emoção a cada publicação, estou me sentindo orgulhoso, desfilando lada a lado com os melhores poetas,que prazer,obrigada Elisabete Leite, gratidão é a palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia poeta amigo Manoel Firmino! O prazer é nosso em podermos publicar a sua maravilhosa Arte Poética. Parabéns e gratidão pela atenção.
      Saudações poéticas!

      Excluir
  3. Maravilhoso. Este espaço contribui para a perpetuação da arte, da poesia. As emoções vibrando e tocando corações, alimentando a alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão sempre Gerlandia Arnaud pela sua ilustre visita e gentil comentário. Volte sempre!
      Abraços poéticos!

      Excluir
  4. A Edição 484 do nosso Cantinho do Saber está realmente maravilhosa. Ela traz muitas aprendizagens e fortes emoções. Estou maravilhada com o Conto da querida Elisabete Leite, eu vivo falando para meus sobrinhos que só devemos julgar alguém com conhecimento total da situação. A narrativa apresenta uma faca de dois lados. De um lado, um homem bem vestido que é um assassino em série, já do outro lado uma mulher, nos anos 60, que faz um julgamento preciso e rouba uma cena inteira. Bravo Bete! O artigo sobre os acontecimentos que marcaram os anos 60 está perfeita.
    O Encontro de Poetas veio em grande estilo dosando o amor, a pureza da criança, saudades e solidão. Parabéns aos grandes Poetas que hoje desfilam.
    A volta do CORDELISTA que obra-prima senhor Valdemar Guedes. Parabéns!
    O texto fecha o blog com perfeição. Parabéns para o poeta Manoel Antônio Dos Santos!
    Ao amigo poeta Jorge Leite deixo a minha admiração com Arte final.
    Abraços e Boa Semana para vocês!
    Show meus amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh! Querida amiga quantas saudades do tempo da Prefeitura. Gratidão sempre querida amiga pela sua atenção e carinho ao comentar. Fico lisonjeada pelas suas palavras tão relevantes para nosso Blog Maçayó de Domingo.
      Concordo plenamente, não devemos julgar ninguém pelas aparências, a não ser que tenhamos um conhecimento prévio da situação abordada.
      Beijo em seu coração ❤️

      Excluir
  5. Bom dia, amigos! Estou aqui para interagir com o Blog Maçayó de hoje que por sinal está magnífico mesmo. Um conto incrível com direito à suspense e muita ação. Elisabete é excelente escritora de ação e suspense uma mente criativa. Gostei do artigo e dos maravilhosos poemas todos estão perfeitos. O cordel está bem estruturado e o texto que fecha o blog apresenta grandes verdades reflexivas. As imagens estão um show de bola.
    Parabéns a todos os envolvidos!
    Abraços do amigo Henrique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo Pedro Henrique pelo seu gentil comentário e atenção de sempre. O Blog Maçayó agradece sua presença.
      Saudações poéticas!
      Feliz Semana Santa!

      Excluir
  6. Parabéns aos nossos poetas e artistas, pelos belíssimos trabalhos aqui expostos.
    Pe. Emiliano Camilo

    ResponderExcluir
  7. V. Revm.a Pe. Emiliano Camilo o Blog agradece vossa ilustre visita e gentil comentário. O nosso Cantinho do Saber tem a honra de compartilhar os nobres poetas da Academia.
    Gratidão sempre!
    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
  8. Josenilson Rodrigues10 de abril de 2022 13:48

    Belos poemas para alegrar mais ainda nosso DOMINGO. Parabéns a todos. Amo de mais o blog. Deus continue vos abençoando mais e mais.

    Bom DOMINGO para todos.

    Josenilson Rodrigues

    Pirpirituba Paraíba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo Josenilson Rodrigues pela ilustre visita e gentil comentário. Boa Tarde!
      Saudações!!!

      Excluir
  9. Relembrar os anos 60 foi muito bom, época de minha juventude.
    Os contos de Elisabete deixam a gente em transe, esperando ansiosa pelo final, sempre interessante.
    Os poemas de Sol&Lua têm uma leveza poética de que precisamos, pra deixar a gente mais leve.
    O cordelista Valdemar Guedes fala dos ensinamentos de Deus com sabedoria.
    Nossa infância relembrada por Elias dos Santos é uma doçura.
    Vamos fazer uma reflexão junto com Manoel Antônio dos Santos, sobre que legado deixaremos pro nosso futuro.
    Manoel Firmino fala de Saudade, tema que eu adoro.
    Finalmente, deixo também minha contribuição para o blog de hoje, agradecendo a Bete e Jorge pelo carinho de sempre, e pelos comentários gentis dos nossos amigos.
    Muita paz para todos neste domingo de Ramos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão sempre querida amiga poeta Socorro Almeida pela sua adorável contribuição. Seis poemas embelezam ainda mais os nossos domingos no blog.
      Beijos em seu coração ❤️.

      Excluir
  10. Com canta Martinho da Vila: Que beleza, que beleza, que beleza meu amor, ha' que beleza.
    Assim são nossos poetas e poetisas desfilando no macayo'. Nessa passarela todos desfilam de cabeça erguida.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada poeta amigo Emiliano de Melo pela sua atenção e notáveis contribuições. Estamos aguardando seus novos poemas.
      Saudações poéticas!

      Excluir
  11. Boa noite queridos poetas!
    Mais um desfile deslumbrante, em um domingo cheio de leveza e encanto literário. Parabéns a todos que contribuem para com esse blog.😘😘😘😘🙏🙏🙏🙏🙏⚘🌹🌻🌷🥰🥰🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga Marineide Firmino pelo seu carinho de sempre e presença constante nas páginas do Blog Maçayó de Domingo com seus maravilhosos comentários. Um beijo em seu coração ❤️
      Boa noite!

