domingo, 24 de julho de 2022

Que Venha Agosto...com Magia

 
Blog  Maçayó

Edição   nº  499

 Tema das Imagens: Fantasia
  

 LEITURA   DE   DOMINGO
 
 CARTOMANCIA

          Era quase outono no interior do nordeste; folhas caindo em sinal de renovação, clima agradável, sol ameno e um resto de neblina se escondendo por trás dos montes.
          Neto Diniz era um rapaz de bem com a vida, pesquisador, estudioso e conhecedor nato dos segredos da Cartomancia, um dom que foi herdado do seu avô materno. Era íntegro no que fazia, tinha uma vidência bem aflorada, e possuía uma técnica toda especial de adivinhação do futuro baseada em leituras das cartas de um baralho de tarô simples. Um jovem considerado bonito, cabelos castanhos e crespos, olhos negros e pele clara. Neto fazia atendimento aos consulentes na sala da própria casa, não praticava seu ofício por dinheiro, mas sim por amor à cartomancia.
           No outro lado da cidade, Helena estava contemplando, pela janela, o esvoaçar das borboletas no jardim, que ficava ao lado do seu quarto. Garota sonhadora, muito sensível, que vivia suspirando de amor por alguém que nem conhecia pessoalmente, somente por devaneios. A garota sonhava, todas as noites, com um jovem que caminhava em sua direção, porém ela não conseguia ver o rosto dele. Era considerada uma jovem encantadora na comunidade onde morava; possuía olhos amendoados, cabelos negros e encaracolados e pele morena clara; tinha um sorriso tão belo que arrebatava corações. O silêncio foi quebrado pela voz suave da sua mãe, que dizia:
          - Helena, você tem visita! Vista-se rápido e vá atender sua amiga Maria Rosa.
           A garota voltou-se para sua mãe, e respondeu-lhe:
          - Certo mãe, irei agora!
           Vestiu-se depressa e foi ao encontro da amiga que a esperava. Entrou na sala quase correndo, e disse-lhe:
         - Rosinha, Bom Dia! Você trouxe o endereço do cartomante?
          A amiga levantou-se e respondeu-lhe:
          - Bom Dia, Heleninha! Trouxe sim! O rapaz chama-se Neto Diniz e reside no outro lado da cidade. Eu já marquei sua leitura de cartas para às dezesseis horas de hoje.
           Helena olhou para sua amiga e disse-lhe:
           - Então, vamos chamar o Uber que já estamos atrasadas.
          Já na casa do cartomante, Helena e Maria Rosa aguardavam atendimento na ante sala. De repente, uma senhora mandou Helena entrar na sala de atendimento, enquanto Maria Rosa ficou aguardando a saída da amiga. Helena entrou cabisbaixa, estava ansiosa pela leitura do seu futuro. Logo, ouviu uma voz grave que pediu para ela se sentar. Quando a garota levantou o rosto, seus olhos se cruzaram com o de Neto Diniz, e ambos ficaram calados somente se olhando. Pouco depois, o jovem disse-lhe:
           - Já nos conhecemos? Eu tenho a impressão que sim.
           Helena olhou mais uma vez no rosto do rapaz, e respondeu-lhe:
          - Acho que não, não pertenço a esta comunidade.
           O rapaz ficou calado e começou o seu ofício de leitura nas cartas de um baralho. Primeiro, Neto jogou as cartas para ter um panorama geral de como era a consulente, na intenção de conhecer a pessoa que estava à sua frente, no caso Helena. Depois, ele abriu para perguntas. Helena foi dizendo o que queria saber e assim, ela escolheu três cartas do baralho. Helena falou para Neto sobre seus sonhos noturnos, e gostaria de saber se ela iria conhecer o rapaz que aparecia nos sonhos.
Neto Diniz foi desvendando o futuro da garota e interpretando o significado das três cartas deitadas na mesa:  "A imperatriz em uma união, representa o potencial máximo. Casamento, maternidade. Os enamorados, é uma carta que representa o relacionamento amoroso chegando.
O imperador representa ambição, autoridade, realização e estabilidade financeira para a família. A junção das três cartas significa relacionamento amoroso, namoro, casamento, pois onde há uma imperatriz, sempre haverá um imperador".
            Ao término da leitura das cartas, o cartomante, Neto Diniz, deu conselhos sinceros à Helena, que a motivaram na busca pela felicidade.
           Helena ficou impressionada com o teor da leitura, como também com o cartomante. Neto Diniz ficou completamente encantado por Helena e eles passaram a se encontrar com muita frequência. Pouco tempo depois, estavam apaixonados e nunca mais se separaram. As verdades declaradas nas cartas foram relevantes para a decisão de Helena em relação ao amado Neto Diniz, como também para o futuro deles.
            São tantas histórias assim!