      Excluir
  12. Boa noite, poetas!
    Mais um domingo embelezado pelo Blog Maçayó , fazendo vibrar de emoção nossa alma, a cada leitura de conto ou poema...
    Parabéns, poetas! Vocês são maravilhosos!!!
    ❤️Tásia Maria

    ResponderExcluir
  13. Boa noite caríssimos artistas que desfilam no Maçayó. Bem vindos comentaristas. Chegando um pouquinho atrasado, mas aqui estou eu, tranquilo e na beleza cósmica de poder sentir o valor artístico de cada um, e assim abraçar a todos com versos e rimas vindos das energias magnéticas do universo. As natureza é o que fortalece a nossa alma fazendo com que os nossos sentimentos de emoções venha fluir com tamanha força, e levemente atinja as mais incríveis inspirações reais, arrancadas do próprio sentimento de cada poeta.
    Estou muito feliz com tanto talento ilustrando e preenchendo cada espaço importante desse relevado blog. A nossa mestra Elisabete minha admiração por render e fluir com tamanha soberania, são esses enredos fabulosos e intelectos, que nos induz a lê e a priorizar a visão criativa de qualquer poeta. O mestre Elias dos Santos preenche muito bem esse espaço literário, junto aos nobres colegas Sol&Lua, Manoel Firmino, Socorro Almeida e Valdemar Guedes, para esse colegiado de Acadêmicos das Criações, não falta sabedoria e competência. São incríveis artistas, que com suas letras mirabolantes, enfeitam com magnitude o espaço sentimental e emocional de qualquer ser humano.
    O meu forte abraço, aos nobres colegas, amantes das rimas e dos versos.
    Fiquem com Deus, tenham uma excelente semana, e até domingo. Com a permissão do nosso Criador.
    Beijos 😘 Baltazar Filho

    ResponderExcluir
  14. Aplausos para o nobre confrade Manoel Antônio, que chega no Maçayó, nos enfeitiçando com sua intelectualidade ímpar. O ponto de vista é mesmo uma grande inspiração.
    O meu abraço
    Baltazar Filho

    ResponderExcluir
  15. Obrigado ao poeta Baltazar,um dos grandes artistas guarabirense,que tem colocado nossa cidade em lugar de destaque a nível mundial,com suas múltiplas artes.

    ResponderExcluir
  16. Manoel Antônio Dos Santos11 de abril de 2022 15:24

    Obrigado, minha amiga Elisabete.
    Vibrei - Edição 484 - por todo seu conteúdo.
    O Blog Maçayó nos proporciona ampliação de conhecimento; nosso construto de nivelamento intelectual; formação de uma cultura de valor.
    Estou pensando, semanalmente, alimentar , PONTO DE VISTA, com minhas reflexões. Sei do tamanho da responsabilidade que cairá sobre mim. Razão da não decisão, ainda.
    Continuarei pensando!
    Abraços Literários,
    Manoel Antônio

    ResponderExcluir
  17. Grande poeta Manoel Firmino, o nosso universo Literário é agradece a sua potencialidade artística és um poeta universal, a sua Poesia e de um conteúdo muito raiz. Aplausos pra te meu nobre. O Maçayó está conectado com grandes nomes da cultura existencial.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  18. Olá, boa noite! Passando para parabenizar e homenagear o Blog Maçayó, por mais essa grandiosíssima página exibida; Fazer ressalva ao conto: “ O Expresso da Agonia” e ao texto: “História dos Anos 60” da Poetisa Elizabete leite, bem assim aplaudir e exaltar os Ilustres poetas: Socorro Almeida, Elias dos Santos, Manoel Firmino, Sol & Lua e Manoel Antônio, que brilharam com seus belíssimos trabalhos e contribuíram para o brilho do blog nesta edição publicada. Parabéns a todos! No mais, agradecer de coração pela partilha do meu poema: “ O Decálogo”, agradecimentos que estendo aos amigos leitores e visitantes que comentam no blog, de modo especial Elizabete leite, Betânia, Socorro almeida e Baltazar Filho. Gratidão a todos! Brilhe sempre a luz de cada um! Fique com Deus!
    HOMENAGEM:

    Expresso dois cinco dois
    “O Expresso da Agonia”
    No horário programado
    Com partida ao meio dia
    Um assassino e ladrão
    Fez, no primeiro vagão
    Terrorismo e tirania.
    ......
    Não mais lembrava ou sabia
    Dessa memorável história
    Recorda os “Anos Sessenta”
    Perdas e também vitórias
    O que a poeta escreveu
    Não só nos surpreendeu
    Refrescou nossa memória.
    ......
    A “Riqueza de um Poeta”
    São seus versos, liberdade
    É “Intenção de um Poeta”
    Promover felicidade
    Recordo da minha “Infância”
    Quando ainda era criança
    Inocente e sem maldade.
    ......
    “Hoje só resta saudade”
    Do passado em mim presente
    Na “Caminhada” da Vida
    Almas Gêmeas reluzentes
    São “Seus Olhos”, seu olhar
    Mar, no qual vou me banhar
    E sonhar eternamente.
    ......
    O “Decálogo” suscita
    No Cristão discernimento
    Lembra do Povo Judeu
    Do Antigo Testamento
    Por terem sido infiéis...
    Deus, nas Tábuas de moisés,
    Escreveu os mandamentos.
    ......
    Vem com “Um Ponto de Vista”
    “O Propósito da Vida”
    Lá, no Eu de cada um
    Tá o Ponto de Partida
    Eis que a Voz Interior,
    É órgão transformador
    Não deixe despercebida.

    Valdemar Guedes

    ResponderExcluir