Elisabete Leite - 18/07/2022
(Participação Especial do poeta Joseraldo Silva Ramos na leitura das cartas)
 
Estava Escrito (A Sacerdotisa)
Joseraldo Silva Ramos


Como a sacerdotisa no tarot,
Tens segredos a serem revelados.
Te peço: Deixa-me, revelá-los ao teu lado.
Não me oferte tanto, tanto desamor.

Deixa-me ser o posto Zero, antes do início,
Caminhar na tua alma, dentro dela,
Desvendar os mistérios que há nela,
Por prazer, por amor, sem sacrifício.

E quando por fim chegar a tua alma,
Seremos o início do início que nos acalma,
Como a Alfa e a Beta, é o que eu sinto.

E assim quem sabe eu fale desse início,
Para que vivemos esse novo reinício,
E nele vês, que tudo em nós é infinito.
 

   LEITURA   COMPLEMENTAR
 
O que significam as cartas do tarô? (Parte 1)

           "Há quem acredite que os segredos da vida podem ser revelados nesse carteado. Seus significados são tão misteriosos que eles exigem sutileza na interpretação"

A cartomancia é baseada na aleatoriedade. As cartas do tarô são sorteadas ao acaso e o tarólogo analisa as imagens para interpretar situações e direcionar atitudes de quem procura esse oráculo.
O mais tradicional baralho de tarô é o de Marselha, cuja origem não é muito definida: acredita-se que tenha surgido em meados do século 15. Ele é composto por dois grupos de cartas: os arcanos maiores e os arcanos menores. Os maiores trazem 22 imagens repletas de simbologia, representando arquétipos humanos e pode estimular reações nas pessoas, além de melhorar a capacidade de auto desenvolvimento.

Veja, abaixo, a interpretação das 6 primeiras cartas. Para conferir a explicação das outras cartas, confira a Parte 2 e a Parte 3 desta matéria.
(Que serão publicadas posteriormente em uma outra Edição do Blog Maçayó de Domingo)

1) O Louco (0)

Representado por um jovem que caminha a esmo vestido com roupas que remetem às de um bobo da corte, O Louco é um lembrete da natureza espiritual da jornada da vida. É ele que passará por 21 etapas evolutivas (as outras 21 cartas) que todo homem pode percorrer na vida. O Louco é visto de costas, com um bastão na mão direita, levando uma vara com uma trouxa sobre seu ombro, uma imagem que sugere alguém no início de uma viagem. Ele também tem as calças rasgadas por um cachorro, mas ignora o animal, que representa o mundo material, em favor de sua jornada espiritual. Na cartomancia, O Louco também é interpretado como a espontaneidade, a despreocupação e a superação de limites. É o arcano da busca e do amor.

2) O Mago (I)

Essa figura está em pé, de frente para uma mesa em que coloca instrumentos. Ele usa um chapéu que lembra o símbolo de infinito, segura uma moeda em uma mão e uma espécie de varinha na outra. A mesa tem os pés apoiados firmemente no chão, o que sugere uma base estável e representa a realidade material. Apesar disso, a natureza do Mago tende a indicar que tudo é ilusório – a própria varinha em uma mão e a moeda na outra seriam um truque para desviar a nossa atenção para outro lugar. O foco das pessoas seria o mundo da matéria ou o espiritual? É por isso que O Mago é considerado o arcano da relação entre o esforço pessoal e a realidade divina. Essa carta abre o jogo da vida, sendo o arcano da mística.

3) A Papisa (II)

A figura da Papisa, por si só, já faz alusão a uma lenda da Idade Média: a suposta existência de um papa do sexo feminino. Além de representar o poder da mulher em todos os seus aspectos (como a beleza, o amor e a intuição), A Papisa carrega um estatuto sagrado, por causa da imagem da cruz nas vestes dela. Outro elemento importante é o livro entre as mãos. Arcano da sabedoria, A Papisa detém simbolicamente o conhecimento de todos os segredos do Universo. Sua coroa revela a autoridade celestial, enquanto o trono seria a representação do poder terreno. Na cartomancia, A Papisa simboliza o incógnito, o desconhecido, o fato de que nem tudo que a gente imagina pode estar visível para nós.

4) A Imperatriz (III)

Esse é o arcano da fertilidade e da maternidade. Apesar de muitos símbolos dessa carta sugerirem autoridade, como o cetro, a coroa e o trono, A Imperatriz traz uma característica muito presente no arquétipo de uma mãe: os braços abertos (ao contrário dos da Papisa, fechados), que significam uma pessoa que governa pelo amor e que pelo amor é governada. A carta da Imperatriz é relacionada a uma grande capacidade de trabalho e sacrifício em prol de uma causa – algo natural para mães - mantendo uma relação com a busca pela perfeição corporal. No tarô, o lado negativo da imagem é a possibilidade de indicar uma tendência para a ganância e luxúria.

5) O Imperador (IV)

Se o arcano anterior, A Imperatriz, simboliza a mãe, o arcano O Imperador retrata a figura do pai. Por isso, esse é o arcano que representa autoridade e obediência. Tanto que a figura parece segurar um cinto com uma das mãos em um gesto mandão. Seu cetro é empunhado firmemente na posição vertical, em uma representação fálica da autoridade masculina. A postura do Imperador também destaca a natureza prática: em vez de estar sentado, ele aparece encostado no trono, pronto para a ação. No lado positivo, o Imperador representa uma pessoa de caráter dominante, leal, honesta e protetora. Mas “imperar”, sem o domínio adequado, também pode levar à ambição e à violência

6) O Papa (V)

A quinta carta dos arcanos maiores é O Papa. Como é de esperar, ele é o elo entre dois mundos, atuando como porta-voz de Deus na Terra e intercessor dos homens junto aos céus. Isso é simbolizado pela posição entre duas colunas. O Papa utiliza uma luva para segurar um cetro, indicando pureza, enquanto a outra mão é levantada no tradicional gesto de bênção, com dois dedos estendidos. Quem recebe as graças são duas figuras ajoelhadas, uma apontando para o céu e outra para a terra, demonstrando a conexão do mundo espiritual e do saber divino com o nosso mundo humano, material. Esses simbolismos associam O Papa à figura de um mediador, de alguém que pode encontrar saída para situações aparentemente sem solução.

Pesquisa:
SUPERINTERESSANTE (Mundo Estranho)

https://super.abril.com.br/

Outras Pesquisas:
Significado de Cartomancia
substantivo feminino
Arte de adivinhar, supostamente, o passado, o presente e o futuro, através da leitura e da interpretação das cartas de baralho.
Etimologia (origem da palavra cartomancia). Do francês cartomancie; carta + o + mancia.

Definição de Cartomancia
Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: car-to-man-ci-a
Plural: cartomancias
(DICIO - DICIONÁRIO ONLINE PORTUGUÊS)

Origem do Tarô:
De origem desconhecida, o tarô, conforme alguns estudiosos afirmam, teria surgido na Itália do século 15, mais especificamente, no centro da nobreza de Milão, Ferrara e Florença. Usadas inicialmente para diversão, as cartas (ou decks) eram jogadas com regras similares às do bridge. O baralho se chamava tarocchi e originalmente era composto por apenas quatro naipes de Arcanos Menores.

https://elle.com.br - origem.do.tarô
 
 
 
 ENCONTRO   DE   POETAS
 
SEM RECUO
Por: Amanda Luiza Vasconcelos


Depois que o barro foi embora
Senti pela primeira vez
O que era estar em um relacionamento azul
Não para-social
Sem paradoxos
Apenas nosso oceano figurado
De certezas incertas
Que são grandes descobertas
Para o nosso suficiente que reverbera 


Amanda Luiza Vasconcelos Cavalcanti, é brasileira, poetisa, artista e cursa Jornalismo na UFPB. Nasceu no ano de 2003 em Pernambuco. Entrou na magia da leitura e poesia muito pequena, caminho no qual procura se aprimorar diariamente. Já participou de algumas antologias e publica semanalmente poemas e pinturas no Instagram.
artesdofuturo_


CORES CORDIAIS
Por: Amanda Luiza Vasconcelos


Você é uma pessoa poética
Do tipo que transforma pingos de chuva
Em pingos de tinta guache
Que  transformam minha pele em arte
Enquanto todas as nuvens que carregavam o pesar da chuva
Se afastam com tuas cores
Cores cordiais
Fortificantes
Daquelas que não saem do pincel nem da tela
E que do primário tornam-se extraordinários.


Os Mistérios da Vida

Nossa vida é um mistério
Onde nada, nós sabemos...
Mergulhamos, de cabeça,
Na incerteza que vivemos...

Confiamos no destino,
Entregando tudo a Deus...
Pois se nós não temos fé,
Naufragamos como ateus...

Porém o interessante,
É que gostamos de viver!
E se somos otimistas,
Não  precisamos saber...

Aguardamos tudo de bom...
E o que de ruim acontece,
Damos chances a nossa vida,
Sabendo que ela merece...

O importante de tudo,
É termos o Amor presente...
O resto a gente releva,
Vivendo, sempre, contente!

        ❤️Tásia Maria

 Almas Gêmeas

Olhos que se encontram
Brilho que seduz...
Plano divino traçado
Muito amor e muita luz...

Perfeição e sintonia
Que só alegria traz...
Amor puro de almas gêmeas,
De quanta beleza é capaz!..

Se um dia são separadas,
Sofrem como ninguém...
Mas, sentem que se reencontram,
Outro dia, mais além...

O Amor de almas gêmeas
É  único e sublime...
São deuses e deusas se amando,
No máximo que o amor exprime!

     ❤️Tásia Maria


A foto

O fito benévolo do olhar que transcende
Tem na boca seus traços de batom bordô
Seus cachos na face num realce ascende
E desperta no íntimo um labirinto de Amor

Dissolve os tons rabiscado na pele canela
No enlace de fios que remete Borgonha
Em pose levita e confirma, és plena e bela
Me assanha esse olhar, de retina castanha

E ao minuto que surge, se forma o encanto
Sua ausência singular o peito me enche
A tênue esperança que alimenta o encontro

Sobre tela a imagem de contorno atraente
Num insano delírio que busco aos prantos
conforto em quem nunca esteve presente.

Josué Ferreira 08 de julho de 2022

Sinistro (Carlos Isaac)

Quarto escuro, sobre apenas um clarão de fresta,
Estarrecido fico, com lembranças que me assombram
E as quimeras do meu eu se divertem e zombam,
Fazendo do meu pobre ser uma grande festa.

Vejo coices de mula sem cabeça
Atacarem o meu próximo à covardia,
E uma voz em certo canto que se ria
Implora que por si, eu me enterneça.

Vendo tudo obumbrar, eu com receio,
Me encolho na alcova e sinto o seio
Disparar com esse enigma que me abala.

Quase inerte, ouço ecos que ressoam,
Só então vejo que os gritos que ecoam
São reflexos da minha própria fala.

DESESPERANÇA
(Tristeza de uma Pernambucana)


Não há mais amores, nem sonhos, nem esperança
Não há mais sorrisos, nem ilusões em abundância
Não há mais quem console, nem colos estendidos
Nem o conforto do abraço, a presença dos amigos!...

Só a solidão que invade, as chuvas que correm
Sobre tetos, onde escorre o pranto que choram
Sem paraíso, e sem a força dos desejos
Sem contradanças, nem a harmonia dos arpejos.

O que vemos neste mundo sem cor e sem alento
É tudo o que se esconde além dos horizontes
É tudo a que assistimos por trás daqueles montes
Onde sepultamos os corações em desalento!

Pois Deus, zangado com seus filhos, deserdou
Todo aquele que, por teimosia ou ignorância
Destruiu o solo pátrio, a terra amada...
E mandou a tempestade soterrar a esperança!

Socorro Almeida
Recife, 30/06/2022


PENSAMENTOS

Tudo flui em meu ser
Com coração acelerado
E a mente cheia de planos!
Penso em você o tempo todo!
Quero estar com você
Amar você, sentir você...
Como a doce e suave brisa do mar
E o balançar leve dos seus cabelos!
Assim são meus pensamentos
Incansavelmente sempre
Em busca de tal momento
Sem explicação, mas tanto prazer
Em ter meus pensamentos em você.

Sol&Lua
Em 03.09.21

MADRUGADA

Em uma madrugada escura e fria
Sinto o calor de Sua presença
Talvez seja por buscar sem sucesso
Respostas para tal sentimento.
Eu me pego necessitado
Desse puro e imaculado Amor.
Sentir Seu amor me preenche
Um vazio que na verdade
Achava não saber do que se tratava
O passar do tempo nos leva
A caminhos de perdas e desacertos
Onde a Sua presença se faz mister...
Por nos mostrar a Verdade
Não ficamos perdidos e nem fragilizados
Presença que completa qualquer necessidade
Qualquer pensamento e qualquer ato!
A presença de Deus é o que nos cura
E nos conduz ao verdadeiro sentido da Vida!

Sol&Lua
Em 05.09.21


  SEGUNDA LEITURA
 

TEU BEIJO

O teu beijo na minha boca  
Deixa meu corpo anestesiado
E, aos poucos, vai dilacerando todo meu ser
O teu beijo cada vez mais quente e ardente
Me deixa louca e alucinada
E eu beijo teu corpo até tua alma efervescer
Tu tocas minha língua com fúria
E amordaças a paixão
Agora o silêncio num beijo completo
Nossos corpos adormecem de prazer
Naquela tarde, na cama
Só eu e você.

Rita de Cassia Soares
João Pessoa, 05 de junho de 2022.

SEM PERFUME E SEM SEM BATOM

Na dança fugaz de um leito
Assim quero teu corpo suado
Sentir o puro sabor dos teus lábios
E vagar no aroma do teu suor.

Não quero teu batom, quero tua boca
Quero molhar meu corpo com teu suor
E neste mundo exótico desfrutar
Teus beijos debaixo dos lençóis
Com desvelo tirar tuas vestes
Sem batom, sem perfume
Assim eu te quero.

Rita de Cassia  Soares
Pirpirituba 1994
 
Acróstico:  
RITA DE CÁSSIA

Rosto cálido de inesgotável beleza,
Inteligência exemplar é seu legado
Tua infinita autenticidade é riqueza
A sua amizade é ouro encontrado...

Dinamismo presente com leveza
Exemplo de um Ser fiel e iluminado

Continue com esse jeito amoroso,
Autêntica, de grande benevolência
Sutileza, coração puro e generoso
Sorriso leve, que passa paciência
Inesquecível é seu abraço caloroso
Amiga, admiro sua nobre essência.

Elisabete Leite
(FELIZ ANIVERSÁRIO! Um dia bem especial para você)
 
 Rita de Cássia,
Parabéns! Que o seu dia seja tão lindo quanto o seu sorriso e lhe ofereça tanta felicidade quanto a sua amizade envia para a minha vida. Que esta nova etapa chegue recheada de muita saúde e novas oportunidades para concretizar os seus sonhos mais desejados.
Que a alegria acompanhe você por todos os momentos e que Deus continue guiando todos os seus passos e iluminando cada vez mais os seus pensamentos.
Faça com que a sua simpatia possa contagiar ainda mais pessoas, pois você é uma pessoa de muito brilho e a humanidade merece que sua luz seja compartilhada.
Nunca se esqueça quanto é especial para a minha vida e de tantas outras pessoas.
Feliz Aniversário! Salve 24/07
 
 

Agosto

Que agosto seja do seu gosto
Em tempo de pandemia
Que tristezas não marquem seu rosto
Que só demonstre empatia
Nem haja motivos pra desgosto
E que seja só simpatia
Que seu coração seja exposto
Sem tanta melancolia
Que o mal seja deposto
Voltando a reinar a alegria.

Que os ventos de agosto
Não tragam mais endemias
Que seja exatamente o oposto
Transformando tumultos em calmarias
Nada faça a contragosto
Que faça por cortesia
Que o torne predisposto
A viver sem fantasia
Que tudo aconteça a seu gosto
E que seja só harmonia.

Jorge Leite
Madalena,01 de agosto de 2020


            '                                                    Escolha do Editor

29 comentários:

  1. Hoje, o blog Maçayó, está emocionante, vem chegando com muito brilho, cores, grandes reflexões, misticismo, muito romantismo e sentimentalismo voltado para os elementos transcendentais. Um encontro mágico de renomados poetas que se vestem de inspiração e dão asas à imaginação. Uma grande estréia e adoráveis momentos poéticos.
    Quero começar destacando a temática do meu conto de hoje, que envolve o mundo místico (Misticismo que é a busca da comunhão com uma verdade espiritual que é realizada por meio de experiências diretas ou intuitivas). O enredo narra um romance construído através da força de vontade de uma jovem que deseja desvendar os mistérios dos seus sonhos através da Cartomancia. Dividindo A Leitura de Domingo comigo, quero destacar, agradecer e parabenizar o grande poeta Joseraldo Silva Ramos que faz parceria comigo no enredo do conto, onde o poeta descreve a leitura da personagem consulente (Helena), como muita maestria e conhecimento prévio da temática. Ele também compartilha um magnífico Soneto que aborda o tema em "tela". Parabéns, ilustre poeta Joseraldo pelo brilhantismo ao compôr sua arte poética!
    Na seção Leitura Complementar foi compartilhada a primeira parte da matéria que complementa o enredo do conto "O significado das cartas do Tarô". As duas últimas partes serão compartilhadas na próxima Edição.
    Já no Encontro de Poetas temos uma equipe competente de seletos poetas
    desfilando com seus belíssimos poemas, todos sem exceção de nenhum estão encantadores e são merecedores de muitos aplausos Parabéns, para este desfile de poetas criativos e inovadores! O melhor da Poesia encontra-se aqui. Quero comentar sobre as lindíssimas e várias temáticas de ilustrações que muito versejam, são poesias dentro de cada imagem. Na Segunda Leitura o Blog faz uma singela homenagem a nossa querida amiga poeta Rita de Cássia. Parabéns, querida amiga pela passagem do seu aniversário! Muitas felicidades sempre.
    Fechado o Blog Maçayó de Domingo em grande estilo o nosso mentor, Jorge Leite, compartilha seu lindíssimo poema "Agosto" que faz uma saudação ao oitavo mês do ano. Parabéns, irmão Poeta!
    Tudo aqui, no nosso Cantinho do Saber, mostra a POESIA da mais alta qualidade.
    Eu quero aproveitar e agradecer a ilustre poeta estreante Amanda Luiza que chega para embelezar ainda mais a página do nosso Recanto Poético com seus maravilhosos poemas. Seja bem-vinda!
    Aplausos mil para esse domingo maravilhoso em nosso Recanto, em companhia dos meus adoráveis amigos e amigas. Parabéns ao meu querido irmão e poeta, Jorge Leite, pela magnífica arte final é a belíssima escolha da imagem de abertura. Aplausos mil para edição de hoje! Quero desejar um Feliz Domingo a todos com Paz, Amor, Saúde, Alegrias e muita Fé. Gratidão pelo carinho de vocês, como também dos visitantes, leitores e colaboradores.
    Um afago na alma 🤗 e um abraço caloroso no coração ❤️de cada um.
    Sem vocês nada disso aconteceria.
    Até a próxima Edição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero destacar ainda a foto de escola do Editor que fecha com chave de ouro nosso blog Maçayó de Domingo. Esta foto representa a gratidão que tenho pela minha amiga Rita de Cássia Soares, que muito contribuiu na recuperação da minha filha Milana.
      Gratidão por tudo!🙏💐
      Felicidades Sempre!

      Excluir
    2. Errata: ... Foto de escolha do editor...

      Excluir
    3. Rita de Cássia Soares24 de julho de 2022 às 15:30

      As vezes fatam palavras, quando a emoção aflora no coração. Gratidão, apenas gratidão!!!!

      Excluir
  2. Eita que hoje o blog tá demais. Agosto que nos espere. Tudo muito belo.
    Aproveito a oportunidade para felicitar a poeta Rita de Cássia pela ocasião do seu natalício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo poeta, Carlos Isaac, pelas suas maravilhosas contribuições poéticas e belos comentários. Gratidão sempre 🙏! Bom domingo!

      Excluir
    2. Rita de Cássia Soares24 de julho de 2022 às 15:10

      Obrigada poeta. Realmente o blog está maravilhoso!

      Excluir
  3. Que lindeza de versos! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga poeta, Silvinha França, pelas suas adoráveis Contribuições poéticas. Gratidão sempre 🙏!

      Excluir
  4. Bom Dia, pessoal! Como sempre um espetáculo de edição do blog Maçayó, nosso Cantinho do Saber, que hoje veio para marcar presença mais uma vez. Um lindíssimo Conto com mensagem de Luz, misticismo, magia e esperança, da minha querida amiga Elisabete Leite, e também um lindos e inspirador Soneto do Poeta Joseraldo Silva Ramos que tem uma participação especial marcante na narrativa com à leitura das cartas. Todas as poesias aqui compartilhadas estão belíssimas, sem exceção de nenhuma. Seja bem-vinda a estreante de hoje. Parabéns Amanda! Parabéns para todos poetas e poetisas. Gostei muito da pesquisa a poesia. Um show de edição. Apaixonantes as ilustrações e os brilhantes comentários. Bravo! Parabéns, para Rita de Cássia! Felicidades!
    Saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga Betânia pelo seu carinho e atenção de sempre. Gratidão pelo maravilhoso comentário e sua sincera amizade.
      Saudades

      Excluir
    2. Rita de Cássia Soares24 de julho de 2022 às 15:12

      Betânia querida, obrigada.

      Excluir
  5. Feliz Domingo, amigos!
    Não poderia deixar de participar e interagir neste momento ímpar do blog Maçayó de hoje. Sou amante da poesia, admirador dos contos e da Literatura, sou fã da escritora Elisabete Leite e um pesquisador da Cartomancia. Então, só me resta agradecer pelo tema de hoje. Um conto lindo, místico e bem romântico, uma união perfeita. Parabéns para todos os poetas pelas maravilhosas poesias compartilhadas. Gostei bastante da Poesia Agosto do Poeta Jorge Leite , espero que agosto venha com magia também.
    Lindas imagens! Queria fazer uma pergunta para Elisabete e outra para Joseraldo.
    Elisabete, como aconteceu sua inspiração sobre o tema Cartomancia?
    Joseraldo, poderia nos dizer, como é sua intuição ao fazer uma leitura de cartas?
    Cara, eu gostei da sua leitura! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia, amigo Pedro Henrique! Seja bem-vindo, novamente!
      As minhas inspirações surgem do nada, eu posso olhar para a natureza e simplesmente fazer acontecer, como se uma luz acendesse em meu pensamento, mostrando à cena de um filme ou flashes de uma história. Porém, na temática relacionada a Cartomancia o universo teve total interferência, dois fatos isolados aconteceram: primeiramente, eu queria agradecer ao poeta Joseraldo pela Leitura das cartas para um familiar meu. Segundo, sonhei por duas noites seguidas com cartas de Tarô, assim resolvi investir na fascinante temática e convidei o poeta para fazer parceria comigo no enredo do Conto. E o resultado foi este maravilhoso momento.
      Gratidão por interagir.

      Excluir
    2. Joseraldo Silva Ramos24 de julho de 2022 às 12:12

      Bom dia para todos!
      Olá, ilustre!
      Eu vejo as energias das pessoas nas cartas, não procuro a vida pessoal das consulentes e sim, eu falo o que as cartas mostram e o emprego dos verbos dentro da leitura, o presente, o pretérito e o futuro. Não afirmo o que virá acontecer, nem o que se passa ou passou, mas o que cada carta significa na leitura. Espero ter respondido e contribuído para o entendimento sobre o tema.
      Abraço fraterno!
      Tudo belíssimo na edição de hoje! Gratidão aos administradores pela oportunidade. Parabéns aos Poetas!

      Excluir
  6. Josenilson Rodrigues24 de julho de 2022 às 13:20

    Boa tarde para todos. Belíssimos poemas. Parabéns.

    Josenilson Rodrigues

    Pirpirituba Paraíba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo Josenilson Rodrigues pela ilustre visita e gentil comentário. Gratidão sempre pela atenção!
      Saudações!

      Excluir
  7. O blog hoje está diferente. Mais encantador. Vejo uma menina poeta em grande estilo. Bem-vinda, Amanda!
    Parabéns aos nobres poetas.
    Parabéns a Elisabete e Jorge Leite.
    Tô viajando. Às vezes tenho Internet, às vezes não.
    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga poeta Socorro Almeida pelas suas belíssimas contribuições poéticas e gentis comentários. Gratidão sempre pela sua amizade.
      Um abraço poético em seu coração ❤️.

      Excluir
  8. Boa tarde!
    Com as cartas do Tarot, muito Amor e Magia, o blog de hoje nos fez enveredar por caminhos de puro Amor, em forma de conto e poesias...
    Magnífico poder participar, contribuindo, para esse clima de Amor e Luz!!!
    ❤️Tásia Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga poeta Tásia Maria pelas suas lindíssimas Contribuições poéticas e gentis comentários nas páginas do blog Maçayó. Gratidão pelo carinho e amizade.
      😘❤️

      Excluir
  9. Boa tarde!
    Professora Elisabete quanta honra de ter sido sua aluna. Um Ser humano incrível dotado de tanta sabedoria. Que Conto é esse! Fenomenal seu enredo. Professora, muito romantismo e o mistério do lado oculto favorecendo o amor. Muitos poemas lindos. Gostei de tudo. Parabéns para cada um!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha eterna aluna pelo seu carinho e reconhecimento. O Blog Maçayó é um trabalho de equipe, onde todos estão envolvidos e os comentários são tão importantes quanto as artes compartilhadas.
      Um abração em seu ❤️!

      Excluir
  10. Rita de Cássia Soares24 de julho de 2022 às 15:26

    A emoção vem com os gestos, com as ações, com os contos, com as ilustrações, e com as poesias, que enaltecem nossa alma e toma conta do nosso precioso coração. O blog Maçay ó tem esse carisma de completar o nosso domingo, com versos poesias e prosas.
    Faço parte desta família e tenho orgulho e cada poeta que eu convido, sou convicta que sempre vem pra somar, bem vinda, nobre poetisa amiga Amanda, parabéns!
    Parabens a todos os poetas que hoje, fazem a passarela do blog brilhar. Minha eterna gratidão pelas felicitações que Deus seja sempre nosso guia nas nossas atitudes e decisões. Um domingo de muita luz para todos nós.😘😘😘😘😘😘❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão sempre querida amiga poeta Rita de Cássia pela sua amizade, suas belíssimas contribuições poéticas e maravilhosos comentários.
      Um beijo no seu lindo coração!
      Tenha um dia especial! Parabéns 👏👏👏👏

      Excluir
  11. Boa tarde a todos e a todas, que venha agosto cheio de bons fluidos, e contagiado de magias literárias. Esse é mais um quadro poético reflexivo, as leituras sempre nos prendendo aos encantos extraordinários dos autores. Elisabete sempre nos felicitando com as suas obras extraídas do universo plural. A imperatriz em uma união, representa o potencial máximo. Casamento, maternidade. Os enamorados, é uma carta que representa o relacionamento amoroso chegando.
    O imperador representa ambição, autoridade, realização e estabilidade financeira para a família. A junção das três cartas significa relacionamento amoroso, namoro, casamento, pois onde há uma imperatriz, sempre haverá um imperador".
    - Achei apaixonante esse trecho. Aplausos mestra da natureza literária.
    Parabéns aos comentaristas, e a estreante Amanda:
    Você é uma pessoa poética
    Do tipo que transforma pingos de chuva
    Em pingos de tinta guache.
    Um forte abraço amiga Socorro e Jorge, dois cérebros pensantes e renovadores que junto a Elisabete formam o trio sem limites, além das fronteiras POÉTICAS e contistas.
    O que vemos neste mundo sem cor e sem alento
    É tudo o que se esconde além dos horizontes
    É tudo a que assistimos por trás daqueles montes
    Onde sepultamos os corações em desalento!
    Que os ventos de agosto
    Não tragam mais endemias
    Que seja exatamente o oposto
    Transformando tumultos em calmarias
    Rita minha querida, seus versos mostra o tamanho do seu talento. Você é ouro!
    Rosto cálido de inesgotável beleza,
    Inteligência exemplar é seu legado
    Tua infinita autenticidade é riqueza
    A sua amizade é ouro encontrado...
    Parabéns Tais:
    O importante de tudo,
    É termos o Amor presente...
    O resto a gente releva,
    Vivendo, sempre, contente!
    Sol &lua:
    Tudo flui em meu ser
    Com coração acelerado
    E a mente cheia de planos!
    Josué Ferreira:
    E ao minuto que surge, se forma o encanto
    Sua ausência singular o peito me enche
    A tênue esperança que alimenta o encontro
    Joseraldo:
    E assim quem sabe eu fale desse início,
    Para que vivemos esse novo reinício,
    E nele vês, que tudo em nós é infinito.
    Um forte abraço em todos, Baltazar Filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu amigo poeta e irmão, Baltazar Filho, pelo seu fabuloso comentário. Isso se chama arte, os comentários são tão relevantes quanto qualquer outra arte. Beleza e criatividade andam sempre juntos. Gratidão pelas belíssimas Contribuições poéticas.
      Abraços Literários!

      Excluir
    2. Obrigado Baltazar Filho...👍

      Excluir
  12. Dessa vez demorei um pouco para apreciar esse encontro literário onde cada palavra afirmo ser poesia. Parabéns a todos que colaboraram para o blog... parabéns poeta Joseraldo e Elisabete a maior contista que já vi, gostei do acróstico👏.
    Poeta Amanda, sensacional.
    Poeta Tásia👏👏👏
    Poeta Socorro sempre e sempre.
    Poeta Jorge Leite magnífico.
    E a poeta Rita de Cássia redobro minha fala, belíssimos poemas e parabéns em dobro.
    Se esqueci de alguém, me perdoe... mas todos foram ótimos, sem exceção.

    ResponderExcluir